Recommended Posts

Publicado:

hola jorge

que bom que vc esta a gostar imenso desta aventura!!!!

acho que vc esta bem calçado de informaçoes, ja agora é maos a obra. chega de titubiar, cocluir, pensar e refletir é hora de realizaçoes, a cada dia que passa o peixe ai fica mais fragil e com isso menos resistente a tratamentos, quero dizer que, se estiver muito fraco por nao comer acaba morrendo pelo proprio tratamento e nao pela enfermidade que tem,vc mencionou que nao tem a bomba de ar, ai no porto deve ter um carrefour e la deve ter na sessao de animais e raçoes, e ai na loja onde vc comprou os discus deve ter estas bombas se for o caso de mudar so o doente, detalhe nao é caro, outra coisa nao pense na trabalheira que teras e sim nos beneficios que isso vai gerar :drool3: imagine seu disco lindo e saudavel desfilando pelo aquario com os outros :thumbup3: vai ser lindo... portando nao seja resistente ao tratamento com medicaçoes ate onde entendi estes peixes sao bem delicados e a cada 2 meses tomam desparasitantes entre outros ....

anda ja... e coloca mais fotos das mudanças, curiosidade aquelas pestes que vc tirou do aquario o

gyrinoqualquercoisa, eles estao em outro aquario?

A todos meus agradecimentos

cumps

tina pinto

• Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Bom dia, como está o discu ? Sim os troncos baixam o PH. Podes lá deixar, se o tronco não tiver "pontas" que possam ferir os discus.

Um abraço

Rui

Publicado: (editado)
anda ja... e coloca mais fotos das mudanças, curiosidade aquelas pestes que vc tirou do aquario o

gyrinoqualquercoisa, eles estao em outro aquario?

Bom dia,

nada disso, entreguei os peixes na loja onde comprei os discus. aproveitei e entreguei outros. aos poucos vou tentar homogeneizar a fauna.

Vou tentar ser o mais descritivo possivel quanto à situação do discu.

Ele procura alimento, e vai comendo qualquer coisita. Neste momento assim que acendo a luz do aquário ele começa a escurecer o corpo. é curioso é que ele na cabeça começa a notar-se a primeira risca vertical a passar pelos olhos. outra situação de que me apercebi hoje de manha, os olhos voltei e ver o vermelho que ele tinha em torno do olho.

Aquilo que acho estranho é que ele de quando em vez começa como que a tremer muito...

Pergunto se isto são sinais de que esta a ficar melhor? este último concerteza não...

Eu tenho outro aquário, posso mudar para lá os 4 discus, e desparasitá-los! em lugar de tar a desfazer o comunitário todo. o que acham? e claro só com bomba de ar! certo?

Abraço

Jorge

Editado por pec04004
Publicado:

Se tens outro aquario muda para lá só o que está doente. E coloca pelo menos metade da agua do comunitario e metade de agua engarrafada já que disses-te a uns posts atras que a tua agua da torneira sai com um PH de 8 certo ?

Coloca uma bomba de ar, termostato a 30º Graus e o medicamento. Faz 50% de TPA nesse aquario todos os dias antes de introduzires o medicamento. Tenta dar Artemia congelada que se vende nas lojas de aquariofilia, deixa descongelar e aos poucos dá com uma colher de café.

Boa Sorte

Ok, hoje já vou tratar disso. o medicamento que me aconselhas é o esha2000? A água da torneira sai com ph 8 sim. Penso que é normal por aqui.

Obrigado pelas dicas Rui.

O k será esta cena de o gajo se abanar todo? porquê k ele começa a ficar com a cabeça com coloração normal e depois volta a escurecer?

abraço

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Não faço a minima ideia a unica vez que tive os discus a mudar de cor foi quando coloquei Flagyl na Agua e depois passou. Com esse PH a sair da Torneira vais ter muito trabalho a criar discus.

Qual é o V/ ph ai em lisboa?

