Recommended Posts

Publicado (editado)

Pois é.. no seguimento do tópico "2 x 45L" deixo aqui mais uma montagem, sendo esta feita no aquário da direita e destinada ao Sulawesi. (Parece que está na moda..)

Deixo só aqui agora a foto do hardscape para acalmar esta gente..

Amanhã deixo o setup e foto com o gajo já cheio. :flick_tongue:

1-8.jpg

Cumps

Editado por Miguel Reis
  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:
ta muito fixe nem é preciso meter plantas

A minha ideia é não meter nada de flora se meter será umas Anúbias muito nanas ou eleocharis parvula.

Estou habituado aos plantados e ver um aquário sem plantas ainda me faz confusão.. :D

Feio até dizer chega possa... :flick_tongue:

Chiu.. Estás a roer-te de inveja por dentro! :)

Cumps

Publicado:

Boas

Promete ;) fico á espera das novidades .

Abraço

Paulo Silva

Publicado:

Boas Miguel.

Tenho amanhã teste sobre a Mensagem de Fernando Pessoa, estava aqui a ler umas coisas que ele escreveu enquanto via o tópico e acho que se adapta um verso muito conhecido que ele escreveu: "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"

Não é só pelo aquascaping criar obras primas, o aquário só pela sua simplicidade já está muito bom

Parabéns pelo layout, vou acompanhar para ver o resultado final!

Publicado: (editado)

Olá Miguel,

Está com bom aspecto.

Um pouco de Aquascaping e um pouco de Biótopo dão sempre um toque mais pessoal e atractivo.

Alguns apontamentos de Eleocharis por entre as pedras é quanto baste para dar algum contraste verde e realista ao ambiente da Fauna.

Anubias ficariam bem se tivesses troncos mas, como não parece ser o caso, acho que apenas com Eleocharis fazes a festa.

Sugestão Nº1: se colocas plantas, evita os Tylomelania sp.

Vão-se mandar às plantas como se não houvesse amanhã. Desde plantas de folha tenra a folha dura, marcha tudo. Eleocharis então é um figo...

Sugestão Nº2: mais área entre as várias pedras de modo a criar espaços apertados entre elas é fundamental para cada indivíduo ter o seu território e não haver conflitos, principalmente entre fêmeas ovadas e outros camarões. Com o crescer da colónia, o territorialismo vai ficando mais patente e é importante haver área para eles se refugiarem, caso contrário vão começar a haver mutilações.

A nova moda está aí e chama-se Sulawesi; é bom ver aquários de bom gosto a nascer para albergar estes camarões. Dá gosto de acompanhar.

Boa sorte com eles!

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Publicado:

fabuloso. :smile2:

estou a preparar algo do género porque acho fantástico este tipo de aquas para sulawesi.

o meu será bem mais pequeno (30*20*15) e também só irei usar "calhaus" e um pouco de eleocharis (é o meu conselho de flora também para o teu).

só ponderaria um aumento do volume/altura de "calhaus" na esquerda, criando mais esconderijos e reforçando o "triangular" da coisa...

e eis-nos a ir ao mais pequeno pormenor, pois no fundo, no fundo... está "de inveja". :thumbup3:

Publicado:
Metaleiro, a pogostemon helferi necessita de luz e fertilização, coisa que não tenciono abordar muito neste projecto. ;)

Cumps

ah ok

so pensei que iria ficar fixe assim

Secalhar o melhor é entao obtares pelas anubias

Cumprimentos, Pedro Santos

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Sugestão Nº2: mais área entre as várias pedras de modo a criar espaços apertados entre elas é fundamental para cada indivíduo ter o seu território e não haver conflitos, principalmente entre fêmeas ovadas e outros camarões. Com o crescer da colónia, o territorialismo vai ficando mais patente e é importante haver área para eles se refugiarem, caso contrário vão começar a haver mutilações.

Antes de mais obrigado pelas sugestões, obviamente que as terei em conta. ;)

Em relação à sugestão nº2, eu próprio admito isso. Ontem em conversa particular com o Rui Granja, disse que a minha ideia inicial era ter levantado mais o lado esquerdo até meia altura do aquário mas tal foi-me impossível devido aos calhaus. Ainda andei a inventar mas não batia certo.

Acabou por ficar assim.

fabuloso. ;)

estou a preparar algo do género porque acho fantástico este tipo de aquas para sulawesi.

o meu será bem mais pequeno (30*20*15) e também só irei usar "calhaus" e um pouco de eleocharis (é o meu conselho de flora também para o teu).

só ponderaria um aumento do volume/altura de "calhaus" na esquerda, criando mais esconderijos e reforçando o "triangular" da coisa...

e eis-nos a ir ao mais pequeno pormenor, pois no fundo, no fundo... está "de inveja". nyah

Como respondi ao André, ponderei o aumento do volume mas tal foi impossível devido aos calhaus. Não quis andar à marreta e usei as pedras tal e qual como vieram. :)

EDIT: Obrigado aos restantes comentários de incentivo. :)

Cumps

Editado por Miguel Reis
Publicado:
Muito Bom Miguel =D

Agora é so deixar crescer xD

Talvez ficasse fixe so umas Pogostemon Helferii ,acho que ficava fixe.

Cumpz

o tipo nao mete o setup um gajo nao pode dar sugestoes pk nao sabe a iluminaçao nem nada

mas o meu pogostemon helferi so tem mesmo luz e co2 e cresce que nem doido todas as semanas a podar

Publicado:

Em vez de anubias porque não uns pezinhos de marsiella espalhados pelo aquario? A planta é bastante pequena e rigorosamente não exigente... cheguei a ter a crescer as escuras! E eleocharis na traseira também era boa ideia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Não tenho a vossa vida, meus amigos.. Só cheguei agora a casa..

SETUP:

Dimensões: 50x30x30
Iluminação: 2x39W daylight (2x39W em 1 metro tendo 39W em cada aquário.)
Aquecimento: 50W
Filtragem: Cascata 200l/H
Substrato: ADA AQUASOIL AMAZONIA
Hardscape: Xisto
CO2: N/a
Flora: Logo se verá.
Fauna: Idem.

Cumps

Editado por Miguel Reis
Publicado:

Diogo, não me tinha lembrado da marsilea hirsuta. Não me irei esquecer de ter isso em consideração.. Tenho de parar e olhar um pouco para o aquário (tempo não abunda) e decidir a flora. :eusathink:

Cumps

Publicado:

Estou de acordo com o que foi dito em cima pelo André Silvestre, tem de haver mais espaço entre as várias pedras, senão vai ser complicado, a disposição parece agradável, mas parece-me muito curto o espaço, esta espécie de camarões raramente anda por espaços abertos, logo esse espaço do lado direito raramente vai ser ocupado e que neste caso é quase o equivalente à zona das pedras. Quanto a plantas com Tylomelania fazem quase 99% delas parte da EMENTA, por isso só de folha rija vão durar mais algum tempo, mas é uma opção.

Francisco Ramalho

Publicado:

Os meus Tylomelanias sp atiram-se a plantas de folha mais tenra.

Os "superyellow" atiram-se a quase tudo menos às anubias (qd não as "ratam" nas extermidades das folhas).

Dou-lhes courgettes e cenouras pré-cozidos e posteriormente congelados - é vê-los a "cheirar" à procura dos tesouros.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.