Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou muito triste morreram 3 dos 4 discus que tenho sobrou o do meu avatar mas está muito mal. Agora é tentar descobrir o que passou e recomeçar de novo. Tenho uma suspeita e gostava que me ajudassem e me dessem a vossa opinião inclusive se têm conhecimento de casos semelhantes.

No passado domingo fiz um TPA de 20 a 30 % (aqua de 260 l), até aqui tudo normal, eles não gostam muito de me ver mexer no aqua mas já estão habituados escodem-se e depois passados 5, 10 minutos já lhes posso dar comida e veêm logo ter comigo.

Ontem á tarde o meu discu maior já com 12 cm começou a ficar a vir para cima sinal de falta de oxigenação, mas com a flauta acima da água não me pareceu que fosse, ainda assim fiz uma TPA de 15%, meti o discus trace da seachem e esha 2000, não adiantou nada de manhã estava morto.

Durante o dia de hoje morreram os outros dois, a minha mulher ainda fez um tpa de 10% com água de garrafão mas nada não sobreviveram o que sobrou colocei-o agora noutro aquario (viviparos 96 l), fiz a ambientação mas não vai lá, já está muito mal.

Será que foi da água ?, moro na zona de Odivelas / Lisboa, e nunca me preocupei muito com a água da torneira porque é boa, tem sido sempre aqui e ali faço testes ás vezes ponho aquasafe outras não e nunca me morreram peixes por causa disso, tinha estes discus á cerca de seis, sete meses sem problemas agora morrem assim em 24 horas.

Outro problema que surgiu desde á uma semana para cá foi a minha filha com diarreia e a vomitar o mesmo aconteceu com o meu sobrinho, também com uma colega de escola, inclusive com o meu pai, os médicos dizem que é uma virose, somos todos da mesma zona será que é da água ?

Cumprimentos

Vitor Ramos

Publicado:

Boas,

Sou da zona de Benfica e não sei se somos abastecidos com a mesma agua, mas efectuei uma tpa domingo à noite e até agora tudo bem...

A única fauna que tinhas eram discos nesse aqua?

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Publicado:

Esqueci-me dessa parte, tenho neons, ancistrus, botias, limpa vidros (daqueles que que se dão bem com discus, não me lembro o nome acho que ottos) e uns outros que chamo de "sardinhas" são prateados e com o rabo escuro, tudo bem, nada de baixas, só os discus.

Penso que a água será a mesma, embora em Lisboa seja EPAL e aqui sejam os Serviços Municipalizados, o problema está no tratamento da água nos depósitos cada um faz a sua.

Cumps

Vitor Ramos

Publicado:

Achas que será da agua?!

Eu acho que também iria afectar os neons e os bótia pelo menos.

Tens os peixes com a mesma coloração ou notas diferenças?

Eles (restante fauna) têm o mesmo comportamento ou estão estranhos?

Cumps,

Rodolfo Valentim

assinaturajpeg.JPG

:.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:

Publicado:

Bom, afinal descobri um neon morto, mas tenho cerca de 20 e os outros estão bem, assim como todos os habitantes, esqueci-me das corydoras tenho 4 duas escuras e duas albinas, uma delas (a mais antiga, 1 ano), tem um problema genético falta-lhe metade do rabo e não se vêem os olhos, e continua fantastica corre o aqua todo ás apalpadelas.

Mas parecem-me todos bem.

Lembrei-me da água porque não me lembor de mais nada, no entanto os testes que fiz ao aqua tenho os parametros bons: PH 6,8; NH3 a 0; NO2 a o,1, GH a 120; KH a 40.

O meu blue diamond (avatar), está mesmo muito mal, está no fundo encostado a uma planta, ainda vive mas não deve chegar a amanhã

Morreu o blue diamond, e também 2 neons.

Cometi outro erro não tenho limpo a biobox 2, como tenho o filtro exterior ecco por 300 que limpo com frequencia não liguei.

Será que poderá ser disso?

Vitor Ramos

Publicado: (editado)

Olá apolo21,

Aconteceu-me e tem vindo a acontecer-me o mesmo.

