Que fertelizantes voces usam ?


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Boas

 

Estao se acabar os meus fertelizantes e queria mudar de marca, e como tal gostaria de saber o que voces usam e se estao satisfeitos ?

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso Micros da Seachem, Potássio da FERKA (talvez mude para a linha completa da FERKA para experimentar com pés e cabeça), Ferro e restantes macro-nutrientes da HA (diluição caseira).

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É caro, mas é excelente em todos os sentidos, além de durar imenso tempo, ELOS Fase 1, Fase 2 e K40, quando acabar o Fase 1 (Só lá para o final do ano pelas minhas contas ;) ) vou experimentar o Extra 1.

São caros e nisso não há duvidas, mas também duram bastante tempo e são muito eficazes! Mas também não posso falar de outros fertilizantes, só utilizei daqueles mais baratos que na altura metia-se 10ml por semana e o frasco durava-me um mês, e agora aventurei-me nisto, tive uma grande despesa inicial (o K40 o Sr. da Loja ofereceu-me, já que costumo dar-lhe algumas podas das minhas plantas e foi uma maneira de "pagar"), mas vai compensar a longo prazo! :tongue:

 

P.S.: O aquário tem 50L de água, logo só leva 0.5ml em dias alternados com Fase 1 e Fase 2, os frascos tem 100ml é só fazer as contas!

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É caro, mas é excelente em todos os sentidos, além de durar imenso tempo, ELOS Fase 1, Fase 2 e K40, quando acabar o Fase 1 (Só lá para o final do ano pelas minhas contas :thumbup3: ) vou experimentar o Extra 1.

São caros e nisso não há duvidas, mas também duram bastante tempo e são muito eficazes! Mas também não posso falar de outros fertilizantes, só utilizei daqueles mais baratos que na altura metia-se 10ml por semana e o frasco durava-me um mês, e agora aventurei-me nisto, tive uma grande despesa inicial (o K40 o Sr. da Loja ofereceu-me, já que costumo dar-lhe algumas podas das minhas plantas e foi uma maneira de "pagar"), mas vai compensar a longo prazo! :doofywave:

 

P.S.: O aquário tem 50L de água, logo só leva 0.5ml em dias alternados com Fase 1 e Fase 2, os frascos tem 100ml é só fazer as contas!

 

 

Sim conheco a gama da ELOS, mas para aquarios grandes (420L), acho que nao compensa devido ao seu preço :rolleyes:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim conheco a gama da ELOS, mas para aquarios grandes (420L), acho que nao compensa devido ao seu preço :eusathink:

 

Para aquários desse tamanho...dura +/- um mês e meio, o que não é de todo uma alternativa viavel a termos de custos!

Nem eu me metia na Gama ELOS com um aquário desse tamanho, não iria ter "tempo"! :thumbup3:

Já agora Joel, que fertilizantes tens usado? Não tens ficado satisfeito com os resultados? Ou só andas á procura de algo que faça os meus efeitos com menores custos?

 

Cumps

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para aquários desse tamanho...dura +/- um mês e meio, o que não é de todo uma alternativa viavel a termos de custos!

Nem eu me metia na Gama ELOS com um aquário desse tamanho, não iria ter "tempo"! :)

Já agora Joel, que fertilizantes tens usado? Não tens ficado satisfeito com os resultados? Ou só andas á procura de algo que faça os meus efeitos com menores custos?

 

Cumps

 

Ricardo

 

Ola Ricardo!

Tenho usado tudo da horizente aquatico, mas agora comprei recentemente o ELOS Extra 1, a ver se notava-se alguma diferenca mas nao notei nada e aquela brincadeira custou me quase 45 € e já vai quase no fim :/

 

Gostava de exprimentar outras marcas, para ter outras doses, etc ! ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joel!

Os mais entendidos iriam-te (ou vão dizer) dizer que tens mais factores determinantes para que o Extra 1 te fizesse alguma coisa mais visivel. De qualquer das maneiras um aquário com as dimensões do teu, meteres-te na marca ELOS, tinhas de ter um belo de um orçamento por mês (e desejo-te para que no futuro tenhas).

Tenho tido algumas experiências curiosas com os fertilizantes ELOS, uma delas é que se tenho o "azar" de não fertilizar dois dias seguidos, ou esquecer-me mais do que 1 vez por semana e trocar as voltas á rotina, as plantas ressentem-se de imediato, é o caso da minha Hydrocotyle Leucocephala que perde logo coloração e as folhas mais "velhas" e grandes começam a desfazer-se, mas em contrapartida se mantiver a rotina é uma "doida" a crescer! :smile2:

Também te posso dizer que tenho uma ceratopteris thalictroides que dá grandes "pulos" de crescimento somente nos primeiros 2 dias após a TPA, já fiz inclusivé a experiência de fazer TPA's de 2 em 2 dias e numa semana está o dobro do tamanho, é algo fantastico.

Até as Anúbias que são de crescimento lento, com uma rotina certa do fertilizante, chegam-me a dar 1 a 2 folhas por semana (quando feitas as TPA's de 2 em 2 ou 3 em 3 dias).

Também, ainda, te posso dizer que tenho CO2 pressurizado (neste momento esta parado) e tenho estado a fazer a experiência com CO2 caseiro, feito com a famosa receita de gelatina aqui do forum e eu noto muita diferença, o crescimento das minhas plantas é mais lento e demoroso que quando utilizava o CO2 de botija (quase de certeza pelo facto que com o de botija injectava mais CO2).

Desculpa o testamento, mas foi só para exemplificar algumas das experiências que tenho feito, para eu perceber o desenvolvimento das plantas num aquário, no meu caso sem substracto fertil, isso é um patamar acima que hei-de futuramente testar! :thumbup3:

 

Cumps

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joel!

Os mais entendidos iriam-te (ou vão dizer) dizer que tens mais factores determinantes para que o Extra 1 te fizesse alguma coisa mais visivel. De qualquer das maneiras um aquário com as dimensões do teu, meteres-te na marca ELOS, tinhas de ter um belo de um orçamento por mês (e desejo-te para que no futuro tenhas).

Tenho tido algumas experiências curiosas com os fertilizantes ELOS, uma delas é que se tenho o "azar" de não fertilizar dois dias seguidos, ou esquecer-me mais do que 1 vez por semana e trocar as voltas á rotina, as plantas ressentem-se de imediato, é o caso da minha Hydrocotyle Leucocephala que perde logo coloração e as folhas mais "velhas" e grandes começam a desfazer-se, mas em contrapartida se mantiver a rotina é uma "doida" a crescer! :sign_welcome:

Também te posso dizer que tenho uma ceratopteris thalictroides que dá grandes "pulos" de crescimento somente nos primeiros 2 dias após a TPA, já fiz inclusivé a experiência de fazer TPA's de 2 em 2 dias e numa semana está o dobro do tamanho, é algo fantastico.

Até as Anúbias que são de crescimento lento, com uma rotina certa do fertilizante, chegam-me a dar 1 a 2 folhas por semana (quando feitas as TPA's de 2 em 2 ou 3 em 3 dias).

Também, ainda, te posso dizer que tenho CO2 pressurizado (neste momento esta parado) e tenho estado a fazer a experiência com CO2 caseiro, feito com a famosa receita de gelatina aqui do forum e eu noto muita diferença, o crescimento das minhas plantas é mais lento e demoroso que quando utilizava o CO2 de botija (quase de certeza pelo facto que com o de botija injectava mais CO2).

Desculpa o testamento, mas foi só para exemplificar algumas das experiências que tenho feito, para eu perceber o desenvolvimento das plantas num aquário, no meu caso sem substracto fertil, isso é um patamar acima que hei-de futuramente testar! :sign_google:

 

Cumps

 

Ricardo

 

Pois é ricardo, mas é como te digo, nao notei nada de diferente, tinha a minha rotala macrandra pouco vermelha entao decidi e comprei para exprimentar e segui o que diz na embalagem bla bla 1 ml por 100 L e por ai fora e nao notei nenhuma diferenca relativamente a coloração da rotala macandra, depois mais tarde comessei a fertelizar com o ferro da HA todos os dias 0.7 ppm até que ficou mais vermelha e encostei o da ELOS a um canto.

 

Como usas fertelizantes da ELOS talves me possas responder a uma questao, qual é a diferenca entre o ELOS K40 e o ELOS Planta 2 ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que isto e isto pode ajudar.

 

Pelo que percebi, o K40 como sabes tem apenas potássio, enquanto que o Planta 2 tem mais alguns nutrientes além de potássio, dentro do grupo de macro nutrientes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que isto e isto pode ajudar.

 

Pelo que percebi, o K40 como sabes tem apenas potássio, enquanto que o Planta 2 tem mais alguns nutrientes além de potássio, dentro do grupo de macro nutrientes.

 

Abraço

 

 

Obrigado Rui ;)

 

pelo que eu percebi os fertelizantes da Elos estao divididos em dois grupos, o primeiro é o Elos fase 1 e 2 Extra e K40 e o segundo grupo é o Elos planta 1 e Elos planta 2, porque uns "sustentao" os outros por exemplo o Fase 1 diz isto: "aconselhamos o seu uso em conjunto com ELOS Fase 2 e ELOS K40". Os preços tambem sao completamente diferentes!

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agora pretendia apenas, potassio e magnesio e micros mas que fosse fertelizantes super concentrado. O resto gosto da Horizente aquatico e nao pretendo mudar, Ferro, fosfatos e nitratos ;)

Editado por Joel Bonifácio

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não deves olhar muito para essa parte do "aconselhamos o seu uso em conjunto...", porque isso é mais estratégia de venda da empresa, ou de quase todas as empresas...

 

Deves sim, na minha opinião, olhar para as características de cada um, e escolher o que mais se adequa ao que pretendes! Se por exemplo estivesses contente com o Potássio da HA, mas comprasses Fase 1 e 2, seria na mesma apenas um opção da tua parte, sendo indiferente na minha opinião. Na especificação do K40 também diz o mesmo que nos outros, acerca da complementaridade. É mais para levar o cliente a comprar a gama toda.

 

Estás a adicionar Potássio com ambos, logo as diferenças são nulas ou quase, a não ser na concentração.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo em tudo com o Rui Granja!

Um defeito que vejo na marca ELOS e que já corri "mundo e fundos" e não encontrei, foram as concentrações dos nutrientes de toda a gama, desde á Fase 1 até ao K40 (se alguém souber, por favor diga-me alguma coisa), porque o facto de eles dizerem para se meter 1ml por cada 100L de água, mais parece aqueles produtos mais baratos que mandam meter X tampas por cada 100L de água sem qualquer referencia da quantidade de nutrientes que cada ml do produto tem. É mau para quem controla as ppm's de nutrientes que insere dentro do seu aquário! É claro que sempre se pode ir metendo mais ou menos quantidade e tentando acertar no que é ideal para o nosso aquário, mas é um grande defeito para uma grande Marca!

Editado por maxxedison
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a falar com ELOS IBERIA em que disseram o seguinte, passo a citar:

 

"K40

Contém bioactivadores, potássio, acondicionador de biótipos sul americanos, muito concentrado (1ml - 100lt) e é de libertação lenta.

 

Planta2

Contém macro elementos e potássio. É um fertilizante indicado para pessoas que gostam apenas de fertilizar uma vez por semana e que não pretendem medir ou utilizar fertilizantes por compostos.

 

Planta1

É um fertilizante á base de Micro elementos e ferro quelatado, contém ainda alguns macro nutrientes (baixo nível) mas não em tão grande quantidade que substitua o Planta2. Para um maior equilíbrio e óptima fertilização, recomenda-se o uso de Planta1 e Planta2 para fornecer ás plantas todos os nutrientes necessários para um excelente desenvolvimento."

 

Cumprimentos, Joel Bonifácio.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uso o K40, Fase1, Fase2 e Extra1 da ELOS.

 

Para o áqua de 350lt uso as seguintes quantidades:

 

1ml de K40 por dia (manhã)

1ml de Fase2 por dia (manhã)

1ml de Fase1 ou Extra1 por dia (tarde)

 

Não fertilizo um dia antes, nem no dia da TPA.

Obviamente que só é possível fertilizar com estes valores de se usarem um solo fértil (forte), as raízes têm alimento, por sua vez os caules também e a dose de fertilizante irá ser aproveitada apenas pelas folhas das plantas.

Para evitar fertilizações excessivas ou sobre doseamento, cortei na luz; em vez de 4x39w T5 + 2x70w HQI 9h/dia, passei a 4x39w T5 9h/dia e 3h/dia as Hqis. Por sua vez também cortei no CO2, em vez de 4bps passei a 2bps.

 

1xTPA por semana (2 dias sem fertilização!) 5ml por semana de k40 e Fase2. 100ml / 5ml = 20 utilizações (5 meses!)

No caso do Fase1 e Extra1 como alterno a sua fertilização, por semana gasto 3ml de Fase1 e 2ml de Extra1 (ou vice versa...) é só fazer as contas...

 

Atenção que cada plantado é um plantado e as fertilizações vs iluminação vs CO2 vs plantas são muito importantes.

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uso o K40, Fase1, Fase2 e Extra1 da ELOS.

 

Para o áqua de 350lt uso as seguintes quantidades:

 

1ml de K40 por dia (manhã)

1ml de Fase2 por dia (manhã)

1ml de Fase1 ou Extra1 por dia (tarde)

 

Não fertilizo um dia antes, nem no dia da TPA.

Obviamente que só é possível fertilizar com estes valores de se usarem um solo fértil (forte), as raízes têm alimento, por sua vez os caules também e a dose de fertilizante irá ser aproveitada apenas pelas folhas das plantas.

Para evitar fertilizações excessivas ou sobre doseamento, cortei na luz; em vez de 4x39w T5 + 2x70w HQI 9h/dia, passei a 4x39w T5 9h/dia e 3h/dia as Hqis. Por sua vez também cortei no CO2, em vez de 4bps passei a 2bps.

 

1xTPA por semana (2 dias sem fertilização!) 5ml por semana de k40 e Fase2. 100ml / 5ml = 20 utilizações (5 meses!)

No caso do Fase1 e Extra1 como alterno a sua fertilização, por semana gasto 3ml de Fase1 e 2ml de Extra1 (ou vice versa...) é só fazer as contas...

 

Atenção que cada plantado é um plantado e as fertilizações vs iluminação vs CO2 vs plantas são muito importantes.

 

Boas filipe

 

Hoje dei um salto aqui há loja da covilha e encomendei o K40 e Fase 1.

 

Porque é que nao fertelizas um dia antes e no proprio dia da TPA ? algum motivo em especial ?

 

Eu tenho apenas akadama mais nada, mas talvez com uns fertelizantes de substracto resolva as coisas... nao ? digo eu..

 

Ainda bem que falas no tempo de duração dos fertelizantes, apesar de variar de aquario para aquario, já dá para fazer uma ideia, mas 5 meses já me parece um valor aceitavel visto serem bastantes caros :\

 

Vou esperar que eles venham a fazer testes... durancao, crescimentos das plantas, etc até achar o ideal, esta é a parte dificil...

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que nao fertelizas um dia antes e no proprio dia da TPA ? algum motivo em especial ?

Fácil... trata-se apenas de não estar a gastar fertilizante por gastar e por dinheiro fora!

Se não fertilizar um dia antes, os nutrientes serão consumidos quase na totalidade pelas plantas e com a TPA reponho e/ou removo os nutrientes da coluna de água. Só retomo a fertilização no dia seguinte porque com a TPA a água fica equilibrada.

Aliás e como já foi dito aqui neste tópico por alguém que após fazer uma TPA as plantas davam um "pulo" e porquê? Equilibrio...

 

Eu tenho apenas akadama mais nada, mas talvez com uns fertelizantes de substracto resolva as coisas... nao ? digo eu..

Mas já montaste o áqua ou ainda vais montar? No caso de não teres ainda montado, aconselhava-te a comprares solo fértil pois trata-se de um investimento e menos dores de cabeça. Por experiência, usar fertilizante liquido para desenvolver plantas sem solo fértil gastas mais fertilizante e sem grandes resultados práticos!

 

Ainda bem que falas no tempo de duração dos fertelizantes, apesar de variar de aquario para aquario, já dá para fazer uma ideia, mas 5 meses já me parece um valor aceitavel visto serem bastantes caros :\

No teu caso e dependendo do tipo de flora até podes ter fertilizante para mais tempo... Cuidado que o K40 não se aplica como o KCL!

Como é um fertilizante de libertação lenta, o sobre doseamento pode inibir o crescimento das plantas.

Para um aquaário de 400lt 2x2ml por semana de K40 pode ser mais que suficiente!!!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não deves olhar muito para essa parte do "aconselhamos o seu uso em conjunto...", porque isso é mais estratégia de venda da empresa, ou de quase todas as empresas...

Rui não será uma forma de se defenderem e evitarem comentários como os do Joel que ao dizer que gastou 100ml de Extra1 sem resultados práticos?

Quem já usou o Extra1 sabe o que é!!! Obviamente que se usares a gama completa terás todos os nutrientes necessários para um excelente desenvolvimento das plantas e não andas a duplicar nutrientes na coluna de água; algo que acontecerá se usares por exemplo Fase1 (Ferro + Micros) + uma marca XPTO que tenha macros + micros + potássio na sua composição.

Os fertilizantes foram desenvolvidos para trabalharem em conjunto... Quem quiser usar a gama, usa... quem não quiser compra separado, mas deve ter atenção que pode haver compostos em falta ou em excesso.

Outro caso é o fertilizante de Ferro... compram-se fertilizantes de ferro e testes para quê? O ferro que é absorvido pelas plantas o Ferro quelatado (Fe-EDDHA, Fe-DTPA, Fe-EDDCHA) não é medido nos testes!

O que eu chamo de puro marketing é vender testes e fertilizantes de Ferro em que a sua utilização é quase nula... mas como é barato compra-se á espera de milagres e que façam o mesmo que os restantes...

 

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás e como já foi dito aqui neste tópico por alguém que após fazer uma TPA as plantas davam um "pulo" e porquê? Equilibrio...

 

Esse alguém fui eu! :)

Deste aqui umas dicas muito preciosas, que vou por em prática para ver o que sai! Andava a ter um atrofiamento no crescimento numa das minhas plantas que poderá ser de um erro que eu estava a cometer e que tu falaste, sobre o K40 e a sobredosagem, andamos sempre a aprender! E contigo aprendo mais um bocadinho sempre que escreves algo, até porque estava com esperanças que comentasses sobre a marca ELOS e como fertilizas (que foi o que fizeste)! Obrigado! ;)

cumps

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só tens akadama umas pastilhas de substrato eram uma boa opção... Tens umas da Elos (Elos Terra Uno), mas há mais marcas.

 

Abraço

 

Vou exprimentar ;)

 

Fácil... trata-se apenas de não estar a gastar fertilizante por gastar e por dinheiro fora!

Se não fertilizar um dia antes, os nutrientes serão consumidos quase na totalidade pelas plantas e com a TPA reponho e/ou removo os nutrientes da coluna de água. Só retomo a fertilização no dia seguinte porque com a TPA a água fica equilibrada.

Aliás e como já foi dito aqui neste tópico por alguém que após fazer uma TPA as plantas davam um "pulo" e porquê? Equilibrio...

 

Muito bem pensado e poupa-se. Txii eu fazia a TPA e fertelizava logo.

 

Mas já montaste o áqua ou ainda vais montar? No caso de não teres ainda montado, aconselhava-te a comprares solo fértil pois trata-se de um investimento e menos dores de cabeça. Por experiência, usar fertilizante liquido para desenvolver plantas sem solo fértil gastas mais fertilizante e sem grandes resultados práticos!

 

Nao já tenho montado a alguns meses.

Talvez vá mesmo exprimentar os fertelizantes de substracto da ELOS

 

 

Rui não será uma forma de se defenderem e evitarem comentários como os do Joel que ao dizer que gastou 100ml de Extra1 sem resultados práticos?

 

E foi verdade, pelo menos o meu objectivo era meter a minha rotala macrandra mais vermelha e ficou igual, mas o provavel deve ser por causa de outros factores, nao a falta de ferro ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais