areão


fuzi

Recommended Posts

boas pessoal!!

 

sou novo por aqui e estou interessado em entrar para este novo mundo com o pé direito... para ja n me parece que o tenha feito pois começámos por montar o aqua e não lavamos o areão...a minha pergunta é ...sera possivel que a qualidade da agua volte a ser boa mesmo não ter lavado o areão??

 

ja tenho tudo a funcionar a 2 dias tenho verificado melhorias na agua mas n sei se vai atingir aquele ar cristalino que tanto procuro...vou comecar hj mesmo a fazer testes á agua e usar aquasafe para ver se para a proxima semana tenho tudo pronto para os peixitos... obg e um forte abraço a todos

 

edit: bem nem me apresentei chamo me wilson reis e gostaria muito de aprender algumas coisas novas com o ppl. os testes de pH estão nos 7.5 será normal para o inicio?

 

ja agora outra questão tenho um himen que serve de escova para limpar os vidros ja do meu primeiro aquario ha uns anos atras isso ainda se usa ?alguem tem conhecimento de algum problema para a qualidade da agua com esse acessorio? abraço

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu também sou novo por aqui, mas já passei pela tua situação.

 

Antes de meter o areao fervio bem durante uns 5min e depois disso passeio-o por agua e mesmo assim a agua ainda ficou um bocado turva, o que fiz foi retirar a agua toda turva e meter nova, ainda só tinha metido uns 20L no aquario de 50L.

 

Até agora a agua continua cristalina.

 

Tens filtro? Tens que deixar o ciclo do azoto terminar antes de poderes meter peixes, o que demora normalmente 30dias. Tens que deixar o aquario a funcionar sem peixes, ou então podes comprar já as bacterias para ajudar a acelarar o processo no teu filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro é interno e não é la muito bom ...é um ELITE Jet-FLO de 100/150L. Ja comecei a tratar do pH para ver se atingia os 6.0 ou 6.5 ...

 

enfim espero que a agua passe a ter uma boa qualidade... o meu aquario é de 102 litros queria ver se n era necessario tirar a agua toda... obg pela vossa ajuda vou aguardar :naughty:

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com esse filtro é um bocado complicado, mas faz umas TPA's que isso vai ao sitio concerteza, demora é bem mais tempo e de futuro se colocares Corydoras és capaz de vir a ter problemas, pois elas vão remexer todo o fundo em busca de comida. Se tivesses um filtro externo à altura, até te aconselhava colocares 2 ou 3 Corys, mas assim é melhor nem pensar nisso, senão deixas de ver os peixes.

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pela ajuda carlos....ja noto uma certa melhoria visto que este areão tbm vinha dentro de um saco meio molhado ja...não era daquele que suja mais ...mas no primeiro dia fiquei assustado.

 

vou por crytalwater agora mesmo e vou ver o resultado

 

 

edit: algo me diz que aquele hymen que tenho la não esta a ajudar no pH mas pode ser uma parvoice minha

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem pessoal o pH esta entre os 6.5 e os 7.0 ja estou a tratar do ciclo do azoto e vou acelarar o processo com bacterias...o primeiro habitante vai ser um corydora... abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A meu ver deverias ter retirado a água e esfregado bem o areão, por exemplo com a ajuda de um passador de sopa.

Tenta colocar o setup para podermos dar conselhos melhores.

Se possivel coloca também umas fotos.

 

 

Boa sorte e felicidades com o aqua.

Malibu

pc070082.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pela sugestão pedro mas neste momento a agua está a ficar cristalina demorou foi mais que o pretendido sabado irei fazer tpa e possivelmente juntar mais um tronco

 

qt ao setup e as fotos tambem irei por tudo no sabado aqui para me poderem ajudar melhor muito obg pela vossa ajuda

 

Ps: neste momento o pH ja esta no pretendido entre os 6.5 e os 7.0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens plantas nem nada porque não tiras o areão e o lavas bem?O filtro nem é bom nem é mau,simplesmente nem desenrasca e ponto.Já agora o que andas a fazer e com que intuito queres o pH a 6.5 quando ele te sai a 7.5?Vais ter alguns problemas aquando as TPA's.Vai ser uma variação muito brusca no pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

imagem045.th.jpg

 

É o meu método.Embora agora seja mangueira virada á rua e depois do chuveiro ao aquário.Mas em cada TPA passo sempre no fundo a aspirar a porcaria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens plantas nem nada porque não tiras o areão e o lavas bem?O filtro nem é bom nem é mau,simplesmente nem desenrasca e ponto.Já agora o que andas a fazer e com que intuito queres o pH a 6.5 quando ele te sai a 7.5?Vais ter alguns problemas aquando as TPA's.Vai ser uma variação muito brusca no pH.

 

 

boas Jorge

 

a verdade é que ja tenho tudo a funcionar ate ja tenho duas plantas a cerca de uma semana e parece que está a estabilizar a ver se amanha meto aqui o setup com algumas fotos.

 

Relativamente ao pH o objectivo de o ter um pouco mais acido seria por causa dos peixes que quero meter no aqua.

 

O filtro neste momento é o que se arranjou ;) visto que foi oferecido e não tive oportunidade de o escolher ...

 

obg pelas sugesões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de andares adicionar quimicos para baixares o ph porque não o fazes com turfa? É um método muito mais estável e seguro.

 

Quanto ao filtro se possivel opta por um externo, só traz vantagens.

Editado por William
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao pH agora tenho baixado porque meti dois troncos no aqua. Só em ultimo caso irei usar quimicos. o filtro externo vai demorar a vir neste momento não ha t€mpo :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz agora um tpa de 40% e o meu pH que estava em 7 ficou nos 6.5 um pouco estranho mas ainda bem que assim é... abraço

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

-Dimensões:100cm x 40cm x 30cm aprox : 100l

 

-Ph: 7.0 (por vezes variável entre os 6.5 e os 7)

 

-Filtragem:Filtro interno ELITE Jet-FLO de 100/150L (uma tanga mas foi o que se arranjou)

 

-Iluminaçao: uma calha daquelas tradicionais

 

-bomba de ar: depois vejo o nome mas tambem é da elite

 

-Termostato: tetra para 150L depois confrimo a voltagem porque n tenho a certeza

 

 

-Flora: 4 plantas cujo o nome desconheco

2 troncos

uma pedra de xisto

 

 

-Fauna: 1 corydora

1 limpa vidros

 

está muito no inicio mas vai com calma vou tentar por umas fotos

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora o digam me so se estas pedras sao calcarias...apanhadas na praia das avenquas -Parede...

 

 

p3230334.th.jpg

p3230333.th.jpg

p3230336.th.jpg

 

 

a ultima não parece de confiança porque tem uns cristais pequenos ...parece mármore....

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.