Recommended Posts

Publicado

Boas

vou mudar de um aqua de 200L para um de 430L :mrgreen: :D :medieval_mace: :medieval_mace: :medieval_mace:

agora surge uma duvida, qual a melhor maneira de fazer a mudança?

já tenho o aqua novo no sitio com praticamente toda a agua nova, do mar, e a temperatura e salinidade esta ok.

estava a pensar aproveitar 100L de agua do antigo aquário. devo faze-lo ou não?

qual a melhor altura para mudar os peixes sem ser muito perturbador? noite?

o que mudar primeiro a rocha ou os peixes?

posso mudar ops peixes para uma caixa e depois de mudar a rocha colocar os peixes?

agradeço ajuda.

abraços

Publicado:

viva, o que aconselho é o seguinte:

- podes aproveitar 100L do aqua antigo ou até menos 50L

- eu mudei o meu de manhã, antes das luzes ligarem

- apanhas a rocha toda e metes numa caixa

- metes os peixes numa caixa com água do aquário "antigo"

- tiras a areia do aquário "antigo" e passas a mesma por água nova salgada ( para tirar a maior parte da porcaria) depois colocas no novo aquário como já está cheio de água podes colocar a com a ajuda de um de PVC largo!

- fazes o layout

- aclimatizas os peixes e colocas os mesmo dentro novo aqua!

Bom trabalho... :)

Coral Gigante! (clica)

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Publicado:

Atenção às mudanças feitas no próprio dia.

Antes de mais....deves aproveitar o máximo da água do aqua velho, visto que é a essa água que os peixes estão habituados.

Caso utilizes a mesma areia, deves lavar com água salgada, de preferência do aqua velho, deitando depois essa água fora, mas aqui deves ter cuidado com os níveis de porcaria que vão andar pela água...eu quando mudei, não utilizei a mesma areia para não ter azares.

Deves de retirar os peixes depois de tirares a rocha, que dé mais facil, e ter atenção aos peixes que se escondem na rocha.

Deves de colocar a rocha no aqua e fazer o layout ou parte dele. Deixas a água repousar e ambientas os peixes e colocas-os, juntamente com corais e invertebrados. Atenção que os invertebrados são especialmente sensíveis.

Garantir corrente e temperatura ao local onde os peixes vão ficar na transição.

O que posso dizer mais? Não me vem mais nada à cabeça.

Publicado:

Boas,

A minha mudança vai ser feita no mesmo dia e o procedimento será:

- Agua antiga onde estão agora peixes, corais e rocha vai ser toda aproveitada

- O areão está noutro aqua com circulação e quando tirei fez uma nuvem de porcaria castanha, essa nuvem vou tentar apanhar toda usando uma bomba de retorno e um filter bag, ao mesmo tempo com bombas a pontar para o areão para ir levantanto mais porcaria...

O resto é mais ou menos como disse o Pedro e o Filipe.

Feedback das minhas vendas Aqui

Publicado:

Também acho que devias aproveitar o máximo de água do aquário antigo.

Em relação à areia, podes peneirá-la num alguidar com água do aquário antigo, ajudando a remover os detritos maiores e na limpeza da própria areia.

Depois disso, colocavas a areia no aquário, colocavas a rocha, fazias o layout a teu gosto e só depois é que metias água.

Vejo duas vantagens em fazer assim: o layout fica como deve ser, sem necessitar de ser mexido para eventuais correcções e quando for altura de meter água no aquário, não remexes a areia e não levantas eventuais detritos que esta e a rocha ainda possam ter, turvando a água e libertando mais sedimentos para a coluna de água. Se a água for deitada para cima da rocha ou para cima de um saco pousado na areia, quando o aquário estiver cheio, não vai haver grande turvez/sedimentação (d)na água. Foi assim que fiz no meu e passadas algumas horas com o escumador a funcionar, tinha a água praticamente cristalina.

Em relação aos peixes, é como já foi dito.

Fica a sugestão.