Lâmpadas fluorescentes T5 (39w) piscam sem corrente


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Comprei uma calha com 3 Lâmpadas T5 de 39w há 6 dias e hoje deparei-me com uma coisa curiosa. Fui dar uma olhadela no meu aquário antes de me ir deitar, estava tudo escuro no local onde o tenho mas pareceu-me ver luz de repente e fraca. Pensei que fosse um reflexo da luz da cozinha no vidro mas pelo sim pelo não, desliguei toda a iluminação da casa e fiquei atento junto ao aquário para tirar as minhas dúvidas. Não me enganei, voltei a ver uma luz tipo flash muito fraca e rápida da calha nova que comprei. Desliguei os dois botões que a calha tem, 1 liga uma das lâmpadas e o outro desliga as outras 2 em simultâneo. O flash continuava com algum tempo de intervalo, que não era regular. Tudo isto é muito estranho porque além dos interruptores da calha estarem off, o fio da mesma liga a uma tomada com temporizador que por sinal também estava no período off. Só desligando o cabo de corrente da calha por completo da rede eléctrica é que os flashes terminaram.

A questão que aqui quero colocar é saber se isto já aconteceu com mais alguém, se é normal ou não, se será problemas das lâmpadas, balastros ou outra coisa qualquer (na minha opinião, não é) ou se devo apresentar uma reclamação na loja onde adquiri a calha justificando o seu mau funcionamento.

 

Agradeço esclarecimentos se for possível.

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

isso nao é suposto acontecer.

Testa noutra tomada da casa para ver se acontece o mesmo.

 

Isso acontece porque de alguma forma tens uma fuga da fase para a lampada, uma alta tensao perto da lampada, ou um campo electro-magnetico.

 

Cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sabem se os vossos balastros estão ligados à terra? Verifiquem isso, e no caso de o saberem fazer, façam-no que isso deixa de ocorrer.

 

O que o c4m4l340 disse também é correcto...

 

Se tiverem as lâmpadas perto dum CRT (Cathodic Ray Tube), elas fluorescem tenuemente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não são só as T5 que fazem isso... todas as lâmpadas fluorescentes o fazem... depende é da sua construção, e do ambiente em que estão.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além do que o Luís disse, e muito bem, podem tentar outra coisa. Virar a ficha que está na tomada ao contrário. Rodar 180º. Por vezes resolve.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelas vossas observações.

 

Descobri qual era o problema. Eu tenho as fichas das calhas (são 2 calhas) ligadas a temporizadores e estes estão ligadas a uma caixa de tomadas como é normal. Desliguei o temporizador da calha que apresentava problemas e acabou-se o problema. Descobri a causa, mas como leigo na matéria, não consigo entender isto porque vejamos: o temporizador estava no ponto em que as luzes estão apagadas, ou seja, supostamente a corrente está cortada; 2º ponto: os botões da calha, também estavam desligados, no entanto o piscar continuava e isto para mim não deixa de ser intrigante. Mas pronto, descobri a fonte do problema e agora as lâmpadas já não piscam.

É preciso ter sempre muita atenção as estas coisas porque pode estar a haver uma fuga de corrente e quando tocamos no material podemos apanhar um valente choque. Morrer, não acredito porque hoje em dia os disjuntores são muito sensíveis e disparam logo quenado algo corre mal, mas todo o cuidado é sempre pouco.

 

Cumprimentos a todos,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joaquim, depois da tua descricao creio que o problema era:

 

A tomada e o interruptor estarem a cortar o neutro em vez de cortar a fase e o neutro.

Normalmente o interruptores cortam apenas um dos fios, o que é mais que suficiente para qualquer equipamento.

 

Como os balastros teem um reactancia associada ao campo magnetico, podem induzir corrente se a fase estiver ligada.

 

Se tiveres hipotese, exprimenta a solucao de inverter a ficha na tomada 180º e diz-nos o resultado.

 

Cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

180º ou meia volta :music_singguitar:. Por essa razão se sentem os tais formigueiros nos electrodomésticos, e as lâmpadas piloto de certos aparelhos permacem acesos, ou piscam, mesmo quando não estão em funcionamento.

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.