Comunitário de 200litros


freesoul

Recommended Posts

Boa noite a todos os aquariofilistas,

 

 

Depois de um ano e meio sensivelmente com o aqua de 60cm chegou a momento de dar o salto para algo maior.... O espaço já era pouco para tudo o que pretendia.... Assim sendo adquiri um aqua de 200litros reais para continuar com o comunitário que tanto gosto!!!!

 

Como a vida de estudante nunca foi de muito guito, teve-se que poupar em algumas coisas, ou seja, por mãos á obra para os DIY!!!

 

Setup:

 

Data da montagem: 13 Março

 

Dimensão: 120 x 42 x 51 cm - Aquapor

 

Iluminação: Calha DIY 4 X T5 54w (1X4000k + 3 X 6500k) - não encontrei aqui na zona lâmpadas com espectros diferentes!!! Tenho que comprar um grolux, vou ver como reagem as plantas apenas com estas lâmpadas

 

Filtragem: Fluval 305

 

Aquecimento: Aquaele 300w

 

Substracto: Fertil plant(Prodac) 3,2kg + Fondo Vivo 1,8kg (prodac) + Humus plus 300gr (prodac)

 

CO2: Sistema caseiro para já

 

Móvel: Já suportava o antigo (130cm * 50cm * 80cm)

 

Móvel para Filtro: DIY (30 * 50 * 80)

 

Decoração: Xistos (recolhidos na natureza) + Troncos (recolhidos na natureza)

 

Flora:

Eusteralis Stellata

Ceratophyllum demersum 'Foxtail'

Cryptocoryne wendtii ''brown''

Sagittaria subulata

Rotala rotundifolia

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

musgo

Eleocharis parvula

 

Fauna:

 

7 -Tetra neon (Paracheirodon innesi )

14-Tetra Rosa (Hemigrammus Erythrozonus)

10-Tetra Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

10-Tetra Limão (Hyphessobrycon pulchripinnis)

10-Rasbora dorsiocellata

12-Corydoras aeneus

5 -Corydoras panda

 

Intertebrados:

50 - red's cherry (Neocaridina heteropoda var. red)

17 - "camarões abela"

4 - Atyaephyra desmaresti

 

 

Algumas fotos:

 

dscn0870r.jpg

 

dscn0863.jpg

 

pormenor dos troncos:

 

dscn0864.jpg

 

 

Calha DIY só com 2 T5 54W acessas!!!

dscn0855s.jpg

 

 

Achei que fiquei com luz a mais, ilumina-me tudo a volta!!!

 

 

Espero comentários pessoal.

Mesmo que estejam com pouco tempo deixem umas palavras.

 

Digam no que posso melhorar.

 

 

Cumps

Editado por freesoul
assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem pontencial ;)

depois mostra como fizestes os DIY

 

que tipo de flora e fauna pretendes colocar?

Cumps, RenatoCabrita

Vejam o meu feedback http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117707

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem pontencial :)

depois mostra como fizestes os DIY

 

que tipo de flora e fauna pretendes colocar?

 

 

Já adicionei em cima.

Quanto aos DIY queria colocar todos num só tópico, a ver vamos se coloco para a semana, queria tirar algumas fotos já em funcionamento, coisa que ainda não posso devido ao problema referido em cima.

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bom Inicio ....

Curiosamente .... um aquário igualzinho ao meu .... das mesmas dimensões... um Aquapor :)

Só 2 questões:

-Se vais fazer um plantado ... porque razão vais montar uma Sump ?

-E o tapete ..... não será esse substrato .... demasiado grosso ?

 

Desejo-te Boa Sorte ;)

.... e vai actualizando.

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Bom Inicio ....

Curiosamente .... um aquário igualzinho ao meu .... das mesmas dimensões... um Aquapor ;)

Só 2 questões:

-Se vais fazer um plantado ... porque razão vais montar uma Sump ?

-E o tapete ..... não será esse substrato .... demasiado grosso ?

 

Desejo-te Boa Sorte ;)

.... e vai actualizando.

 

Já tinha reparado que o seu tambem era um aquapor, já vi muitas vezes o seu topico, muitos parabens pela maravilha que criou, já gora, qual é a planta que você tem do lado direito encostado ao fundo? A avermelhada. É um planta lindissima.

 

Você tinha plantas a venda, infelizmente nãos as comprei pois o aqua ainda não está funcionando, tem muitas que me interessavam.

A razão da sump, é em primeiro os custos dos filtros externos, por outro a maior capacidade de utilização das matérias filtrantes.

Com o que vou utilizar pretendo evitar ao máximo a oxigenação da água, a ver vamos o trabalho final.

 

 

Quanto ao tapete, sou um puro iniciado, nunca tive, vamos ver como corre, poderá não ser o ideal, vou tirar as pedras maiores de modo a ficar mais fino.

 

Obrigado pelo seu comentário

 

 

 

Boas,como coneço o aqua de perto acho que esta mesmo un strondo

FENOMINAL o teu trabalho com tudo feito por ti.

continua...com bom trabalho

 

Mais uma vez obrigada.

Tens que passar aqui para semana para ver a funcionar.

 

Estou desejoso de o ver a funcionar!!!!

 

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá freesoul,

A duvida do canito tem razão de ser,uma sump num plantado???... banana rock

1º-Não gastas dinheiro num filtro exterior,mas o mais provavel é acabares por o gastar no consumo da bomba de retorno que por norma gastam bem mais que as dos filtros exteriores.

2º-Não consigo perceber como vais conseguir evitar oxigenar a agua na passagem pela sump,até pq entre outras coisas essa é uma das suas funções e o simples movimento de queda por gravidade e a seguir as voltas e revoltas na sump,vão sempre oxigenar a agua e mandar o CO2 pró "béléleu" o que é ALTAMENTE contraproducente num plantado. fight

Isto são apenas opiniões minhas,respeito as tuas e se conseguires provar que estou enganado,melhor pra ti.

Desejo-te boa sorte nessa montagem que irei acompanhar com atenção. :thumbup3:

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas freesoul,

 

estou a ver que isso evolui muito desde o dia em que ai estive. Espero voltar a ver isso já completamente montado mas antes disso és tu que me deves a visita

 

abraço e força nisso...qualquer coisa apita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá freesoul,

A duvida do canito tem razão de ser,uma sump num plantado???... ;)

1º-Não gastas dinheiro num filtro exterior,mas o mais provavel é acabares por o gastar no consumo da bomba de retorno que por norma gastam bem mais que as dos filtros exteriores.

2º-Não consigo perceber como vais conseguir evitar oxigenar a agua na passagem pela sump,até pq entre outras coisas essa é uma das suas funções e o simples movimento de queda por gravidade e a seguir as voltas e revoltas na sump,vão sempre oxigenar a agua e mandar o CO2 pró "béléleu" o que é ALTAMENTE contraproducente num plantado. :)

Isto são apenas opiniões minhas,respeito as tuas e se conseguires provar que estou enganado,melhor pra ti.

Desejo-te boa sorte nessa montagem que irei acompanhar com atenção. ;)

Um abraço.

 

A bomba como dizes não vai gastar muito pouco, são 35w/h!!! Mas o espaço para matérias é maior. Quanto a oxigenação vou tentar, o problema está mesmo na entrada para a sump, vou tentar "afinar" a passagem de água das caixas de overflow para a sump, e vou utilizar mangueira (diametro pequeno) de modo a não levar qualquer ar junto, apenas descer água para a sump, e que mexa o minimo possivel, aqui ainda tenho que inventar uma peça para que isto aconteça. Como nunca fiz nenhum antes, não sei exactamente o que vou conseguir.

 

É uma experiencia, vou ver no que dá. Depois posto o resultado final para comentarem. Espero ter sucesso.

 

Obrigada pelo seu contributo.

 

boas freesoul,

 

estou a ver que isso evolui muito desde o dia em que ai estive. Espero voltar a ver isso já completamente montado mas antes disso és tu que me deves a visita

 

abraço e força nisso...qualquer coisa apita.

 

É verdade, houve tempo e as coisas desenvolveram, temos que combinar isso. nyah Abraço

 

Boas

 

Não leves a mal.

 

Só acho que o fundo é excessivamente alto, nada mais.

 

Quanto a altura do fundo foi opção minha,no outro tinha um fundo com uns 6/7cm e alguma plantas tinha dificuldade a plantar, pois ao faze-lo batia no fundo!!!E por outro lado, com o tempo ao mexer no areão o substrato veio um pouco ao de cima.

 

Gosto muito deste tipo de pedra para o fundo, mas não é facil de plantar!!!! Quando plantei em areia achei um mimo!!!

 

Cumps

 

 

Muito obrigado a todos pelos comentários.

 

cumps

Editado por freesoul
assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes,

 

surgiram uns pequenos imprevistos com a sump, o fluxo de água que vem do aqua é insuficiente, tenho que rever essa situação. TIrando isso está tudo em ordem.

 

Mas já está plantado, assim que puder adiciono umas fotos.

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Actualização :

Dia 11

 

ainda com problemas na filtragem....

 

 

dscn0952y.jpg

 

dscn0957k.jpg

 

dscn0958z.jpg

 

apenas algumas fotos...

 

Já conta com 10 red's cherry para acelararem o ciclo, pois apenas os 40litros do outro agua parecem-me pouco.

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

bem digo o teu tronco está dveras ALTAMENTE LINDO, espectacular mesmo parabens :unsure:. bem tens aí um aquario grande logo grandes desafios te esperam eheh :)

acho que o substracto é demasiado grosso para fazer tapete mas vmos lá ver como te correrão as coisas :wink:

continua e vai postando fotos

boa sorte

 

abraço

 

Manu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

muito obrigado a todos os que comentaram.

 

Quanto ao tapete, eu ainda andei a tirar as pedras maiorsitas, vamos lá ver como corre...

 

 

Deixo aqui os valores dos testes:

 

 

ph: 7

KH:2~3

GH:4~5

NH3: 0,2~0,3

NO2:0,3

 

 

já conta com mais 10red's!!

 

vou actualizando

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Dia 3 de Abril:

 

ph:7,2

No2:0,3

No3:0,2

Kh:4

Gh:5

 

Logo adiciono fotos do dia 23 do aquario.

 

 

Alguem sabe o nome das rasboras com olho azul?

 

cumps

Editado por freesoul
assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse tronco quase que exige um "amazónico". é muito porreiro mesmo.

 

deduzo que não queiras fechar esse tapete. com esse substrato grosso é complicado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de peixes maioria e so tetras, e para comunitario.

 

 

ficam algumas fotos, logo coloco panoramicas, é que os reflexos não ajudavam, foi o melhor que consegui

 

dscn0981m.jpg

dscn0982.jpg

dscn0985x.jpg

dscn0988k.jpg

dscn1005a.jpg

 

QUanto ao tapete, ideia era, mas não vai dar, mas estou a gostar bastante de ver as corydoras a andar la pelo meio assim como os camar~~oes, vou deixar crescer mais um pouco para depois "despôr" para ficar mais cheio.

 

Dá apra ver pouco, logo coloco imagens como deve ser!!

 

Cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

 

Bem hoje tive um tempinho para tirar umas fotozitas...

 

Hoje é um dia especial,o aqua faz um mês de existência, por isso merece uns comentários ;)

 

Aqui deixo o seu estado actual:

 

semttulo1g.jpg

33896473.jpg

15631074.jpg

28524405.jpg

dscn1033.jpg

 

Vou tentar umas fotos melhores......

 

Cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adoro mesmo o layout, só não gosto tanto da flora escolhida.

A parvula ai está excelente, mas as outras são todas enormes, tirando protagonismo ao tronco.

Podias ter optado por umas blyxas no lado direito do tronco, e do lado esquerdo continuavas com o tapete de parvula e atrás umas cyperus helferi, p.e.

Mas provavelmente isto é a minha inveja a falar ;)

 

Daniel

 

EDIT: Agora vendo melhor as imagens, não metia blixas no lado direito do tronco(não metia nada), e punha blixas arrumadas ao canto esquerdo, mas tirando as c. helferi.

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias.

 

 

Obrigado pelos comentários.

 

Quanto á altura a splantas, a meu ver os animais tambem preiam de locais mais almos, onde se quizerem se possam esconder da luz, e por vezes se necessario se sentirem seguros. Acho que é bom haver escoderijos.

 

Com o tempo utilizarei mais flora. Vou vendo como ficará melhor...

 

Obrigado desde já pelas sugestões.

 

cumps

assinaturapd5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.