A ideia inicial não era criar. neste momento pretendo conhecer melhor o comportamento deles e perceber quais as necessidades deles. Tal vez um dia pense em criar, mas isso será sempre lá para a frente. Até porque estes meninos ainda tem que formar casais, e não sei distinguir se são machos ou femeas... nem sei se isso é possivel sem postura...

Sabes fazê-lo?

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Olá não queria dizer "criar" mas sim "manter" a Agua que sai aqui em benfica é 6.5 é sair da torneira com temperatura amena e colocar no aquario directamente não custa nada ;)

O "sexo" dos dicus é muito dificil de saber é claro que existem muitas teorias :transport027:

Bem! isso é que é sorte!!!! lol

Eu não acho muito normal ter um ph de 8! É muito elevado! Deveria andar na ordem dos 7, mas pronto...

Pois eu tb achava isso.

Deixo aqui uma mais umas fotos dos meus disquinhos!!! ;)

gallery_31459_1292_2366091.jpg

Este era o que estava doente, e agora é ele quem manda no grupinho!!!

gallery_31459_1292_2849899.jpg

Alguém sabe identificar a espécie?

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

so consegues tratar do animal com medicamento e aumento de temperatura, mais uma vez te digo esha2000 e exit , se nao nao vai la. boas

Publicado:
O marques já me tinha aconselhado o esha 2000, mas ainda não vi aqui pelas lojas de aquariofilia...

Se alguém me souber dizer algum sitio aqui no porto, agradeço!

Viva,

no Max-Mat de Valongo tem uma secção de animais e lá arranjas o Esha 2000.

Boa sorte para os teus Discus.

Cumprimentos,

Jorge Cunha

Bom dia minha gente,

ontem fiz discu ao sal!!!!!

Fui a uma loja de aquariofilia e em lugar de potazol venho com backtopur direct (o das pastilhas). no exterior da caixa diz para tratamento interno e externo, e depois de explicar ao lojista o que ele tinha e de mostrar fotografias, à e tal, o backtopur direct é o mais indicado. Como estava com o pé a trás em colocar medicamentos no comunitário, lá optei eu por seguir a indicação de um dos membros do forúm...

Peço desculpa aos outros, mas entre tantas sugestões tenho que escolher uma!

Então qual foi o tratamento???

uma colher de sopa rasa com sal penso que para 60 lts. Assim, para 1.5 lts utilizei uma colher de café com sal rasa.

5 minutos cronometrados, e depois voltei a colocá-lo no aquário.

ficou com a pele muito escura mas desapareceram as manchas de muco de um dos lados, agora vou voltar a insistir, só não sei se deva fazê-lo hoje ou dia sim, dia não!

venham de lá os palpites!

cumps

Jorge

Editado por pec04004

Viva,

tem em atenção que o Backtopur Direct DESTRÓI TODAS AS BACTÉRIAS (as boas e as más), por isso depois de aplicares tens de fazer todo o processo do ciclo novamente.

Cumprimentos,

Editado por X11

Jorge Cunha

Boas,

Pois, foi precisamente isso que me fez não o aplicar... Voltar ao inicio signica mudar os peixes, e para onde? Tudo bem que com nitrivec da sera poderia acelerar o ciclo, e claro que a água depois de tratada até podia não ser muito má para eles. Pergunto, vale a pena arriscar? e os banhos com sal, não lhe faram bem, uma vez que se tratam de parasitas EXTERNOS!!!! se fosse interno ele não se cossava nas plantas.

Pensei que hoje o ia encontrar morto, mas até estava agressivo com os outros discus!

cumps

jorge

Editado por William
quote desnecessário

Viva Jorge,

não precisas de mudar os peixes. No fim do tratamento com Backtopur Direct colocas durante 2 dias carvão activo no filtro para eleminar o medicamento e colocas todos os dias durante 7 dias o Nitrivec e fica tudo bem.

Tpa's com fartura.

As melhoras para os teus Discus.

Cumprimentos,

Editado por William
quote desnecessário

Jorge Cunha

Então, mas o tratamento com sal não é indicado para o discu?

Ou faço em conjunto backtopur direct mais sal ao gajo?

Cumprimentos

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Bom dia a todos!

Sábado voltei a dar banho com sal no discu, e desta vez extendi a outro que também se andava a coçar mas que não aparentava estar tão debilitado como este que poderam ver nas fotos.

Desde esse dia que todos os meus discus se tem alimentado bem. Inclusive o mais debilitado.

Tudo que cai na água é paparoca da boa... São muito pouco esquisitos.

Deixo aqui o plano de alimentação que pretendo implementar a partir de hoje.

Segunda - bloodworms secas + granulado; 1xpor dia

Terça - flocos vipan + granulado; 1xpor dia

Quarta - artemia strimps + granulado; 1xpor dia

Quinta - bloodworms congeladas + granulado; 1xpor dia

Sexta - flocos de spirulina + granulado; 1xpor dia

Sábado - flocos vipan; 1xpor dia

Domingo - granulado; 1xpor dia

TPA's de 30 % ~ 50 lts

Terça e Quinta.

Limpeza do filtro semanal.

Gostava de saber qual a vossa opinião sobre este plano que proponho e quais os ajustamentos que sugerem!

Um abraço

Jorge

Publicado:

Fico contente por saber que o discu está de boa saúde na alimentação só existe uma regra para comerem bem " Diversificar" e não dar em quantidades exageradas para não poluir o aqua.

Um abraço

Rui

Publicado:

hola jorge

bem, pelo visto temos boas notcias né!!! o pequeno esta melhor, me alegro muito em saber, poe mais fotinho deles pra gente ver..hehehehe

felicidades :dancing:

tina pinto..

Boas tina!

Obrigado pelo interesse.

o pequeno estava melhorzinho, mas não aguentou! Durante a semana que passou morreu.

Estive para fora e por isso não pude colocar aqui nenhumas fotos. Durante o decorrer desta semana vou postar novas fotos dos meninos!

Alguém me sabe dizer como desparazitar discus? Para além dos banhos de sal.

Cumprimentos

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Boas

Os banhos de sal são para parasitas externos, para parasitas internos podes utilizar o flagyl 250mg / 50 L durante três dias depois fazer tpa ou então se os discus estiverem a comer adiciona-lo na comida ou então podes usar o fluvermal 1ml / 10L ao fim de dois dias fazer tpa.

Cump

Marques

Viva Marques!

no post anterior fui muito telegráfico. Vou acrescentar mais umas

Relativamente à desparatização tenho o backtopur direct (diz para parasitas internos e externos) e pensava em utilizar isso. Alguém acha melhor não e porquê? Vou aplicar no comunitário.

Isto fará com que a colónia de bactérias irá ao ar! Como poderei resolver isto? Ou não vale a pena preocupar-me, apenas terei que ter cuidado com excesso de alimentação e fazer TPA´s regulares?

Outra dúvida que se me coloca! Alguma espécie (red´s, caridina japónica, caracóis tipo zebra que não sei o nome, peixe elefante, etc) poderão sofrer com o medicamento?

Cumprimentos a todos!

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Publicado:

Alguém é capaz de dizer o porque do aparecimento de parasitas externos nos aquas?

E qual a maneira a forma mais indicada de os combater/eliminar?

ola,

Nunca conseguiras eliminar, mas uma forma de minimizar o aparecimento dos parasitas ]e a quarentena dos proximos discos que adquirires.

Eu faco quarentenas de 2 semanas com Hexamita e depois flagyl de 2 em 2 meses no aqua dos discus.

outra regra basica e TPAs pois poupas na farmacia e saude dos bichos...

Boa sorte e diverte/te

cumps,

pE

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário