Pedro Correia Publicado Março 5, 2009 Publicado Março 5, 2009 Então, amigos... Me deparei com um pequeno problema aqui em casa: Tenho um aquário plantado(não densamente, mas plantado)de 190L, cuja fauna é composta por 3 bandeiras pequenos, tres apistos jovens, um acari pepita pequeno , 4 otos e 1 paroto. Minha filtragem é feita por um canister Atman com vazão NOMINAL de 800 L por hora (seria mais que o suficiente para um plantado). Tenho problemas com filamentosas, que estou conseguindo corrigir agora, mas minha amônia e nitritos estão zerados. Anteontem, ao fazer a tpa resolvi medir minha vazão real, o que deu 210 L por hora aproximadamente, o que me surpreendeu pelo fato de a diferença entre a nominal e a real ser tão grande. Então fiquei pensando o que pode ter causado essa diferença, se é a coluna dágua(1,2 m) ou se o corpo do canister está com excesso de mídia(só de cerâmica é um compartimento inteiro do canister, cheio).Mas por outro lado, se fosse filtragem biológica ineficiente, minha amônia e meus nitritos não estariam zerados, estou certo? Se o problema for realmente na minha pequena vazão, como eu posso fazer para resolver sem ter que comprar outro filtro? seria uma opção colocar bioespumas na saída do canister? obrigado Pedro Correia Citar
AGA Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 (editado) Boas. Isso acaba por mostrar que mais importante que o caudal é a quantidade e qualidade de massas filtrantes, pois as bactérias não degradam a amónia e nitritos só porque a água passa rapidamente... degradam-na mais rapidamente se existirem em grande número e com alguma oxigenação da água. Amónia e nitritos a zero, é bom. No entanto, parece-me que o caudal real está muito baixo quando comparado com o declarado. Já verificaste se está tudo limpo? (esponjas, mangueiras, massas filtrantes?). A altura da coluna de água não é muito importante neste tipo de filtros (pois a "altura" a vencer está mais relacionada com as perdas de carga nas massas e tubagem, do que na altura propriamente dita, que é praticamente nula) , mais importante é a limpeza das mangueiras, vê isso. Cumps Editado Março 5, 2009 por AGA quote desnecessário Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
William Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 (editado) O caudal declarado é sempre medido com os filtros vazios e é normal haver diferença entre o declarado e o real mas uma diferença assim tão grande é que não. Como foi que fizeste a medição? Editado Março 5, 2009 por William Citar
Pedro Correia Publicado: Março 8, 2009 Autor Publicado: Março 8, 2009 (editado) Então, amigo... Esta medição foi feita através de um cronômetro e um pote de sorvete Kibon de 2 L medi o tempo que consegui encher o pote apenas com a saída do filtro, o que deu aproximadamente 35s daí é só fazer o cálculo e conclui-se aproximadamente 205 L por hora abraço! Editado Março 8, 2009 por William quote desnecessário Citar
Recommended Posts