Recommended Posts

Publicado

Encontrei dentro da caixa de ferramentas um rolo de fita autocolante de aluminio para tubos de exaustão de esquentadores que comprei uma vez e tive a ideia de a gastar a transformar a zona preta da tampa do meu aqua em zona reflectora!

Como o meu jeito para a bricolage anda muito perto do zero...tive um bocado de receio mas a vontade de testar foi mais forte :music_singguitar:

A fita é resistente à humidade e ao calor e corta-se com a mão/tesoura/xisato por isso parece-me que vai durar!

Material necessário:

Rolo de fita autocolante de aluminio

Tesoura

Xisato

O estado original

2907485_puqbu.jpeg2907480_q0NQH.jpeg

A colagem

2907482_DS59q.jpeg2907484_IFMPb.jpeg

Aspecto Final

2907486_ToPKa.jpeg

Resultado

Principalmente a zona da frente do aqua ficou mais iluminada.

Barato e eficaz!

• Votar + 1
  • 3 meses depois...
Publicado:

Decidi acrescentar + 30 w de luz e até correu bem:

Balastro + arrancador 2ª mão - 14 euros

Suportes estanques T8 - 7.40 euros

lampada 6500k - 7 euros

Portes 5 euros

Total 28.40

Comclusão se não tiverem luz comprem uma calha na aquaden que fica mais em conta ;)

4216153_LEpdL.jpeg

4216154_ETaAo.jpeg

Antes

2933168_mZy2W.jpeg

Depois

4216146_wQ7D1.jpeg

Publicado:

se reparares bem, é ao contrario.

repara que antes para o aquario ficar visivel, a maquina teve de ter uma exposição maior e o restante ficou mais iluminado. na segunda a maquina ja não expos tanto (o resto está escuro) e o aquario tem partes saturadas (brancas a mais = muita luz para o sensor).

claro que me parece que a maquina não é grande espingarda...

instalar um reflector desse tipo é um bom investimento:

-muito baratos

-eficientes

-reflectem de volta a luz que é reflectida pela linha de água...

-faceis de instalar

resumindo, só não faz quem não quer ou não se lembra.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado: (editado)

Obrigado pelos comentários

Boa análise just é mesmo isso!

As fotos são com o telemóvel a 1ª com a exposição normal e a 2ª retirei toda a luz possivel, vejam a diferença pelo exterior do aqua as plantas em baixo estão às escuras na 2ª foto no entanto as duas fotos são durante o dia com a mesma luz.

Se não fosse assim era impossivel ver alguma coisa com a quantidade de luz no aqua!

Foi para testar a diferença! :P

Editado por pedronb
  • 1 mês depois...
Publicado:

ola

porra eu trabalho com essa fita(fita de aluminio)todos os dias e nunca tinha pensado nisso... ;)

acho k o meu patrao vai ficar com um rolo a menos amanha :arrow:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':arrow:' />

grade ideia...

comps

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Boas realmente e um bom resultado e eficaz , tambem ja o fiz uma vez num aquario que tinha aki , resultado mt mt bom , so encontrei o defeito a cola da fita com a humidade , segurou-se muito bem nos primeiros meses depois , comecou a humidade a infiltrar-se e a cair a fica, mas nada que nao se volte a colar de novo , sao mt barato e rapido de se fazer ... os meus parabens abracos e força ai nos projectos

José Pinto

• 2 semanas depois...
Publicado:

Sinceramente ...por vezes as coisas simples. :rolleyes: E eu que tanto trabalho tive a forrar a tampa com papel aluminio da cozinha enquanto não fazia upgrade á calha/s.

Obrigadão pela partilha.

• 10 meses depois...
Publicado:

O divertido é que a fita de aluminio apesar de escurecer se encontra impecável, e o "reflector original" (uma tela branca que parece plástico???) da lampada que vinha originalmente teve de levar um bocado de cola pois caiu!

Pior que isso começa a ficar deformada o que complica uma nova colagem, acho que vou deitá-la fora e colocar fita de aluminio :shocked028:

• 7 meses depois...
Publicado:

:pompomgirl::pompomgirl::pompomgirl: !Amei!!!!!!!!!!

Tb tenho um aquário com estas medidas e que originalmente trazia somente uma lâmpada de 14w...Mudei a lâmpada para 24w mas ainda é pouco.

Vou num futuro próximo, qdo arranjar uma alma (familiar) caridoso que queira ajudar-me!

Mas esta idéia foi divinal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Parabéns!

• 3 semanas depois...
Publicado:

tá uma excelente ideia mesmo, tal como outro membro ja disse ando eu sempre aqui a forrar o interior da calha com aluminio de cozinha q ta sempre a cair e so dá pa por em alguns lados.. andei a ver preços pa mudar de calha ou aumentar a potencia da minha, tudo no minimo 30€, quando agora q surge essa ideia de 1€ sei perfeitamente q vai suprir a minha necessidade de luz...excelente ideia, obrigado por partilhares, vou adopta-la...

cumps

Publicado:

tenho utilizado essa fita nas minhas calhas DIY e so tenho a dizer bem e subscrevo o que o Just me disso sobre ela, priciplmente o facto que um rolo custa 1€ e faz muito bem o efeito desejado

epah 1€? fui na vossa conversa quando cheguei ao aki um rolo era 10€ fiquei :surrender: uma da tesa.. mas depois lá descobri um rolo pequeno de 5€ da marca branca... claro q mesmo assim compensa.. fiz isso no meu aqua so de guppys de 20l e gostava de ter um medidor de kelvins pq ia acusar o dobro da quantidade de luz.. muito bom mesmo, aprovado e aconselho a todos...

• 2 anos depois...
Publicado:

Como os programadores das luzes já faziam mais barulho que o filtro externo, resolvi comprar digitais que encontrei a 8€.

Grande compra! Silêncio absoluto na sala e não assustam os peixes quando desligam

tn_gallery_31801_3531_5925.jpg

• 5 meses depois...
Publicado:

Como os programadores das luzes já faziam mais barulho que o filtro externo, resolvi comprar digitais que encontrei a 8€.(...)

HA! Não sou o único!

Os meus temporizadores (comprados nos suecos) fazem mais barulho que os filtros internos dos meus aquas!!! Pensava que eu é que tinha boa audição...hei de pensar nos digitais...

[hr]

Zeisses | Aqua 60l