javac Publicado Março 7, 2009 Publicado Março 7, 2009 (editado) Boas tenho um aquário de 60*30*30 pelo que li aqui o ideal seria comprar um apisto cacatuoide mas não encontro à venda onde moro, por isso estava a pensar num ramirez mas ouvi dizer que eles são muito sensíveis?! Falem-me das vossas experiências? E se é possível manter apenas um ramirez com platy's e coridora albino!? Editado Março 7, 2009 por javac Aquário em manutenção
netmaniac Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 Boas tenho um aquário de 60*30*30 pelo que li aqui o ideal seria comprar um apisto cacatuoide mas não encontro à venda onde moro, por isso estava a pensar num ramirez mas ouvi dizer que eles são muito sensíveis?! Falem-me das vossas experiências? E se é possível manter apenas um ramirez com platy's e coridora albino!? Olá poder até podes ter um casal de Rams , mas os platy´s estão a mais , porque o PH deles é alcalino e os rams é acido pelos 6,5 para baixo o que não os torna muito compativeis como companheiros de comunitário , um abraço. jose Palma
metaleiro Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 Boas Ramirezi Acho que é o melhor para aprenderes sobre o Ramirezi é esta nesse link Cumps Cumprimentos, Pedro Santos Welcome to Nassau | The Land of Kattegat
Vitor Sousa Publicado: Março 8, 2009 Publicado: Março 8, 2009 boas, eu tenho um casal de rams e eles são sensiveis a mudanças bruscas de agua. não convem mudares o ph muito nem a temperatura. convem teres um casal de rams mas também podes ter só im. mas como eles são peixes timidos, se tiveres só um podesse sentir sozinho e ainda mais timido ficará, mas . . . . isto são ideias. agora não mistures platy's com rams, os ph são diferentes ( como o netmaniac disse ) . ou metes platy's ou rams mas isso agora são escolhas tuas eheh espero ter ajudado com a minha opinião abraço My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
javac Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 Obrigado pelas respostas. Tenho tido o ph do meu aquário a 6,4 sem químicos nem nada e não tenho sentido os platy's doentes, e comem bem...a minha preocupação é que quando faço TPA a temperatura desce sempre uns 3ºC, voltando depois para o normal. Quanto à timidez estava a pensar colocar casca de côco. Mas sendo assim eles sensíveis talvez desista da ideia. Aquário em manutenção
nduarte Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Olá, Como os ram são sensiveis,as alterações bruscas de parãmetros são a evitar. Pk não arranjas um reservatório para preparares a agua da TPA.? aquecendo a agua pra temperatura desejada e contrololando os pârametros, não corres o risco de haver oscilações. Cump. Nuno
Silveirinha Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Boas, penso que não haja mal nenhum em a temperatura descer 3 ºC, até é bom, pois simula o aparecimento de "novas aguas", que é o caso da chuva, assim até agradecem Em relação aos TPA´s, antes de colocar a agua dentro do aquário, mete a agua nova num recipiente com uma pedra difusora e respectiva bomba de ar, pois se não me engano ( os mais entendidos que me corrijam ), faz com que o cloro e todos os químicos que a nossa agua leva seja evaporado. Se puderes em vez de agua da torneira, compra garrafões de 5L de agua mineral. Abraço
pedrioo Publicado: Março 9, 2009 Publicado: Março 9, 2009 Viva, Cacatuoides nunca tive, mas penso que os rams serão mais sensíveis. Sensíveis a que? A doenças e variações de temperatura e pH. Variações de temp de 2 - 3 graus por dia parecem-me aceitáveis, mas mais que isso e eles ressentem-se ficando escuros, escondendo-se e quando a coisa foi muito dura ficam muito escuro mesmos que até os olhos passam de vermelhos a pretos. A variação de pH é faz o mesmo efeito. 0,2 de variação por dia parece-me aceitável e é o que já vi escrito pelo fórum. Fazer a temperatura descer muito rapidamente tem outro efeito em peixes recém chegados... activa cistos de íctio que possam ter vindo com a água da loja... e aí se o peixe não está bem alimentado...adeus. Para tpa vou-te dizer duas maneiras...uma é tirar da torneira com a temperatura certa misturando quente com fria num balde, adicionar anticloro e depois com uma mangueirinha de cerca de 1 cm de diâmetro fazer a mudança. Outra maneira é deixar a água a repousar para não teres que químicos para tirar o cloro e aquecer numa panela uma parte da mesma água e adiciona-la ao balde misturando com a fria até ter a temperatura desejada. Eu faço da primeira maneira e consigo bem colocar a água na temperatura certa apenas pondo a mão e comparando com a temperatura do aquário..não falha muito...e se falhar tentar sempre que seja por aumento de temperatura do que redução. Quanto ao pH... eles adaptam-se mesmo muito bem ao pH de Lx...7,5 (pelo menos na minha zona e penso que seja o mesmo em Lisboa inteira) normalmente na loja já estão com esse pH... mas não sei com que pH é que vêm do criador. Para baixar o pH o mais simples parece-me ser adição de co2 que é muito fácil e barato....mas requer muito cuidado por causa das grandes variações. Por isso areação junto com co2 é o melhor que se pode fazer porque impede a concentração de co2 de baixar continuamente. Água mineral é uma solução porque tem pH baixo...mas é dispendioso...pouco prático e não é mesmo uma boa solução a longo prazo. Eu prefiro os rams aos cacatuoides... mas é uma questão de gosto e de qualidade de exemplares disponíveis..há rams e rams.... cumps Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
javac Publicado: Março 9, 2009 Autor Publicado: Março 9, 2009 (editado) Obrigado pelos comentários...o meu ph não varia muito está entre 6,4 - 6,6, quanto à temperatura mantém-se constante a 25ºC baixando apenas 3ºC a 4ºC quando feita a TPA, mas vou tentar misturar com agua quente para tentar evitar essa descida de temperatura. Nas TPA uso sempre anti cloro da JBL ou aquasafe... Vou mudar o layout do meu aquário para ver se faço mais esconderijos para se sentir mais seguro...depois disso faço de novo testes à agua e vejo se vou para á frente com isto, se o ramirez que comprar se safar ai compro outro para formar o casal. Mais uma vez obrigado pelos comentários Editado Março 9, 2009 por javac Aquário em manutenção
Recommended Posts