Pereirinha Publicado Março 8, 2009 Publicado Março 8, 2009 (editado) Boas então é assim eu tenho tentado acertar com a fertilização do meu aqua mas tem me sido muito dificil, devido ao meu hórario de trabalho, tipo saio de casa muito cedo e só chego por volta das 18h e não me dá tempo para controlar nada, e então a minha duvida é a seguinte, posso fazer os testes à noite tipo 22h30, depois das luzes terem apagado e repor os nutrientes em falta??? é que as luzes depois só ligam as 14h do outro dia... o meu fotoperiodo é das 14h ás 22h... tipo enquanto está mesmo tudo escuro, ou seja das 22h ás 07h30 (que é quando saio), acredito que as plantas não absorvam nenhum nutriente, mas e das 7h às 14h??? já tenho a luz do dia (não directamente a entrar no aquario) mas a entrar no meu quarto... Espero ter-me explicado bem, é uma duvida um bocado dificil de explicar lol, mas fiz o meu melhor... Espero que me ajudem, e se conhecerem alguma "técnica", para ajudar a acertar com a fertilização agradecia, é que já estou farto de ver as greenspots no meu aqua... Abraço e obrigado Editado Março 13, 2009 por Pereirinha O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
João Lopes Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 (editado) Boas! Penso que não haja problema, eu dantes fertilizava as 6 da manhã com o periodo de luzes das 14 as 22... E não tive grandes problemas com isso! Não tenho a certeza mas foi o que eu fiz.. Editado Março 8, 2009 por João Lopes
Pereirinha Publicado: Março 8, 2009 Autor Publicado: Março 8, 2009 Boas! Penso que não haja problema, eu dantes fertilizava as 6 da manhã com o periodo de luzes das 14 as 22... E não tive grandes problemas com isso! Não tenho a certeza mas foi o que eu fiz.. Mas a que horas fazias os testes para te regulares do que tinhas de administrar??? Abraço e obrigado O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
João Lopes Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 Só coloco K Micros e Ferro, testes faço antes de fazer tpa para ver se está normal... (nitratos e fosfatos)
Godlike Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 Não existe problema nenhum em fertilizar de noite, para repor nutrientes para o proximo fotoperiodo! Em relação aos acertos de nutrientes necessitas dos testes, NO3 e PO4. Tenta manter uma relação de nutrientes de N-5 PO4-0.5 K-5 As green spots nos vidros é sinónimo de PO4 a zero!! cumps Cumps
Pereirinha Publicado: Março 8, 2009 Autor Publicado: Março 8, 2009 Não existe problema nenhum em fertilizar de noite, para repor nutrientes para o proximo fotoperiodo! Em relação aos acertos de nutrientes necessitas dos testes, NO3 e PO4. Tenta manter uma relação de nutrientes de N-5 PO4-0.5 K-5 As green spots nos vidros é sinónimo de PO4 a zero!! cumps Eu tenho os testes man, tipo tenho feito testes, quase diariamente, tenho 10ppm de Nitratos, 1,5 ppm de Fosfatos, aumentei já por causa disso... Será falta ou excesso de K??? Então o K é igual ao NO3??? Tenho fertilizado: 2ml de Micros da Seachem; 2,5ml de Ferro da Seachem; 20ppm de Potassio; E tentado manter os valores em: 10ppm Nitratos 1,5ppm de Fosfatos. Obrigado pela ajuda O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Pereirinha Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 Eu tenho os testes man, tipo tenho feito testes, quase diariamente, tenho 10ppm de Nitratos, 1,5 ppm de Fosfatos, aumentei já por causa disso... Será falta ou excesso de K??? Então o K é igual ao NO3??? Tenho fertilizado: 2ml de Micros da Seachem; 2,5ml de Ferro da Seachem; 20ppm de Potassio; E tentado manter os valores em: 10ppm Nitratos 1,5ppm de Fosfatos. Obrigado pela ajuda Boas pessoal, acabei de descubrir uma coisa, a alga que eu tenho não é a Green Spot mas sim a Green Dust Algae, acho que ainda é pior, já tive a ler e vou cumprir o que diz no site... achamboa ideia, ou alguem conhece alguma solução melhor??? O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Godlike Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Tive a ver o teu setup e vi que tens uma calha 4x24w... durante o fotoperiodo usas que potencia... (se conseguires trocar as lampadas para espectros mais baixos era bom) Bem se tens esses valores... pode ser excesso de nutrientes! A montagem tem quanto tempo... ? Cumps
Pereirinha Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 Tive a ver o teu setup e vi que tens uma calha 4x24w... durante o fotoperiodo usas que potencia... (se conseguires trocar as lampadas para espectros mais baixos era bom) Bem se tens esses valores... pode ser excesso de nutrientes! A montagem tem quanto tempo... ? a montagem tem um mês... o fotoperiodo, uso mesmo o total ou seja os 96w... As lampadas queria ver se não mudava, pelo menos para agora... O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
krypticall Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Então o K é igual ao NO3??? boas Nao , o K acompanha os fosfatos, por cada 1ppm de fosfatos consumidos fertilizas 10ppm de K se os fosfatos nao estao a ser consumidos diariamente, é insuficiencia de co2 na agua, visto teres boa iluminaçao. abraço.
canito Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 (editado) Tabem sou da opinião que fertilizar de manha, à tarde ou à noite .... vai dar ao mesmo. No meu caso, fertilizo de manha, por volta das 8 da manha, e as luzes disparam às 14 horas.... faço 9 horas diarias. O importante, é conseguir ter uma noçao dos consumos diários do nosso aqua, e é por isso que se torna muito importante fazer os testes ... principalmente no3 e po4. Por isso, dizer que 1,5 ppm de PO4 e 10 ppm de Nitratos é muito ou pouco .... é muito relativo .... porque cada aquário tem os seus consumos de nutrientes. Mais luz, mais co2 , mais plantas (principamente de crescimento rápido) significa mais consumo ..... logo tens de fertilizar mais. No caso concreto do teu aquário, conforme já te disse ... tenho algumas dúvidas na qualidade dessas lampadas .... se são lampadas de "espectro total" e boas para um plantado. Serem de 10000k ou de 65000k .... é na minha opinião .... uma questão de gosto pessoal .... aquario com luz mais branca ou mais amarelada ..... sou sincero .... não ligo muito aos kelvins das lampadas . Mas adiante ... no caso do teu aquario .... penso que o mais importante .... é que tu atravez dos testes que dizes que estás a fazer diariamente ... arranjes um esquema de fertilizaçao .... ou seja .... que diáriamente forneças os nutrientes necessarios as plantas . Em relação aos green Spots ... epáá .... aquario sem green spots ..... é quase o mesmo que um cão sem pulgas .... eu tambem tenho green spots .... principalmente nas zonas mais baixas dos vidros .... e depois .... para que servem os raspadores ???? ... seja como for .... e porque tens muitos watts .... e continuo a achar que tens poucas plantas ..... torna-se mais dificil controlar um eventual aparecimento de algas. Mete mais plantas .... tenta perceber o consumo diário de nutrientes do teu aquario (para isso servem os testes) ... e depois .... começa a fertilizar sempre com a mesma dose diária de nutrientes .... depois à medida que o aquario vai maturando e as plantas vão crescendo .... vais subindo as fertilizações de uma maneira gradual. Olhando para o teu aquario .... e olhando para os valores de fertilizações que estás a fazer .... pessoalmente .... acho que estás a fertilizar por excesso .... mas cá está .... isto à distancia e sem perceber os consumos .... é muito dificil .... para não dizer ... impossivel .... de dar uma opinião. Vai actualizando. Abraço Editado Março 9, 2009 por canito JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Pereirinha Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 (editado) Tabem sou da opinião que fertilizar de manha, à tarde ou à noite .... vai dar ao mesmo.No meu caso, fertilizo de manha, por volta das 8 da manha, e as luzes disparam às 14 horas.... faço 9 horas diarias. O importante, é conseguir ter uma noçao dos consumos diários do nosso aqua, e é por isso que se torna muito importante fazer os testes ... principalmente no3 e po4. Por isso, dizer que 1,5 ppm de PO4 e 10 ppm de Nitratos é muito ou pouco .... é muito relativo .... porque cada aquário tem os seus consumos de nutrientes. Mais luz, mais co2 , mais plantas (principamente de crescimento rápido) significa mais consumo ..... logo tens de fertilizar mais. No caso concreto do teu aquário, conforme já te disse ... tenho algumas dúvidas na qualidade dessas lampadas .... se são lampadas de "espectro total" e boas para um plantado. Serem de 10000k ou de 65000k .... é na minha opinião .... uma questão de gosto pessoal .... aquario com luz mais branca ou mais amarelada ..... sou sincero .... não ligo muito aos kelvins das lampadas . Mas adiante ... no caso do teu aquario .... penso que o mais importante .... é que tu atravez dos testes que dizes que estás a fazer diariamente ... arranjes um esquema de fertilizaçao .... ou seja .... que diáriamente forneças os nutrientes necessarios as plantas . Em relação aos green Spots ... epáá .... aquario sem green spots ..... é quase o mesmo que um cão sem pulgas .... eu tambem tenho green spots .... principalmente nas zonas mais baixas dos vidros .... e depois .... para que servem os raspadores ???? ... seja como for .... e porque tens muitos watts .... e continuo a achar que tens poucas plantas ..... torna-se mais dificil controlar um eventual aparecimento de algas. Mete mais plantas .... tenta perceber o consumo diário de nutrientes do teu aquario (para isso servem os testes) ... e depois .... começa a fertilizar sempre com a mesma dose diária de nutrientes .... depois à medida que o aquario vai maturando e as plantas vão crescendo .... vais subindo as fertilizações de uma maneira gradual. Olhando para o teu aquario .... e olhando para os valores de fertilizações que estás a fazer .... pessoalmente .... acho que estás a fertilizar por excesso .... mas cá está .... isto à distancia e sem perceber os consumos .... é muito dificil .... para não dizer ... impossivel .... de dar uma opinião. Vai actualizando. Abraço Boas canito, tipo as lampadas com já tinha dito queria ver se não mudava para agora entendes??? Talvez para o proximo mes troque duas, ainda não sei, mas acabo de reparar que as minhas sessiflora estão a ficar com as folhas um bocado escuras!!! será "falta" de fosfatos??? tenho 1,5ppm!!! ou excesso de outro nutriente qualquer que não deixe as plantas absorverem os fosfatos, tipo até à bem pouco tempo tinha andado a fertilizar K a olhometro, tipo não tinha noção nehuma do que estava a fazer, haverá mal em ter excesso de K??? poderá ter a ver com o escurecimento da minha Sessiflora??? eu pessoalmente também acho que estou a exagerar um pouco na fertilização do aqua, vou ver se reduzo agora com umas valentes TPA's para repor os valores que mais interessam... Se me podessem ajudar em realção ao escurecimento das plantas, é que tipo não é só a sessiflora mas sim quase todas as plantas falei na sessiflora porque é a que se nota mais...tenho Stellata que em tempos tinha umas folhas lindas verdes em cima e avermelhadas em baixo e agora perdeu o vermelho e o verde todo, tipo na parte de cima está meio castanho (não é alga) e por baixo está verde... e a forma das folhas não é a forma normal da stellata... não sei mesmo que se anda a passar mas que alguma coisa se passa é certo porque à já 1 semana e meio que não fertilizo com Nitratos, não há absorção por parte das plantas, mas em contra-partida vejo muito perlling... "parecem" saudaveis, mas um pouco feia... Pode ser excesso de