Mistura fermentada CO2 caseiro no Aquario - ajuda


oravla19

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um aquario plantado de água doce de 180L. Costumo, periodicamente, introduzir CO2 produzido de forma "caseira" usando água, açucar, bicarbonato de sódio e fermento.

Este fds, por acidente, a garrafa onde estava a produzir o CO2 caiu e o aumento da pressão fez com que a mistura fermentada entrasse dentro da água do aquario.

 

Até agora o resultado foi uma água turva, mas os peixes estão a aguentar-se.

 

Já fiz troca parcial de água de cerca de 25%, mas a água continua turva (principalmente de manhã) e os peixes, antes de fazer esta troca de água estavam todos a nadar perto da superficie. Há também um efeito que deverá ser consequência deste acidente que é a libertação algumas bolhas do areão...

 

Gostava de saber se esta situação já aconteceu a alguém e se há alguma coisa que devo fazer para causar o menor impacto no ecosistema.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz mais tpa's e introduz oxigénio na agua, com bomba de ar, pastilhas...

Faz 2/3 tpa's durante hj e amanha de 20%

 

cumps

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Três dias depois do acidente, todos os peixes continuam vivos e aparentemente saudáveis pelo que concluo que a mistura que entrou no aquário não lhes é nociva.

Hoje de manhã o filtro externo (EHEIM 2224) começou a fazer um barulho estranho e optei por o desligar para não forçar o motor. Ao fim do dia fiz uma limpeza geral ao filtro (incluindo tubos). A viscosidade que é visivel sobre todos os elementos do aquario também estava a prejudicar o funcionamento do motor do filtro.

 

Na minha loja de aquariofilia indicara-me que, para "oxigenar" a água, não seria necessário comprar a bomba de ar, bastando para isso elevar a entrada de água do filtro acima do nível de água de forma a criar um chuveiro. Dessa forma forçamos a entrada de oxigénio na água. Após esta alteração notei os peixes muito mais activos. Quando lhes deito comida todos a procuram, o que indica que estão saudáveis.

 

Durante os próximos dias vou continuar a fazer TPA's de 10% para ver se a água melhora.

 

1 abraço,

 

LA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para que tal acidente não te volte a acontecer, faz passar o CO2 por uma outra garrafa vazia e só desta para o aquário.

 

Cumps.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.