Recommended Posts

Publicado

Estava a navegar pela net a procura layouts de aquarios com um volume no substrato, ou seja que não sejam o tradiconal layout com um nível de substato mais ou menos identico, pois gostava de montar um aquario com um layout semelhante a este ( em termos de volumes.

Pic_424_2.jpg

No entanto tou a imaginar os peixes a revirar isto em 2 minutos. Alguem tem alguma ideia de como se consegue manter algo assim?

Entretanto encontrei no google ( e claro vim para aqui através de um link do fórum) o seguinte site:

ADA Aquarium by Massimo Faberi (2008)

Para além do aspecto brutal dos aquários, o que me deixou intrigado, foi o modo como ele faz os volumes... aquilo azul será a normal espuma que se compra nas lojas de aquariofilia usada nos filtros e sumps?

Cumprimentos e obrigado pela vossa ajuda:)

assinatura-forum_II.jpg

Moderador | Membro #:9

Publicado:

Boas,

Não querendo discordar do Hugo R Silva (mas discordando, desculpa Hugo), mas parece-me ser mesmo esponja do género dos filtros, só que um grande "bocado" que ele foi cortanto para fazer o layout e colou os troncos com uma espécie de silicone, tanto na esponja como ao fundo do aquário como se vê nas fotos do site. Uma ideia engenhosa, diga-se de parte, em vez de gastar enormes quantidades de substracto, "moldou" o layout e cobriu-o!

Cumps

Ricardo

P.S.: Obrigado por partilhares o site connosco fkessler, muito bom! bowdown

Publicado:

Sim, é esponja de filtros moldada e colada com silicone, é uma optima solução pois poupa-se bastante $$ em substrato! bowdown

Por acaso este aquário já tinha sido mostrado aqui no forum há uns tempos, pena que o user não voltou mais...

Publicado:

Pois realmente era o que eu achava, mas a questão que coloco é onde comprar esponja com aquelas dimensões, pois na maioria das vezes vejo sempre 5-7 cm de espessura, e parece-me que aqueles bocados são bem maiores.

Será que ele corta com arame (a quente) ou xacto? A poupança será ssim tanta? quanto custa 1L de esponja comprativamente a 1L de subtrato?

Provavelmente a esponja ainda tem um segundo efeito de servidor com base para algumas bactérias?!

assinatura-forum_II.jpg

Publicado:

Boas,

Depois de alguma pesquisa, só encontrei este site: http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....-p/-filtro.html

Mas a além de que a maior que tem é de 50x50x10cm, acho-a muito cara! Mas por curiosidade hei-de ver em algumas lojas e tomar a atenção a ver se vendem este tipo de esponja a "vulso"! :naughty:

Em relação á poupança, deve ser significativa, mas penso que a ideia principal "dele" não foi essa, mas sim a criação do layout com mais facilidade, é como criar um molde e é só "enche-lo" por cima, fez o monte e colou os troncos, ficou basicamente pronto!

Em relação ao cortar este tipo de esponja...não faço a menor ideia de qual a melhor maneira!

Já agora, deu-me a ideia (pelas fotos no site), que a esponja descaiu bastante, possivelmente devido ao peso do substracto, se fosse uma esponja mais densa aguentava melhor o peso e seria muito mais facil de cortar (digo eu?!?!?!)!

Em relação a criar colónia de bactérias, é normal que crie, já o propria substracto quando é poroso também tem as suas colonias, com a esponja por baixo é bastante provavel que as bactérias se mostrassem "interessadas" na colonização, mas os mais experts que cheguem á frente para explicar melhor, já que não sei até que ponto as bactérias se davam bem num ambiente abaixo do substracto e com pouca circulação da água!

cumps

Ricardo

Publicado: (editado)

A aquaristic.net tb tem e mais baratas em relação ao link acima mencionado.

São esponjas da Juwel, tens com as medidas: 14.8 x 14.8 x 5 cm

Sei que existem mais grossas com 10cm e em formato tapete, não sei bem aonde vi isso.

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Na aquaristic.net, se pesquisares por FOAM, tens tamanhos maiores 50x50x3 até 100x100x10 e com 3 densidades diferentes.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

http://paulocabrita.smugmug.com/

Publicado: (editado)
Entretanto encontrei no google ( e claro vim para aqui através de um link do fórum) o seguinte site:

ADA Aquarium by Massimo Faberi (2008)

aquilo azul será a normal espuma que se compra nas lojas de aquariofilia usada nos filtros e sumps?

Hi fkessler,

first of all sorry for English.

I can confirm, you're right: that is simple sponge you can buy in aquarium shops.

fabio

Editado por shalin
Publicado:

Hi Fabio,

Thanks for your reply, I was really amazed by the work in those aquariums (hope some day to have money to make some like those ones:) )

Em Português para ninguem ficar ofendido (brincadeira)

Olá Fabio obrigado pela resposta. Fiquei deveras impressionado com o trabalho nesses Aquarios (espero um dia ter dinheiro para fazer alguns assim)

Mas agora falando de coisas sérias....

Já percebi então (como suspeitava que seria espuma, a questão que coloco e pelo que percebi das imagems, aqui deve ser moldado a X-acto. Será que se consegue criar uma estrutura capaz de fazer algo como a imagem que deixei no meu primeiro POST? seria brutal para por exemplo aquarios com Carangueijos como os "Bidens" que precisam de vir à superfície.

assinatura-forum_II.jpg

Publicado:

Esses aquários Brackish, também me andam a tirar do sério.

Qualquer dia passo-me da cabeça e invisto numa montagem dessas com uns Manges plantados para Mollys e Abelhinhas.

Em relação à utilização de esponjas, nunca me tinha passado pela cabeça, mas é de facto uma boa ideia e barata...

1 Abraço

Publicado:

Boas,

fkessler, eu penso que consigas fazer o "trabalho" com a esponja com a montagem que tens no teu primeiro Post, é fazeres o relevo com a esponja e mete-la de lado, por exemplo fazeres o relevo tal e qual a imagem que metes-te e colocares a esponja do lado esquerdo e a ires cortando em forma de "descida" até ao meio do aquário! (Expliquei-me bem?)!

Só por curiosidade, nesse tipo de montagem os animais (fauna) que iriam ficar no aquário (caranguejos, etc) não se interram no areão? Só faço essa pergunta porque se existirem animais que se enterram no areão, vão dar de "caras" com a esponja, não haverá inconvenientes?

cumps

Ricardo

Publicado:

A idea seria a esponja ser trabalhada para dar a forma e depois tinha pensado em utilizar umas placas de acrilico mais fino para colocar na espuma de forma a criar barreiras de retenção para que a areia não venha pela "montanha abaixo".

Sim os carangueijos geralmente têm tendência a criar buracos e a remexer o fundo, tal como alguns ciclídeos e outros peixes, mas julgo que 5-6 cm de areia dá para isso.

assinatura-forum_II.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!