Joaquim Nunes Publicado Março 15, 2009 Publicado Março 15, 2009 Olá a todos, Comprei uma calha com 3 Lâmpadas T5 de 39w há 6 dias e hoje deparei-me com uma coisa curiosa. Fui dar uma olhadela no meu aquário antes de me ir deitar, estava tudo escuro no local onde o tenho mas pareceu-me ver luz de repente e fraca. Pensei que fosse um reflexo da luz da cozinha no vidro mas pelo sim pelo não, desliguei toda a iluminação da casa e fiquei atento junto ao aquário para tirar as minhas dúvidas. Não me enganei, voltei a ver uma luz tipo flash muito fraca e rápida da calha nova que comprei. Desliguei os dois botões que a calha tem, 1 liga uma das lâmpadas e o outro desliga as outras 2 em simultâneo. O flash continuava com algum tempo de intervalo, que não era regular. Tudo isto é muito estranho porque além dos interruptores da calha estarem off, o fio da mesma liga a uma tomada com temporizador que por sinal também estava no período off. Só desligando o cabo de corrente da calha por completo da rede eléctrica é que os flashes terminaram. A questão que aqui quero colocar é saber se isto já aconteceu com mais alguém, se é normal ou não, se será problemas das lâmpadas, balastros ou outra coisa qualquer (na minha opinião, não é) ou se devo apresentar uma reclamação na loja onde adquiri a calha justificando o seu mau funcionamento. Agradeço esclarecimentos se for possível. Obrigado, Joaquim Nunes Citar
c4m4l340 Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 Boas, isso nao é suposto acontecer. Testa noutra tomada da casa para ver se acontece o mesmo. Isso acontece porque de alguma forma tens uma fuga da fase para a lampada, uma alta tensao perto da lampada, ou um campo electro-magnetico. Cps Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
Keano-16 Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 É super natural. Investiga a forma como as T5 são construídas e o seu funcionamento, e verás que é assim. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 Tenho T5 há dois anos e nunca me aconteceu isso. Citar O meu feedback
William Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 Nas minhas também acontece isso, mas nunca dei grande importancia a isso Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 15, 2009 Publicado: Março 15, 2009 Olá. Sabem se os vossos balastros estão ligados à terra? Verifiquem isso, e no caso de o saberem fazer, façam-no que isso deixa de ocorrer. O que o c4m4l340 disse também é correcto... Se tiverem as lâmpadas perto dum CRT (Cathodic Ray Tube), elas fluorescem tenuemente. Cumprimentos Luís Fortunato PS: Não são só as T5 que fazem isso... todas as lâmpadas fluorescentes o fazem... depende é da sua construção, e do ambiente em que estão. Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
David Cabete Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 Boas Além do que o Luís disse, e muito bem, podem tentar outra coisa. Virar a ficha que está na tomada ao contrário. Rodar 180º. Por vezes resolve. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Joaquim Nunes Publicado: Março 18, 2009 Autor Publicado: Março 18, 2009 Olá a todos e obrigado pelas vossas observações. Descobri qual era o problema. Eu tenho as fichas das calhas (são 2 calhas) ligadas a temporizadores e estes estão ligadas a uma caixa de tomadas como é normal. Desliguei o temporizador da calha que apresentava problemas e acabou-se o problema. Descobri a causa, mas como leigo na matéria, não consigo entender isto porque vejamos: o temporizador estava no ponto em que as luzes estão apagadas, ou seja, supostamente a corrente está cortada; 2º ponto: os botões da calha, também estavam desligados, no entanto o piscar continuava e isto para mim não deixa de ser intrigante. Mas pronto, descobri a fonte do problema e agora as lâmpadas já não piscam. É preciso ter sempre muita atenção as estas coisas porque pode estar a haver uma fuga de corrente e quando tocamos no material podemos apanhar um valente choque. Morrer, não acredito porque hoje em dia os disjuntores são muito sensíveis e disparam logo quenado algo corre mal, mas todo o cuidado é sempre pouco. Cumprimentos a todos, Joaquim Nunes Citar
Godlike Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Só um reparo... se notarem isso tentem resolver... pois quando tal situação acontece retira tempo de vida às lampadas... Cumps Citar Cumps
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Agora que finalmente montei a tomada electrónica deixou de fazer! Citar
c4m4l340 Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Joaquim, depois da tua descricao creio que o problema era: A tomada e o interruptor estarem a cortar o neutro em vez de cortar a fase e o neutro. Normalmente o interruptores cortam apenas um dos fios, o que é mais que suficiente para qualquer equipamento. Como os balastros teem um reactancia associada ao campo magnetico, podem induzir corrente se a fase estiver ligada. Se tiveres hipotese, exprimenta a solucao de inverter a ficha na tomada 180º e diz-nos o resultado. Cps Citar Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem. O meu Aqua aqui. Outras fotos aqui e aqui.
David Cabete Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Boas 180º ou meia volta . Por essa razão se sentem os tais formigueiros nos electrodomésticos, e as lâmpadas piloto de certos aparelhos permacem acesos, ou piscam, mesmo quando não estão em funcionamento. Cumps Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts