Recommended Posts

Publicado

Boas,

inicio este tópico para que toda a gente me possa ajudar, criticar e dar ideias, pois estou seriamente a pensar em renovar o meu aquário.

Quero fazer um aquario amazonico. Ainda no outro dia encontrei um site brutal com varios rios e os seus respectivos biotopos.

Desde já, fica o setup:

Dimensões: 100x40x50cm

Filtro: "Interno 600l/h

Aquecimento: 250w

Iluminação: Não sei bem, mas penso que seja 2x38w

Manutenção: TPA's semanais, 20%

Flora:

Não sei bem o que tenho, pois foram oferta de um amigo meu.

Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)

Valisnerias

Echinodorus "Amazonica"

Anubia

...

Fauna:

4 Escalares "Adolescentes" ( Pois tavam num aquario de 50cm e nao cresceram mais :) )

Casal apistograma Cacatoides "Double Red"

Corydora Aenus

Comedor de algas chines

Guppys

Casal Kribensis

Pois bem, como não tenho iluminaçao suficiente, os plantados estao fora de questao. Retirar toda a flora que tenho e colocar plantas de facil manutençao.

Quanto a fauna, pretendia um cardume de tetras nao predatorios, manter um casal de Ramirezis, os meus apistos, mais tarde ficar so com um casal de escalares se tiver sorte e a equipa de limpeza já se vê :x

Bem pessoal, ajudem-me, o que acham que devia fazer, se mantenho estas especies que referi, plantas, etc, etc..

PS: Vou ver se consigo saber que plantas tenho, e como nao vou ficar com elas, irei trocar com alguem que me ajudem em grande com este projecto :P

Abraço e boa aquariofilia

Publicado:

Bom, antes de mais, para amazónico, tens muita coisa que de amazónico não tem nada...

Depois não me parece muito boa ideia, em 100x40, colocar kribs e Ap. cacatuoides... cheira-me que irá dar confusão em breve.

O resto é uma questão de gosto e opção.

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
Bom, antes de mais, para amazónico, tens muita coisa que de amazónico não tem nada...

Depois não me parece muito boa ideia, em 100x40, colocar kribs e Ap. cacatuoides... cheira-me que irá dar confusão em breve.

O resto é uma questão de gosto e opção.

Boas,

tão se a dar bem, claro que entram no território inimigo, levam logo uma trinca xD! Mas nada de mais. Cada caso, é um caso :)

Em relação à flora, não sei mesmo o que hei de por, mas quanto à fauna, já encontrei o que queria : D

"O Alto Amazonas foi o biótopo que abrigou o maior número de espécies. Cerca de 70% (n=50) das espécies analisadas podem ser encontradas neste biótopo (Tab. 1), sendo 12 espécies exclusivas (25%) (Tab. 6). É a maior área de endemismo da Bacia Amazônica e alberga oito dos grandes rios, além dos afluentes de suas próprias bacias(...)"

Visite meu site

Já estive a ver, e vou manter os meus apistos, escalares e corys, o resto vai tudo!

Acham que com bastantes trocos ficava bem? Substrato? Areia seria melhor escolha.. ou não?

Abraço

Publicado: (editado)
Boas,

tão se a dar bem, claro que entram no território inimigo, levam logo uma trinca xD! Mas nada de mais. Cada caso, é um caso :arrow:

Em relação à flora, não sei mesmo o que hei de por, mas quanto à fauna, já encontrei o que queria : D

"O Alto Amazonas foi o biótopo que abrigou o maior número de espécies. Cerca de 70% (n=50) das espécies analisadas podem ser encontradas neste biótopo (Tab. 1), sendo 12 espécies exclusivas (25%) (Tab. 6). É a maior área de endemismo da Bacia Amazônica e alberga oito dos grandes rios, além dos afluentes de suas próprias bacias(...)"

Visite meu site

Já estive a ver, e vou manter os meus apistos, escalares e corys, o resto vai tudo!

Acham que com bastantes trocos ficava bem? Substrato? Areia seria melhor escolha.. ou não?

Abraço

boas

como já te disse o ricardo, kribs e apisto's dá :arrow:

é claro que pode haver exepções mas mal um casal tenha uma postura a molhada vai se mais bravia, isso garanto-te....

em relação aos troncos, se vai fazer um biótopo para agradar aos apisto's, muitos troncos é o ideal.

em relação á areia acho que é a melhor escolha pois dá um aspécto mais natural, mas se a água da tua torneira sair a um pH muito elevado aconselho-te a usares um substracto que pelo menos te neutralize o pH, (no meu aqua biotopo tive de usar akadama pois a água da minha torneira tá na ordem dos 8.6, e com a akadama fica na ordem dos 7.5)

as plantas, se queres que seja um biotopo puro tens de tirar as anubias pois são africanas...

a Alternanthera reineckii é amazónica, mas surge um problema.

visto o aqua ter apisto's e eles não gostarem muito de muita luz, algo que a Alternanthera precisa não sei se vais ter muito sucesso, mas tu é que sabes...

podes ver dois aquas de biotopo amazónico

este do Rui Estrelinha que eu acho um espéctáculo:

http://apcforum.xpto.net/viewtopic.php?f=13&t=21

e o meu que foi baseado no aqua do Rui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117243

espéro ter ajudado

Editado por Baixinho
Publicado:

Boas,

o pH da minha torneira sai a uns 7.5 ou menos.

Concluindo,

desfazer-me de todas as plantas que tenho menos a echinodorus, dos kribensis, guppys e comedor de algas chines,

mudar para um substrato de areia ( pode ser areia da praia tratada ou não dá mesmo? ),

adquirir uns troncos ( há especiais ou posso arranjar na "mata"? Se sim, de que arvores? ),

quais as plantas de fraca manutenção?,

será preferivel ottos´s ou L´s?,

pH será mantido abaixo dos 7?

Qual o cardume preferencial para este biotopo?

Acho que é tudo, ou será preciso mais alguma coisa?

Abraço

PS: Se alguem tiver troncos, plantas para concluir este projecto, casal de ramirezis, substrato ou mesmo uma equipa de limpeza, nao hesite em mandar MP!

mudar para um substrato de areia ( pode ser areia da praia tratada ou não dá mesmo? ),

a da praia não é muito aconselhavel pois acho que sobre muito o pH

aquela das obras dá, a de rio, não é a amarela...

adquirir uns troncos ( há especiais ou posso arranjar na \"mata\"? Se sim, de que arvores? ),

o unico cuidado que deves ter com os troncos é se provêm de uma árvore resinosa, e é calo, devem estar bem secos para depois não apodrecerem. Os troncos de videira são muito fixes...

quais as plantas de fraca manutenção?,

as enchinodorus são boas, e não são muito dificeis, uma muito bonita é a red flame, ou a tenellus...

será preferivel ottos´s ou L´s?,

otto\'s ou L\'s vai de encontro com o teu gosto pessoal...

pH será mantido abaixo dos 7?

o pH é como te disse á bocado, tens de ver se a areia te sobe o pH, sempre podes usar turfa...

Qual o cardume preferencial para este biotopo?

o cardume depende da finalidade do aqua, se quiseres um aqua para criação não convem muito serem peixes grandes, se não for podes usar qualquer cardume, consoante o teu gosto...

tens muitos tetras por onde escolher

Acho que é tudo, ou será preciso mais alguma coisa?

para o biotopo ficar ainda mais natural podes usar folhas secas de Quercus ou de amendoeira da india, etc...

Editado por Baixinho

Boas,

1º- Nem mesmo tratada a areia da praia dá? Vou esperar por mais comentários.

2º- Deveria prencher o aquário com muitos, poucos troncos? Grandes, pequenos? Bem ou mal posicionados?

3º- Quais são as Echinodorus que existem no biotopo dos Apistogramas Cacatoides?

4º- Mantém-se a minha dúvida. Alguns otto's ou 1 ou 2 L's?

5º- pH não terei dificuldade em estabilizar.

6º- Em princípio não será para reprodução, para reprodução tenho outro aquário vazio para tal, mesmo assim, preferia um cardume de 10 a 15 peixes pequenos habitantes deste biotopo referido.

7º- Vou dispensar as folhas secas, pode fazer com que seja muito mais natural, mas não é do meu gosto.

8º- O que é mais compativel? Apisto e Ramirezi ou Apisto e Apisto?

Abraço

Editado por Silveirinha

Boas

Podia te responder ao teu ultimo post com a resposta que deste ao membro Berna neste tópico :

"Berna, antes de mais pesquisa. Desculpa estas a dar-te na cabeça, mas tens muito boa informação aqui no forum acerca desse tema." E tens. Mas vou te tentar ajudar nas 8 questões que propuseste.

1º- Como já te disseram, a areia de praia vai te subir o pH, e tu não queres que isso aconteça, porque as espécies que queres manter (apistogrammas) apenas se dão em pHs baixos. A areia que me aconselharam será uma areia de rio de construção que se pode comprar em BricoMarchés, sacos de 20kg por 2€ (dito por Rui Estrelinha no Forum APC :evil: (este diabo era suposto ter um sorriso...)) e será uma das areias mais próximas dos habitat Amazónicos .

2º- Os troncos já te vão fazer descer o pH, o que é bom. A quantidade e posição já é contigo. Quanto mais natural, melhor.

este artigo, pode ser que ganhes inspiração.

3º- Penso que a maioria das Echinodorus são provenientes da América do Sul, os apistogrammas cacatuoides são naturais da zona do Alto do rio Negro (Colômbia, Venezuela e Brasil), nascente do rio Branco (Brasil) e rio Orinoco (Venezuela). Procura por exemplo neste artigo as echinodorus que se restringem a estas zonas.

Mas posso te dizer que a Echinodorus Bleheri é das mais usadas para estes biótopos.

4º- Eu acho que otocinclus são preferíveis, uma vez que são mais calmos e não vão como alguns Locarídeos rivalizar com os territórios de certos apistogrammas. Podes também ter ancistrus pois fazem parte dos biótopos Amazónicos mas não fogem à regra dos Locarídeos.

5º- Não percebi se era uma pergunta. mas se não tens dificuldadde ainda bem. Melhor que um pH correcto para uma certa espécie de peixe, melhor só correcto e estável :(

6º- Tens muito por onde escolher, dentro dos Tetras tens os tão conhecidos Tetras Cardinais ou Neons e depois tens peixes como os Peixes-Lápis que são bastante aconselhados para ter em biótopos.

7º- É uma característica dos habitat da América do Sul que te ajuda a baixar o pH, dá um ar mais natural ao aquário e ainda tem efeitos medicinais sobre a água do aquário. Mas se não gostas, não pões. É aconselhado, não obrigatório.

8º- Simples, Apistos. Apenas apistogrammas da mesma espécie para não haver disputas de território. Se é os Cacatuoides que queres, um macho e uma fêmea basta. Se achares pouco, se conseguires ter criação vais ver que depois logo deixam de ser poucos bigsmile.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Como o membro Baixinho já disse, se queres um aquário Amazónico, se for biótopo, tal como as anubias, peixes como Comedor de algas chines e os Kribensis vão ter que sair pois não são peixes que habitam na América do Sul.

Não é para fazer propaganda, mas foi para isso que relatei a montagem deste aquário, pode ser que te ajude em alguma dúvida que ainda tenhas ou te dê ainda alguma ideia.

Espero ter ajudado.

Boa sorte!

Editado por jpp
Publicado:

Boas,

haha! jpp, mas eu antes de iniciar este tópico ando ha mais de uma semana a pesquisar.

Respondendo aos pontos 6, 7 e 8.

6º- Vou ver se arranjo um cardume de borboletas, pois penso que seja mais indicado por serem peixes de "superficie", deixando mais espaço para os Escalares e para os Ciclideos anões.

7º- Vou arranjar umas folhas, no principio vou lá coloca-las e testar alguns layouts com elas. Se entretanto me agradar ficam, senão, vão po lixo :P

8º- Consigo proporcionar condições para habitarem duas espécies de ciclideos anões, tal como referidos os Cacatoides e possivelmente Ramirezis. No layout estou a pensar deixar um grande espaço aberto, para que estes, quando saiam do seu território, se possam ver a distancia, evitando assim, muitos encontros repentinos.

Só mais uma duvida, este projecto sendo um biotopo, não posso colocar pedras de xisto?

Está tudo definido, penso eu de que ;)

Agora é so começar a comprar, vender ou trocar. Vou abrir um post mais tarde com as coisas que tenho para venda ou troca. xD

Abraço e boa aquariofilia

Boas,

bem, surgiram-me mais umas duvidas.

Quais são os invertebrados que habitam neste biotopo?

Xistos não ha la pois não? Se não, quais são os tipos de pedras que há lá?

E agora para não estar a fazer muitas perguntas sobre plantas, será que me podem indicar um site que diga de onde vem as plantas?

Abraço e boa aquariofilia ! :animal_fish:

Editado por Silveirinha