Recommended Posts

Publicado

MUITO BEM, A PEDIDO DO HUGO RSF QUE ME FAZ O FAVOR DE QUERER AJUDAR, AQUI PEÇO QUE ELE E MAIS ALGUEM ME FAÇA UM ORÇAMENTO PARA O MEU REEF, SABENDO QUE É PARA UM AQUA DE 500L, PORQUE DE ISSO NAO PRESCINDO. AGORA NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR TODO A MATERIAL PQ TIVE UM PEQUENO CONTRATEMPO NA MINHA VIDA, MAS FICO COM UMA IDEIA. O ORÇAMENTO ANDA À VOLTA DOS 1500-2000€.

UM DOS MAIORES PROBLEMAS SERÁ A ILUMINAÇÃO, NÃO QUERO COLOCAR HQI'S, TALVEZ FIQUE POR UMAS T5...

BEM JA CHEGA, JA CRIEI O NOVO TÓPICO COMO O HUGO ME PEDIU.

DESDE JÁ ARADEÇO A GENTILIZA DELE AO SE DISPONIBILIZAR PARA ME AJUDAR.

ABRAÇO A TODOS

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Publicado:

Ricardo...que seja a última vez por favor.

Já foste avisado inúmeras vezes para não utilizares o CAPS LOCK quando escreves é sinónimo de estar a gritar para além de ser visualmente incómodo. Por favor corrige a situação sob pena de ires parar ao penalty box :(

Cumps

Publicado:

Realmente o Duarte tem razão, corrige lá esses CAPS LOCK. banana rock

AQUA- 375€

ILUMINAÇÃO-550€

ESCUMADOR-400€

BOMBAS DE CIRCULAÇÃO - 400€

AREÃO-180€

RV E RARTIFICIAL- BEM SE FOR PARA OS 80-100KG RECOMENDADOS E SE FIZER METADE DE CADA UMA DÁ - 1200€

OSMOSE INVERSA- 250€

TERMOSTATO - 20€

MALA DE TESTES - 80€

- Aquário: 375€

- Circulação: 1 stream 6080 + 3 Maxijets 1000: 200€

- Escumador: 350€

- Rocha viva: 10 Kg - 190€

- Rocha artificial: 50Kg - 345€

- Osmose: 100€ 190L/dia

- Iluminação: sockets de T5 devem custar uns 4€, mais as lampadas e alguma bricolage.

- Areão: Se não queres colocar HQI, é porque não vais ter corais duros, logo se não quiseres um aquário "impestado" de peixes eu optaria por não colocar qualquer areão. :shock:

Fazendo as contas, temos 1560€ + coisa - coisa. Está perfeitamente dentro do teu orçamento, mesmo faltando ainda alguns testes "obrigatórios", as lampadas, termostato, ventoinhas, e afins... :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Hugo, obrigado pelas ajudas... já vejo um cenário mais acessível.

Olha só não percebi aquela parte dos sockets de T5. E claro, para iniciar não posso ter corais duros, mas isso é uam coisa que posso colocar mais tarde, sabendo que aí vou ter de colocar HQI's!

E não percebi o que querias dizer com esta frase :

"Areão: Se não queres colocar HQI, é porque não vais ter corais duros, logo se não quiseres um aquário "impestado" de peixes eu optaria por não colocar qualquer areão."

Num aquário de 500L ainda dá para ter uns peixitos... não sei qual é o teu conceito de impestado, mas uns 8-10 peixitos gostava de ter... penso eu.

Obrigado

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:
Ricardo...que seja a última vez por favor.

Já foste avisado inúmeras vezes para não utilizares o CAPS LOCK quando escreves é sinónimo de estar a gritar para além de ser visualmente incómodo. Por favor corrige a situação sob pena de ires parar ao penalty box banana rock

Cumps

Ó Duarte Conceição, com a devida vénia, tens uma tendência para embirrar com pormenores que começa a ser um bocadinho incompreensível? E se ele usar o "caps lock", qual é o problema? Ninguém fica ofendido com isso, a não ser tu. Sinceramente, acho que a função de moderador deve ser usada com....moderação!

