Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal.

Tenho um aquário comunitário de 200 litros montado a uns 2 anos, e estou um pouco descontente com o paisagismo.

Minha fauna são Discus, Balashark, Labeo Bicolor, Labeo Albino, Botia Palhaço, Neons, Rodóstomus e Corridoras, também tenho alguma plantas nele.

Agora vem o problema, gostaria de trocar o substrato inteiro que hoje é laterita e basalto?

Sei que isso afetará a biologia inteira, tem algum modo que posso trocar o substrato sem que os peixes possam vir a morrer?

A única coisa que eu queria aproveitar seria todo o volume de água.

Alguém pode me ajudar, tem alguma idéia?

Obrigado

Publicado:

Aproveitar a maior quantidade de água colocada em reservatórios nunca lavados com detergentes etc etc.

No maior colocar um termostado devidamente regulado, os peixes e os filtros.

Noutro que poderá ser mais pequeno colocar as plantas,

Vazar o aquário com a água que sobrar, limpar os vidros só com água, remover o areão que lá tá, colocar novo e voltar tudo ao inicio.

Poderá ser melhor ter à mão de semear bactérias em frascos que existem à venda em lojas de aquariofilia.

Boa sorte.

Publicado: (editado)

Dá trabalho mas pode ser feito, eu no meu antigo aquário de discus troquei várias vezes de areão sem nunca esvasiar o aquário nem retirar os peixes e nunca tive nenhum azar com isso.

Editado por William
Publicado:

Primeiro retirei todas as plantas do aquário, depois com um cuador daqueles de cozinha fui retirando o substrato antigo com calma, depois coloquei o novo com um funil largo e um tubo que chegava quase ao fundo :?

Publicado: (editado)

Mas estás a falar de areão só ou de substrato fértil? No caso de ser substrato fértil como evitaste o contacto com a água ou não se dilui na mesma?

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Valeu galera pelas respostas.

Estou a pensar em usar justamente um substrato fértil.

A melhor opção então seria a do nosso amigo Hugo? Tenho outro aqua de 80litros plantado que está maturando, ajudaria na troca, pra de repente deixar alguns peixes?

Já pensei também em separar o substrato com um vidro e trocar metade e depois de 15/30 dias trocar o restante. Mais penso que dessa maneira não teria controle total para criar o novo paisagismo.

O que acham?

Abraços

Publicado:

Olá,

Mesmo colocando temporariamente um vidro nunca ficaria isolado e passaria água, tornando dessa forma inglória a introdução do substrato fértil.

Se o 2 aquário tá ciclado, podes aproveitar para deixar lá os peixes e o filtro que tens no que vais alterar para não perderes a colónia de bactérias lá existente.

Publicado:

Beleza Hugo.

Vou seguer vossos conselhos, creio é o mais sensato realmente a fazer.

Abraços

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!