r.hensel Publicado Março 4, 2009 Publicado Março 4, 2009 Olá pessoal. Tenho um aquário comunitário de 200 litros montado a uns 2 anos, e estou um pouco descontente com o paisagismo. Minha fauna são Discus, Balashark, Labeo Bicolor, Labeo Albino, Botia Palhaço, Neons, Rodóstomus e Corridoras, também tenho alguma plantas nele. Agora vem o problema, gostaria de trocar o substrato inteiro que hoje é laterita e basalto? Sei que isso afetará a biologia inteira, tem algum modo que posso trocar o substrato sem que os peixes possam vir a morrer? A única coisa que eu queria aproveitar seria todo o volume de água. Alguém pode me ajudar, tem alguma idéia? Obrigado Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 4, 2009 Publicado: Março 4, 2009 Aproveitar a maior quantidade de água colocada em reservatórios nunca lavados com detergentes etc etc. No maior colocar um termostado devidamente regulado, os peixes e os filtros. Noutro que poderá ser mais pequeno colocar as plantas, Vazar o aquário com a água que sobrar, limpar os vidros só com água, remover o areão que lá tá, colocar novo e voltar tudo ao inicio. Poderá ser melhor ter à mão de semear bactérias em frascos que existem à venda em lojas de aquariofilia. Boa sorte. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
William Publicado: Março 4, 2009 Publicado: Março 4, 2009 (editado) Dá trabalho mas pode ser feito, eu no meu antigo aquário de discus troquei várias vezes de areão sem nunca esvasiar o aquário nem retirar os peixes e nunca tive nenhum azar com isso. Editado Março 4, 2009 por William Citar
Luis saleiro Publicado: Março 4, 2009 Publicado: Março 4, 2009 (editado) Como é que fizeste isso? Editado Março 5, 2009 por William quote desnecessário Citar
William Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 Primeiro retirei todas as plantas do aquário, depois com um cuador daqueles de cozinha fui retirando o substrato antigo com calma, depois coloquei o novo com um funil largo e um tubo que chegava quase ao fundo Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 (editado) Mas estás a falar de areão só ou de substrato fértil? No caso de ser substrato fértil como evitaste o contacto com a água ou não se dilui na mesma? Editado Março 5, 2009 por William quote desnecessário Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
William Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 As mudanças que fiz foi de areão de rio para areia branca e depois da areia branca para akadama, na época não utilizava substrato fértil Citar
r.hensel Publicado: Março 5, 2009 Autor Publicado: Março 5, 2009 Valeu galera pelas respostas. Estou a pensar em usar justamente um substrato fértil. A melhor opção então seria a do nosso amigo Hugo? Tenho outro aqua de 80litros plantado que está maturando, ajudaria na troca, pra de repente deixar alguns peixes? Já pensei também em separar o substrato com um vidro e trocar metade e depois de 15/30 dias trocar o restante. Mais penso que dessa maneira não teria controle total para criar o novo paisagismo. O que acham? Abraços Citar
Hugo R. Silva Publicado: Março 5, 2009 Publicado: Março 5, 2009 Olá, Mesmo colocando temporariamente um vidro nunca ficaria isolado e passaria água, tornando dessa forma inglória a introdução do substrato fértil. Se o 2 aquário tá ciclado, podes aproveitar para deixar lá os peixes e o filtro que tens no que vais alterar para não perderes a colónia de bactérias lá existente. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
r.hensel Publicado: Março 6, 2009 Autor Publicado: Março 6, 2009 Beleza Hugo. Vou seguer vossos conselhos, creio é o mais sensato realmente a fazer. Abraços Citar
Recommended Posts