Recommended Posts

Publicado

As minhas anúbias começaram a ter um problema:

elas começaram a ficar com umas folhas muito grandes mas há coisa de pouco tempo nasce uma folha por semana e são muito pequenas em relação ás primeiras

Isto é normal?

Publicado:
Bem, eu acho que é normal as folhas serem menores quando nascem :D

Tu és grande quando saiste da barriga da tua mae?

As folhas novas de plantas sao pequenas mas com o tempo crexem ;)

nascem pequenas mas mantêm-se pequenas eem vez de crescerem

Publicado:

Por experiencia propria, tenho duas anúbias, uma a que eu chamo de "Mãe" e uma anúbia nana, e plo que tu falas, acontece na minha anúbia nana, em que ela nasce-lhe folhas grandes, mas junto ao rizoma nasce-lhe umas folhas muito pequenas e que ao longo do tempo tem-se mantido pequenas enquanto vão nascendo outras folhas de maior porte. Pela minha modéstia opinião, da-me ideia de ser natural da espécie de anúbia!

Na outra Anúbia que possuo a quem carinhosamente lhe chamo de "Mãe", nunca tal aconteceu, muito pelo contrário, esta-me a presentear com uma bela flor rodeada de enormes folhas, não sei se é por ser de outra espécie se é por ser adulta. (Ainda não pesquisei aprofundadamente sobre as espécies de Anúbias e o seu crescimento).

 

Cumps

 

Ricardo

Publicado:

Olá.

 

Pessoal, não sei se são estes os vossos casos, mas há alguns factores conhecidos que implicam a modificação do tamanho e forma das folhas das plantas.

 

O mais conhecido, é a diferença do estado imerso (dentro de água) e do emerso (fora de água).

A maior parte das plantas é cultivada fora de água, e em muito casos, neste estado, as folhas são maiores e mais grossas e rijas.

 

Outro factor importante, é a quantidade de luz disponível. A qualidade também é um factor preponderante, se bem que eu sou apologista que o primeiro causa efeitos mais notórios. Há muitas plantas, que variando a quantidade de luz disponível, modificam a sua forma de crescer. Posso falar num caso que me aconteceu com (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratiotes. Quando tinha somente 14W, tinha muitas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] pequenas à superfície. Com o aumento de luz para 36W, no mesmo aquário, passei a ter poucas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], mas muito maiores em tamanho.

 

Daí que, mais um vez refiro... pode não ser este o caso, mas tomem atenção à variação de alguns parâmetros no vosso aquário.

Pode ter sido a sua alteração que incentivou a modificação no crescimento das folhas das vossas plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Agora que falas nisso Luis...no meu caso particular, pode ter sido a luminosidade a causa da situação, pois as folhas mais pequenas cresceram exactamente quando a anúbia estava quase tapada por ceratopteris thalictroides que cresce imenso, e andei umas boas semanas sem fazer podas, quando finalmente fiz as podas (estado actual), a anúbia fez nascer uma nova folha das grandes e tem uma outra enrolada pronta a abrir, pois apanha a luz mais directamente!