E-nuno Publicado Março 11, 2009 Publicado Março 11, 2009 (editado) Olá! Tal como se disse neste tópico, tive alguns problemas com os meus camarões, que começaram a ter espasmos e um comportamento estranho... pus carvão activado, não fosse o caso de estar algum metal estranho na água... Hoje, após eles estarem há una dias saudabilissimos, a comer direitinho e com um comportamento normal decidi tirar o carvão... e duas horas depois estão com os mesmos sintomas outra vez Não entrou nada no aqua a não ser a comida (cenoura e ervilhas esmagadas e uma comida da sera, aspiro sempre os restos umas horas depois de comerem, mesmo não sendo nada que aumente muito os nitritos). Já voltei a por o carvão e agora a coisa deve voltar ao normal... mas é uma solução que tem de ser provisória, porque não convém ter la o carvão ad eternum (certo?). Tenho como substrato fertil, debaixo do areão, JBL aquabasis plus. Alguém tem experiência com este (ou outros) substractos e camarões? Será que é isto que os põe doentes? Qualquer metal ou substância que o substrato liberte para a coluna de água... Obrigado! (motivo para editar: esqueci-me de por o link na primeira frase) Editado Março 14, 2009 por E-nuno
labutes77 Publicado: Abril 11, 2009 Publicado: Abril 11, 2009 nimguem diz nada , talvez por nimguem sabe o que possa ser ... eu vou começar pelo obvio, ja que os testes que fizeste parecem bem ... usas algum tipo de ambientador em casa ? insecticida ? incenso ? velas perfumadas ? se com o carvao activo os sintomas desaparecem , doença nao é ... quanto ao substrato , nao conheço , mas acho estranho ter alguma coisa que possa envenenar os camaroes ... e pelo teu topico antigo tudo começou com uma tpa , ja pensaste em refazer o aqua , despejar e voltar a montar ? se tiras o carvao activo e os sintomas voltam , é porque a causa ainda la esta ... " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Ricardo.Fonseca Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Isto é um pouco pa o ar mas os espasmos e essa panóplia de sintomas q descreves deve-se , supostamente, a envenenamento (ou não). Se uas o carvão e os sintomas passam e quando o retiras os sintomas voltam, presumo q possa ter a ver c o susbtrato fértil libertar muitos componentes para a coluna de água e assim evenenar os teus camarões. Se o substracto fértil for recente é muito provável. É uma opinião, Boa sorte Ricardo Fonseca ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
labutes77 Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 ricardo.fonseca ... o substrato pode fazer isso ? eu pensava que sendo para aqua , devia ser livre de perigo ... nunca usei substrato fertil , mas se um dia usar ... vou ter isso em conta, eu tenho varias especies de camaroes ... " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Hugo R. Silva Publicado: Abril 12, 2009 Publicado: Abril 12, 2009 Depende sempre do que o substrato fértil libertar. Por norma um aquário para invertebrado deve estar dois meses montado a maturar (diferente de ciclar). Com determinados substratos tipo ADAS e afins é preciso cuidado logo no inicio pois a carga orgânica libertada é por norma muita, elevando os riscos de morte dos camarões. Alguns dos meus aquários (shrimps)
hugo feio Publicado: Abril 13, 2009 Publicado: Abril 13, 2009 Eu tinha esse areão com red s e palaemonetes pugio.... Nunca me aconteceu nada de nada Testas-te os nitritos ? Nitratos ? Excesso de co2? Mete o setup completo senão não te posso ajudar .....
Recommended Posts