Algumas dicas para os iniciantes


Recommended Posts

não é de autoria minha, porém acho o texto muito bem explicativo;

 

 

"Como montar e manter o seu aquário

 

Quando você vai a uma loja do ramo verificar o quanto fica para montar um aquário, até se assusta com o tanto de equipamento que o pessoal fala que é necessário, quanto mais simples melhor, compre o que for mais barato tirando a comida que deve ser a melhor e normalmente é a mais cara, nos aquários o valor do equipamento não quer dizer que vai ser bom para os peixes, só para exemplificar, veja como 99% dos criadores de peixe montam seus aquários: o aquário, bom de ar e filtro de espuma e é só isso mesmo, o problema é que você quer um aquário bonito e não só funcional.

A maneira que vai ser descrita é a mais simples possível e garanto que é a melhor seu peixes só vão morrer de velhice, por mais incrível que pareça é gratificante quando um peixe morre por esse motivo quer dizer que ele teve uma vida muito boa e que o responsável por isso foi você.

O modo de se montar um aquário varia de acordo com seu tamanho, estarei passando uma maneira que pode ser usado em aquário de 10 até 100 litros, a maneira que vou descrever a seguir é para que você só tenha que limpar o vidro da frente e repor a água que evapora essa é a manutenção ideal.

Equipamento (Todos os itens informados variam de acordo com o tamanho do aquário):

* Aquecedor com termostato, recomenda-se ter um com a potência relacionada com o volume de água, ou seja, o aquário é de 60 litros deve-se ter um aquecedor de 60 w, o que eu recomendo é que sua potência seja maior do que o ideal, para que nos períodos de mais frio não o sobrecarregue;

* Cascalho, depende do tipo de aquário, se quer montar um de água alcalina deve-se usar dolomita ou de água acida cascalho de rio, a quantidade ideal é aquela que não deixa as plantas escaparem;

* Cerâmica, esse item é o mais importante de todos, pois é nela que vai estar toda a biologia do aquário, deve ser colocado dentro do filtro externo e nunca mais deve ser lavada, você pode achar que esta muito sujo porém essa "sujeira" que fica presa nela é muito bem vinda e ela não aparece e não da cheiro, se você conseguir cerâmica de um aquário ou pedir para um conhecido colocar cerâmica no aquário dele e depois tirar para colocar no seu, lembrando o aquário do seu conhecido de estar saudável;

* Filtro externo, através dele que vai ser feito a filtragem e a biologia, falando em biologia, nunca, nunca, nunca compre o tal filtro biológico é a pior coisa que existe para o aquário, o filtro externo deve ter um compartimento onde será colocado um agente biológico como por exemplo cerâmica (ideal) ou carvão ativado, existe algumas marcas que já vem com um compartimento ou uma placa que tem cerâmica, são elétricos, não fazem barulho ou melhor parece uma cascata se você deixar a altura da água do aquário mais abaixo e no mesmo nível não parece que estar ligado, quando a manta acrílica do filtro ficar com muito resíduo você pode simples mente lavar ela, mas lembrando somente a manta acrílica nunca a cerâmica ou a placa biológica, a quantidade de filtro que deve ser usado varia de acordo com o tamanha do aquário, quanto mais você usar melhor;

* O aquário, a seu gosto, mas os que eu acho mais bonitos são os que tem o vidro frontal curvo;

* Plantas, o de menor importância, porém o que mais ajuda o aquário ficar bonito, recomendo comprar vários tipos e verificar qual se adapta melhor no seu ambiente, para não ter que gastar dinheiro com esse item, existem maneiras de melhorar a vida das suas plantas, porém o custo é alto e nem sempre traz bons resultados.

* Termômetro, se o termostato não tiver deve-se comprar um.

A montagem:

O cascalho deve ser colocada de forma a ter mais na parte de traz do que na frente, ou seja, ficar com uma "caída" para frente;

Instale o termostato com aquecedor (siga as instruções do fabricante) e o filtro externo na parte de traz, só ligue eles na energia a pós ter seguido todas as recomendações do fabricante;

Coloque uma quantidade de água, se possível com anti-cloro, de forma que seja possível colocar as plantas e não derramar água, complete com água até a altura que considerar ideal;

Ligue todo o equipamento;

Se usou anti-cloro na hora de colocar a água e a temperatura está acima de 24ºC pode ser colocado peixes mais resistentes e se usou uma cerâmica já com biologia pode ser colocado o peixe que deseja.

Algumas dicas para a manutenção:

Só alimente com comida de alta qualidade;

Alimente o mínimo possível, um vez por dia ou uma cada dois ou três dias a quantidade necessária para que ele sobreviva, pois é sobreviver que ele faz na natureza, quanto menos alimentar melhor, a grande maioria dos problemas que surge são causadas pela alimentação;

Eu prefiro aquário de água alcalina, sua manutenção após ter formado uma biologia segura e muito mais fácil do que a acida, na alcalina só reponho a água que evapora e se caso você não for tão despreocupado quanto eu sou a troca de água também é mais fácil de ser feita, pois na grande maioria das casas água que sai da torneira é alcalina, logo não tem que se preocupar tanto com o PH;

Todas vez que fizer uma troca de água, pode ser colocado um pouco de sal, para água alcalina sal grosso e para acida sal de cozinha, ajuda muito na prevenção de doenças OBS: isso varia muito do peixe que vc tenha, eu por exeplo crio bettas não posso utilizer de sal :D

Editado por caio almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caio,

 

Nem tudo o que é afirmado está correcto e muito é-o feito de uma forma leviana. Penso que deverias ler as coisas de um modo mais crítico antes de as colocares numa área frequentada por quem se está a iniciar. De qualquer das maneiras, visto que o texto não é da tua autoria, pediste autorização ao autor para o postar aqui?

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li tudo.Apenas li a ultima frase e perdi o interesse em ler tudo.Meter sal para prevenir doenças :) então mete isso num aquário com corys e vês se previne ou não.Pode é passado uns tempos não existir corys para terem doenças...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Caio,

 

Nem tudo o que é afirmado está correcto e muito é-o feito de uma forma leviana. Penso que deverias ler as coisas de um modo mais crítico antes de as colocares numa área frequentada por quem se está a iniciar. De qualquer das maneiras, visto que o texto não é da tua autoria, pediste autorização ao autor para o postar aqui?

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

pediste sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não li tudo.Apenas li a ultima frase e perdi o interesse em ler tudo.Meter sal para prevenir doenças :D então mete isso num aquário com corys e vês se previne ou não.Pode é passado uns tempos não existir corys para terem doenças...

erro meu em não edita essa parte, mais depende do peixe, isso pode ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaste no geral e não devias.Existe excepções que devem ser referidas :D mas como disse apenas li a ultima frase e nem tive vontade de ler o resto e agora lendo o outro comentário ainda menos vontade tenho.Mas valeu pelo esforço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaste no geral e não devias.Existe excepções que devem ser referidas :eusathink: mas como disse apenas li a ultima frase e nem tive vontade de ler o resto e agora lendo o outro comentário ainda menos vontade tenho.Mas valeu pelo esforço.

tomara que algum dia eu consiga acerta em.... :pompomgirl:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.