Recommended Posts

Publicado

Tal como o título indica estou a montar um aqua de 540L com as medidas 150x60x60.

O projecto será para colocar

4 discos

2 ramirezi

6 cory panda

20 nariz bebado

20 neons

20 Iriatherina Werneri

e tb

Hydrocotyle Verticillata

Blyxa

Vaslisnerias

Musgos christmas

Echinodorus bleheri

A minha dúvida refere-se mais à iluminação que vou ter, sempre aconselhei e tenho no minimo 1w por litro, mas mediante as plantas que vou ter qual seria o minimo que poderia ter em watts?

Tb estou a ponderar com bastante força a instalação de um sistema de leds, em que a relação watt/litro deixa de fazer sentido, pq 1 led com muito poucos watts emite muito mais intensidade de luz.

Já li algures que a relação mais fiel será lumens/litro e que o indicado será de 80lumens/litro, alguém me poderá dizer o que posso colocar em termos de iluminação?

Obrigado pelas ajudas!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
A minha dúvida refere-se mais à iluminação que vou ter, sempre aconselhei e tenho no minimo 1w por litro, mas mediante as plantas que vou ter qual seria o minimo que poderia ter em watts?

Em aquário grandes a proporção de 1w/l não se aplica, se tiveres cerca de 0.5 ou 0.6 w/l já consegues ter bons resultados. Tens é de ter atenção ao facto de teres 60cm de altura e convém que uses T5 ou até hqi se possivel.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!