Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal!

Passados 3 anos desde que comprei o aquário resolvi desliga-lo e começar tudo de novo remodelando algumas coisas.

Trata-se de um aquário com 150 Litros brutos, vocacionado para discus.

E é aqui que entra a vossa ajuda.

Quero comprar filtro exterior (arranquei fora aquela caixa preta horrível que servia de filtro interior) e filtro uv.

Agora, com a oferta de mercado que existe, tenho interesse por dois filtros em concreto:

Eheim 2324 com aquecimento incluído;

Características

* Volume do aquário:250L

* Débito da bomba:700L/h

* Altura de elevação:1,5m

* Potência:8W

* Potência do termostato: 150W

* Volume do filtro:3L

* Dimensões: 340x178x178mm

Sera Serafil Bioactive + UV;

Características

* Volume do aquário:400 litros

* Débito da bomba:1.100 l/h

* Consumo eléctrico: 36w

* Dimensões:500.3 x 290.0 x 290.0

* Potência lâmpada esterilizadora UVC: 5W.

Agora mediante este dois filtros, será melhor o Eheim e compro um UV à parte ou o Sera e compro um termostato de 150 W?

(Eu preferia o Eheim para não ter de por o termostato dentro do aquário, mas gostava de ouvir algumas opiniões).

Outra coisa são as lâmpadas, que nunca foram substituídas.

Sendo que a iluminação do aquário consiste em 2x25W T12, quais as lâmpadas que me aconselham a por no aquário?

Uma para plantas outra para peixes, só plantas, só peixes, lâmpada normal como está agora...

Obrigado pelas vossa opiniões.

Cumprimentos aquáticos

Publicado:

Boas

1.100l/h a passar num filtro UV de 5w é igual a nada...seria alguma coisa se o filtro debitasse 400l/h.

Por essa razão optaria pelo Eheim e depois por um filtro UV que poderás colocar em série ao filtro de acordo com a capacidade da bomba desse filtro.

Em relação às lampadas, parece-me que necessitas de as trocar e de mais iluminação, tudo depende um pouco das plantas que fores colocar.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado: (editado)
Boas

1.100l/h a passar num filtro UV de 5w é igual a nada...seria alguma coisa se o filtro debitasse 400l/h.

Por essa razão optaria pelo Eheim e depois por um filtro UV que poderás colocar em série ao filtro de acordo com a capacidade da bomba desse filtro.

Em relação às lampadas, parece-me que necessitas de as trocar e de mais iluminação, tudo depende um pouco das plantas que fores colocar.

Obrigado pela resposta.

Mas pondo em serie com o filtro continuo com o mesmo problema(o eheim debita 700l/h).

Estava era a pensar comprar uma bomba para ligar o uv à parte.

Quanto ao filtro, tens opinião formada?

Já agora, quanto ao uv quantos watts recomendas?

Editado por jmdcfigueiredo
Publicado:

Sim parece-me bem...eu mandei-te a tabela dos helimax pq estes filtros fazem com que a água circule em espiral à volta da radiação UV-B e quanto mais tempo a luz estiver exposta mais efeito terá.

Mas parece-me bem sim, tens de ter atenção ao seguinte, colocarr o filtro UV-B em série vai-te provocar uma perda de fluxo, não é significativa, mas perdes.

E tens de ter tb a ideia que os "l/h" indicado pelos fabricantes é em excelentes condições, geralmente medido sem matérias filtrantes, depois disso, o caudal não corresponde exactamente ao indicado, talvez uma perda de 30% do indicado

Eu adquiria para o teu aqua um filtro que no minimo por hora fizesse 5x o volume do teu aqua

250x5=1250l/h

Tens de saber quantos discos vais colocar, o tipo de comida que lhes damos é bastabte poluidora da água, e os excrementos deles tb, e eles sujam muito a água...por isso precisa realmente de bons filtros...

EDIT: Desculpa, li mal a capacidade do teu aqua, tem 150 brutos...por isso o Eheim que indicas parece-me ser valido...se bem que se optares pelo que vem a seguir acho que ficavas melhor, visto se ligares o filtro UV-B em série

Editado por jpospr

Publicado:

Mas tas-te aí a enganar nas contas.

150x5 = 750l/h, portanto dá, certo?

Tens opinião formada sobre este filtro ou nem por isso?

O que recomendas, sendo que têm de ser externo?

Publicado:

Não conheço esse filtro em particular...mas tem atenção uma coisa e corrijam-me se eu estiver enganado...

Os thermo-filtros evitam que tu coloques um termostato dentro do aqua, mas não evita que tenhas de colocar a sonda que indica ao filtro quando deve parar de aquecer e quando dele desligar o termostato...

11436352584059329_Bedienteil.jpg

Publicado:

Pois é...mas é bem mais pequeno que um ou 2 termostatos para um aqua de 150L...

Agora ajuda-me tu, as caracteristicas do filtro estás a ver no site da eheim, ando lá e não encontro nada de jeito!

Os thermo-filtros evitam que tu coloques um termostato dentro do aqua, mas não evita que tenhas de colocar a sonda que indica ao filtro quando deve parar de aquecer e quando dele desligar o termostato...

Errado!

Depende dos modelos

Tive dois eheim 2128 e tinha que colocar sonda no aquário, os dois 2180 que tenho agora não têm sonda pra colocar no aquário, é tudo interno

Editado por William
Publicado:

Olha isso são boas novidades!!

Sabes que o eheim 2180 tb não necessita de ter a sonda? Já vem com o sistema todo interno?

É impressão minha ou o site da Eheim "sucks"...parece que nos fazem um favor por explicar as coisas...

Publicado:
Errado!

Depende dos modelos

Tive dois eheim 2128 e tinha que colocar sonda no aquário, os dois 2180 que tenho agora não têm sonda pra colocar no aquário, é tudo interno

É tudo interno!? Não quererias dizer antes externo?

Sabes se o eheim 2324 também é assim?

Sabes que o eheim 2180 tb não necessita de ter a sonda? Já vem com o sistema todo interno?

Eu tenho dois 2180 e não têm sonda, é tudo interno como já disse te

2080eheim2006.jpg

É impressão minha ou o site da Eheim "sucks"...parece que nos fazem um favor por explicar as coisas...

Pois realmente no site da Eheim não dize grande coisa não....

É tudo interno!? Não quererias dizer antes externo?

Estava-me a referir a todo sistema de aquecimento, incluindo sonda e regulador que são dentro do filtro.

Sabes se o eheim 2324 também é assim?

Quanto ao 2324 nâo tenho bem certeza mas desconfio que seja com sonda idêntido ao 2128...

6f64452d4e6e4532615857594c796632596e51-100x100-0-0.jpg

Editado por William
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!