Recommended Posts

Publicado

Boas, tou a pensar em cobrir o fundo do meu aquario amazonico de 600lts com folhas.

O aquário tem escalares e l´s.

Tenho também alguns ciclideos anões.

Será que o posso fazer com bons resultados?

E será que posso por folhas de alfarrobeira?

São rijas como tudo e depois de secas servem?

Já ando nisto há muito tempo, mas com cada projecto surgem novas dúvidas.

Abraços

David Lucas

Publicado:

Folhas de alfarrrobeira não sei mas é uma questão de experimentares colocar algumas num balde ou num aquário pequeno e passado alguns dias medes os parametros.

Tens aqui um exemplo do género mas com folhas de carvalho.

Abraço

Publicado: (editado)

Boas

Folhas de alfarrobeira nunca ouvi falar, faz o que o william te disse, experimenta!

Já ouvi falar é em folhas de plátano, que é aquilo que o membro Space Cowboy usou na montagem que o william apontou. Não sei quais as vantagens de ter folhas de plátano e não de Carvalho ou Azinheira mas nesta montagem do Rui estrelinha também podes ver que ele usou folhas de plátano, embora tenha mudado depois para folhas do género Quercus.

O que sempre me indicaram para fazer no tal manto de folhas secas foi exactamente, folhas secas das árvores do género Quercus (Sobreiro, Azinheira e Carvalho). Penso que seja porque são as mais resistentes dentro de água, não se desfazendo tão rapidamente, e porque além de causarem o mesmo efeito estético que as folhas secas das árvores da América doo Sul, têm também alguns dos efeitos medicinais que folhas como as de catappa têm.

Aqui tens uma montagem minha com folhas de carvalho e aqui tens uma montagem do membro Baixinho com folhas secas de várias árvores do género Quercus.

Espero ter ajudado...

Boa sorte

Editado por jpp
Publicado:

Tenho no meu aqua de escalares e ram's folhas de carvalho que apanhei secas perto de um carvalho obviamente. Desde que te certifiques que o local onde as apanahas-te é limpo, ou seja com o mínimo de poluição possível, tudo bem (ás vezes há óleos ou detergentes!!).

Depois é passá-las por água limpa (fria), mete-las num balde para irem ao fundo e aqua!

Só tentei com carvalho mas dá com as outras tipo quercus!!

Abraço e depois posta imagens do aqua!

André Guimarães

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Publicado: (editado)

O comportamento dos escalares? Como assim? Eles não as vão utilizar para nada.. Apenas dá um aspecto mais natural ao aqua e ao ambiente dentro do aqua.

Editado por William
quote desnecessário

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'