bmag Publicado Março 10, 2009 Publicado Março 10, 2009 (editado) Boas... Estou a dar os meus primeiros passos neste fantastico mundo.. Confesso que está a ser bastante complicado e ás vezes desesperante, com vontade até de não investigar mais.. Depois de me terem oferecido um peixe dourado, e um aquario redondo de 5Lts comecei a minha aventura. Comecei com esse peixinho e passado uns dias comprei outro, (perdoem-me mas não sei os nomes dos peixes). Em conversa com uns amigos, deram-me um pequeno aquário que estava desmontado na casa de um deles. Na minha pesquisa na internet vim a descobrir que se tratava de uma tartarugueira da aquapor 62x31x28 Tartarugueira Aquapor Assim comecei. Fui a uma loja de animais em barcelos, comprei um filtro, areia preta para colocar no fundo, Biotopol e Denitrol da Marca JBL e várias plantas e decorações para embelezar o meu aquário. Fiz a decoração mediante o que tinha, coloquei água e os produtos conforme as indicações nas embalagens. Deixei repousar o aquario uma semana e coloquei os dois peixes que estavam no aquario redondo. Assim permaneceu durante uns dias até que tive a primeira baixa. O peixe dourado tinha morrido. (tenho feito as TPA's regularmente) Que desgosto, se soubesse mais cedo não tinha tirado o peixe do sitio.. já tinha uns meses de vida nas minhas mãos. Nessa altura, fui comprar mais uns peixinhos, coloquei os peixinhos no aquario grande e comprei um betta para o aquario redondo para o meu pai que descobri que estava a pensar comprar um aquario para ele. Passado uns dias coloquei o betta no aquario grande e coloquei no redondo um peixe telescópio. Nessa altura, descobri este forum onde tenho passado as minhas horas vagas a ler e reler, a ver os fantasticos aquarios e as suas montagens. Os problemas começaram quando descobri uns pontos brancos, a famosa doença. Comprei o medicamento indicado pela loja e estou a tratar dos peixes. Comprei também um termoestato para manter a temperatura estável. Coloquei um segundo filtro que estava parado, para ajudar no aquario, pois a água bastante turva e com um cheiro desagradável não muito intenso. Estes dias comprei um kit de testes nitritos, nitratos, amónia e PH, assim como alguns utensílios. Depois de várias horas de volta deste pequeno aquário estou um pouco desanimado porque os peixinhos não mostram sinais de melhoras, estão quase sempre escondidos e ás vezes penso que estão mortos. Alias o betta morreu. Na hora de comerem, eles comem bem e mostram-se bastante ageis, passado uns minutos, escondem-se de novo. Fiz os testes e os resultados são: Amónia : 2.0 mg/L Nitratos : 10 mg/L Nitritos: 1.0mg/L PH: 7.6 O Setup do meu aquario é: Tamanho de aquário : 62x31x28 Iluminação: Avariada: Nirox Hang-ON Lamp avariou Filtragem: Aquael FanFilter Fan1 - 320 L/h Termoestato: Aquality de 200W Fauna: 1 kinguo 2 cometas Editado Abril 1, 2009 por bmag Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Fiz os testes e os resultados são: Amónia : 2.0 mg/L Nitratos : 10 mg/L Nitritos: 1.0mg/L PH: 7.6 Boas,devido a pegar ao trabalho daqui a 10 minutos li por alto.Mas faz já uma TPA de 20% e mais logo á noite outra de 10% e faz todos os dias TPA de 20% é que pelo que me parece o ciclo não foi feito,mas creio que sabes isso. Citar O meu feedback
Bruno A. Cardoso Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Porque e que começaste com peixinhos dourados?? Peixes dourados crescem muito e senao temos condiçoes para os ter entao nao temos Ora para teres esses valores e porque o ciclo de azoto nao esta completo ou nem foi feito...estaria completo se fosse amonia:0 nitritos:0 nitratos: algo acima do zero tipo 10 mg Deixaste a agua uma semana e depois puseste la os peixes, ta mal porque a agua nem tempo teve pa atingir um pico de amonia... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
javac Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Agora é ir controlando esses niveis com TPA's. Mais uma coisas esses peixes vão crescer muito, esse aquário é pequeno para eles. Aconselho com esse ph 7,6 uns platy's ou guppy's e talvez um limpa fundos indicado para esse ph. O ideal era o ph chegar aos 7 mas não tenho certeza. cumps Citar Aquário em manutenção
bmag Publicado: Abril 1, 2009 Autor Publicado: Abril 1, 2009 Boas.. Anexo as imagens do meu aquario para verem..... Fiz várias alterações, pois o aqua ainda estava a fazer o ciclo, tendo já establizado. Neste momento só tenho um kinguo e um pleco. Estou a montar um aquario novo, e vou desmontar este, contudo deixo as fotos. Citar
z3r0_ Publicado: Abril 2, 2009 Publicado: Abril 2, 2009 Antes de teres comprado os enfeites e mais peixes devias ter comprado os testes e ter feito o ciclo.... Todos cometemos erros... Agora o mal está feito... Minimiza os danos com TPA's... Cumps! Citar
bmag Publicado: Abril 2, 2009 Autor Publicado: Abril 2, 2009 Amigo Z3r0_ Obrigado pelo teu comentário Toda gente comete erros eu infelizmente fui um deles e nao vou ser o último. O Aqua já está mais que ciclado como disse no post anterior. Antes de teres comprado os enfeites e mais peixes devias ter comprado os testes e ter feito o ciclo.... Todos cometemos erros... Agora o mal está feito... Minimiza os danos com TPA's... Cumps! Citar
Recommended Posts