Recommended Posts

Publicado

Boas,

deixo aqui mais uma das minhas pesquisa. Iluminação. Embora compreenda a razão das calhas serem dispendiosas, basta fazer as contas:

4x30w T8 só em ballastros electrónicos. Suportes, lampadas e reflectores levam mais de 100€ - e estou a falar por baixo e com conhecimento de causa. Sem contar com a estrutura.

No entanto parece-me que muitas vezes somos levados a certas ideias apenas pelo o que o mercado dita ou muitas vezes por desconhecimento.

Andei a investigar um pouco as lampadas HQI - muito usadas nos aquarios de algua salgada - e não é que elas foram feitas para serem utilizadas na criação de plantas, em estufas, pois a Osram sabendo que as lampadas de Halogeneo tinham uma eficácia menor (mais calor para menor espectro e intensidade) desenvolveu as agora tão conhecidas HQI - pelo menos no mundo da aquariofilia.

Mas andava intrigado com o facto de estas lampadas serem tão dispendiosas e ainda por cima com um sistema de encaixe (como as de halogenio dos projectores) mais complexo de usar em projectos DIY. Claro que fui pesquisar e gostava que os mestres e Prós me dessem a opinião sobre se estas versões tão funcionam e se não faz sentido para aquarios plantados:

Horticultural Lamps

Para além disso tb andava intrigado sobre a utilização de lampadas do tipo "Rosca" para candeiros de suspensão para aquarios Plantados e encontrei algo que tb julgo interressante, faltando apenas encontrar mais informações sobre produtos semelhantes de marcas mais conhecidas:

Visite meu CFL´s

Será que fazem o mesmo efeito?

Não quero com isto dizer que descobri algo novo, mas apenas perguntar se fazem sentido estas questões e estes produtos, pois se pensarem bem um reflector suspenso com uma lampada destas (ou mais que um, dependendo do aquario) pode ser bastante mais interressante em termos de custos.

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Publicado: (editado)

O problema da iluminação na aquariofilia tem sido a penetração da luz na água principalmente em aquários altos (acima dos 60cm), as Hqi vieram resolver este problema mas em aquários até 60cm de altura as t5 ou as pll dão bem conta do recado.

Dessas lampadas que mostraste não posso falar pois nunca experimentei mas desconfio que pelo menos nestas terás de juntar a este preço um balastro adequado e um reflector, sendo assim penso que será mais vantajoso em comprares um foco hqi já completo e se possivel com balastros electronicos pois desperdiçam menos energia que os ferromagnético (na casa dos 30/40% menos)

Editado por William
Publicado:

pelo que li elas já têm balastro incorporado. as CFL´s são as similares as PLL, mas pelo que percebi já têm balastro electrónico embutido. E pelo que li durante a madrugada, a maioria do pessoal das estufas de plantas usa CFLs e as HQI como as que indiquei no link.

Quanto aos reflectores, já vi muitas fotografias de aquarios com iluminação pendurada com aqueles reflectores esféricos (meia esfera) e julgo que esses sistemas não são muito caros.

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!