Recommended Posts

Publicado (editado)

Bom dia,

Numa conversa disseram-me que colocar areia de silica num aquário leva a que apareçam algas diatomaceas em excesso e que isso poderá ser um problema enquanto os silicatos não desaparecerem. Como costumo ver que há muito pessoal a usar este tipo de areia, pergunto se costumam ter este problema com as algas ou se não têm problema nenhum.

Aqui fica um link sobre algas: http://www.aquahobby.com/articles/b_algas_marinhas_1.php

E aqui o que diz acerca das algas diatomaceas:

Diatomáceas (diatoms).

Existem aproximadamente cerca de 3.000 espécies de algas diatomáceas marinhas. São unicelulares e geralmente aparecem logo após à montagem do sistema (primeiras 2 ou 4 semanas). A aparência é de cor marrom-dourado e costuma ocupar o substrato e os vidros. Absorvem silicato (SiO4) para o metobolismo, depositando nas paredes das células em forma de ácido silícico. Logo, quanto menor a disponibilidade de silicato e nitrato (silicato sozinho não causará explosão) disponível no sistema, menor será a chance de uma super-população das diatomáceas. Normalmente desaparecem após a última fase do amadurecimento, quando a reserva de silicato é esgotada e pouco ou não introduzida no sistema.

Quando surgem após alguns meses (varia de acordo com cada sistema), pode significar um excesso de matéria orgânica e silicato, além de pouco nitrato. Nesse caso, o aumento da potência do skimmer é recomendável, assim como manter caramujos e peixes herbívoros para o controle. Outra alternativa é o uso de carvão ativado (livre de nitrato, silicato e fosfato). Alguns autores recomendam o uso de ozônio (o aumento de potencial Redox tem efeito positivo contra o problema, mas também pode ser ligeiramente elevado com aumento da circulação de água).

Caramujos herbívoros são importantes consumidores de Diatoms Existem soluções fáceis ao problema com relação à super-população de Diatom spp., como manter caramujos (Astraea spp.) e usar água desionizada na reposição de água evaporada (com Kalkwasser).

Cumps

Editado por Habanero04
Publicado: (editado)

Isso acontece em água doce?

Essas algas não se dão exclusivamente em águas salgadas? Por alguma coisa é que o tópico do link se chama "Algas Marinhas"

Editado por maxxedison

Boas,

Tanto podem aparecer em agua doce como salgada.

Cump.

Editado por William
quote desnecessário

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Boas António, julguei que as diatómaceas a que se refere o texto apenas surgissem em águas salgadas!

Das 3000 espécies que o texto refere, seria normal que houvesse alguma que se desse em água doce...!

Estamos sempre a aprender! :?

P.S: Já andei a pesquisar pela net e a ler um pouco sobre diatomaceas de água doce, peço desculpa pelo post que introduzi mais atrás! yikes

António, obrigado, criaste-me curiosidade para ter ido pesquisar.

Cumps

Ricardo

Editado por William
quote desnecessário
Numa conversa disseram-me que colocar areia de silica num aquário leva a que apareçam algas diatomaceas em excesso e que isso poderá ser um problema enquanto os silicatos não desaparecerem.

Quem te disse isso pode ter tido excesso de algas por vários motivos mas a culpa com certeza que não foi da areia de silica ;)

Editado por William

Boas!

Em vários sites tem a informação que pode acontecer devido ao excesso de silica... Eu não tenho areia de silica e tive recentemente essa alga, o que fiz foi retirar do aqua o musgo que tinha (era onde a alga mais se desenvolvia) e retirar manualmente, tpas e aguardar... Demorou mas passou!

Editado por João Lopes
Publicado:

William,

Apagou o meu quote por que não era necessário?

Para mim a resposta ficou sem sentido, eu estava a falar dos silicatos ou das Diatomáceas?

Já agora http://www.guitarfish.org/algae#diatoms

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Publicado:

Bom link este.

O que acontece pelo que me disseram e já li é que a areia de silica contem silicatos que se vão dissolvendo na água, mas normalmente ao fim de algum tempo estes esgotam-se e vão sendo retirados com as TPAs. Mas isto pode demorar vários meses. Os problemas maiores acontecem em aquários recém-montados ou em aquários já estabelecidos onde a quantidade de matéria orgânica leva a que as algas se desenvolvam por falta de TPAs adequadas.

Outra possível causa é a água que se introduz no aquário já possuir silicatos na sua composição, não sei é se há algum teste para medir isso.

Como soluções pode utilizar-se, além de uma manutenção e TPAs adequadas, peixes que comam algas, caracóis, carvão ou determinadas resinas no filtro.

Como soluções pode utilizar-se, além de uma manutenção e TPAs adequadas, peixes que comam algas, caracóis, carvão ou determinadas resinas no filtro.

No meu caso não resultou, foi mesmo esperar que desaparece-se..

Editado por João Lopes

E isso demorou quanto tempo, partindo do pressuposto que fazias a manutenção mais adequada?

Editado por William
quote desnecessário
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!