Nuno Antunes Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Ah! Também estás a ficar apanhado pelos ciclideos africanos... À tua duvida posso responder na boa... eu comecei com ciclideos africanos num aquário de 60L. Também tinha a ideia que eram uma coisa terrivel e muito pouco indicada para um novato mas não são. Os meus sobreviveram a um surto de ictio, a um termoestato estragado e água mais quente e a uma mudança de aquário. Agora tenho-os num aquário decente para eles (200L) onde se sentem espero eu, muito bem. Nos ciclideos africanos só é preciso um cuidado que é na hora de escolher os peixes. Como são territoriais se metes peixes a mais ou peixes incompativeis eles matam-se. Para o teu aquário a melhor escolha serão ciclideos anões do lago tanganica, muito especialmente os "shell dwellers". Se queres ver uns "shellies" de morrer vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=12239 Se precisares de saber mais sobre eles... o forum dos ciclideos é o local ideal para perguntares O aqua do Rui é... genial Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gohan Publicado: Setembro 22, 2004 Autor Publicado: Setembro 22, 2004 Bem aquele aqua esta simplestemente genial. Eu ja tinha visto essa pagina, digamos que em parte e a grande culpada de eu querer ter ciclideos africanos. Hoje fui a praia apanhar muitas pedras para o aqua mas acho que nao xegam, se entretanto precisar de mais, e so descer a avenida da boavista Abraços. Citar Abraços
Nuno Antunes Publicado: Setembro 22, 2004 Publicado: Setembro 22, 2004 Eu tenho um aqua de 200L com africanos do lago malawi... só em pedra tenho 60KG de calhau de praia (daqueles grandes e meio achatados) Daqui por uns tempos estou a pensar em arranjar pedra própria. Só não meti pedra calcária porque o ph já é 8 i fiquei com medo de ele ir para 9... mas quero ver se arranjo pedra decente. E ainda um dia destes arranjo um aqua de 120L para meter uns shellies... claro que a minha sócia me aperta o pescoço depois mas pronto... lá terá que ser Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gohan Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Boas Isto torna-se um vicio n e? Pois eu ja estou a ver o que! Acho que fazes bem, eu vou ver se akelas pedras xegam, tambem se puser 5 peixes vai ser muito, o aqua n e assim tao grande para poder dar largas a carteira! Bem Abraços e obrigado por toda a informação (isto nao significa que nao nos falemos mais, apenas um ate ja agradecido ) Citar Abraços
Nuno Antunes Publicado: Setembro 23, 2004 Publicado: Setembro 23, 2004 Torna-se um vicio e que vicio... nunca se está contente :D E cada aqua novo fica carote. Mas é só no arranque, depois é custos de manutenção e esses são pequenos. Toma cuidado com as pedras. No fundo do aqua (do lado de dentro) mete uma folha de esferovite de 1cm ou até mais fina. Sobre esta folha é que metes depois o areão e as pedras. A folha serve para evitar que uma pedra que caia te parta a fundo do aqua. E vai metendo pedra a pedra. Os aquas de compra não foram pensados para levar uns quilos valentes de pedra e por isso é melhor ir com calma nas pedras :D E boa sorte no teu aquário. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Gohan Publicado: Setembro 23, 2004 Autor Publicado: Setembro 23, 2004 Boas, Ja tenho o meu aqua montado, ficou com 60l apenas! :D Mas acho que ate ficou bonito! Tenho 15kg de areao pai 20-30kg de pedras! Tenho que postar o meu setup! Obrigado a todos que me ajudaram, realmente mostraram bastante paciencia. Tenho o aquario em grande parte pela vossa ajuda. Mais uma vez obrigado. Abraços Citar Abraços
Recommended Posts