JPAM Publicado Março 7, 2009 Publicado Março 7, 2009 (editado) Boa tarde! Estou a montar um plantado e estou a escolher uma iluminação para o meu Nano aquário! A ideia é usar um pequeno aquário que tenho de 22L +/- que tem um vidro panorâmico para fazer umas experiência e brincar um bocado com os layouts e aprender! Neste aquário quero ter a maior margem de manobra possível e pretendo poder usar vários tipos de plantas ao longo do tempo, incluindo tapetes! As medidas do aquário são: Comprimento:44cm Largura: 18cm no ponto máximo da barriga e 14cm no mínimo (aquário de barriga) Altura:31cm O que dá aproximadamente 22L +/-. Como o aquário é mais alto que largo estou com algumas duvidas na escolha das lâmpadas! Queria poder usar vários tipos de tapetes para explorar as opções, incluindo Cuba! Ou seja, todo o tipo de plantas, desde a exigentes a mais acessíveis, crescimento rápido a lentas! Pretendo usar substrato fértil, possivelmente ELOS, e injecção de CO2, que para este aquário chega e sobra caseiro. Já pedi uma opinião a um representante do fórum, que foi mais que prestável nas suas opiniões e que me ajudou bastante, mas agora tenho 2 opções em mão: Solução 1.1: 1x24w PLL 1 PLL 6500k 24w Solução 1.2: 1x36w PLL 1 PLL 6500k 36w Solução 2: 3x8w T5 1 T5 8w 6500 + 2x T5 8w 10k aquarelle Na vossa opinião, e se alguém tem aquários destas dimensões! O que me recomendariam? Obrigado desde já pelas vossas opiniões! Cumps Editado Março 7, 2009 por JPAM Citar
fjabrantes Publicado: Março 7, 2009 Publicado: Março 7, 2009 eu tenho uma aqua pequeno de camaroes de 40 cm de 20 litros, comprei-lhe uma pLL de 24 watts de 40 cm na avipeixe e e mais que suficiente o musgo de java está bonito e a crescer bem e quase a cobrir mais de 50 % da agua, tenho de podar o musgo, e da uma boa luz Citar
Miguel Reis Publicado: Março 7, 2009 Publicado: Março 7, 2009 Em ambientes nano a regra 1W/L não se encaixa. Para mim, 1x24W serve mas 1x36W já se encaixa melhor para plantas exigentes. A única vantagem na terceira opção é puderes "brincar" com 3 tipos de espectro. Cumps Citar
fjabrantes Publicado: Março 7, 2009 Publicado: Março 7, 2009 eu nao falei em regra de 1/w por litro, eu simplesmente falei na minha experiencia e o musgo cresce bem mas bem ,nao vejo necessidade de num aqua daquele tamanho igul ao meu colocar masi potencia. Citar
Miguel Reis Publicado: Março 7, 2009 Publicado: Março 7, 2009 fjabrantes, falei que tinhas referido a regra de 1W/L? Não me parece.. Decidi referir só que a regra não se aplicava em nanos. Não compares musgo com uma planta exigente de tapete! Sabias que o musgo é das plantas que menos necessita de luz ao invés da utricularia graminifolia ou Hemianthus Cuba? Sabias que o musgos se daria com menos de 24W nesse aquário mas que a Hemianthus Cuba não? Cumps Citar
JPAM Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 na terceira opção é puderes "brincar" com 3 tipos de espectro. Como assim brincar? O que iria isso trazer de benéfico ao meu plantado? Seguindo a tua ordem de ideias, 8x3=24w! Seria mesmo que os 24w da primeira opção! Qual me recomendariam pessoalmente? Obrigado Citar
Miguel Reis Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Com 3 lâmpadas podes pôr por exemplo: 4200k, 6500k e 8000k tens 3 espectros diferentes, um que puxe pelos vermelhos, outro "normal" e outro que não faça crescer muito os tapetes em altura. Com uma lâmpada estás apenas confinado a um possível. (uma lâmpada possivelmente de 6500k). Cumps Citar
JPAM Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Tou na duvida devido ao preço! Possivelmente para começar uma PLL de 36W é suficiente! Que acham? No entanto! Tendo as 3 lâmpadas como dizes dava um total de 24W, não será pouco? Obrigado desde já Cumps Citar
sergiocaneca Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Em termos de preco a PLL 36W/6500K e a solucao mais barata, mas talvez fiques com um pouco de luz em excesso... Cumps Sergio Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
maxxedison Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Concordo com o Miguel Reis, jogar com 3 espectros de luz pode vir a dar melhores resultados mesmo tendo menos potencia que o PLL de 36W! A explicação para isso já o Miguel o disse! Citar
JPAM Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Segundo as minhas recomendações foi-me dito para meter 2 de 10k e uma de 6.5k! Cada uma de 8w. Pelo menos nessa loja são os únicos espectros que tem lâmpadas de 8w. Citar
Miguel Reis Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 E que plantas vais pôr? Nada melhor que saber quais as plantas para decidires quais os espectros.. Cumps Citar
JPAM Publicado: Março 10, 2009 Autor Publicado: Março 10, 2009 Como disse no inicio quero fazer varia experiencias! Mas uma das que queria mesmo tentar manter era Tapete de Cuba e umas rotalas que gostava de puxar pelos vermelhos! Mas como disse não queria ficar limitado nas plantas, queria poder fazer varios testes!! Citar
Miguel Reis Publicado: Março 10, 2009 Publicado: Março 10, 2009 Nada melhor que uma de 4200kelvins para puxar pelos vermelhos e duas de 8000kelvins para manter o tapete de Cuba rasteiro. Cumps Citar
JPAM Publicado: Março 11, 2009 Autor Publicado: Março 11, 2009 Na configuração que me foi recomendada tinham-me informado: 1x 6.5k 8w 2x 10k 8w Isto também pode ser devido a não terem disponíveis lâmpadas de 4.8k 8w! Quanto mais o espectros mais rento fica o tapete? Quanto menos o espectros mais puxa pelos vermelhos? Obrigado Citar
JPAM Publicado: Março 13, 2009 Autor Publicado: Março 13, 2009 Já agora... onde posso encontrar lâmpadas 4.8k de 8w? Cumps Citar
Miguel Reis Publicado: Março 13, 2009 Publicado: Março 13, 2009 Na configuração que me foi recomendada tinham-me informado: 1x 6.5k 8w 2x 10k 8w Isto também pode ser devido a não terem disponíveis lâmpadas de 4.8k 8w! Quanto mais o espectros mais rento fica o tapete? Quanto menos o espectros mais puxa pelos vermelhos? Obrigado Confere. Mas não vale a pena meteres 20.000k e 3000k em cima que a planta não aproveita essa luz. Já agora... onde posso encontrar lâmpadas 4.8k de 8w? Cumps Experimenta falar com o ramirezi ou com o membro sergiocaneca pois ele trabalha com iluminação. Cumps Citar
JPAM Publicado: Março 14, 2009 Autor Publicado: Março 14, 2009 Estas recomendações foram me dadas pelo membro ramirezi! Mas como ele me recomendou 2 soluções, escritas no 1º post, estava a tirar a duvida de qual seria a melhor escolha baseando nas experiências de cada um! Obrigado Citar
Recommended Posts