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

E repara que até tenho uma certa admiração pelo teu estilo "by the book", tão bem ilustrado no post "reef passo a passo", mas acho que sem um mínimo de liberdade de expressão os utilizadores deste fórum vão começar a sentir-se condicionados. banana rock

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Caro PST.

Dispenso a vénia...aqui somos todos iguais quanto muito aceito "um bacalhau"

Penso que te estás a percepitar. Não sou eu que embirro com pormenores. Limito-me a fazer o meu papel de moderador que entre outros é assegurar que as regras do fórum são cumpridas.

Ou seja, existe algo no início do fórum que não é apenas para decorar e que se chama REGRAS DO FÓRUM - LER ANTES DE COLOCAR QUALQUER MENSAGEM (isto sim está em CAPS), o que significa que para que todos possamos conviver aqui temos que seguir as regras que foram definidas pela equipa de moderação e administração (processo anterior à minha entrada para esta equipa, mas com o qual concordo a 100%).

Passo a citar

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=1201

Disposições gerais  

Nunca escrever mensagens com as palavras todas em MAIÚSCULAS, pois isso significa que se está a gritar com as outras pessoas  

Penso que é bastante explícito? Ou não?

Agora os restantes pormonores que afirmas que tenho tendência para embirrar agradecia que fosses mais concreto, via MP preferencialmente dado que estaremos a desvirtuar a intenção deste tópico que é ajudar o Ricardo a montar um Reef. Se tiveres a oportunidade de reparar, poderás verificar já não era o primeiro, nem segundo tópico que o Ricardo escreveu assim. Nada me move contra o Ricardo! Eu quero é que ele monte o reef dele quanto mais formos mais cresce esta comunidade...

mas acho que sem um mínimo de liberdade de expressão os utilizadores deste fórum vão começar a sentir-se condicionados.

Agora quem é que queres convencer que escrever de uma forma tradicional (sem ser em CAPS) inibe a liberdade de expressão dos membros do fórum? Será que escrever de uma forma normal é sinónimo de alguma espécie de condicionamento ou restrição?

Se calhar é melhor começar a ter o trabalho de editar os posts de quem não cumpre as regras do fórum de uma forma anónima, para não ferir susceptibilidades...

Cumprimentos

Duarte

Publicado:

Pronto, estava isto tão calmo durante o verão... Logo vi que era para durar pouco tempo, infelizmente...

Voltaram os velhos do restelo!

PST!, Se o Duarte embirrou, como dizes, o que dizer de ti, que te dás ao trabalho de escrever duas mensagens num tópico sobre salgados , que de salgados nada têm e de ajuda ainda menos.

O Duarte fez cumprir as regras do forum e fê-las cumprir muito bem. O forum tem regras, quem quer postar e participar, tem de as cumprir.

É tão simples, para quê tanta confusão?... banana rock

E digo-te mais, se te sentes condicionado, é "aviar cartucho" para outro lado. Ninguém obriga ninguém a estar neste forum. Foruns é o que não faltam para aí...

Publicado:
E não percebi o que querias dizer com esta frase :  

"Areão: Se não queres colocar HQI, é porque não vais ter corais duros, logo se não quiseres um aquário "impestado" de peixes eu optaria por não colocar qualquer areão."

Esta frase significa isso mesmo. Não tendo HQI, terás poucos corais, sobretudo duros. Se colocares 8-10 peixinhos (palavra tua) não me parece mesmo nada má ideia usares bare bottom, desde que sejam mesmo peixinhos.

Repara, a DSB é um sistema como outros que serve essencialmente para disnitrificar, ou seja, exportar nitratos. Se colocares um número de peixes razoável, não terás muitos nitratos, logo não terás grande necessidade de ter uma DSB. E depois o sistema sem qualquer areão tem as suas vantagens, desde logo o facto de não teres de gastar no areão, que não é nada barato...

Agora isto é para um numero de peixes aceitável e compatíveis. Se meteres 2 casais de palhaços, 2 anjos, 2 donzelas e 2 cirurgiões, se calhar eu já optaria pela DSB porque esses peixes "produzem muito nitrato". banana rock

Publicado:

Oi,

Cada dia uma coisa nova... DSB! O que é isso?

Já agora Hugo, é preciso não esquecer que sumo n existe, n há espaço mesmo...

Abraço

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

Pois... esse para mim é o teu maior problema.

Para um aquário desses eu sinceramente não o montaria sem sump, o que não quer dizer que não funcione sem ela, mas é um aquário grande demais para não ter sump.

Agora estou eu aqui a pensar, como e onde querias instalar o escumador? banana rock

DSB é Deep Sand Bed, procura aqui no forum que já muita gente debateu sobre esse assunto. :shock:

Publicado:

E digo-te mais, se te sentes condicionado, é "aviar cartucho" para outro lado. Ninguém obriga ninguém a estar neste forum. Foruns é o que não faltam para aí...

Como eu expliquei a um moderador aqui do fórum, que teve o cuidado de se me dirigir por mensagem privada e em termos mais pedagógicos e menos agressivos, a única coisa que queria dizer é que há vária formas de chamar a atenção dos utilizadores, sem recorrer a frases como: "que seja a última vez" ou "sob pena de...". Somos todos adultos, aqui. Pela parte que me toca, dou o assunto por encerrado.

Publicado:
Somos todos adultos, aqui.

pois... se isto fosse verdade, os moderadores nem precisavam de existir. Infelizmente não somos todos adultos e quando empregamos frases mais "bruscas" é porque as pessoas já foram avisadas mais que uma vez sobre o assunto e não quiseram, comportar-se como adultas.

Mas também acho melhor acabar por aqui a conversa.

P.S.: Isto não é dirigido directamente ao membro PST!.

Publicado:

Algumas dúvidas e questões de um wannabe salgados :lol:

esta lista não está no indispensável para um reef? -

:roll:

- Aragamax - €€€/Kg

- Kalwasser - €€€

- Sal - €€€

- Medidor de densidade - €€€

- Estojo de testes

- Filtro externo caso a rocha viva seja no início em numero reduzido (???)

"Do it, or do not.. there is no try!" - Yoda San

Reef

Água Doce

Publicado:
esta lista não está no indispensável para um reef? -  

- Aragamax - €€€/Kg  

- Kalwasser - €€€  

- Sal - €€€  

- Medidor de densidade - €€€  

- Estojo de testes  

- Filtro externo caso a rocha viva seja no início em numero reduzido (???)

Não!

Publicado:

Ola',

Como o orcamento e' para ser reduzido, julgo que podes por exemplo comprar RV nao a 19 euros como no orcamento inicialmente proposto mas sim por muito menos, basta procurares em alguns sites portugueses que fazem descontos para quantidades. Envia MP se quiseres saber de 1 ou 2. Se nao puderes comprar uma boa quantidade e' claro que juntas mais 1 ou 2 pessoas e fazem uma vaquinha.

Relativamente 'a lista dos indispensaveis do dafish, eu considero indispensavel os seguintes para um reef:

- Kalwasser ou entao calcio em solucao liquida que se deve adicionar ao filtro e nao ao aquario. Porque e' necessario o kalk ? Porque para um reef sao necessarios elavados niveis de calcio, entre os 400 e 450 mesmo nao tendo corais duros ha' varios outros invertebrados que necessitam de calcio.

- Sal, imagina o que me aconteceu no outro dia, tinha agua natural e tive de fazer uma muda de agua pois, nao sei como, tive um pico de nitritos, ora eu la' fui 'a minha agua natural, que ja' tinha aproximadamente 1 mes , mas antes de a adicionar la' resolvi fazer um teste de nitritos... tinha ainda mais que no aquario... ou seja, se nao tivesse sal ( e aqui convem verificares se nao tem fosfatos nem nitratos ) nao poderia fazer a tal muda de agua. A agua natural deve ter ficado com nitritos pois deve ter morrido algum ser que poluiu a agua, digo eu de que-

- Medidor de densidade, nao vejo como e' possivel uma pessoa manter um reef ou um aquario so' de peixes sem um densimetro. Nem uma pessoa experiente deve fazer isso provavelmente quanto mais uma pessoa que se vai iniciar neste mundo ( eu comecei ha' cerca de 3 meses e por isso considero-me um rookie ).

- Estojo de testes, em conjunto ou comprados em separado ( para agua salgada atencao ), testes fundamentais a meu ver sao: ph, kh, nitritos, nitratos, calcio.

Nao pus aqui o de amonia porque tenho o teste mas nao o uso, usei apenas mesmo no inicio da montagem do aquario.

O de fosfatos pode ou nao ser fundamental, depende do grau de reefkeeping que queiras ter, pois, segundo varias pessoas ja' me disseram nao e' possivel por exemplo determinar fosfatos = 0 nos testes que se vendem. Atencao na compra dos testes, ha' por exemplo os da waterlife que para medires os nitratos tens de ter o teste dos nitritos tb...

- Filtro externo, eu tenho um de cascata ( atencao 'as bolhas de ar ) sempre preparado para colocar por exemplo carvao activado para te por a agua cristalina e sem aquele tom amarelado. Convem, a meu ver, se nao comecares com uma percentagem minima de RV logo no inicio a utilizacao de materias filtrantes porosas para fazeres filtracao biologica. ( este tema ja' deu pano para mangas em varios posts ).

Julgo que para se ter um orcamento reduzido nao se podem mesmo assim descurar algumas boas praticas da aquariofilia, tais como sejam mudas regulares de agua e testes regulares a alguns parametros da agua, pois nao queremos saber apenas que temos um problema quando um peixe estica a barbatana ou um coral comeca a definhar para alem do ponto de recuperacao.

Boa sorte para esse reef.

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:
Como o orcamento e' para ser reduzido, julgo que podes por exemplo comprar RV nao a 19 euros como no orcamento inicialmente proposto mas sim por muito menos, basta procurares em alguns sites portugueses que fazem descontos para quantidades. Envia MP se quiseres saber de 1 ou 2. Se nao puderes comprar uma boa quantidade e' claro que juntas mais 1 ou 2 pessoas e fazem uma vaquinha.
Exacto. E se formos estando atentos a promoções em sites e mesmo lojas por cá, o orçamento pode descer ainda mais. :)

- Kalwasser ou entao calcio em solucao liquida que se deve adicionar ao filtro e nao ao aquario. Porque e' necessario o kalk ? Porque para um reef sao necessarios elavados niveis de calcio, entre os 400 e 450 mesmo nao tendo corais duros ha' varios outros invertebrados que necessitam de calcio
quando dizes "ou" já estás a dizer que não é indispensável. :D

Não são necessários esses níveis de calcio embora sejam recomendáveis, para os teres, tens diversas maneiras de o conseguir, sendo apenas uma delas o Kalk: reactores, kalk, aditivos, etc...

- Sal, imagina o que me aconteceu no outro dia, tinha agua natural e tive de fazer uma muda de agua pois, nao sei como, tive um pico de nitritos, ora eu la' fui 'a minha agua natural, que ja' tinha aproximadamente 1 mes , mas antes de a adicionar la' resolvi fazer um teste de nitritos... tinha ainda mais que no aquario... ou seja, se nao tivesse sal ( e aqui convem verificares se nao tem fosfatos nem nitratos ) nao poderia fazer a tal muda de agua. A agua natural deve ter ficado com nitritos pois deve ter morrido algum ser que poluiu a agua, digo eu de que-
Eu não tenho sal, nunca tive, nuna comprei, não faço ideia qual a melhor marca ou quanto custa. Uso apenas água natural. Isso que referes da água poder ser de má qualidade pode acontecer realmente, mas para manter um reef não é indispensável ter sal. :roll:

- Medidor de densidade, nao vejo como e' possivel uma pessoa manter um reef ou um aquario so' de peixes sem um densimetro. Nem uma pessoa experiente deve fazer isso provavelmente quanto mais uma pessoa que se vai iniciar neste mundo ( eu comecei ha' cerca de 3 meses e por isso considero-me um rookie ).
Compreendo a tua posição e concordo, mas mais uma vez os peixes não precisam do medidor, os corais não precisam de saber a salinidade. O medidor de salinidade quanto a mim é um aparelho que eu compraria (e comprei) sempre. Não prescindo dele, mas como no ponto acima, nem peixes nem corais sentem falta dele. Se não houver um medidor por perto, não é por isso que um reef deixa de ser bonito e saudável. É importante sobretudo sobretudo para prevenir desastres maiores. Aconselho-o vivamente. :lol:

- Estojo de testes, em conjunto ou comprados em separado ( para agua salgada atencao ), testes fundamentais a meu ver sao: ph, kh, nitritos, nitratos, calcio.  

Nao pus aqui o de amonia porque tenho o teste mas nao o uso, usei apenas mesmo no inicio da montagem do aquario.  

O de fosfatos pode ou nao ser fundamental, depende do grau de reefkeeping que queiras ter, pois, segundo varias pessoas ja' me disseram nao e' possivel por exemplo determinar fosfatos = 0 nos testes que se vendem. Atencao na compra dos testes, ha' por exemplo os da waterlife que para medires os nitratos tens de ter o teste dos nitritos tb...  

Aqui é o mesmo do ponto acima. São importantes, não indispensáveis. Em relação aos fosfatos, é possível determinar fosfatos = 0, sim. O problema é precisamente esse e o oposto, ou seja, os testes "convencionais" apenas medem fosfatos organicos e não os inorgânicos, o que significa que se um teste de fosfatos deste género medir 0 de fosfatos, não quer dizer que não hajam fosfatos na água.

- Filtro externo, eu tenho um de cascata ( atencao 'as bolhas de ar ) sempre preparado para colocar por exemplo carvao activado para te por a agua cristalina e sem aquele tom amarelado. Convem, a meu ver, se nao comecares com uma percentagem minima de RV logo no inicio a utilizacao de materias filtrantes porosas para fazeres filtracao biologica. ( este tema ja' deu pano para mangas em varios posts ).
Bom, este não só não é indispensável, como não é recomendável o seu uso.

Julgo que para se ter um orcamento reduzido nao se podem mesmo assim descurar algumas boas praticas da aquariofilia, tais como sejam mudas regulares de agua e testes regulares a alguns parametros da agua, pois nao queremos saber apenas que temos um problema quando um peixe estica a barbatana ou um coral comeca a definhar para alem do ponto de recuperacao.
Exactamente, é isso mesmo. A pergunta é se alguns daqueles "produtos" eram indispensáveis, e eu não considero nenhum indispensável, sobretudo os que têm componente de medição.

Publicado:

Não queria ser incomodo, mas acho que este topico serve para tentarmos arranjar um bom orçamento (reduzido claro!!) para iniciar um aquário de salgados, sem o recurso a SUMP...

Obrigado a todos e vamos continuar com este tema.

Abraço

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

Estamos a fazer isso mesmo.

Ja te tinha perguntado como e onde pretendes instalar o skimmer. :roll:

Publicado:

Ola',

Ricardo, relativamente a nao usares sump, eu tb nao uso, podes optar por skimmers internos ( pouco esteticos, eu tenho um no actual ) ou entao por hang on, e dentro destes ha' os que sao mais ou menos visiveis, sendo, para mim, os Prizm da Red Sea ( tenho um ainda na embalagem para o proximo reef ) dos mais esteticos pois ocupam pouco espaco na zona trazeira do aquario e nao ficam com o copo muito 'a vista como outros sistemas. Nao vou falar aqui da sua eficiencia pois nao o pus ainda a trabalhar.

Ricardo, relativamente 'a iluminacao do teu futuro aquario ( 1.5 m ou 2 m ? ) de 500 L, e como nao "queres" para ja' ter corais duros realmente as HQI podem ser dispensaveis, mas olha que muitas pessoas pensando na economia a curto prazo acabam por depois, mais tarde, fazerem o upgrade para HQIs saindo assim mais caro. Se optares por nao pores HQI, sugiro que penses tb na opcao de usar lampadas PC em calhas mais economicas como por exemplo as JEBO, uma das que em principio irei comprar, so' tb ainda nao sei se vou so' para PC se para PC + HQI. Tambem tens a opcao de fazer tu a propria calha se tiveres queda para o DIY a nivel de electricidade ( eu electricidade e' coisa que quero distancia :oops: ).

Podes por exemplo poupar no inicio na osmose inversa comprando uns garrafoes em algumas lojas que teem agua de osmose para venda. Como julgo que iras usar agua natural, so' irias em principio precisar de agua de osmose nas reposicoes.

Relativamente ao uso ou nao de aragonite, aconselhava-te a usar mas nao com o intuito de fazer uma DSB pois com a volumetria que queres irias gastar uma boa maquia para que a DSB fosse mesmo eficiente a medio, longo prazo. ( cuidado com os crash que ja' tanto deram de falar ).

Eu uso areia de coral esmigalhada, mas no futuro aqua de 500 L, irei usar aragonite mas so' mesmo para tapar o fundo pois quero ter uma zona de praia e outra de reef.

A aragonite ira' favorecer os niveis de calcio pois este ira' sendo libertado gradualmente para a agua.

Hugo, relativamente a

quando dizes "ou" já estás a dizer que não é indispensável
julgo que sera' uma questao de semantica pois o que disse foi ser necessario algo, kalk ou aditivo liquido ( os que ja' usei, nunca usei reactores ) para elevar e manter um nivel de calcio optimo.

Não prescindo dele, mas como no ponto acima, nem peixes nem corais sentem falta dele
Nao prescindes dele mas nao o consideras indispensavel... e' claro que os peixes nao sentem falta de um densimetro, mas o aquariofilo sente para tentar dar a melhor qualidade de agua aos seus peixes e invertebrados. Principalmente quando se for fazer mudas ou reposicoes de agua e' necessario saber que valores de densidade estamos a ter dentro do aquario. Isto de esperar que os peixes e corais nos digam ( pelo seu aspecto, comportamento ) nao julgo ser o ideal.

Relativamente aos testes, e passo a citar-te

mesmo faltando ainda alguns testes "obrigatórios"
... mas tb pode ser considerada uma questao de semantica pois usaste as " " :?

Nao me vou alongar mais relativamente aos filtros exteriores pois esse tema ja' deu muito que falar, ou melhor, escrever no forum. Ha' 3 vertentes nos reefs, a dos que usam filtros biologicos e rocha viva independentemente da sua quantidade, os que usam para complementar o uso diminuto de RV, e os abominam o uso de filtros exteriores e so' usam RV como meio de filtracao ( conjugado com o skimmer ). Eu uso apenas para por carvao activado pois tive a sorte de poder comecar com uma quantidade relativamente boa de RV ja' bem maturada no inicio.

Boa sorte para essa montagem Ricardo e depois queremos ver um passo a passo como o Duarte fez ok ?

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Exacto! É uma questão de semântica realmente e por isso nada dos utenssílios são indispensáveis para um reef funcionar com saúde embora ajudem e de que maneira para atingir esse fim. Estamos de acordo neste aspecto, acho que não vale a pena dizer mais nada. :oops:

Já em relação ao areão, aos crashes, ao skimmer e aos filtros externos já não estmoas tão de acordo. Nada de novo também, como dizes já foi muito debatido este assunto e portanto não vale a pena entrar por aí novamente. As explicações todas da minha posição estão disponíveis a qualquer membro através da função pesquisar.

Apenas dizer que:

- Areão: Quanto a mim, ou se coloca uma DSB ou não se coloca areão nenhum.

- Crash's: Apresenta-me uma pessoa que seja que tenha tido um crash e o possa atribuir à DSB.

- Skimmer: Efectivamente existem esses skimmers, mas não sei se a sua eficiência para um aquário de mais de 500L é aceitável. Repito, não sei.

-Filtros externos: Seja para aquilo que for, excepto situações de desiquilíbrio ou resolução de problemas, não aconselho outra filtragem biológica/mecânica.

Em relação à iluminação estamos outra vez totalmente de acordo. Também considero que para um aquário desses, e pensas ter corais, + tarde ou + cedo irás colocar HQI, logo no conjunto sai tudo mais caro.

A água de osmose pode realmente ser adequirida, em vez de se comprar uma unidade própria. Eu considero este o primeiro aparelho a comprar para um reef. Eu fiz isso e não me arrependo nada. Este deve ser o primeiro rombo no orçamento a ser feito, antes mesmo do aquário se calhar. Também não sei até que ponto a longo prazo não sairá mais caro este método. Mas aqui fica ao critério de cada um. O importante é usar água de osmose... de onde ela vem, é indiferente. :?

Publicado:

Erazor e Hugo, agora sim, estamos de novo a entrar no tema do tópico a a ajudar o newbie em reefs, EU! :D

Quanto aos Skimmer, andei a pesquisar e aproveito tb para deixar o meu agradecimento ao BABOON, que tem sido impecável comigo, portanto, andei a pesquisar e penso que ja tenho uma ideia formada, Turboflotor 1000 multi SL, não sei se alguem neste forum tem um menino destes, se tiver, gostava de ter opiniões.

Iluminação, talvez utilize 3 projectores HQI de 150w ou 2 de 250W.

Rocha viva, acho que para iniciar o ciclo (60dias) vou aplicar um pouco de viva e daquela que há à venda que conjugada com a viva ganha vida e fica igualzinha...

O baboon sugeriu-me em termos de bombas de circulação, colocar 4 powerheads de 2000l/h cada e uma bomba submersa de 2800l/h que puxa a água do aqua e a faz sair por um tubo de PVC colocado ao longo do aquaário todo (n sei se me expliquei bem), acho que o reef do Diogo Lopes está assim, penso eu!

Agora no areão, gostei desta ideia : "Eu uso areia de coral esmigalhada, mas no futuro aqua de 500 L, irei usar aragonite mas so' mesmo para tapar o fundo pois quero ter uma zona de praia e outra de reef. " (ERAZOR), depois queria que me explicasses melhor como é que pensas fazer isso, para ver se eu entendi bem.

Quanto à OI, acho que sim, é um acessório a comprar logo.

Bem, acho que está tudo.

Mas vamos continuar com esta discussão saudavel, tou a gostar e estou a ficar elucidado.

Abraço a todos

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:
A água de osmose pode realmente ser adequirida, em vez de se comprar uma unidade própria. Eu considero este o primeiro aparelho a comprar para um reef. Eu fiz isso e não me arrependo nada. Este deve ser o primeiro rombo no orçamento a ser feito, antes mesmo do aquário se calhar. Também não sei até que ponto a longo prazo não sairá mais caro este método. Mas aqui fica ao critério de cada um. O importante é usar água de osmose... de onde ela vem, é indiferente.

Há uma alternativa barata à OI que produz água muito mais pura que uma membrana de OI. São as resinas de desmineralização ou permuta iónica. Usei-as durante anos e sempre com excelentes resultados.

Quem tem jeito para o FVM, agarra num tubo de PVC, que nem sequer tem que ser transparente, bem vedado, com um tubo de entrada de água em baixo e outro em cima. O tubo pode ter qualquer diâmetro mas convém ser daquele fino tipo tubo de ar.

Depois é encher o tubo de PVC com resina de desionização de leito misto, e fazer entrar a água que se quer purificar, debaixo para cima bastante devagar.

O tempo de duração da resina é muito variável dependendo das características químicas da água que entra.

Como a água que sai da minha torneira é de muito má qualidade, um litro de resina chegava-me para aproximadamente 30 a 50 litros. Como cada litro de resina anda na casa dos 15-20€, o processso saía bastante dispendioso. Passei a usar água engarrafada que passava pela resina, produzindo água "ultra-pura". Um litro de resina usando água engarrafada pouco mineralizada, produzia, se bem me lembro, mais de 600 litros de água pura sem desperdiçar água como faz a OI.

Um sistema destes com resina e tubagens fica no máximo em 50€, no máximo dos máximos!

Pode ainda ser usado a seguir à OI (a minha configuração actual) obtendo-se água puríssima a baixo custo.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

ERAZOR, gostei muito do teu post. Se tiveres Messenger, peço-te que me adiciones pois assim poderemos trocar ideias.

o meu mail é: rbc_78@netcabo.pt

Abraço

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

Boas Ricardo vou-te fazer um resumo do dinheiro que gastei até agora para ver que as coisas ate se conseguem fazer sem grandes aventuras:

Aquario 150x40x50 (300 Litros) comprado aki no forum --> 85 euros

Escumador Red Sea Prizm Deluxe para aquas 400 L --> 40 euros

3xPowerhead Hagen 802+ bomba Azoo 2500L/H --> 70 euros

20Kg areao fino+20 kg Coral Moido --> 110 euros

Kalkwasser --> 5 euros

comprei quase tudo aki no forum e até agora nao gastei mto dinheiro e vou vender o coral moido pq nao serve para o substrato que vou fazer.

Falta ainda comprar bastantes coisas mas acho que nas compras que fiz ja poupei um bocado help