Recommended Posts

Boas,

 

inicio este tópico para que toda a gente me possa ajudar, criticar e dar ideias, pois estou seriamente a pensar em renovar o meu aquário.

Quero fazer um aquario amazonico. Ainda no outro dia encontrei um site brutal com varios rios e os seus respectivos biotopos.

Desde já, fica o setup:

 

Dimensões: 100x40x50cm

Filtro: "Interno 600l/h

Aquecimento: 250w

Iluminação: Não sei bem, mas penso que seja 2x38w

Manutenção: TPA's semanais, 20%

Flora:

Não sei bem o que tenho, pois foram oferta de um amigo meu.

Alternanthera reineckii 'Pink' (roseafolia)

Valisnerias

Echinodorus "Amazonica"

Anubia

...

 

Fauna:

4 Escalares "Adolescentes" ( Pois tavam num aquario de 50cm e nao cresceram mais :) )

Casal apistograma Cacatoides "Double Red"

Corydora Aenus

Comedor de algas chines

Guppys

Casal Kribensis

 

Pois bem, como não tenho iluminaçao suficiente, os plantados estao fora de questao. Retirar toda a flora que tenho e colocar plantas de facil manutençao.

Quanto a fauna, pretendia um cardume de tetras nao predatorios, manter um casal de Ramirezis, os meus apistos, mais tarde ficar so com um casal de escalares se tiver sorte e a equipa de limpeza já se vê :x

Bem pessoal, ajudem-me, o que acham que devia fazer, se mantenho estas especies que referi, plantas, etc, etc..

 

 

PS: Vou ver se consigo saber que plantas tenho, e como nao vou ficar com elas, irei trocar com alguem que me ajudem em grande com este projecto :P

 

 

Abraço e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes de mais, para amazónico, tens muita coisa que de amazónico não tem nada...

 

Depois não me parece muito boa ideia, em 100x40, colocar kribs e Ap. cacatuoides... cheira-me que irá dar confusão em breve.

 

O resto é uma questão de gosto e opção.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, antes de mais, para amazónico, tens muita coisa que de amazónico não tem nada...

 

Depois não me parece muito boa ideia, em 100x40, colocar kribs e Ap. cacatuoides... cheira-me que irá dar confusão em breve.

 

O resto é uma questão de gosto e opção.

 

Boas,

 

tão se a dar bem, claro que entram no território inimigo, levam logo uma trinca xD! Mas nada de mais. Cada caso, é um caso :)

Em relação à flora, não sei mesmo o que hei de por, mas quanto à fauna, já encontrei o que queria : D

 

"O Alto Amazonas foi o biótopo que abrigou o maior número de espécies. Cerca de 70% (n=50) das espécies analisadas podem ser encontradas neste biótopo (Tab. 1), sendo 12 espécies exclusivas (25%) (Tab. 6). É a maior área de endemismo da Bacia Amazônica e alberga oito dos grandes rios, além dos afluentes de suas próprias bacias(...)"

 

Visite meu site

 

Já estive a ver, e vou manter os meus apistos, escalares e corys, o resto vai tudo!

Acham que com bastantes trocos ficava bem? Substrato? Areia seria melhor escolha.. ou não?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tão se a dar bem, claro que entram no território inimigo, levam logo uma trinca xD! Mas nada de mais. Cada caso, é um caso :arrow:

Em relação à flora, não sei mesmo o que hei de por, mas quanto à fauna, já encontrei o que queria : D

 

"O Alto Amazonas foi o biótopo que abrigou o maior número de espécies. Cerca de 70% (n=50) das espécies analisadas podem ser encontradas neste biótopo (Tab. 1), sendo 12 espécies exclusivas (25%) (Tab. 6). É a maior área de endemismo da Bacia Amazônica e alberga oito dos grandes rios, além dos afluentes de suas próprias bacias(...)"

 

Visite meu site

 

Já estive a ver, e vou manter os meus apistos, escalares e corys, o resto vai tudo!

Acham que com bastantes trocos ficava bem? Substrato? Areia seria melhor escolha.. ou não?

 

 

Abraço

 

boas

 

como já te disse o ricardo, kribs e apisto's dá :arrow:

é claro que pode haver exepções mas mal um casal tenha uma postura a molhada vai se mais bravia, isso garanto-te....

 

em relação aos troncos, se vai fazer um biótopo para agradar aos apisto's, muitos troncos é o ideal.

 

em relação á areia acho que é a melhor escolha pois dá um aspécto mais natural, mas se a água da tua torneira sair a um pH muito elevado aconselho-te a usares um substracto que pelo menos te neutralize o pH, (no meu aqua biotopo tive de usar akadama pois a água da minha torneira tá na ordem dos 8.6, e com a akadama fica na ordem dos 7.5)

 

as plantas, se queres que seja um biotopo puro tens de tirar as anubias pois são africanas...

a Alternanthera reineckii é amazónica, mas surge um problema.

visto o aqua ter apisto's e eles não gostarem muito de muita luz, algo que a Alternanthera precisa não sei se vais ter muito sucesso, mas tu é que sabes...

 

podes ver dois aquas de biotopo amazónico

este do Rui Estrelinha que eu acho um espéctáculo:

http://apcforum.xpto.net/viewtopic.php?f=13&t=21

 

e o meu que foi baseado no aqua do Rui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=117243

 

espéro ter ajudado

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o pH da minha torneira sai a uns 7.5 ou menos.

Concluindo,

desfazer-me de todas as plantas que tenho menos a echinodorus, dos kribensis, guppys e comedor de algas chines,

mudar para um substrato de areia ( pode ser areia da praia tratada ou não dá mesmo? ),

adquirir uns troncos ( há especiais ou posso arranjar na "mata"? Se sim, de que arvores? ),

quais as plantas de fraca manutenção?,

será preferivel ottos´s ou L´s?,

pH será mantido abaixo dos 7?

Qual o cardume preferencial para este biotopo?

 

Acho que é tudo, ou será preciso mais alguma coisa?

 

 

Abraço

 

 

PS: Se alguem tiver troncos, plantas para concluir este projecto, casal de ramirezis, substrato ou mesmo uma equipa de limpeza, nao hesite em mandar MP!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mudar para um substrato de areia ( pode ser areia da praia tratada ou não dá mesmo? ),

a da praia não é muito aconselhavel pois acho que sobre muito o pH

aquela das obras dá, a de rio, não é a amarela...

 

adquirir uns troncos ( há especiais ou posso arranjar na \"mata\"? Se sim, de que arvores? ),

o unico cuidado que deves ter com os troncos é se provêm de uma árvore resinosa, e é calo, devem estar bem secos para depois não apodrecerem. Os troncos de videira são muito fixes...

 

quais as plantas de fraca manutenção?,

as enchinodorus são boas, e não são muito dificeis, uma muito bonita é a red flame, ou a tenellus...

 

será preferivel ottos´s ou L´s?,

otto\'s ou L\'s vai de encontro com o teu gosto pessoal...

 

pH será mantido abaixo dos 7?

o pH é como te disse á bocado, tens de ver se a areia te sobe o pH, sempre podes usar turfa...

 

Qual o cardume preferencial para este biotopo?

o cardume depende da finalidade do aqua, se quiseres um aqua para criação não convem muito serem peixes grandes, se não for podes usar qualquer cardume, consoante o teu gosto...

tens muitos tetras por onde escolher

 

Acho que é tudo, ou será preciso mais alguma coisa?

para o biotopo ficar ainda mais natural podes usar folhas secas de Quercus ou de amendoeira da india, etc...

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º- Nem mesmo tratada a areia da praia dá? Vou esperar por mais comentários.

2º- Deveria prencher o aquário com muitos, poucos troncos? Grandes, pequenos? Bem ou mal posicionados?

3º- Quais são as Echinodorus que existem no biotopo dos Apistogramas Cacatoides?

4º- Mantém-se a minha dúvida. Alguns otto's ou 1 ou 2 L's?

5º- pH não terei dificuldade em estabilizar.

6º- Em princípio não será para reprodução, para reprodução tenho outro aquário vazio para tal, mesmo assim, preferia um cardume de 10 a 15 peixes pequenos habitantes deste biotopo referido.

7º- Vou dispensar as folhas secas, pode fazer com que seja muito mais natural, mas não é do meu gosto.

8º- O que é mais compativel? Apisto e Ramirezi ou Apisto e Apisto?

 

Abraço

Editado por Silveirinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podia te responder ao teu ultimo post com a resposta que deste ao membro Berna neste tópico :

"Berna, antes de mais pesquisa. Desculpa estas a dar-te na cabeça, mas tens muito boa informação aqui no forum acerca desse tema." E tens. Mas vou te tentar ajudar nas 8 questões que propuseste.

 

1º- Como já te disseram, a areia de praia vai te subir o pH, e tu não queres que isso aconteça, porque as espécies que queres manter (apistogrammas) apenas se dão em pHs baixos. A areia que me aconselharam será uma areia de rio de construção que se pode comprar em BricoMarchés, sacos de 20kg por 2€ (dito por Rui Estrelinha no Forum APC :evil: (este diabo era suposto ter um sorriso...)) e será uma das areias mais próximas dos habitat Amazónicos .

 

2º- Os troncos já te vão fazer descer o pH, o que é bom. A quantidade e posição já é contigo. Quanto mais natural, melhor.

este artigo, pode ser que ganhes inspiração.

 

3º- Penso que a maioria das Echinodorus são provenientes da América do Sul, os apistogrammas cacatuoides são naturais da zona do Alto do rio Negro (Colômbia, Venezuela e Brasil), nascente do rio Branco (Brasil) e rio Orinoco (Venezuela). Procura por exemplo neste artigo as echinodorus que se restringem a estas zonas.

Mas posso te dizer que a Echinodorus Bleheri é das mais usadas para estes biótopos.

 

4º- Eu acho que otocinclus são preferíveis, uma vez que são mais calmos e não vão como alguns Locarídeos rivalizar com os territórios de certos apistogrammas. Podes também ter ancistrus pois fazem parte dos biótopos Amazónicos mas não fogem à regra dos Locarídeos.

 

5º- Não percebi se era uma pergunta. mas se não tens dificuldadde ainda bem. Melhor que um pH correcto para uma certa espécie de peixe, melhor só correcto e estável :(

 

6º- Tens muito por onde escolher, dentro dos Tetras tens os tão conhecidos Tetras Cardinais ou Neons e depois tens peixes como os Peixes-Lápis que são bastante aconselhados para ter em biótopos.

 

7º- É uma característica dos habitat da América do Sul que te ajuda a baixar o pH, dá um ar mais natural ao aquário e ainda tem efeitos medicinais sobre a água do aquário. Mas se não gostas, não pões. É aconselhado, não obrigatório.

 

8º- Simples, Apistos. Apenas apistogrammas da mesma espécie para não haver disputas de território. Se é os Cacatuoides que queres, um macho e uma fêmea basta. Se achares pouco, se conseguires ter criação vais ver que depois logo deixam de ser poucos bigsmile.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

Como o membro Baixinho já disse, se queres um aquário Amazónico, se for biótopo, tal como as anubias, peixes como Comedor de algas chines e os Kribensis vão ter que sair pois não são peixes que habitam na América do Sul.

 

Não é para fazer propaganda, mas foi para isso que relatei a montagem deste aquário, pode ser que te ajude em alguma dúvida que ainda tenhas ou te dê ainda alguma ideia.

 

Espero ter ajudado.

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

haha! jpp, mas eu antes de iniciar este tópico ando ha mais de uma semana a pesquisar.

 

Respondendo aos pontos 6, 7 e 8.

 

6º- Vou ver se arranjo um cardume de borboletas, pois penso que seja mais indicado por serem peixes de "superficie", deixando mais espaço para os Escalares e para os Ciclideos anões.

 

7º- Vou arranjar umas folhas, no principio vou lá coloca-las e testar alguns layouts com elas. Se entretanto me agradar ficam, senão, vão po lixo :P

 

8º- Consigo proporcionar condições para habitarem duas espécies de ciclideos anões, tal como referidos os Cacatoides e possivelmente Ramirezis. No layout estou a pensar deixar um grande espaço aberto, para que estes, quando saiam do seu território, se possam ver a distancia, evitando assim, muitos encontros repentinos.

 

Só mais uma duvida, este projecto sendo um biotopo, não posso colocar pedras de xisto?

 

Está tudo definido, penso eu de que ;)

Agora é so começar a comprar, vender ou trocar. Vou abrir um post mais tarde com as coisas que tenho para venda ou troca. xD

 

 

Abraço e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

bem, surgiram-me mais umas duvidas.

Quais são os invertebrados que habitam neste biotopo?

Xistos não ha la pois não? Se não, quais são os tipos de pedras que há lá?

E agora para não estar a fazer muitas perguntas sobre plantas, será que me podem indicar um site que diga de onde vem as plantas?

 

 

Abraço e boa aquariofilia ! :animal_fish:

Editado por Silveirinha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais