Recommended Posts

Publicado

boas pessoal procuro ajuda pois tenho um aqua novo, ja tive um mas faz 10 anos. ele tem 100 por 30 e 40 de altura, pretendo planta-lo e que seja comunitario, que substractos aconcelham e ke filtros?? ouvi dizer ke a filtragem convem ser 10x o volume do auario sera certo? e que lampadas? ja agora e ke lojas na net? eu vi uma holandesa a www.seame.com com preços fixes mas tem pouca coisa. que lojas aconselham?? ja agora alguem ke use o ebay, sabem se pagamos alfandegas ou isso em cenas ke vem fora da europa??? obrigado e um abraço

Publicado:

Boas Paulo,o substrato varia bastante de carteira para carteira e necessidades das plantas,assim como a iluminação.Sobre o filtro para o teu caso (120L) eu aconselharia alguns destes Eheim 215,JBL CristalProfi e700,JBL CristalProfi 120 são todos boas opções.Sobre o ebay creio que agora é só acima de 150€ que se paga alfandega mas não sei ao certo.Podes também optar por te juntar a alguma encomenda conjunta á aquaristic ou então ver pelos patrocinadores.

Não escrevas com abreviaturas ou com "k" pois esse tipo de linguagem não é permitido no fórum.

Espero ter ajudado.

Publicado:

Boas.

Sim, a filtragem deve ser por volta desse rácio. Lâmpadas e substrato depende das plantas que queres, necessidade de cada uma, relação w/l...

Lojas on-line a única com que trabalhei foi a seahorseshop.com e recomendo vivamente. Ninguém vende mais barato artigos de topo(que eu conheça!).

Quanto ao ebay, usa-o só para coisas que não sejam muito caras e não sejam passiveis de desgaste. Quanto à alfandega, ou vulgo controlo aduaneiro, tens-lo garantido para qualquer artigo importado fora da zona euro, no entanto só acima de 30€ costumam cobrar taxas. Agora os 150€ que o Jorge Oliveira diz não é verdade (experiência própria...) .

Publicado: (editado)

gostava de ter plantas com fartura tipo fazer 70% do "chao" em tapete de javas , e plantas granditas no fundo na traseira , e variar um pouco com umas vermelhitas no meio, quais aconselhas de inicio que sejam mais faceis, e o subtrato quais vale a pena pra fertelizar bem. pensei em meter camada fertilizante por baixo e akadama em cima que achas?? filtragem vi um filtro interno superfish aqua-flow de 800l/h 18€ e uma canister externo diy com uma bomba enheim 1002 com 150 a 1000l/h 19€ na loja seame.com e termometros um em cada canto de 100W.??? que achas ? e materias filtrantes pro diy que aconcelhas? obrigado pela ajuda que tem dado aqui no forum..

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Tapete de java?Com musgo de java?Ou falas em riccia ou mesmo HC cuba?Para esses tapetes precisas de uma boa iluminação.Na filtragem já dei a minha opinião atrás e acho que não há necessidade de grandes invenções.

Sobre a alfândega á dias falou-se nisso num tópico que agora não sei dele e a lei creio que saiu em Fevereiro,agora se é mesmo verdade ou não não posso precisar.

Publicado:

A alteracao a lei for feita em Dezembro e passou de 30E para 150E...

Para esse plantado precisas talvez 4x39W, nao sendo o aqua muito alto podes usar 1x4200K e 3x6500K.

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

boas pessoal

em relaçao as lampadas tive a ver ums t5 e t8 sylvania de 36 ou 38 w ja nao me lembro duas aquastar e duas grow lux. quais as melhores t5 , t8 ou hqi? e suas diferenças???

acham que os backgrounds feitos com esferovite, cimento cola e impermiabilizante duram bastante ou é melhor calhaus apenas?

e substracto ouvi falar em humus, akadama por cima é bom?

nao quero parecer chato apenas quero fazer bem as coisas.

obrigado

Publicado: (editado)

obrigado pela ajuda e com o background que achas? filtragem pensei num diy canister externo com ts de inspeçao, e um interno ambos com 700/800l/h e um aquecedor de 150w, ou sera melhor um em cada canto de 75?

mais uma vez obrigado sergio....

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:
Tens uns comentários acima boas opções a não ser que insistas mesmo nos internos :animal_fish: que mais tarde irás trocar por externos.

e um externo de 700/800 chega, é que ja aconcelharam externo + interno tipo um eheim aquaball ? e em relaçao aos termometros um de 150 ou dois de 75? desculpa ser chato mas quero fazer tudo como manda a lei :naughty:.

e co2 pra ja ou mais tarde?

obrigado mais uma vez...

Publicado:

CristalProfi e700 é um modelo não quer dizer que seja os litros que faz.Mas sim um filtro externo que faça 700 a 800L/h serve.Mas quem te disse externo + interno?Não vejo a necessidade disso :? e o termostato apenas um de 150W chega,a não ser que tenhas possibilidades e queiras comprar 2 de 100W.Mas não vejo necessidade para tal.O CO2 é melhor passares na secção plantas porque eu de plantas sou quase um zero :? lamento.

Publicado:

tenho visto os eheim, achas que compensa fazer aqueles faça voçe mesmo ? eu acho-me capaz de fazer um com pvc mas sera que é pior ou melhor?

Publicado:

São opções.Eu fiz um desses mas como acordei um sabado com a sala cheia de água e a mulher aos berros,desisti e comprei um Eheim.Gastei dinheiro 2x,mas a bomba ainda cá está.Há-se ser para a SUMP do de 2metros daqui a uns anos :?

Publicado:

eu ja trabalhei com tubagens, se for bem feito dificilmente tem fuga a nao ser que uses material mais fraco. que aconteceu com o teu? e marcas qual a melhor em durabilidade e trabalho de filtragem real? aconcelhas tambem medias da mesma marca do filtro ou pode ser outras? ja ouvi dizer que aqueles filtros de copo ( se fosse de vinho era bebedeira imediata ) tem alguns 5 ou 6 litros de capacidade para agua domestica sabes quais sao? achas que fazem um bom trabalho ou é preferivel mesmo comprar ja feito?

Publicado:

picture020h.th.jpg

É isso que falas?Todas as semanas sem falta tinha que ser limpo e era lixado para desapertar,pelo menos eu.Até que um dia o vedante se estragou e não vi e durante a noite deu o que deu....Eu apostaria num externo mas isso sou eu.

Publicado:
picture020h.th.jpg

É isso que falas?Todas as semanas sem falta tinha que ser limpo e era lixado para desapertar,pelo menos eu.Até que um dia o vedante se estragou e não vi e durante a noite deu o que deu....Eu apostaria num externo mas isso sou eu.

quase, mas com tubagem em pvc que é mais resistente e com a bomba a trabalhar dentro do corpo do filtro. do genero, tubo pvc grosso com dois tes e material filtrante e a bomba dentro a puxar numa ponta, mas tipo monobloco, uns que estam neste site http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=167 ve o post do gaspar cipriano e diz que achas?

abraço paulo flor

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!