O peixe começa p ficar tímido depois ofegante à superfície e passados uns dias bate (ou não) a bota...

Ainda não descobri o porquê mas desconfio q talvez sejam parasitas na guelras - não tenho conhecimento q os matem tão rapidamente.

Fiz tratamento ao aqua com ESHA EXIT e depois c metronidazol (este p alguma reminiscência de parasitas internos derivados da (pseudo)infecção externa.

Estou em observações p apurar causas...

Boa sorte c os teus

Ricardo

EDIÇÃO : Usas sistema de CO2?

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

Publicado: (editado)

Vou mandar um tiro para o ar.

A semana passada um sr pediu à minha cunhada para lhe passar uma receita de um antibiótico chamado flagyl (confirmei agora o nome com ela). Segundo ele o antibiótico era para ser dado aos discus para tratamento e prevenção de doenças.

O que acham disto?

Cumps

Marta

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Boas,

Eu utlizo o flagyl na papa para os desparasitar, e tinha-o feito á cerca de quinze dias e as fezes não eram brancas. O facto de ter feito um TPA de 30%, e uma vez que o ph da agua é de 7,2 e do aqua 6,8 e demorei cerca de pelo menos 1 hora a fazê-lo pode ter causado choque de ph, mas também não era a 1ª vez que o fazia, por isso lembrei-me da agua e das doenças que têm ocorrido por aqui. Já me lembrei de pôr um filtro de UV, o que acham ?

Não uso CO2, estive para fazer o DIY mas ainda não arranjei coragem, e depois também não tenho plantas existentes.

Cumps

Vitor Ramos

• 3 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Eu tb uso o Flagyl (não é um antibiótico) para desparasitar os Discus.

Recomendo como prevenção. E tb coloco na comida depois de desfazer muito bem os comprimidos.

pE

Publicado:

Desculpa pode nao ter nada a ver

mas a uns tempos atraz tive um aquario só com guppys

e de um dia para o outro fiquem sem 30

só pk fui dar de comida depois de ter posto na cara

after sha foi a causa da morte deles

A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ

Publicado:
Eu tb uso o Flagyl (não é um antibiótico) para desparasitar os Discus.

Flagyl/Metronidazol é sem sombra de duvida um antibiotico, que sim, deve ser dado aos discus em situações de desparasitação, apenas actua com determinados parasitos, pelo que a sua utilização deve ser complementada com o uso de Fluvermal.

Pessoalmente, isso de dar antibioticos como profilaxia, acho uma treta, cria habituação/resistencias, e quando for realmente preciso não vão obter os resultados esperados. EU não me lembro sinceramente da ultima vez que fiz a dita desparasitação, tenho os discus saudaveis e vigorosos, não tenho porque stressar os bixos com alterações dos parametros da agua, e manuseamento da mesma, faz algum tempo, que eu por qualquer razao enfiava com drogas e quimicos na agua e depois os resultados eram obviamente maus, na tentativa de querer ajudar fazemos mais de 20 diagnosticos aos peixes, compramos montes de porcarias e enfiamos lá para dentro, depois muitas tpas etc, quando damos conta stressamos os bixos, alteramos parametros e eles vão-se recolhendo cada vez mais, até definhar.

Apolo21, o que eu faria, seria testar a agua que sai da tornerira, verifica se os parametros são muito diferentes do teu aquario, nomeadamente a nivel do PH, facilmente podem sofrer um choque por alteração subita de PH, verifica também a amonia. No caso dos parametros estarem dentro do normal, supoe entao doenças por parasitas, observa a respiração, coloração, comportamento, isola os peixes doentes, nem que seja para um balde com bomba de ar e termostato, eles agradecem, não te vêm e será escuro para aliviar o stress, Tal como disseste os discus estavam ofegantes, é bem provavel que fosse parasitas das guelras, o esha 2000 pode trabalhar nesse campo, infelizmente secalhar já foste tarde de mais.

Boa sorte na proxima tentativa, tenta ler mais, informar-te mais.

Cumps

Rui

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Viva.

Apolo lamento imenso pelo que aconteceu. :/

Usas água da rede pública ?

Aconteceu-me a mim exactamente o mesmo à uns anitos atrás e a uma vizinha minha, que também tem discos... Depois de uma TPA como muitas outras, os meus discos ficaram escuros e a nadar à superfície como se tivessem falta de ar (mas os neons que tinha no mesmo aqua estavam bem e, felizmente, ainda estão :bs_quesexclaim: ). No dia a seguir os discos estavam mortos.

Uma semanita depois, fiquei a saber que dois dias depois de me ter acontecido a mim,a minha vizinha também mudou a àgua aos dela e também se foram todos. O que o causou? Foi mesmo uma alteração na concentração de aditivos na água da rede pública, sobre a qual só viemos a saber mais tarde. Tarde demais aliás :/

É uma coisa que nenhum de nós poderia prever. A partir de agora tenho sempre medido os parâmetros da água da torneira antes de fazer as TPA´s e tenho sempre deixado a água repousar em garrafões antes de por no aquario, não vão lá os fulanitos lembrarem-se de alterar algo sem dar cavaco a ninguém.

Para outro tipo de peixes isto não tem grande influência, mas com os discos já não é bem assim, como todos sabem..

Publicado:
Flagyl/Metronidazol é sem sombra de duvida um antibiotico, que sim, deve ser dado aos discus em situações de desparasitação, apenas actua com determinados parasitos, pelo que a sua utilização deve ser complementada com o uso de Fluvermal.

Pessoalmente, isso de dar antibioticos como profilaxia, acho uma treta, cria habituação/resistencias, e quando for realmente preciso não vão obter os resultados esperados. EU não me lembro sinceramente da ultima vez que fiz a dita desparasitação, tenho os discus saudaveis e vigorosos, não tenho porque stressar os bixos com alterações dos parametros da agua, e manuseamento da mesma, faz algum tempo, que eu por qualquer razao enfiava com drogas e quimicos na agua e depois os resultados eram obviamente maus, na tentativa de querer ajudar fazemos mais de 20 diagnosticos aos peixes, compramos montes de porcarias e enfiamos lá para dentro, depois muitas tpas etc, quando damos conta stressamos os bixos, alteramos parametros e eles vão-se recolhendo cada vez mais, até definhar.

<...>

Cumps

Rui

Thks.

Sempre a aprender!

pE

Publicado:

Boas apolo .

Na minha opiniao nunca se deve andar a meter remedios mias remedios i fzr Tpa's com tanta fercuencia parcendo qe n issu afecta de certa forma o comportamento dos bixos i stressaus ...

Os discus sao peixes muito resistentes mas ao mesmo tempo muito fracinhus e uma peixe ao qual se deve dar uma atençao particular pk stressa muito facilmente ...

Mas força n desistas us discos sao peixes adoraveis i be giros ....Encara istu como uma tpa mal calculada i mede sempre us valores das aguas antes das tpa's

Cumps : nuno lopes

• 3 semanas depois...
Publicado:

Estamos a falar de Discos, são peixes que por norma não morrem de um dia para o outro a não ser por ataque bacteriano fluminante ou envenenamento. Neste caso ataque bacteriano não foi pois não acontecia aos 3 ao mesmo tempo e se fosse o 4º também ia, por isso devem ter morrido por envenenamento, da água ou algum químico que entrou no aquário.

Francisco Ramalho.

• 10 meses depois...
Publicado:
Bom, afinal descobri um neon morto, mas tenho cerca de 20 e os outros estão bem, assim como todos os habitantes, esqueci-me das corydoras tenho 4 duas escuras e duas albinas, uma delas (a mais antiga, 1 ano), tem um problema genético falta-lhe metade do rabo e não se vêem os olhos, e continua fantastica corre o aqua todo ás apalpadelas.

Mas parecem-me todos bem.

Lembrei-me da água porque não me lembor de mais nada, no entanto os testes que fiz ao aqua tenho os parametros bons: PH 6,8; NH3 a 0; NO2 a o,1, GH a 120; KH a 40.

Desculpa estar a responder agora mas o GH está a 120??????????? e o KH a 40??????????????...

Se sim eskece mata-te os discus todos isso é dureza a mais mas muito mais.