Recommended Posts

Publicado:

PS: Claro está atenção ao cloro e parâmetros de agua que vai entrar.Mudar para água pior não convém.E esses Gyrinocheilus aymonieri a meu ver não são peixes compatíveis com discus...

Cumprimentos

• Replies 108
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
Boas

Sem dúvida um problema com a agua.Tantos discus a entrarem ao mesmo tempo, não sabendo se passaram pela quarentena...Um autêntico problema.Convém saber os parâmetros todos certinhos, e medir a amónia e nitritos.O aumento da temperatura para 34º é que acho fazer mais mal que bem nesta situação.Pelo aspecto de alguns peixes à superfície, deve haver carência de oxigénio.Seja qual for a razão dessa carência abusa das mudas de agua, renova o ambiente, elimina amónia e nitritos, assim como a população de parasitas das guelras se for caso disso ou bactérias existentes na agua.Como já foi dito partir já para um tratamento é um tiro no escuro, quando à partida os sintomas são de má qualidade da agua.ABUSA nas mudas de agua.Se quiser combinar posso dar ai um salto e dar um parecer "in loco" que é mais certo.

Por mim pode ser quando quiser. Até agradeço a disponibilidade. Toda a juda vai ser pouca até conseguir começar a dominar alguma coisita.

Quando é que achas que podias lá ir? Desde que não cause transtorno claro.

Mais uma vez obrigado!

Publicado:

Ora boas noites!!!

Então estou neste momento a sentar-me depois de estar desde as 21:30 até agora de volta do aquário a remover toda a fauna que andava a incomodar os discus!!!

Venho cá para mais uma vez solicitar a vossa ajuda.

A nevoa continua de volta do discu. e vejo-os a cossarem-se nas plantas!!! hum... Mau sinal!!!

O que me aconselham a fazer?

Desde já obrigado! isto não está a correr nada bem e daqui a nada tenho que me ausentar por uma semana!!

Cump.

jorge

Publicado:

hola jorge

tenha calma,sacar estes pestes Gyrinocheilus aymonieri nao deve ter sido tarefa facil mais enfim fizestes muito bem eles incomodam ate quem ve..tirei 2 do aqua hoje. ja desdes um paso a favor, 2º va fazendo as mudas as tpas as trocas de agua com maior frecuencia e talves varias vezes ao dia,ou pelo menos de manha e de noite se o problema é amonia e nitritos e outros que nao sei especificar,penso que ete paso a mais sera definitivo e o mais favoravel, so nao entendi uma coisa se é com ou sem sal? de qq forma acho que vale a pena deixar claro o sal tem que ser sem iodo ate onde eu pouquissimo sei e tem que ser muito bem diluido em uma pequena porçao de agua e depois acrescido na troca total fora do aqua ou seja a mistura entra toda pronta. que me corrijam os mais experientes é um favor.

nao tenho nenhum disquinho :animal_fish: mas ainda chego la .qto aos teus espero que se recuperem o mais prontamente.sucesso.

fiquei feliz pelo desfeixo entre as partes que a paz Reine no Forummm entre os Peixes de Boa Vontade!!!!! :doofywave:

cumps

tina pinto

Publicado: (editado)

Hola tina!

Bolas, sacar os Gyrinocheilus aymonieri !?!?!?!?!?!?!?!? Tive que tirar plantas tronco tudo!!! São impossiveis!!!!

So não sei o que lá colocar para resolver o problema das algas. Alguém tem alguma sugestão?

Bem e quanto ao discu tenho a dizer-vos, que o menino come bloodworms congeladas (claro que as dou descongeladas) que é uma coisa!!!! o granulado não lhes liga!!! não percebo!

Quanto às trocas parcias eu estou a fazê-las sem adicionar absolutamente sal nenhum. Apenas acondicionador na água!!! Ontem mudei quase 50%...

Mas os meninos continuam a coçar-se nas plantas.

K me aconselham?

Cump,

Jorge

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Boa noite!

O discu que está com nevoas já só respira por um dos lados! será que alguém me pode dizer motivo e como resolver o problema?

Obrigado e boa noite!

Bom dia!

Antes demais Tina, obrigado pela ajuda.

Agora precisava que me confirmassem que realmente é a melhor solução adicionar um bactericida junto com um parasiticida!?!?!?

Depois qual o melhor medicamento a introduzir no aqua?

Outra coisa o esho200 serve para que? O marques aconselhou. se servir para tratar estes problemas confirmem-me p.f.

Editado por William
quote desnecessário

Boa noite a todos!

Então continuando esta aventura com os discus e actualizando a informação sobre os mesmo tenho a dizer que o discu com as nevoas nos olhos está bastante melhor! já perdeu a cor escura e voltou a cor clara, a nevoa sobre os olhos diminui bastante e a respiração está normal. Alimentação lindamente e parece assumir o controlo do grupo!

Agora tenho outro (o da 3ª foto) que está muito escuro e com pontos brancos no corpo, com muito muco produzido tambem. Alguém me pode dizer qual o melhor tratamento para esta situação? Amanha vou tentar postar um foto.

outra coisa que vos tenho a dizer é que ao contrário do que pensava o meu ph estava elevado. Estou a tentar descê-lo lentamente. É o problema da aferição dos valores com as fitas. É preciso ter um rigor enorme e fazer os passos direitinhos (contar os 60 s religiosamente!!)

Agradeço toda a ajuda que me possam disponibilizar.

Cump

Jorge

PS: Não fiz qualquer tratamento ao discu que estava com nevoas e parece-me que recuperou lindamente. Obrigado ao varez, ao marques, ao jcc e tina pelas dicas que foram dando.

Editado por pec04004
Publicado:

Minha gente, como prometido deixo aqui umas fotos (a qualidade como é costume não é grande coisa) onde se pode ver como o discu está escuro e as manchas e muco sobre o corpo.

O doentinho!

gallery_31459_1292_2972200.jpg

gallery_31459_1292_148906.jpg

gallery_31459_1292_2107415.jpg

gallery_31459_1292_172575.jpg

gallery_31459_1292_916496.jpg

O que me parece estar a recuperar!

gallery_31459_1292_2698696.jpg

Publicado:

Ontem estive a fazer medições na água.

Ph - 7.2

kH - 5º dkH

gH - 7º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

Provalvemente o problema que tenho tido com os discus deveu-se ao choque de valores de ph em que estes estavam (6.:) e os valores que encontraram no meu aqua.

Penso que o ideal para resolver o problema dos discus seria baixar gradualmente o ph do meu aqua para uns 6.9.

Tenho feito TPA's diariamente de cerca de 8 litros sendo que a água que adiciono tem um ph na ordem dos 8.0.

Devo começar a baixar o ph na agua que estou a adicionar, ou directamente no aqua?

Alguém me pode dizer qual a melhor forma de o fazer? e de que modo devo proceder?

cump

Jorge

Publicado:

hola jorge

me desculpe mas eu nao sei nada sobre discus, percebo a dificuldade que vc se encontra, este peixe esta com um aspecto muitissimo prejudicado e acredito que alem de insistir nas tpas, vc deve ler muito e estudar os peixinhos, nao esquecendo de uma seguida observaçao, e nem sei mais oque, ......

agora qto aos que tem mais experiencia por favor estou verdadeiramente perplexa com a falta de atitude.

pq se afinal o joprge errou em um ou varios aspectos o erro ja foi cometido e soluçoes ham de ser muitiissîmo bem vindas, e eu nao estou vendo empenho nenhum de todos que passam por aqui, olham a confusao e dao as costa sinceramente ..... :music_singguitar:

sem comentários

e que me desculpem a franquesa

tina pinto

Ontem estive a fazer medições na água.

Ph - 7.2

kH - 5º dkH

gH - 7º dgH

NO2 - 0,0 mg/l

Provalvemente o problema que tenho tido com os discus deveu-se ao choque de valores de ph em que estes estavam (6.:music_singguitar: e os valores que encontraram no meu aqua.

Penso que o ideal para resolver o problema dos discus seria baixar gradualmente o ph do meu aqua para uns 6.9.

Tenho feito TPA's diariamente de cerca de 8 litros sendo que a água que adiciono tem um ph na ordem dos 8.0.

Devo começar a baixar o ph na agua que estou a adicionar, ou directamente no aqua?

Alguém me pode dizer qual a melhor forma de o fazer? e de que modo devo proceder?

cump

Jorge

Ola boa tarde. Não sou de todo a pessoa com mais experiencia neste forum. Mas posso dar-te um conselho? Põe no teu filtro turfa. Para além de te ir baixando o ph lentamente, tb te vai ajudar a baixar a dureza. Porque segundo os paramentros que dizes ter, estão algo altos. Mas quando o fizeres, vai verificando os valores de Ph , Kh e Gh, para que não desçam demasiado. Já agora que temperatura tens no teu aqua?

Ah e já agora. Se me permites, acho que o Ph deveria estar mais proximo dos 6.5 do que dos 6.9.

Editado por meninamaria86
Publicado:

Boas

Para mim foi da qualidade da agua em termos de bacterias existentes e do estado dos peixes quando os comprastes e vou passar a explicar o porque:

- pelo menos a minha experiencia diz-me que os discus suportam melhor a passagem para um ph superior ao que estavam a habituados do que para um inferior.

- um discu para ficar como ficaram os teus não podiam estar saudaveis porque senão não ficariam num estado tão debelitado rapidamente, o que se pode comprovar pela sua observação pois estão magros

Por isso se fosse eu caso não estivessem todos doentes separava apenas os doentes para outro aquario com pedra difusora e termostato subia a temperatura para 32º administrava um bactericida como o praziquentel e punha umas vitaminas na agua

E punha de lado essa questão de baixar o ph.

Cump.

Marques

Publicado:

Boa tarde, para baixares o PH, faz TPA com agua do Fastio Engarrafada, a quem diga que colocares Turfa No filtro Externo também ajuda apesar de escurecer um pouco a Agua. Mas se queres "tentar" salvar os teus discus ;

Retira todo o areão, plantas e troncos vai facilitar as TPA já que consegues ter o fundo do aquario limpo com muita facilidade faz os tpa´s de 30 % do aquario todos os dias com agua engarrafada e depois diz-me se o PH baixa ou não. Vai ter que baixar ! Espero que vás a tempo de os salvar.

Quando establizares o PH vais adicionando a decoração sempre vigiando o Ph, NO etc......

Boa Sorte

Rui

Olá. Desculpa mas não sou da mesma opinião. Muitas das vezes o problema com os peixes não é doença, mas sim a qualidade e os parâmetros da água em que estão. Os discos são naturalmente provenientes de águas ácidas (5,5 e 6,0 de Ph) temperaturas altas (28-30º) e são intolerantes em relação a amónia, nitratos e nitritos, assim como com variações bruscas dos parâmetros da água.. Quanto mais cedo estabilizar os parametros no aquario, melhor. Pode ser só esse o motivo da "indisposição" dos discos, que devem estar stressados e com o sistema imunitário debilitado,por terem tido algumas companhias que não seriam as melhores no aqua, e por terem parametros tão diferentes dos que realmente necessitam. Vitaminas não fazem mal nenhum, pelo contrário. Mas acho que medicação neste momento não será o mais indicado. Acho que enquanto não tiveres a certeza do que causa o problema no peixe, mais vale não medicar.

Eu estabilizaria os parâmetros da água lentamente (referi a turfa porque para além de ser um método menos artificial de baixar o ph, fa-lo lentamente) para não os stressar ainda mais, alimentava-os bem, e continuava com TPA´s.

Mas pronto. Como disse é apenas a minha opinião. ;)

Cumprimentos

Editado por meninamaria86
Publicado:
hola jorge

me desculpe mas eu nao sei nada sobre discus, percebo a dificuldade que vc se encontra, este peixe esta com um aspecto muitissimo prejudicado e acredito que alem de insistir nas tpas, vc deve ler muito e estudar os peixinhos, nao esquecendo de uma seguida observaçao, e nem sei mais oque, ......

agora qto aos que tem mais experiencia por favor estou verdadeiramente perplexa com a falta de atitude.

pq se afinal o joprge errou em um ou varios aspectos o erro ja foi cometido e soluçoes ham de ser muitiissîmo bem vindas, e eu nao estou vendo empenho nenhum de todos que passam por aqui, olham a confusao e dao as costa sinceramente ..... :)

sem comentários

e que me desculpem a franquesa

tina pinto

Hola Tina,

;)

Obrigado pelo post!

É como já referi atrás. Alguns dos membros tem dado dicas importantes e de grande utilidade.

Mas as coisas são como são e, embora possa ter colocado os discus cedo demais, agora só me resta tentar salvares os meninos. Estou a gostar imenso desta aventura.

O que tinha as nevoas nos olhos está com um comportamento impecável. Devora TUDO!!!! Toda a comida que lhe possa dar é pouca! Está com as cores a ficarem cada vez mais vivas!

Agora o outro ficou com este problema que não tinha inicialmente! a origem não faço ideia qual seja, mas de qualquer forma, vou conseguir salva-lo! ontem à noite já pude observar algumas melhorias. Já estava com parte da cabeça com uma cor normal, já procura timidamente a comida! Estava na dúvida quanto a fazer a tpa ontem, mas se estava a resultar, resolvi continuar com isso.

Estou a aprender muito e estou convencido que vou conseguir resolver o problema. É preciso paciência, mas vou conseguir!

Obrigado! ;)

Ola boa tarde. Não sou de todo a pessoa com mais experiencia neste forum. Mas posso dar-te um conselho? Põe no teu filtro turfa. Para além de te ir baixando o ph lentamente, tb te vai ajudar a baixar a dureza. Porque segundo os paramentros que dizes ter, estão algo altos. Mas quando o fizeres, vai verificando os valores de Ph , Kh e Gh, para que não desçam demasiado. Já agora que temperatura tens no teu aqua?

Ah e já agora. Se me permites, acho que o Ph deveria estar mais proximo dos 6.5 do que dos 6.9.

Não será melhor aguardar que os peixinhos se habituem estes valores, recuperá-los e após isso baixar o ph lentamente? Ou então baixar o ph das tpa antes de introduzir no aqua?

Boas

Para mim foi da qualidade da agua em termos de bacterias existentes e do estado dos peixes quando os comprastes e vou passar a explicar o porque:

- pelo menos a minha experiencia diz-me que os discus suportam melhor a passagem para um ph superior ao que estavam a habituados do que para um inferior.

- um discu para ficar como ficaram os teus não podiam estar saudaveis porque senão não ficariam num estado tão debelitado rapidamente, o que se pode comprovar pela sua observação pois estão magros

Por isso se fosse eu caso não estivessem todos doentes separava apenas os doentes para outro aquario com pedra difusora e termostato subia a temperatura para 32º administrava um bactericida como o praziquentel e punha umas vitaminas na agua

E punha de lado essa questão de baixar o ph.

Cump.

Marques

Viva Marques,

Obrigado pelas dicas!

Eu sou da opinião que não devo mexer nos valores de ph até estes meninos estarem totalmente recuperados e ambientados. Apenas após isso tentar descê-lo. Mas penso que isso vai acontecer naturalmente com o tempo. Além disso com a injecção de CO2 o ph tb tende a baixar! Até porque após a recuperação deles, tenho ideia que deva reduzir as tpa's. neste momento vou voltar à carga com tpa na ordem dos 40 lts diários. Só não sei se devo fazer acerto do ph das tpa's! O k achas?

Queria evitar a adicção de qualquer medicamento uma vez que teria de mudar o peixe para um outro aquário e tenho muitas dúvidas de como fazê-lo!

Por Exemplo:

Devo colocar água do aquário comunitário? certo?

Não tinha a certeza de se seria necessário filtro ou não! pelo teu post, NÃO!

Não tenho bomba de ar! como posso resolver este problema sem bomba de ar?

Boa tarde, para baixares o PH, faz TPA com agua do Fastio Engarrafada, a quem diga que colocares Turfa No filtro Externo também ajuda apesar de escurecer um pouco a Agua. Mas se queres "tentar" salvar os teus discus ;

Retira todo o areão, plantas e troncos vai facilitar as TPA já que consegues ter o fundo do aquario limpo com muita facilidade faz os tpa´s de 30 % do aquario todos os dias com agua engarrafada e depois diz-me se o PH baixa ou não. Vai ter que baixar ! Espero que vás a tempo de os salvar.

Quando establizares o PH vais adicionando a decoração sempre vigiando o Ph, NO etc......

Boa Sorte

Rui

Obrigado Rui!

Bem-vindo ao tópico!

Fazer todas essas alterações no aquário parece-me dificil e mau principio. PK? porque penso que estou a sujeitar os discus a um elevado stress. Depois logisticamente ia ser muito complicado. Porque achas que o areão, plantas ou troncos estão a provocar alguma degradação na água!? As plantas tem tido um crescimento normal, estão em boas condições, embora me tenham aparecido algumas algas, que certamente tiveram que ver com o facto de ter insistido mais com a alimentação deles. Mas se eu os retirar vou diminuir a capacidade de transformação de nitritos em nitratos e por ai fora (ciclo natural). Ou estou a pensar mal?

Neste momento tenho possibilidade de viagiar ph, gh, kh e no2. E tirando o valor elevado do ph, penso que o resto está bom!

Vou mais ao encontro daquilo que diz o marques. Estes gajos já vinham frágeis, até pela viagem a que estiveram sujeitos (um fds em viagem) descida brusca de ph e posterior acondicionamento deles na loja! e ainda depois a ambientação no meu aqua. Realmente não tinha os parametros que pensava ter!

Olá. Desculpa mas não sou da mesma opinião. Muitas das vezes o problema com os peixes não é doença, mas sim a qualidade e os parâmetros da água em que estão. Os discos são naturalmente provenientes de águas ácidas (5,5 e 6,0 de Ph) temperaturas altas (28-30º) e são intolerantes em relação a amónia, nitratos e nitritos, assim como com variações bruscas dos parâmetros da água.. Quanto mais cedo estabilizar os parametros no aquario, melhor. Pode ser só esse o motivo da "indisposição" dos discos, que devem estar stressados e com o sistema imunitário debilitado,por terem tido algumas companhias que não seriam as melhores no aqua, e por terem parametros tão diferentes dos que realmente necessitam. Vitaminas não fazem mal nenhum, pelo contrário. Mas acho que medicação neste momento não será o mais indicado. Acho que enquanto não tiveres a certeza do que causa o problema no peixe, mais vale não medicar.

Eu estabilizaria os parâmetros da água lentamente (referi a turfa porque para além de ser um método menos artificial de baixar o ph, fa-lo lentamente) para não os stressar ainda mais, alimentava-os bem, e continuava com TPA´s.

Mas pronto. Como disse é apenas a minha opinião. ;)

Cumprimentos

Se alguém poder esclarecer estas dúvidas todas que coloquei agradecia!

Obrigado a todos que tenha contribuido para a minha aprendizagem.

Mais uma coisa relativamente a isto, penso que a melhor forma de assimilar todos estes conceitos, é reunir a informção e passar pelas situações. Com isto tenho aprendido muita coisa. Seja com os vossos comentários, seja com a informação que vou recolhendo!

Ab

Jorge

PS: temperatura a 30ºC

Publicado:

Boas peco. Como já tinha dito no tópico antes, penso que o maior problema aqui é mesmo o Ph alto e já agora a dureza tb. E , na minha opinião,penso que resolvendo esse problema o mais cedo possível, mais depressa e mais facilmente recuperarão. Não sei como está o apetite dos teus peixitos. Mas já tive uma vez, por erro grave meu que coloquei uma pedra calcaria no aqua, o Ph um pouco mais alto. Para além de segregarem imenso muco e ficarem meios apáticos, comiam muito mal ou nada simplesmente. Eu arriscaria baixar o Ph , mas saliento, muito lentamente, que é para não stressar mais os teus disquinhos.

Publicado:

Olá .... tenho discus a algum tempo no entanto também estou sempre a aprender mas em qualquer tipo de peixe o mais importante e a qualidade da agua por isso sugeri que tirasses todo o tipo de equipamento "desnecessario" aos discus.

Nunca vi um aquario de discus com PH 7.2 exceptuando alguns casos de discus selvagens. Vamos supor que o PH onde estavam na loja era 6.4 ? Estás a enfraquecer todo o sistema imunitário dos peixes, mantendo-o a esse nível de PH.

Porque se vais ver tudo mexe com o equilibrio da Agua;

Pedras ..... pode subir o PH.

Co2 num aquario como teu desiquilibrado pode ser perigoso porque quando ligas e desligas o co2 os parametros do PH também oscilam.

Comida em excedente no fundo do aquario aumenta nitratos. Retira tudo do fundo do aquario durante 2 dias a dá comida congelada como a artemia e depois diz-me como o fundo do aquario ficou ..... eu digo-te todo sujo.

Quando li este "post" o problema no teu caso era establizar a "AGUA" e só com boa qualidade desta é que os discus ficam sem problemas.

Para te falar no meu caso mudo de agua de 2 em 2 dias cá em casa, cerca de 30 a 40%. E retiro tudo o que é sujidade do fundo do aquario.

Nunca me morreu um disco e crescem a olhos vistos porque ao retirar do aquario cerca de 100 litros de agua mantenho - os saudaveis.

A primeira coisa que me ensinaram na aquariofilia foi " Faz TPA´s com fartura :character0050: que mal não faz."

Fala aqui no forum com os criadores como eles mantêm as maquininhas :) não é parando os tpa´s para establizar porque isso é o pior erro que estás a fazer. Aposto que todos eles fazem tpa´s todos os dias e alguns varias vezes ao dia. É a unica maneira de os fazer crescer rapidamente e te-los saudáveis.

Um abraço e como em todos os foruns, ninguem tem o "dom" absoluto da verdade. Todos os aquarios são diferentes. Isto é só a minha opinião. Mas uma coisa tenho a certeza quando existe peixes doentes, temos que retirar todos os factores que façam oscilar os parametros da Agua.

E depois de establizado ir acrescentando aos poucos o "Hardscape" do mesmo.

Rui

Publicado:

ola primeira coisa que tens que fazer se e que ja fizeste e mudanca de agua ,depois ,visto que o disco se encontra no comunitario e adicionares o medicamento para o oodinio e para fundos , que e o mal do disco ,durante uma semana medicamento para cima que ele agora so vai la com tratamento ,e visto que isso e uma doenca que passa para outros discos e fazeres no comunitario.

Publicado:

o medicamento e o esha 2000 e o exit podes adicionar os 2 ao mesmo tempo. que nao tem problema nenhum.

Publicado:

Boas, acabei agora de fazer a tpa's, 40lts fora, 40 lts dentro. Primeiro alimentei-os, só depois a mudança de água!

Aquilo que pude observar foi que 2 comem para burro. Outro começa a procurar comida. E o que está com pior aspecto é que come muito pouco!

Eu vou continuar a abusar das tpa's, mas cada dia que passa sem o discu apresentar melhorias, é um dia que caminha para a morte dele...

Pela que percebo dos vossos post, trata-se ou de choque de ph, ou de parasitas externos! correcto?

O marques já me tinha aconselhado o esha 2000, mas ainda não vi aqui pelas lojas de aquariofilia...

Se alguém me souber dizer algum sitio aqui no porto, agradeço!

Relativamento ao layout já à 3 dias que não tenho qualquer pedra dentro do aqua! Precisamente por pensar que a mesma poderia estar a subir o ph, mas trata-se de uma pedra que trouxe de uma ilha vulcanica! Não identicar qual o tipo de rocha!

Só de pensar em retirar tudo de novo!!! :puppydogeyes:

Eu já estava a pensar em mudar o layout do aquário, acho que agora vou ter um pretexto!!! Mas estou aqui a pensar que tirar a areia/substrato fertil... Ai, ai, ai!!! (Rui, isso torna-se assustador!!!)

Mete dó o estado do gajo! era o discu mais lindo! vamos lá ver como passa a noite hoje!

Só de pensar em fazer isso durante a semana até me dá uma coisinha má!

O tronco não me tende a baixar a dureza e o ph da agua? Se calhar é penso parvo! mas pronto, quem souber a resposta... pode partilhá-la connosco!

Abraço e obrigado pela ajuda a todos!

Jorge