Algas - problema com fertilização


Ervilhita

Recommended Posts

Tenho um aquario com cerca de 200l, tenho bastantes plantas e tenho CO2 caseiro. Fazia fertilização de micros uma fez por semana, e todos os dias de fosfato, potassio e ferro. Comecei a ter o aquario com um genero de algas castanhas e vi que tinha os fosfatos a 2mg\l, entao resolvi deixar a fertilização por fosfato e continuar com o resto. Agora tenho os seguintes valores:

 

pH - 6 - 6,5

NO3 - 0,10mg\l

PO4 - 0,25mg\l

 

Faço fetilização de 3ml de Fe e 30ml de K

 

Após isto tudo continuo com algas. Qual o que estou a fazer de errado e o que recomendam que faça?

(Talvez começar a fertilizar com NO3 e PO4)

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquario com cerca de 200l, tenho bastantes plantas e tenho CO2 caseiro. Fazia fertilização de micros uma fez por semana, e todos os dias de fosfato, potassio e ferro. Comecei a ter o aquario com um genero de algas castanhas e vi que tinha os fosfatos a 2mg\l, entao resolvi deixar a fertilização por fosfato e continuar com o resto. Agora tenho os seguintes valores:

 

pH - 6 - 6,5

NO3 - 0,10mg\l

PO4 - 0,25mg\l

 

Faço fetilização de 3ml de Fe e 30ml de K

 

Após isto tudo continuo com algas. Qual o que estou a fazer de errado e o que recomendam que faça?

(Talvez começar a fertilizar com NO3 e PO4)

 

Olá

 

PArece-me que tens o PO4 demasiado alto, seria normal ter 1:10 ou seja cada 1 de PO4 para 10 de NO3 e repara bem no que tens...... o contrario....

 

Baixa o PO4 (ou com TPA's ou adicionando os outros de forma a serem rapidamente consumidos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tPA não consegues baixar o valor do PO4? Parecia-me mais sensato do que estar a elevar o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

eu também tenho esse problema e acho que as algas devem de ser provenientes do ciclo do azoto e da maturação do aquario mas não tenho bem a certeza.

eu acho que algumas tpa's e peixes de limpeza como os ottos, sae's e camarões ( entre outros peixes de alimentação vegetariana ) poderão contribuir para a limpeza dessas algas.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos são consumidos se houver nitratos...

 

Geralmente as comidas para os bichos têm fosfatos.. experimenta cortar um pouco a alimentação e fazer mais tpa's. Sobe os nitratos e fosfatos para uma relação de 5:0.5 ou 10:1 N:P.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .

eu também tenho esse problema e acho que as algas devem de ser provenientes do ciclo do azoto e da maturação do aquario mas não tenho bem a certeza.

eu acho que algumas tpa's e peixes de limpeza como os ottos, sae's e camarões ( entre outros peixes de alimentação vegetariana ) poderão contribuir para a limpeza dessas algas.

 

abraço

 

 

Nao pode ser isso porque o aquario está montado deste outubro.

 

Miguel

Continuo com o resto da fertilização?

Achas que pode ser isso a causa das algas castanhas?

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. fertilização para equilibrar.. Potássio, azoto, fosforo, ferro, micros e caso tenhas magnésio e cálcio.

 

O combate ao alguedo não é feito por deixar de fertilizar, até pelo contrário..

 

Caso possas aumentar a injecção de CO2 (difícil com CO2 caseiro) e a fertilização com potássio era bom mas para já trata de equilibrar a relação entre nitratos e fosfatos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

mas se aumentar a injecção de potassio as plantas não vão correr o risco de não consumir mg e cálcio??? e começarem a nascer meias brancas?? eu fertilizo todos os dias com micros que são ricos em ferro e fosforo, também meto potassio . os meus niveis de nitratos etá a 5ppm e os fosfatos estão entre 0.5 e 1 mg/l . no entanco continuam a crescer algas. que poderá estar a correr mal??

 

ervilha, espero que não leves a mal estar a por a minha questão no teu tópico !!!

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o teu nivel de concentração de CO2? Talvez a injecção caseira não seja suficiente para ti, falta de CO2 tb pode proporcinar o crescimento de algas.

 

Para ajudar no combate utilizava uns camarões, não colocava SAE devido ao tamanho que atingem, e muito menos CAE. Ottos e neritinas tb são excelentes opções.

 

Existe tb uma ajuda controversa que será a utilização de Sachem Excel, ajuda bastante a combater as algas e em conjuto com a injecção de CO2 tem resultados muito bons

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o teu nivel de concentração de CO2? Talvez a injecção caseira não seja suficiente para ti, falta de CO2 tb pode proporcinar o crescimento de algas.

 

Para ajudar no combate utilizava uns camarões, não colocava SAE devido ao tamanho que atingem, e muito menos CAE. Ottos e neritinas tb são excelentes opções.

 

Existe tb uma ajuda controversa que será a utilização de Sachem Excel, ajuda bastante a combater as algas e em conjuto com a injecção de CO2 tem resultados muito bons

 

boas.

comprei 2 sae´s a pouco vamos lá ver se servirão até porque eles constam na lista dos 4 melhores comedores de algas eheh. sei que crescem muito mas acho que crescem consoante o tamanho do aquario. o meu nivel de co2, embora seja caseiro, está perfeito segundo o teste. vou utilizar um produto que também adquiri da jbl para combater algas, não havia Sachem Excel por isso tive de comprar outro.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu despachei 2 SAE cada 1 com 15cm de comprimento e viviam num aqua de 60L e não era por excesso de comida que ficaram desse tamanho...

 

Sim...e a iluminação tb é importante

Watts

Temperatura(ºK)

Horas de iluminação

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esta pergunta do djmanu deixei de perceber se as perguntas eram para mim ou para ele.

 

Tambem ja tinha pensado no caso do CO2, uma vez que nao tenho testes de CO2 por isso nao posso ver a sua concentração.

Tenho otos e CAE

 

Watts 4x39

Horas de iluminação 10

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lool , respondam a mim e ao ervilhita :)

fogo que grandes que ficaram, se ficarem assim também depois os despacho quero é que eles me tratem das algas enquanto não arranjo ottos .

 

iluminação : 3x34W ( uma lampada é a plant grow da aquamedic )

Temperatura : entre 25Cº a 26ºC

Horas de iluminação : 10 horas.

 

abraço

 

p.s. quando responderem metam o nome a frente ou façam quote para sabermos a quem tão a responder :):):):):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com tPA não consegues baixar o valor do PO4? Parecia-me mais sensato do que estar a elevar o outro.

 

 

Vou tentar pode ser que resulte, depois volto a fazer os testes todos

 

 

Ja fiz a tpa e continua tudo na mesma

 

o ingrediente mágico <- este resolve normalmente 90% dos problema

 

que te está a faltar é:

 

 

paciência...

 

achas que desde as 3 da tarde até as 6 da tarde , apenas com uma TPA pelo meio as coisas mudam assim?

 

na aquariofilia diz-se por ai que só as coisas más acontecem rápido.

 

as plantas demoram a reagir, as algas demoram a morrer e a consumir os nutrientes que teem na sua pequena reserva, os peixes demoram a curar, os ciclos demoram a estabelecer-se, os equilibrios convém que durem...

 

por isso um pouco de paciência era capaz de ser a chave para começares a resolver o problema.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito testes todos os dias e fertilizado consoante os resultados.

 

Tenho mantido o aquario nestes valores

 

pH - 6,5

NO3 - 10mg\l

PO4 - 0,25mg\l

Fe - 0,35 mg\l

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito testes todos os dias e fertilizado consoante os resultados.

 

Tenho mantido o aquario nestes valores

 

pH - 6,5

NO3 - 10mg\l

PO4 - 0,25mg\l

Fe - 0,35 mg\l

 

 

Podes subir o PO4 para 1 e ficavas com a relação 1:10 (PO4 para NO3).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Também vou deixar o meu bitaite...

 

4 x 39w para 200l é capaz de ser um pouco demasiado.

Depende também da temperatura das lâmpadas e da flora existente.

 

Quanto a desequilíbrios de macro nutrientes, pode haver uma deficiente limpeza do filtro, do grau de maturação do Aqua.

 

Em relação à absorção dos mesmos pelas plantas, varia em consonância com o nível de CO2 e do grau de desenvolvimento do sistema radicular, isto não referindo a temperatura da água.

 

Se puderes postar uma 'geral' do Aqua dava para ficar com uma melhor ideia do grau de 'plantado' do mesmo, isso e com a curiosidade saciada...

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem +\- 5 meses e o sistema de filtragem é um Fluval 305 com esponjas, ceramica e biobolas.

 

O aquario está muito simples e nao tenho fotos recentes, só tenho do inicio da montagem.

 

As minhas lampadas sao 2 azuis (actinicas, seja lá o que isso for) e 2 brancas (10.000kelvin)

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario tem +\- 5 meses e o sistema de filtragem é um Fluval 305 com esponjas, ceramica e biobolas.

 

O aquario está muito simples e nao tenho fotos recentes, só tenho do inicio da montagem.

 

As minhas lampadas sao 2 azuis (actinicas, seja lá o que isso for) e 2 brancas (10.000kelvin)

 

Pois...

O espectro luminoso não é adequado.

 

As actinicas, são lâmpadas 'azuladas', ou seja com um comprimento de onda mais 'azulado' ou 'frio' do espectro, tipo 20.000 Kelvin e assim.

 

Quem necessita delas são corais e/ou peixes marinhos de profundidade, pois as T5 convencionais não emitem esse espectro.

Mesmo as de 10.000 Kelvin já puxam bastante pelas plantas e as tuas ainda estão a habituar-se ao novo substrato onde as colocaste.

 

Outra utilização delas é nos Aquas de Ciclistas Africanos, como realçam bastante as cores, e poucas plantas existem nesses Aquas o pessoal utiliza-as para os tornar mais atractivos.

 

Quem te pode aconselhar convenientemente é o membro Ramirezi, ou o membro Sérgio Caneca.

Eles dão grandes cartas na construção de calhas e como vendem esse material, a muito bom preço aliás, são das pessoas mais indicadas por aqui para te ajudar.

 

Podes dar uma vista de olhos por aqui para perceber isto das lâmpadas actinicas.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actinicas em plantados? porque?

 

acho que é preciso saber o que se está a fazer muito bem, para ter uma parte tão importante do espectro no azul...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais