LCortes Publicado Março 5, 2009 Publicado Março 5, 2009 Bom dia. Vou tentar ser breve a contar a minha "história"... comprei um aquário à cerca de um ano da Aquatlantis com 100x40x50. Estou muito satisfeito com ele, e tem-me proporcionado muitas horas de relaxamento, quer a olhar para ele, quer a tratar dele. No entanto, muitos erros foram cometidos. Foi o meu primeiro aquário, e apesar de ter pesquisado muito antes de por mãos à obra, fiz muitas asneiras... felizmente só quem tem sofrido são as plantas, que não se conseguem adaptar... o peixes são muito saudáveis, nadam bem, alimentam-se bem, reproduzem-se muito bem... (a única vez que me morreram peixes, foi quando comprei um doente sem saber e me dizimou quase toda a população) o que eu não consigo entender é porque é que as plantas não se safam... ficam muito amarelas e acabam por morrer... tenho feito todos os testes à água e todos os valores estão normais... a água sempre esteve muito amarela... Eu sei que deveria tirar umas fotos para mostrar o que tenho, mas não tive ainda tempo... de qualquer modo, o que eu pretendo é a vossa ajuda para renovar todo o meu aquário. A minha ideia é: - manter o aquário (100x40x50 da Aquatlantis - capacidade para 200L, embora leve apenas 140L de água devido ao equipamento que tem dentro) - comprar um filtro externo porque acho que o interno não tem capacidade... o que me aconselham? - manter o aquecedor de origem de 200w mas provavelmente comprar outro de 200w (este tem servido bem, mas para manter a água a 26/27º tenho o aquecedor no máximo, e a minha sala não é fria...) - manter o tronco que tenho, juntamente com algumas pedras de xisto que recolhi na natureza... - comprar muitas plantas de fácil manutenção, mas que só vou decidir quais mais tarde, com a vossa ajuda - embora goste do areão vermelhão, não o consegui encontrar, pelo que provavelmente vou manter o preto que tenho - peixes... o que tenho neste momento é alguns guppies (2 fêmeas e um macho que comprei e muitos filhotes que me nasceram), tenho um casal de platys (mais uma carrada de filhotes) e tenho um casal de espadas (laranjas e brancos) com alguns filhotes (estes são muito sensíveis e safam-se poucos). Depois tenho 2 colisas que provavelmente as vou dar, tenho 2 corydoras e 2 que não sei o nome... são uns feiosos que limpam o fundo com uma boca enorme. tenho lá 3 ou 4 nariz de bebado que provavelmente serão para dar e 3 neons que tamem serão para dar. e acho que não tenho mais nada... sim é uma grande confusão... ah, e tenho um camarão (cardina japonica) a minha ideia a nivel de peixes seria manter os guppies, platys e espadas; e depois manter os de fundo... no entanto tenho visto "configurações aconselhadas" e os guppies são sempre em pequeno número... não se dão bem muito juntos? é que eu gosto da cor deles... o que me aconselham a fazer? que "conjuntos" de peixes posso ter por forma a não ter problemas? Depois, em relação às plantas, serão escolhidas de acordo com os peixes, e vou por muitas, por forma a arranjar abrigo para os peixes... eles bem tentam "esconder-se" por entre elas, mas são pouquinhas ed momento. Entretanto vou tirar umas fotos para mostrar melhor o que tenho de momento. Citar
apolo21 Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 Boas, Tenho um aquario senão igual parecido com o teu (aquadream 104), vem com a biobox2. Como tenho discus a primeira coisa que fiz foi comprar um filtro exterior o ecco pro 300 (750 l/h), tive de deixar a biobox a funcinar senão a água estagnava lá dentro. Também colocei mais um aquecedor de 100 W que já tinha porque com o de 200 w não conseguia que a água chegasse aos 30º, 25 está bem para guppies mas para discus tem de ser mais. Agora só tenho um problema o aqua só tem 60 W de iluminação e isso é complicado para as plantas, vou alterar a iluminação para pelo menos mais 100 W, se calhar é por isso que as tuas plantas não vingam. Quanto ás especies de plantas se de facto tens pouca iluminação tens de escolher das mais fáceis de cuidar, não te posso ajudar com os nomes porque eu próprio não sei. Quanto aos peixes só tens de ter cuidado com as compatibilidades, aqui á uns bons anos atrás tinha guppys vi numa loja, escalares misturados com guppys perguntei se se davam bem disseram-me que sim e comprei (escalar pequeno) dai a alguns meses desapareceram todos os guppys. Espero ter ajudado. Cumps Citar Vitor Ramos
LCortes Publicado: Março 5, 2009 Autor Publicado: Março 5, 2009 Boas. Realmente a iluminação não é muita... continuo com os 60w de "origem" mas troquei uma das lâmpadas... comprei uma para plantas (da sera cor de rosa) e mantive a outra que já vinha no aquário. Muito obrigado pela ajuda. Se mais alguém quiser dar umas dicas.. agradeço desde já Luis Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 - comprar um filtro externo porque acho que o interno não tem capacidade... o que me aconselham? Boa opção.Existe umas várias opções e boas Eheim ecco pro 300,Eheim 2217,JBL CristalProfi e900,JBL CristalProfi 250.É só uma questão de escolheres mas todos são bem bons para ti - manter o aquecedor de origem de 200w mas provavelmente comprar outro de 200w (este tem servido bem, mas para manter a água a 26/27º tenho o aquecedor no máximo, e a minha sala não é fria...) O aquecedor pode estar saturado,avariado.A marca pode não ser das melhores e não dar mais que isso.Eu a comprar optaria por um Jaeger,de 300W seria boa opção.Até daria para um upgrade - comprar muitas plantas de fácil manutenção, mas que só vou decidir quais mais tarde, com a vossa ajuda A melhor ajuda será dada na parte "plantas" a minha ideia a nivel de peixes seria manter os guppies, platys e espadas; e depois manter os de fundo... no entanto tenho visto "configurações aconselhadas" e os guppies são sempre em pequeno número... não se dão bem muito juntos? é que eu gosto da cor deles... Em 200L podes ter bastantes guppies e espadas,tenta é algumas vezes por ano trocar casais com alguém para regenerar o sangue dentro do aquário porque passado algum tempo começam a nascer com defeito na espinha,o que não é nada bonito de se ver. Os peixes com a boca grande deve ser ancistrus,ajudam a limpar mas senão gostas deles opta por Ottos e junta umas 5 corys Entretanto vou tirar umas fotos para mostrar melhor o que tenho de momento. Já cá deviam estar :D Citar O meu feedback
Recommended Posts