ferro??? É que isto comecei a reparar mais a semana passada quando comecei a fertilizar com ferro, eu tenho o teste mas como dizem que não é muito "claro".... Vá lá ajudem, nao queria perder as plantas... Obrigadissimo por tudo a todos... Editado Março 9, 2009 por Pereirinha O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Pereirinha Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Boas pessoal, acho que descobri o mal disto tudo...quer dizer acho eu, tipo sempre ouvi dizer que devia de ter 20ppm de Potassio mas nunca pensei que fosse semanais lol, ou seja, estava a adiciona-los diariamente, nem sei o que dizer lol... Ontem é que fui a casa do Petty (e depois de um bom Porto lol) falamos sobre isso... Chegamos a essa conclusão... Agora o que devo fazer??? Se calhar vou fazer o que o Petty me aconselhou, fazer aquele tratamento das algas com TPA's: 1º dia - 50%; 3º dias - 40% bla, bla, bla... Parece-vos bem??? Abraço O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
canito Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 (editado) Boas pessoal, acho que descobri o mal disto tudo...quer dizer acho eu, tipo sempre ouvi dizer que devia de ter 20ppm de Potassio mas nunca pensei que fosse semanais lol, ou seja, estava a adiciona-los diariamente, nem sei o que dizer lol... Ontem é que fui a casa do Petty (e depois de um bom Porto lol) falamos sobre isso... Chegamos a essa conclusão... Agora o que devo fazer??? Se calhar vou fazer o que o Petty me aconselhou, fazer aquele tratamento das algas com TPA's: 1º dia - 50%; 3º dias - 40% bla, bla, bla... Parece-vos bem??? Abraço Boas. Tens de ter um pouco mais de calma .... Se o problema é o excesso de potassio .... uma muda de agua resolve isso. Conforme ja te disseram aqui ... K acompanha os fosfatos, por cada 1ppm de fosfatos consumidos fertilizas 10ppm de K" Mas eu no meio disto tudo, continuo sem saber .... por ex ... a que conclusão chegas-te com os testes diários que fazias de po4 e no3. Afinal, qual foi a conclusão que chegas-te ? Qual o consumo destes 2 macros do teu aquário? E as HZ .... como estão ? Já tens folhas novas ? Abraço Editado Março 10, 2009 por canito JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Pereirinha Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Boas.Tens de ter um pouco mais de calma .... Se o problema é o excesso de potassio .... uma muda de agua resolve isso. Conforme ja te disseram aqui ... K acompanha os fosfatos, por cada 1ppm de fosfatos consumidos fertilizas 10ppm de K" Mas eu no meio disto tudo, continuo sem saber .... por ex ... a que conclusão chegas-te com os testes diários que fazias de po4 e no3. Afinal, qual foi a conclusão que chegas-te ? Qual o consumo destes 2 macros do teu aquário? E as HZ .... como estão ? Já tens folhas novas ? Abraço Sim as HZ já estão muito muito melhores eu quando poder posto fotos... tipo a conclusão dos testes que cheguei é: PO4 - 0.5ppm de consumo diario NO3 - Não há consumo, só precisei de fertilizar uma vez com Nitratos...mas como tinha excesso de Potassio não sei se isso influenciará...que acham??? Hoje vou ver se monto o teste permanente de CO2 para ter uma ideia da quantidade que tenho está correcto ou não... Abraço e obrigado O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Vitor Sousa Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 boas pereirinha. amanha mando - te o que me pediste em relação ao co2 por e-mail olha uma coisa que não percebi. os resultados dos testes = consumo do aquario???????????? tipo de po4 - 0.5ppm isto é = ao que o aquario consome???? abraço My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
Pereirinha Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 boas pereirinha.amanha mando - te o que me pediste em relação ao co2 por e-mail olha uma coisa que não percebi. os resultados dos testes = consumo do aquario???????????? tipo de po4 - 0.5ppm isto é = ao que o aquario consome???? abraço Não!!! tipo, de manha tenho sempre a volta dos 0,75ppm, 1ppm de PO4, e se fizer testes à noite depois das luzes desligarem tenho tipo 0,25ppm, 0,5ppm, tipo logo há 0.5ppm de absorção... O meu teste de co2 tá com a cor verde escuro!!! Tá bom??? Abraço O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Pereirinha Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Tive a fazer testes agora, resultados: NO3- entre 8 e 10ppm PO4 - 0.25ppm GH - 10 Fertilizei agora: No3 - 0ppm PO4 - 0.75ppm Micros- 1ml K - 3ppm Tipo canito li no teu topico que fertilizas com 10 a 15ppm de Potassio??? lol... Não entendo nada disto lol... os valores recomendados não são semanais??? Como sei o que tenho de fertilizar com K??? tipo as contas que fiz foi 20ppm/7dias=+-3ppm diários Também li por aí que o ferro ajuda bastante na propagação das algas e eu a semana passada quando recebi o fertilizante tinhas as blyxas e as _HZ muito brancas e caí no erro de fertilizar com 5ml de Ferro... e o que é certo é que acho que foi a partir daí que me começou a aparecer mais algas, outra duvida tipo eu agora fertilizei com PO4 e repus valores, ou seja fiquei com 10ppm de Nitratos e 1ppm de Fosfatos, que é +- bom, mas amanha a noite já sei que vou ter o mesmo resultado de hoje ou seja 0.25 de PO4 e 10ppm de Nitratos... tipo depois não admira que apareçam algas, devia de fertilizar a noite com mais ppm de PO4 para ter fosfatos até o final do fotoperiodo??? Abraço e ajudem-me tenho receio de perder o aquario todo, já tenho algas no substrato, não sei qual é mas penso ser aquele que o canito tinha a Green Dust Algae... Vá lá ajudem-me O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Godlike Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Alguns reparos!!! O K não acompanha somente o PO4, acompanha tanto o NO3 como o PO4. pelas relações de: NO3-5 = K-5 PO4-0.5 = K-5 A unica coisa que devemos ter atenção é que fertilizamos apenas com a relação superior... ou seja: EX: vais fertilizar NO3= 10ppm PO4= 0.5 Logo o K será calculado pelo valor maximo que é do NO3.. ou seja irás adicionar 10ppm de K... Muitos de nós faz as fertilizações em separado de macros dos micros dia sim dia não (neste caso fertilizamos em dobro desde que se saiba o consumo real para não existir excessos de nutrientes) Em relação a nunca teres de adicionar NO3 no teu aquario é pelo simples facto que a tua fauna gera NO3 suficiente para o consumo das plantas... neste caso seria um erro aumentar a fauna de forma a que alterasse o equilibrio que tens.. O mesmo se passa com os fosfatos, existe possibilidade de criar equilibrio e não necessitar de fertilizar, porém muito mais dificil pois os fosfatos são gerados pelas comidas que damos aos peixes e para manter estes valores estáveis seria necessário exagerar um pouco da alimentação. Exemplo facil é um aquario plantado de 200LT com 3 Discus adultos... fertilizações de NO3 e PO4 serão nulas, pois os discus são peixes que comem e defecam imenso... logo os valores de NO3 e PO4 serão sempre superiores, neste caso as verdadeiras fertilizações serão as TPAs para estabilizar os parametros.. Com isto talvez fiques baralhado com facto de onde entra o K nisto tudo.. é simples a relação que te dei em cima é mais para aquarios somente plantados ou com uma fauna muito reduzida vs massa vegetal+litragem do aquario... dai sempre que fertilizamos NO3 ou PO4 devemos acompanhar com K. Nos casos de aquarios plantados com alguma fauna, o proprio aquario gera NO3 e PO4 em valores mais elevados, por vezes não necessitamos de fertilizar nem NO3 ou PO4, mas o K podemos sempre adicionar de forma razoável pois é um nutriente necessário para as plantas consumirem e não é gerado pelo ecosistema... Eu refiro-me a adicionar K de forma razoável entre os 5 ppm diários, podendo ir até aos 10ppm diários. Cumps
Pereirinha Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Alguns reparos!!! O K não acompanha somente o PO4, acompanha tanto o NO3 como o PO4. pelas relações de: NO3-5 = K-5 PO4-0.5 = K-5 A unica coisa que devemos ter atenção é que fertilizamos apenas com a relação superior... ou seja: EX: vais fertilizar NO3= 10ppm PO4= 0.5 Logo o K será calculado pelo valor maximo que é do NO3.. ou seja irás adicionar 10ppm de K... Muitos de nós faz as fertilizações em separado de macros dos micros dia sim dia não (neste caso fertilizamos em dobro desde que se saiba o consumo real para não existir excessos de nutrientes) Em relação a nunca teres de adicionar NO3 no teu aquario é pelo simples facto que a tua fauna gera NO3 suficiente para o consumo das plantas... neste caso seria um erro aumentar a fauna de forma a que alterasse o equilibrio que tens.. O mesmo se passa com os fosfatos, existe possibilidade de criar equilibrio e não necessitar de fertilizar, porém muito mais dificil pois os fosfatos são gerados pelas comidas que damos aos peixes e para manter estes valores estáveis seria necessário exagerar um pouco da alimentação. Exemplo facil é um aquario plantado de 200LT com 3 Discus adultos... fertilizações de NO3 e PO4 serão nulas, pois os discus são peixes que comem e defecam imenso... logo os valores de NO3 e PO4 serão sempre superiores, neste caso as verdadeiras fertilizações serão as TPAs para estabilizar os parametros.. Com isto talvez fiques baralhado com facto de onde entra o K nisto tudo.. é simples a relação que te dei em cima é mais para aquarios somente plantados ou com uma fauna muito reduzida vs massa vegetal+litragem do aquario... dai sempre que fertilizamos NO3 ou PO4 devemos acompanhar com K. Nos casos de aquarios plantados com alguma fauna, o proprio aquario gera NO3 e PO4 em valores mais elevados, por vezes não necessitamos de fertilizar nem NO3 ou PO4, mas o K podemos sempre adicionar de forma razoável pois é um nutriente necessário para as plantas consumirem e não é gerado pelo ecosistema... Eu refiro-me a adicionar K de forma razoável entre os 5 ppm diários, podendo ir até aos 10ppm diários. Boas Godlike obrigado pela ajuda, mas isso da absorção dos Nitratos e da quantidade dos peixes não está muito correcto no meu aquario, só tinha um peixe machado e um ancistrus, acho que só esses dois peixes não geravam No3 para aquela agua toda...na minha opinião, simplesmente não há absorção...algo esta mal!!! tal como disse anteriormente por engano andava a fetilizar com 20ppm de K diários!!! poderá ser esse excesso que não deixa as plantas absorverem os nitratos??? E neste momento o que me preocupa são: as algas penso ser a Green dust algae, as folhas mais velhas da sessiflora escuras, e os nitratos não serem absorvidos... Abraço e muito obrigado Mais uma ajudinha vá lá!!! O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Godlike Publicado: Março 11, 2009 Publicado: Março 11, 2009 (editado) Como a montagem é recente é perfeitamente normal as plantas não estarem a consumir praticamente nutrientes nenhuns... A afirmação de que o K inibe o consumo de outros nutrientes, não está comprovada a 100% (pelo menos no que li). Se acreditas nisso, experimenta baixar como foi falado anteriormente a quantidade de K. Experimenta também baixar a iluminação, para o arranque usaste muita potencia de luz (watts) Alias se fosse no meu caso eu reduzia toda a fertilização para metade (micros e ferro) e regulava os macros para NO3-5 PO4- 0.5, com as TPAs deves conseguir baixar os parametros com a iluminação tb a meio-gás.. as plantas só não podem ter carençias de nutrientes... mas vivem muito bem com poucas quantidades dos mesmos! E a partir de ai começava a tentar perceber os consumos... Excesso de fertilizações de micros e ferro... etc etc aliado ao substrato fertil... o resultado é BOOMS de algas.. Se seguires o meu conselho.. para não deixares alastrar muito as algas nas plantas.. usa excel e compra alguns SAEs ou caridinas japonicas para te ajudarem a combater as algas.. Tenta ao maximo não deixar as algas em especial nas plantas alastrarem, as algas que tão no vidro facilmente saem... Em relação ao uso do excel certamente existe tuturials no forum, tenta uma pesquisa. Cumps Editado Março 11, 2009 por Godlike Cumps
canito Publicado: Março 11, 2009 Publicado: Março 11, 2009 (editado) Tive a fazer testes agora, resultados: NO3- entre 8 e 10ppm PO4 - 0.25ppm GH - 10 Fertilizei agora: No3 - 0ppm PO4 - 0.75ppm Micros- 1ml K - 3ppm Tipo canito li no teu topico que fertilizas com 10 a 15ppm de Potassio??? lol... Não entendo nada disto lol... os valores recomendados não são semanais??? Como sei o que tenho de fertilizar com K??? tipo as contas que fiz foi 20ppm/7dias=+-3ppm diários Pois .... mas já reparas-te bem na enorme diferença de quantidade de plantas que eu tenho e tu tens ? Já para não falar que para "ajudar" ainda mais .... tenho um tapete de "Cuba" ... que cobre grande parte do substrato do meu aquário .... e que tem um grande consumo de nutrientes .... e tambem .... que o teu aquário é recente ... as plantas ainda está a adptar-se. Se eu fertilizo em média com 2 ppm de fosfatos e 10-15 ppm de nitratos em dias alternados ..... fertilizar com 10-15 ppm de K diários .... não me pareçe nenhum exagero. Também li por aí que o ferro ajuda bastante na propagação das algas e eu a semana passada quando recebi o fertilizante tinhas as blyxas e as _HZ muito brancas e caí no erro de fertilizar com 5ml de Ferro... e o que é certo é que acho que foi a partir daí que me começou a aparecer mais algas, Continuo a dizer que deves primeiro perceber os consumos do teu aqua .... e depois GRADUALMENTE ires forneçendo o que elas precisam. O que fizes-te foi .... ahhhhh ... e tal .... as plantas estão brancas .... deixa lá carregar no ferro ..... .... tem de ser com calma ..... "aos poucos" . O que te estou a tentar dizer .... é que errado... não é meter os 5 ml de ferro .... errado é nós pensarmos que...como hoje fertilizamos em maior dose .... amanha as plantas já vão estár mais saúdaveis. Não é ... hoje meto 5 ml .... amanha só meto 2 ml .... o ideal é ser sempre a mesma "dose" diária ... ou semanal ... como queiras ... Se conseguires achar os valores "ideiais" ou perto disso .... obtens o tal equilibrio luz,co2 e nutrientes(micros e macros) outra duvida tipo eu agora fertilizei com PO4 e repus valores, ou seja fiquei com 10ppm de Nitratos e 1ppm de Fosfatos, que é +- bom, mas amanha a noite já sei que vou ter o mesmo resultado de hoje ou seja 0.25 de PO4 e 10ppm de Nitratos... tipo depois não admira que apareçam algas, devia de fertilizar a noite com mais ppm de PO4 para ter fosfatos até o final do fotoperiodo??? Sendo assim .... fertilizas só com po4 .... o objectivo é acertar os valores de macros na tal proporçao que o Godlike explica. Abraço e ajudem-me tenho receio de perder o aquario todo, já tenho algas no substrato, não sei qual é mas penso ser aquele que o canito tinha a Green Dust Algae... Vá lá ajudem-me Tens de perceber que não é fácil ajudar " à distancia " .... ainda para mais quando estamos a falar de fertilizações e algas ..... mas ..... e que tal colocares aqui umas fotos ????? ..... Será que isso tá assim tau mau ???? Sinceramente ... penso que não .... Seja como for, o Godlike deu-te aqui algumas dicas bastante interessantes .... Editado Março 11, 2009 por canito JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Pereirinha Publicado: Março 12, 2009 Autor Publicado: Março 12, 2009 Como a montagem é recente é perfeitamente normal as plantas não estarem a consumir praticamente nutrientes nenhuns... A afirmação de que o K inibe o consumo de outros nutrientes, não está comprovada a 100% (pelo menos no que li). Se acreditas nisso, experimenta baixar como foi falado anteriormente a quantidade de K. Experimenta também baixar a iluminação, para o arranque usaste muita potencia de luz (watts) Alias se fosse no meu caso eu reduzia toda a fertilização para metade (micros e ferro) e regulava os macros para NO3-5 PO4- 0.5, com as TPAs deves conseguir baixar os parametros com a iluminação tb a meio-gás.. as plantas só não podem ter carençias de nutrientes... mas vivem muito bem com poucas quantidades dos mesmos! E a partir de ai começava a tentar perceber os consumos... Excesso de fertilizações de micros e ferro... etc etc aliado ao substrato fertil... o resultado é BOOMS de algas.. Se seguires o meu conselho.. para não deixares alastrar muito as algas nas plantas.. usa excel e compra alguns SAEs ou caridinas japonicas para te ajudarem a combater as algas.. Tenta ao maximo não deixar as algas em especial nas plantas alastrarem, as algas que tão no vidro facilmente saem... Em relação ao uso do excel certamente existe tuturials no forum, tenta uma pesquisa. Cumps Boas Godlike, obrigada pela resposta, tipo hoje adicionei mais plantas ao qua vou ver se o consumo de nutrientes sobe não entendo é como é que não há absorção de Nitratos...sinceramente...o unico consumo que existe no meu aqua é de fosfatos (0,5ppm diários), é o que vou começar a fertilizar à risca neste momento, para ver o resultado, eu algas nas plantas não tenho nenhuma mesmo, as unicas algas que tenho é a Green Dust Algae e as Greensopts nos vidors, mas acredito que seja normal... queria ver se não tinha que recorrer ao Excel, vou esperar para ver, o Canito tem razão não está assim tão mau, mas sou muito perfecionista e se calhar é um erro, vou começar agora a fertilizar melhor com Fosfatos, o que fiz foi: Fiz um teste de Fosfatos e tinha o valor de 0,25ppm (como o esperado), ou seja, consumo diário - 0,5ppm, então hoje adicionei 1,25ppm de fosfatos, logo fiquei com 1,5ppm; amanha à noite no fim do fotoperiodo terei 1ppm e então fertilizarei com mais 0,5ppm diários (nutriente a adicionar diáriamente) para assim conseguir manter os fosfatos entre 1ppm e 1,5ppm, para ver se destruo estas algas, e acredito que as folhas escuras (melhor, li na net) que é devido aos fosfatos baixos (não admira), agora vou esperar para ver se começa a dar frutos...senão olha passarei à tua táctica 4x3x3 lol... Abraço e obrigado Pois é Canito tu tens muito mais plantas que eu, estou a adicionar aos poucos não sei se faço bem ou mal mas...quanto aquilo do ferro também percebi logo que tinha agido mal mas com os erros é que se aprende lol, mas para ser sincero foi mesmo isso que eu pensei (quanto mais ferro votasse, mais rapido as plantas iriam reagir e foi um erro pelos vistos), tenho de ir aumentando a fertilização gradualmente, como tu dizes e perceber as suas carencias, já descobri um site onde posso ver as carencias todas o que me vai ajudar imenso... Quanto às fotos Canito fiz uma grande poda nas plantas para ver se crescem com mais força e arranquei as folhas mais estragadas mas as algas no substrato continuam lá e eu mal possa vou postar qui as fotos para voces darem uma vista de olhos... Abraço e mais uma vez obrigado a todos O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Godlike Publicado: Março 12, 2009 Publicado: Março 12, 2009 Atenção às podas gerais... quando podadas as plantas consomem menos nutrientes até os começarem a aparecer novos rebentos! cumps Cumps
Pereirinha Publicado: Março 12, 2009 Autor Publicado: Março 12, 2009 Atenção às podas gerais... quando podadas as plantas consomem menos nutrientes até os começarem a aparecer novos rebentos! cumps Ok Godlike vou ter isso em conta, amanha posto fotos Godlike!!! Para veres como isto anda!!! Abraço O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!
Recommended Posts