Recommended Posts

Boas

 

Visto aqui na minha zona a agua da torneira sair com o Kh=0 pergunto, qual é a melhor maneira para subir o Kh, a mais fiavel ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pondo algo calcario na agua...mas ai subirá o gh e o ph....ou seja nao é possivel subir o kh sem mexer nos outros parametros...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pondo algo calcario na agua...mas ai subirá o gh e o ph....ou seja nao é possivel subir o kh sem mexer nos outros parametros...

 

 

isto

 

Eu tenho usado até agora, é o produto da sera kh/ph plus!

 

Mas sempre que faço uma TPA o Kh puff vai-se e para voltar a repor tenho que usar quantidades grandes do sera kh/ph plus porque o aquario é grande e o produto nao é nada barato, e como faço todas as semanas TPA, nao ganho para o produto, e a minha pergunta era algo mais eficaz do que o da sera.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz uma pesquisa pelo forum á milhentos topicos sobre isso bigsmile

 

Já fiz, mas nao encontrei nenhum que me responde a minha questao :baned:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Lê o link do william.

Se é mesmo o kH que queres subir, usa bicarbonato de sódio. À venda em qualquer hipermercado, muito barato. (começa por usar pouco e vai medindo, ao longo de uns dias, para testar o efeito das adições).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja conhecia o link, mas o bicarbonato nao me convence muito, 1º segundo e segundo o que tive a ler a adicao de bicabornato na agua aumenta sim o KH é verdade mas tambem o PH, coisa que eu nao quero, porque tenho o PH no valor ideial. É mesmo só o Kh. O produto que falei da sera resolve o problema mete me o kh nos valores que eu quero, mas depois apos a TPA ele volta a 1 e depois para o voltar a repor vai logo o frasco a vida, entao eu faco TPA todas as semanas o frasco tem me custado a volta de 17 euros, nao ganho para o produto :) e a minha questao vem mesmo aqui outra maneira eficiente para subir o kh sem melhor no pH mas com o objectivo principal de nao se gastar tantooooo dinheiro.

 

Por exemplo

 

há varios produtos para descer o ph que tambem custam um dinheiro geitoso, mas uma boa maneira de descer o ph é por exemplo a turfa o que se torna rentavel a longo prazo comparado com os produtos para baixar o ph. Eu queria algo semelhante mas para subir o kh, nao sei se me fiz entender :)

Editado por William
quote desnecessário

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como se chama esse produto da Sera? (o nome no rótulo, completo?)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a adicao de bicabornato na agua aumenta sim o KH é verdade mas tambem o PH, coisa que eu nao quero, porque tenho o PH no valor ideial.

 

Olá, eu uso bicarbonato de sódio, meto uma colher de café em cada TPA. Normalmente o KH vai baixando durante a semana, mas já li que é por causa de ter plantas sem injecção de CO2 (já resolvi isso ontem :P ), elas consomem os bicarbonatos para obter carbono. O meu pH da torneira é 6,8 e no aquário é 7, mas isso não é problema.

 

Se tens o pH como gostas, porque é que queres levantar o KH? Normalmente usa-se o KH para estabilizar o pH, os peixes não se importam com o KH.

 

Se fazes questão de aumentar o KH sem aumentar o pH combina bicarbonato de sódio com injecção de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como se chama esse produto da Sera? (o nome no rótulo, completo?)

 

Cumps

 

Chama-se Sera kh/ph Plus.

 

Dosagem:

5ml sobe 1ºdkh em 30L.

O meu aquario 400L, está a 0 kh para o meter a 5 estao a ver a SUPER quantidade que tenho que meter?

 

P.S - Só é recomendado subir 2ºdkh cada dia. (nao sei bem porque)

 

Se tens o pH como gostas, porque é que queres levantar o KH? Normalmente usa-se o KH para estabilizar o pH, os peixes não se importam com o KH.

 

 

Ora nem mais!

 

è assim, o ph da minha torneira sai a 6.5, faço a TPA fica a 6.5, ideal, é mesmo como eu quero, mas depois ao longo da semana com a injecao de CO2 baixa para 6.0, e sempre assim, faco TPA 6.5, com o tempo 6.0 e eu quero evitar isto, Logo tenho mesmo que subir o kh ;)

 

Já fiz a esperiencia com esse produto da sera, meti o kh a 5 e o ph manteve-se sempre a 6.5 ao longo da semana, mas o kh desceu claro.

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja conhecia o link, mas o bicarbonato nao me convence muito, 1º segundo e segundo o que tive a ler a adicao de bicabornato na agua aumenta sim o KH é verdade mas tambem o PH, coisa que eu nao quero, porque tenho o PH no valor ideial.

 

Não tens bem no ideal... o que tu detectas é um problema de pH baixo, ao fim de uns dias, mas é disso que te queixas. (provavelmente esse até é o pH do aquário quando as coisas estabilizam)

 

É mesmo só o Kh. O produto que falei da sera resolve o problema mete me o kh nos valores que eu quero,[/b] mas depois apos a TPA ele volta a 1 e depois para o voltar a repor vai logo o frasco a vida, entao eu faco TPA todas as semanas o frasco tem me custado a volta de 17 euros, nao ganho para o produto ;) e a minha questao vem mesmo aqui outra maneira eficiente para subir o kh sem melhor no pH mas com o objectivo principal de nao se gastar tantooooo dinheiro.

 

Por exemplo

 

há varios produtos para descer o ph que tambem custam um dinheiro geitoso, mas uma boa maneira de descer o ph é por exemplo a turfa o que se torna rentavel a longo prazo comparado com os produtos para baixar o ph. Eu queria algo semelhante mas para subir o kh, nao sei se me fiz entender ;)

 

Bem, parece que queres fazer algo difícil... é que o pH está relacionado com o kH e com o CO2 dissolvido (em traços gerais). Logo, para subires o kH (é o que dizes querer), alteras o pH (que não queres).

Quando te perguntei o nome do produto da Sera, não é que não o soubesse... era para que chegasses a essa conclusão... kH/pH plus foi o nome que indicaste... portanto, podes usar o da Sera que faz o que queres a 17€ ou bicarbonato, que faz o que dizes não querer a 0,50€.

 

E dizes não querer porque nesta citação afirmas que não queres alterações de pH, mas depois dizes que o teu problema é o pH baixar... ora também não queres um pH tão baixo, logo se não queres esse pH de 6.0, tens de o subir. A vantagem de aumentar o KH é aumentar a capacidade tampão (buffer). Isso significa que o sistema vai resistir mais às alterações de pH. No fundo, esse produto que se usa para subir o pH, o que faz é subir o kH, o resto está relacionado.

 

Mais um aspecto: a injecção de CO2 deve ser feita tendo em conta a relação de equilíbrio entre kHXpHXCO2 dissolvido, para não se ter CO2 a mais nem a menos. Assim, consulta uma tabela desse tipo, que deixa de ser válida se tiveres turfa, por exemplo.

 

tabela

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao quero contradizer ninguem, muito menus alterar a ideia do aquariofilista, mas penso que produtos quimicos é o pior que podes meter num aquario...

que peixes tu mantens??

é que desde que o ph esteja estavel mesmo que nao seja apropriado á especie é melhor que andar a subir e descer o mesmo =/

Eu por exemplo no inicio do meu aquario ele manteve-se sempre nos 7.5 e com troncos la dentro, e no entanto mantive la corys, que sao de ph acido (6.5) e tiveram la 2 meses e foram saudaveis para um comprador...

 

mas responde la que especies mantens??

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è assim, o ph da minha torneira sai a 6.5, faço a TPA fica a 6.5, ideal, é mesmo como eu quero, mas depois ao longo da semana com a injecao de CO2 baixa para 6.0, e sempre assim, faco TPA 6.5, com o tempo 6.0 e eu quero evitar isto, Logo tenho mesmo que subir o kh ;)

 

Segundo este senhor:

http://atlas.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_co2chart.htm

 

O KH não faz diferença no pH quando se injecta CO2. Ao contrário de todas as outras causas que fazem baixar o pH, o CO2 não afecta o KH. Daí usar-se uma tabela que compara o KH com o pH para dar o valor de CO2 (no mesmo site). Dá-me ideia que estás a dosear demasiado CO2.

 

Exemplo, se colocares algum bicarbonato de sódio (ou potássio) fazes o teu KH subir de 0 para 5 e o teu pH subir de 6,5 para 7. Doseias o CO2 para baixar o pH para 6,8 e ficas com os teus valores todos porreiros (isto é especulação, tens que experimentar).

 

O pH a 6,5 já é bastante ácido. Subir um bocado não faz mal nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.