pedrioo Publicado Março 10, 2009 Publicado Março 10, 2009 Olá a todos os aquariofilitas!! tenho aqua de 60l, fertilizo com co2 (de 7,6 para 6,8 de ph ... nao sei kH ou gH) e potássio diy e micros (flourish e futuramente HA que já tenho) e ferro mantenho nos 0,3/0,4 ppm... tenho 2x40 pll 10 000 e não uso substrato fertil. Vivo em Lisboa... A wallichii está a ficar vermelha mas a rotala rotundifolia e a plustris crescem sem ficar vermelhas e parecem-me estar a ficar um pouco amarelas tal como a HC. A palustris e a rotundifolia quando introduzidas ficaram logo vermelhas... entretanto tive probs com algas... (bolas da jbl que libertaram muita poeira que penso eu ter alimentado as algas). antes do acidente com as bolas da jbl as plantas faziam pearling. Depois nunca mais fizeram... mudei 80% da água... fertilizei pouco.. nitratos 10 meti 20 ppm de potassio...P está 0,5 a 1 ppm ferro a 0,3/0,4 ppm 1 ml de flourish... logo após à tpa as palntas fizeram pearling...ainda nao tinha deitado nada mesmo...só água da torneira e luz... mas depois logo param tinha muita areação...será que isto impede alguns nutrientes de serem absorvidos? faz algum sentido porque a agua da torneira pode ter níveis de o2 mais baixos e traz novos micros e macros.... mas mesmo assim acho estranho que tenha um efeito tão drástico na absorção de nutrientes... Outra outra possibilidade seria a falta de Mg e Ca e que vem na nova água...daí que fazem pearling quando recebem nova água mas logo a seguir param porque talvez já absorveram tudo o que a nova água traz uma vez que têm deficiências. entretanto... acabei de tirar a areação e meter o difusor de co2 menos fundo para não ter uma enorme queda de pH porque tenho rams e outros peixes. Também adicionei 1 comprimido de decalcite. Magnésio não encontro nas farmácias e terei que mandar email a ver se têm disponível... mas como as plantas têm absorvido o ferro...penso que isso seja indicador de que existe magnésio disponivel...até porque tenho ideia de o gH de Lx ser tipo 13º... não deveria ser um problema a concentração de Mg e Ca. O que estarei a fazer mal? Como posso por a coisa a funcionar? Preciso de ajuda quanto antes... Obrigado Abraços Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
mexas Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Boas, Uma foto vale mais de mil palavras... Assim é impossível dizer-te alguma coisa... apenas posso supor... Fotos....! Cumps, Rodolfo Valentim :.:Beta Green Project :.: ---------------> :.:Malawi Rift Paradise:.:
pedrioo Publicado: Março 11, 2009 Autor Publicado: Março 11, 2009 Viva, Não pus fotografias porque a os sinais mais visíveis são na cuba...e mesmo assim não se nota muito... eu noto mas nas fotografias parece apenas cuba verde normal... de qualquer maneira "descobri" aqui no fórum que o kH de Lx é 3 e não 4 como pensava...daí que talvez não tivesse co2 suficiente e as plantas ressentissem-se por isso...embora a cuba não devesse ser muito exigente neste aspecto. Vou tentar por a 6,6 o pH o que já me daria aproximadamente 22ppm de co2 o que já é suficiente. (mesmo que a adição de cálcio aumente um pouco o kH não será por aí que atinjo valores tóxicos de co2...digo eu que ando aqui atrapalhado :S) Outra coisa que alterei foi a temperatura...o termómetro digital marca cerca de 27 mas no termostato estaria marcado para 30...tetratec... não sei a que temperatura estaria mesmo mas é mais uma possível causa e então baixei no termostato para 25 e no termometro aparece 26... eu sei.. não faz muito sentido mas penso que ao menos n deverá estar acima dos 28, limite de algumas plantas pelo que vejo na net...das que tenho só a rotala e pogostemon helferi têm um max de 30º. Aguardo as vossas sugestões Obrigado Cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
pedrioo Publicado: Março 17, 2009 Autor Publicado: Março 17, 2009 (editado) Viva, Penso já ter descoberto as fontes dos problemas... muito simplesmente... carência de magnésio... é a razão das folhas estarem a ficar amarelas e acastanhadas pontualmente.. a água da torneira traz concentrações muito reduzidas no max 6 ppm... o que é o mínimo.. já vi em vários sítios que a concentração recomendada é de 5 a 10 ( ou 20) ppm... também já vi de 45 a 50... mas isto parece-me demasiado... e em excesso já não havia absorção de cálcio e potássio... por isso vou optar pelas concentrações mais reduzidas.. controlando o gh e comparando-o com o da torneira.. da torneira ta com 14 e do aquário está com 12...o que dá uma diferença de 36ppm.. pelo que percebi o potássio e nitratos também contribuem para o GH...estará correcto? eu adicionei cerca de 20ppm de Mg.... mas também a receita foi feita sem balança...apenas com medidas de colher de chá e para apenas 170 ml para experimentação... por isso pode haver um pequeno erro na concentração da solução de Mg... com o aumento da luz e co2.. as plantas queriam desenvolver-se mas a baixa concentração de Mg não tardou a acusar-se... e como não tenho substrato fértil não deu para compensar. Penso que por isso também elas não estavam a ficar vermelhas como deviam. até porque tinha baixos níveis de nitratos. o mistério do pearling... apenas havia pearling após as mudanças de água... a minha explicação é: devido à elevada concentração de O2 na água da torneira quando as plantas libertavam O2 na água... este não se dissolvia então formavam-se bolhas por saturação da água... e com o tempo os níveis de oxigénio baixavam e o pearling já não existia... penso que com o tempo e aumento do co2 virei a ter pearling... ou não lol... a ver vamos.. o que interessa é que as plantas cresçam bem e sem carências... bem.. lamento o texto mas o meu objectivo é tentar ajudar alguém que se depare com o mesmo problema...... embora não esteja muito bem explicado. Obrigado Cumps Editado Março 17, 2009 por pedrioo Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
darkace Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Boas, Onde arranjaste o material para fazeres o fertilizante de magnesio, é que tambem ando a notar que as minhas plantas estão com uma taxa de absorção de ferro muito baixa, o que poderá ser falta de magnésio.
pedrioo Publicado: Março 19, 2009 Autor Publicado: Março 19, 2009 Viva, Foi na Horizonte Aquático... mandar vir só o Mg sai tão caro como o próprio produto... fica ao critério de cada um... nas farmácias é cerca de 7€..100gr.. na HA isso dá para 1000gr.. mais 5€ de transporte em cima. Liguei para a Vaz Pereira... e não vendem nada a menos de 25€... lá era 7€/kg cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
darkace Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Boas, Obrigado pela resposta. O problema é que n sei se a horizonte aquático esta a funcionar, é que ninuem sabe nada deles já à algum tempo. A encomenda que fizeste, foi à pouco tempo, ou nem por isso?
Recommended Posts