Camarão Negro!

Miguel Figueiredo

Recommended Posts

Viva,

Há coisa de dois anos recebi uns peixes de um amigo da Holanda onde, por acaso, vinham 3 ou 4 pequenos camarões. Nunca cheguei a descobrir a especie - até coloquei um topico aqui com imgs.

Entretanto os camarões reproduziram-se como loucos, numa tentativa de controlar o seu numero, coloquei umas dezenas com grandes Fundulopanchax, que são predadores. A maior parte deve ter sido comida mas alguns adaptaram-se e vivem no aquário, embora passem o tempo escondidos.

O curioso é... descobri que um desses "camarões transparentes" estava negro! Não apenas escuro: completamente negro com uma risca castanha clara no dorso...

Esta mudança brutal de cor, será normal? Será uma camuflagem, dado que os camarões só conseguem sair à noite para comer?

Como provavelmente ninguém me acreditaria fui buscar a camera e ainda consegui filmar o camarão antes de se esconder:

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Quase de certeza que a espécie que tu tens é a variedade selvagem dos red cherrys (Neocardina heteropoda).

Essa é a coloração que as fêmeas adquirem quando adultas e em boas condições. ;) Bom sinal portanto!

dmscaping_mini_forum.jpg

a mim parece-me Neocaridina heteropoda var. Green as femeas adultas ficam dessa cor ou mais clara ou mais escura como a tua.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Viva,

Neocardina heteropoda selvagens... essa também era a mimha principal suspeita - o que não sabia era que as fêmeas ficavam de um negro tão espectacular.

Bom, já não me importo de ter uma praga destes camarões...

Vou ver se restauro a população, não deve ser dificil, basta retirar os predadores.

O aspecto dos camarões, quando os filmei o ano passado, era este:

Acho que até mesmo os camarões portugueses são mais vistosos, por isso não lhes tenho dado muita atenção mas, aparentemente, eram patinhos feios.

Miguel

Olá!

Quase de certeza que a espécie que tu tens é a variedade selvagem dos red cherrys (Neocardina heteropoda).

Essa é a coloração que as fêmeas adquirem quando adultas e em boas condições. ;) Bom sinal portanto!

qual a diferença entre o red cherry selvagem e o " caseiro " os que tenho são parecidos com os do video

red cherry como o conheces pelo que sei nao existe na natureza (como o conheces vermelho) o vermelho é um apuramento

e o selvagem nao conheço bem mas pelo que parece é o do video que é o que existe na natureza

eu tenho alguns red cherry´s sem cor mas tambem estão com uma cory ( provisoriamente ) e o areão é branco... mas tem muitos esconderijos..

agora n sei se tao sem cor por causa da ameaça da cory ( n me parece.. eles andam a vontade no aqua ) ou porque ainda sao pequenos ( tb n me parece pois tenho alguns vermelhos do mesmo tamanho que eles )

Os selvagens valem mais?? eu depois meto fotos

Boas, esse camarão quase preto não é um Neocaridina heteropoda, é um Caridina babaulti var. Malaya...

Olhem aqui um dos meus...

01032009157.jpg

By flashsilva, shot with N96 at 2009-03-03

01032009163.jpg

By flashsilva, shot with N96 at 2009-03-09

Abraço

Editado por flashsilva