Ramirezis


rjcd

Recommended Posts

Boas,

 

A uns tempos deixei um post de uma suposta montagem para Ramirezi, o setup do aqua é o seguinte:

 

Setup:

 

Aquário: 60x30x30

Iluminação: 15W

Filtragem: EHEIM pickup 2010

Termostato: Marca Branca 100w

Substracto: Jbl, areia cinza e areão preto

 

Este era o aspecto inicial do projecto:

DSC01060.jpg

 

Agora passado algum tempo vou postar mais umas fotos dos habitantes, queria a vossa opinião sobre o casal de ramirezi, pois ando sempre na esperança de uma desova mas acho que a femea é nova de mais para essas andanças:

DSC01088.jpg

DSC01078.jpg

 

Começei recentemento a dar uma refeição de comida congelada e coloquei tambem folhas de almendoeira.

Umas da minhas duvidas é locais para desova e respectiva fauna no aqua, tenho aquele troco que vem nas imagens, xisto, riccia e uma planta maior que não me recordo do nome. Será que tenho que colocar mais plantas? Coco? Tijolo? Já li tanta coisa se estou confuso.

 

Agora preciso da ajuda dos mais expert's, recentemente comprei este cardume:

DSC01080.jpg

 

Achei-lhes piada e queria algo diferente de neons, é certo que dão vida e movimento ao aquario, mas será que fiz a compra certa?

 

As minhas Corys são lindas, mas tambem desconheço a especie e uma delas esta meia esbranquiçada, a dias que anda assim e foi de um momento para o outro:

DSC01077.jpg

 

Que acham que deva fazer?

 

O que quero com este post é sugestões é ouvir a vossa experiencia.

 

Não deixem de dizer o que acham...

 

Abraços.

 

 

 

[/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

na minha opinião devias de ter mais plantas no aquario pois os ramirezis gostam muito de muita plantação. em termos de reprodução, a femea deposita os ovos numa rocha, tronco ou até numa planta. como são um peixe de casal, isto é, um macho para uma femea, eles limpam a zona da postura e assim a femea deposita lá os ovos. depois da postura ambos defendem esse território.

 

o carduma, na minha opinião acho que tá fixe e fizeste bem sempre dá mais vda ao aquario.

a coridora que ficou branca, pode tar com alguma doença ( isso pesquiza no tópico de doenças e pragas ) ou então é mesmo assim dela, não tenho a certeza desculpa.

 

vá espero ter ajudado

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parece-me uma boa montagem. E fizeste muitíssimo bem em adicionar a folha de amendoeira... em principio estimula-os a reproduzir, evita os fungos de aparecerem nos ovos e previne doenças.

 

Os rams metem os ovos em qualquer sítio...no vidro...numa depressão feita por eles no areão, numa folha larga, em troncos ou pedras. Têm uma maior preferência pelas pedras. Mas vão sempre escolher um sítio resguardado...num cantinho...entre a folhagem... não é por se meter uma pedra no meio do aquário que eles lá vão. Por isso se meteres uma pedra lisa numa zona onde achas acessível mas resguardada tens mais hipóteses de la fazerem uma postura.

 

Esse cardume, como é de peixes pequenos e não são muitos, não vai impedir os casal de fazer postura, mas os peristella são vorazes comedores de alevinos!!! lol então os de ram que são minúsculos...poucas hipóteses terão expostos ao cardume.

 

Outras coisas que não estás a ter em conta:

 

- a dureza da água... se for muito dura os ovos endurecem rápido de mais e não eclodem;

- os rams são maus pais e têm muita tendência a comer os ovos e/ou alevins... precisam de ganhar experiência até se portarem bem...embora a fêmea costume papar os filhos para voltar a fazer nova postura;

- Onde vais por os alevins todos se tudo correr bem? eheheh

 

Boa sorte

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais