Recommended Posts

Publicado

Boas

A minha dúvida é simples...

Antes de meter a pesquisar sobre necessidades, preços e outros, gostava de saber se é possível manter um casal de killies numa caixa vodafone e meia(sim 1 e meia, porque tem uma sump, colada por tras da caixa... deve ter cerca de 10 litros brutos...

Eu quero que eles tenham boas condições... Se não for possível , não quero entrar ainda neste mundo

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado:

Sim, e mesmo num garrafão de 5 litros com boa manutenção.

Escolhes a especie certa (tamanho relativamente pequeno), por exemplo: um casal de Aphyosemion striatum ou de Aphyosemion bitaeniatum.

A manutenção em pequenos espaços deve ser semanal. Se os espaços forem mesmo pequenos (caixas de alevins) deve ser diária.

Como manutenção semanal: Mudar metade da água, usando agua nova, previamente deixada em descanso por uns dias e, ao mesmo tempo, aspirar o fundo.

Se forem killies de floresta devem ter areação.

Deves manter plantas, como o musgo de java, para a femea se esconder de vez em quando e para ajudar na qualidade da água - mas deixa espaço para os peixes nadarem.

Mantem a uma temperatura entre 17 e 26 C: isto é possivel sem aquecimento, por exemplo, colocando o garrafão em cima do frigorifico ou sobre a tampa de uma aquário aquecido.

Na verdade, manter peixes em espaços muito pequenos é só para aquariofilistas muito dedicados, qualquer pequeno problema como excesso de comida ou irregularidade da manutenção e os peixes morrerão.

Sim, é possivel (como diria o outro) mas terias que ser muito rigoroso. O que acontece é que, de inicio, as manutenções se fazem mas passados uns meses... começam a ser descuradas e os peixes morrem.

É preferivel esperares mais algum tempo e arranjares um pequeno aquário, de 30 litros, para a tua primeira experiencia com killies.

Miguel

Boas

A minha dúvida é simples...

Antes de meter a pesquisar sobre necessidades, preços e outros, gostava de saber se é possível manter um casal de killies numa caixa vodafone e meia(sim 1 e meia, porque tem uma sump, colada por tras da caixa... deve ter cerca de 10 litros brutos...

Eu quero que eles tenham boas condições... Se não for possível , não quero entrar ainda neste mundo

Cumps, Daniel

Publicado:

Boas

Bem já me esclareceram muita coisa.. Só discordo de uma coisa...

Eu não sou daqueles que no principio está entusiasmado, mas depois descuida-se... Se for para mudar todas as semanas (que é o que eu faço aos meus aquas) eu mudo...

Com isto dito, Têm algum link de algum site sobre iniciação na killifilia? E qual a espécie que me aconselham a manter? (Tendo em conta o tamanho\facilidade de a manter...)

Cumprimentos, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Publicado:

www.apk.pt/forum ;)

Bem vindo a este maravilhoso mundo

abraço

Ricardo

Boas

Bem já me esclareceram muita coisa.. Só discordo de uma coisa...

Eu não sou daqueles que no principio está entusiasmado, mas depois descuida-se... Se for para mudar todas as semanas (que é o que eu faço aos meus aquas) eu mudo...

Com isto dito, Têm algum link de algum site sobre iniciação na killifilia? E qual a espécie que me aconselham a manter? (Tendo em conta o tamanho\facilidade de a manter...)

Cumprimentos, Daniel

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Publicado:
Eu tenho um aqua c/ 40X30X30 que normalmente uso para reproduçao. Tenho curiosidade em exprimentar os killis mas nunca encontrei à venda em nenhuma loja. Onde posso adquirir alguns exemplares ou ovos destas especies?

Boas

visita o www.apk.pt/forum ,encontras por lá alguma informação que pretendes.

Cumps

Publicado: (editado)
Na APK pedem para me fazer socio...

Viva.

Diz-me onde "viste" isso. Ou "quem" te disse isso.

No forum da APK de CERTEZA que não foi!!

Quanto muito informaram-te que sendo sócio terias mais hipóteses de encontrares aquilo que procuras... mas daí a "pedirem-te"...

Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!!

Vitor Vieira

Editado por VITOR VIEIRA
Publicado:
Viva.

Diz-me onde "viste" isso. Ou "quem" te disse isso.

No forum da APK de CERTEZA que não foi!!

Quanto muito informaram-te que sendo sócio terias mais hipóteses de encontrares aquilo que procuras... mas daí a "pedirem-te"...

Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!!

Vitor Vieira

Boas

esse mesmo o espírito da APK !

Publicado:

Se assim é fica aqui o meu sincero pedido de desculpas. Nao foi minha intensao ofender ninguem e nao duvido da boa vontade desta associaçao. A minha resposta vem ao encontro de diversos topicos aqui presentes no forum. Vou entao pesquisar mais profundamente o site da APK, de forma a recolher mais informaçao sobre as especies e tentar descobrir onde arranjar alguns exemplares para também eu me iniciar neste campo.

Espero ter desfeito o mal entendido.

Abraço :flick_tongue:

Publicado:

Amigo Alex tudo bem????

Uma das coisas que nós aprendemos na nossa formação é sem dúvida a educação..............

Com isto quero dizer que as desculpas não se pede evitam-se,ok???

Como já foi aqui referido e muito bem,tens o nosso site da APK para pesquisares tudo aquilo que tu precisas saber.

É logico que é mais fácil nos irmos pela via da comunicação verbal entre os fórum por nós registados.........

Visto que foi desfeito o mal entendido,vou-te lançar um desafio,pode ser?????????????Vais por começar a pesquisar como se mantém esta especie(Fundulopanchax nigerianus P-82)dentro do aquário (pH e também as temperaturas),como se reproduz,quanto tempo demora ovos a eclodir,como se alimentam ambos,quer os pais quer os filhos recém nascidos,etc etc...................

Quando tiveres as tuas dúvidas esclarecidas manda-me uma MP,pois eu te ofereço um casal de killies,ok?????

Abraços,

Miranda APK-228

P.S-Sabendo que à prior eu te explico algo que tenhas muitas dúvidas,heheh.

Se assim é fica aqui o meu sincero pedido de desculpas. Nao foi minha intensao ofender ninguem e nao duvido da boa vontade desta associaçao. A minha resposta vem ao encontro de diversos topicos aqui presentes no forum. Vou entao pesquisar mais profundamente o site da APK, de forma a recolher mais informaçao sobre as especies e tentar descobrir onde arranjar alguns exemplares para também eu me iniciar neste campo.

Espero ter desfeito o mal entendido.

Abraço :mrgreen:

Publicado:
Como ja expliquei, o meu pedido de desculpas vem ao encontro daquilo que li em outros tópicos, fico contente por constactar o contrario.

Acho que nunca faltei ao respeito a ninguem.

Quanto ao desafio está aceite :music_singguitar:

Obrigado

Abraço

Alex:

Claro que não ofendes-te nem faltas-te ao respeito a ninguem! Aliás a maior parte dos sócios da APK já nem se ofendem assim tão fácilmente ...

Como vês não me enganei no que te disse :"Não é esse o espirito da APK! Nós não pedimos. Nós OFERECEMOS!!! "

E aproveita pois peixes do Paulo Miranda... não andam por aí... a nadar !

Abraço,

Vitor Vieira

Publicado:

Alex,

Na APK pedem para me fazer socio, o que nao faz partes dos planos (pelo menos para já) ;)

Isto é simplesmente um indicador sobre quão dedicado estás.

Em 11 anos a acompanhar a killifilia portuguesa não há nenhum caso por mim conhecido de alguém que se tenha tornado num excelente killiófilo sem se ter integrado na associação: é uma condição sine qua non para o intercambio de conhecimentos, de espécies e, sobretudo, de entusiasmo.

Mas ser membro não basta, mais de 50% dos que se tornam membros não chegam sequer a killiófilos razoáveis...

Eu diria que uma boa parte nem sequer completa um ciclo reprodutivo.

É preciso outra coisa ainda mais importante: ter vocação.

É como ter jeito para a pintura: Podes fazer uns desenhos fixes mas se não fores para a faculdade de belas artes então não aprendes as técnicas que te permitem desenvolver a vocação.

A APK é a faculdade de belas artes. Para quem tem vocação é altamente aconselhável.

Miguel

Publicado: (editado)

Alex,

Caso pretendas, poderei arranjar-te um casalinho de killis para te iniciares.

As caixas da Vodafone servem de optimus aquarios para a criação dos alevins mas poderão ser insuficientes para manteres os casais quando forem já adultos. sugiro que vejas neste forum na área das vendas um aquarios barato para te iniciares.

A APK ja conta com 10 anos de existencia e uma das caracteristicas principais é não perdirmos ou exigirmos nada a todos aqueles que pretendam conhecer este mundo.

Obviamente que se te tornares sócio terás acesso a um outro conjunto de facilidades e conhecimentos que não está disponível na Internet ou seja o conhecimento adquirido ao longo de muitos anos pelos atuais socios da APK e de amigos de outras associações.

Existem vários sites sobre os killis e recomendo-te que te inscrevas no forum da APK e da EKC (http://elkilliclub.org/) de forma a juntares-te a um novo mundo de amigos e conhecimento.

e se caso decidires juntar-te a nós serás vem vindo.

um abraço

Luis Santos

Editado por Luís Santos
Publicado:

Tenho 16 anos de aquariofilia e já mantive de tudo e reproduzi de tudo... ciclídeos de todas as origens e características, anabantídeos, vivíparos, invertebrados, propaguei plantas... com toda esta experiência posso dizer que estou a aprender kilifilia... é algo de diferente, não é por si só melhor ou pior, mais difícil ou mais fácil (bom, não será propriamente do mais fácil que existe), é diferente... recheado de conhecimentos muito específicos e de técnicas muito próprias. A entrada na APK é a melhor forma de os adquirir e, acredita, que com a quantidade de kiliófilos que tenho como amigos nem precisava de o fazer para ter algumas dicas dos mais competentes kiliófilos portugueses, mas, ainda assim, inscrevi-me e não me arrependo... desde aí conheci muito mais gente e uma realidade diferente.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
....ainda assim, inscrevi-me e não me arrependo... desde aí conheci muito mais gente e uma realidade diferente.

O mesmo se passou comigo, desde que me tornei sócio da APK ,já conheci muita gente e adquiri conhecimentos que antes não me passavam pela cabeça :music_singguitar:

Publicado:

E pronto, lá estamos nós a elogiar a APK.... depois o pessoal queixa-se que é "forçado" a tornar-se sócio, eheheh

Bom, elogios à parte (que são todos verdadeiros e eu também me tornei sócio muito rapidamente depois de enveredar pelos killies) os meus conselhos são os seguintes:

1 - Pesquisa sobre os killies. O site da APK tem bastante informação mesmo para que não é socio. O site já referido da EKC tem um fórum excelente para todos os falantes de castelhano e português (registo gratuito). Aqui no Aquariofilia, o primeiro tópico da área dos killies ("Apanhados para iniciantes") tem também muita informação de base.

2 - Quanto aos Vodafone: o mínimo aconselhado são 10 litros por casal (se não forem espécies grandes). Por isso uma caixa é boa apenas para alevins, mas com duas coladas já te consegues safar. Vê na secção de DIY, têm lá vários tópicos de como fazer isso.

3 - Aceita os peixes do Paulo Miranda, ou de outro qualquer que te ofereça para começar.

4 - Completa um ciclo reprodutivo.

5 - Se vires que gostas e te começar a entusiasmar pelo interminável número de espécies que o pessoal troca como se fossem cromos, então está na hora de te juntares a outros como tu... assim uma espécie de Killiófilos-Anónimos (só que bem conhecidos) :o

Boa sorte e vai-nos comunicando o teu progresso ;)

Publicado:
Agradeço a boa vontade. Eu nao disse que tinha uma caixa de telemoveis, o aqua onde os pretendo por é um 40x30x30.

Opss ;)

Como o tópico começou a partir das caixas vodafone, segui por aí, mas vejo agora que era outro utilizador.

De qualquer forma os restantes comentários permanecem validos.

Publicado:
Uma das coisas que nós aprendemos na nossa formação é sem dúvida a educação..............

Com isto quero dizer quando se recebe uma mensagem é costume se responder. Mas nao faz mal, ja descobri algumas coisas que respondi menos bem, entretanto ja tenho o meu casal para me iniciar vindo de outro lado. ;)

Abraço

• 10 meses depois...
Publicado:
Visto que foi desfeito o mal entendido,vou-te lançar um desafio,pode ser?????????????Vais por começar a pesquisar como se mantém esta especie(Fundulopanchax nigerianus P-82)dentro do aquário (pH e também as temperaturas),como se reproduz,quanto tempo demora ovos a eclodir,como se alimentam ambos,quer os pais quer os filhos recém nascidos,etc etc...................

Quando tiveres as tuas dúvidas esclarecidas manda-me uma MP,pois eu te ofereço um casal de killies,ok?????

Abraços,

Miranda APK-228

Também posso entrar nesse desafio?

:character0050: olha que eu chego lá...

• 3 meses depois...
Publicado:

Olá olá!^_^

bem, desde ja quero agradecer a ajuda que este blog me tem dado no mundo dos aqua!

Eu cresci a ver o meu pai a "brincar" com o seu aquario que tinha no escritório e lembro-me de adormecer mts vezes a olhar para o calmo e colorido que era! por isso desenvolvi gosto pelo ambiente que eles trazem.

Agora queria iniciar nos killifish, ate ja andei a ver a APK, cmo muitos recomendam, mas neste momento nao tenho 25€ para dar :) (mas assim que arranjar faço-me socia sem duvida) será que algm mt querido me poderia arranjar uns ovinhos?

obrigada** :roflroll2: