Recommended Posts

Publicado

Boas,

Sou um novato que adquiriu recentemente um aquario de 60lt da marca HAILEA (com filtros, bomba e termostato), e sem qualquer tipo de experiência em aquarios pois foi o primeiro, fiz uma decoração bastante simples com uma pedra artificial areia e algumas plantas adquiridas numa loja da especialidade, comprei tb 2 orandas XXL e começaram os meus problemas, uma semana depois verifiquei que estavam cheios de pintas brancas, após alguma pesquisa na nat cheguei a conclusão de que se chamava HICTIUN, foi à loja e comperi um produto aconselhado pelo vendedor chamado PROTAZOL fim o tratamento como me foi indicado colocar 20ml do respectivo produto trocar 20ltrs de agua no dia seguinte e no dia 2º dia trocar novamente 20ltrs de agua, fiz tudo da forma indicada e pasaram uns 5 a 6 dias e os peixes continuavam com as pintas brancas um deles estava sempre à superficie de boca aberta, liguei com o Sr. ele disse-me para fazer novamente o mesmo fiz-lo ontem e hoje já troquei 20ltrs de agua dei de comer aos peixes e comeram tudo depois reparei que uma das orandas XXL prateada estava com umas feridas na cauda não sei o que será por isso peço-vos uma ajuda sou mesmo novato.

Desculpem.

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

Olá Mário,

Podias ter postado o tópico na área das doenças, vamos ver se os moderadores depois o mudam, a doença das pintas brancas também é conhecida por Íctio, nem sempre se conseguem salvar os peixitos, se conseguiste parabéns, quanto às feridas eu não sei mas alguém virá para te ajudar.

Se completares o teu perfil é mais fácil, por exemplo, se fores bastante jovem ajudamos-te sem usar palavras caras! ou pode haver alguém que more muito perto de ti e assim poder-te-á ajudar melhor, dar conselhos sobre lojas, etc.

Espero que te corra tudo bem

Luisa Fonseca

Publicado:

Boas,

Foi-me tb dito para subir a temperatuda do aquario para 28º já fez uma semana que está assim será que poderei a ter algum problema com essa temperatura?

Já agora aproveito para colocar umas fotos

DSC00020.jpg

Têm 12 cm de comprimento

DSC00023.jpg

DSC00024-2.jpg

DSC00025-1.jpg

DSC00026-2.jpg

DSC00027-2.jpg

Aqui está a ferida

DSC00021.jpg

cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Boas

Continua com os TPAs

Mas se essas Orandas tem-em 15 cm com a cauda e o aquario não fez a ciclagem (30 dias com o filtro ligado sem peixes) o caso complica.

Tens testes do Ph Amonia e Nitritos?

Qual o filtro que tens?

Qual a temperatura da agua?

Cumps

Fica um aviso, troca o aqua por um de 160 Litros ou maior ou os peixes acabam por morrer, 120 L para o primeiro e 40 L por cada um adicional.

Boas,

O que é os TPAs

Não o aquario fez uma semana mais coisa menos coisa ligado sem os peixes

Não tenho teste de Ph de Amonia e Nitritos (qual o que devo comprar)

Os filtros são os que vinham com o aquario são 3 tipo espuma branca

Estou a ver que quando estes morrerem nunca mais compro peixes grandes,

Obrigado

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

Boas,

Mas só o laranja é que vem para a tona da agua o preto anda normalmente, vou descer a temperatura para 26º e ver se se movem melhor.

se for piolho do lago o que faço?

cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

Começa por ler isto

Depois vai trocando a água cada dois dias,num valor de 15L mas ou metes em repouso em garrafão sem tampa a água da torneira ou tens que meter um anti-cloro.Tira também a pedra para eles poderem nadar mais á vontade.Esses peixes deviam andar num aquário de 300L,agora é tentar minimizar o estrago.

Publicado:
Começa por ler isto

Depois vai trocando a água cada dois dias,num valor de 15L mas ou metes em repouso em garrafão sem tampa a água da torneira ou tens que meter um anti-cloro.Tira também a pedra para eles poderem nadar mais á vontade.Esses peixes deviam andar num aquário de 300L,agora é tentar minimizar o estrago.

Boas,

Obrigado pela indicação quanto à agua uso sempre agua de garafão, como tenho poço em casa foi-me aconselhado usar a agua engarrafada, há algum problema.

Publicado:
Primeiro tens de ter a certeza.

Se a unica pinta e essa ou se tem mais duas ou tres é mesmo o piolho do lago.

http://www.koicarp.org.uk/argulus.jpg

Tem um aspecto branco e pode ir até aos 5 mm, se olhares com atenção e para isso tens de pegar na rede e colocar a cauda de maneira que possas mexela com um cotonete, vais reparar que tem dois pontinhos pretos.

Se for isto acho que consegues tirar com uma pinça ou com palito, mas tens de imobilizar o peixe muito bem para ele não se aleijar.

Tem o cuidado de não deixar o piolho outra vez na agua ou ele vai voltar a agarrar-se a um peixe.

O argulus tem um pinça muito forte logo não sai com facilidade.

O melhor é colocares agua com muito sal num recepiente e depois de diluires bem pegas na cotonete e passas em cima do piolho isto vai ajudar a ele soltar-se, tem o cuidado de o agarrares porque ele vai fugir.

Diz alguma coisa.

Cumps

Boas,

Quanto às feridas tem 3 log vou fazer isso do sal,

Ontem antes de me deitar coloquei um produto chamado toxivet (acho que é assim) hoje de manha ao dar de comer aos peixes eles estavam esfomeados e já pareciam outros andavam muito melhor e com melhor aspecto tera sido do produto ou de ter baixado a temperatura para os 26º, troquei tb 20 litros de agua.

Já agora tenho que trocar sempre de 2 em 2 dias a agua ou é so durante esta fase?

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Boas

Na realidade o problema é grave, O pH da agua do garrafão normalmente é abaixo dos 7 e esses peixes não gostam muito.

Pelo que vi não fizeste a ciclagem, logo vais ter de trocar 15 L de agua de dois em dois dias como disse o Jorge Oliveira.

Vais ter de comprar o teste de amónia e nitritos e ph o resto não interessa para ti.

A pedra tem de sair fora, não só pelo espaço mas também porque os peixes vão se aleijar nela, tudo que tenha arestas não deve ser mantido no aqua com esses peixes.

Agora não vejo nenhum peixe laranja a não ser que te refiras ao Calico, porque o Hamanishiki perece ser azulado ou preto.

E desce a temperatura para os 24º caso seja o icticio caso contrario coloca o termostato no minino, se a temperatura for alta os kinguios tem-em dificuldade em respirar, vão abrir e fechar a boca muito depressa.

Cumps

Boas,

Então quer dizer se as pintas desaparecerem posso baixar a temperatura, o peixe laranja que falo é o que está na foto, e quanto à pedra é artificial não tem arestas onde se possam aleijar mesmo assim é melhor tirar, e o cilco da agua é para sempre ou durante quanto tempo

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

Boas,

Após alguma pesquisa aqui pelo forum verifiquei a questão de filtros e fiquei na duvida, o meu aquario trazia uns filtros em esponja branca na parte de trás do aquario, isso são os filtros certo?

Ou terei que comprar outros?

E tem uma bomba a fazer circular a agua que é pescada depois de passar pelos 3 filtros, num dos compartimentos foi retirado um filtro e colocado o termostato, será que é necessário alterar alguma coisa, (no inicio tinha quatro esponjas)

Alguem de perto de Vila Nova de Famalicão que me possa dar uma ajuda, é que eu comprei o aquario numa loja e por uma questão de mau atendimento tenho ido a outra loja comprar os peixes e todos os produtos adjacentes mas como o sr. da loja onde vou agora não sabe qual o tipo do meu aquario pode não estar a aconselhar da melhor forma.

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Vamos por partes.

Se as pintas? Só vi aquela pinta na cauda, eles tem mais pintas espalhadas pelo corpo?

Já visto se era o argulus? o piolho do lago?

Tens de ler o link que o Jorge oliveira deixou na resposta dele.

E o ciclo demora 30 dias, depois fazes TPAs semanais de 10 % ou mais ou menos ou com mais ou menos frequência.

Os TPAs que o Jorge Oliveira disse para fazeres é para os peixes não morrerem por o ciclo não estar completo.

E o problema não é eles serem grandes, e não teres feito a ciclagem, mesmo pondo as bacterias o aqua tem de ficar sem peixes um mês.

Não interesa o que diz o lojista nem a embalagem, é mesmo um mês.

Se os peixes fossem pequenos se calhar já estavam todos mortos, os kinguios aguentam um pouco mais mas não abuses da sorte.

Mas o importante agora são os pontos brancos, é só na cauda um ou dois pontos, ou é espalhado por todo o corpo?

Cumps

Boas,

Os pontos brancos eram por todo o corpo mas já não têm quase nada, agora as feridas são 3 e só no cinza e na cauda.

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Então era icticio, mas esses pontos devem de ser o piolho do lago.

Quando o tratamento acabar começa a baixar a temperatura para 20 ou 18 graus.

Se os pontos na cauda começarem a crescer já sabes.

Faz então os TPAs como disse o Jorge Oliveira e controla a agua.

Cumps

Obrigado

E quanto aos filtros está bem assim ou terei que alterar alguma coisa?

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Não sei que filtro tens.

Cumps

Boas,

Os filtros eram os que trazia o aquario em esponja branca.

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Boas

O filtro não tem marca nem modelo?

Não sera daqueles de pendurar? com um tubo a puxar a agua e depois a cair no aqua em cascata?

Não podes colocar o termostato ai dentro !!! Isso é para a filtragem.

Tira uma foto ao filtro para se ver o que se consegue colocar ai dentro.

Cumps

Boas,

Então é assim, o parte de tras do aquario está dividida em 4 partes, na 1ª está a bomba a puxar a agua e depois deita-a dentro do aquario na 2ª tem um filto pequeno em esponja e depois um grande tb em esponja mas de diferente textura por cima, no 3º compartimento tem uma esponja a toda a altura e igual a ultima do 3º e no 4º tinha lá mais uma esponja mas foi tirada para colocar o termostato, a agua circula do 4º compartimento passando por todos até à bomba.

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

A colónia também se agarra ás esponjas mas eu gosto mais de cerâmicas.Um caso desses é o Eheim 2217 que apenas tem esponjas.

Tens continuado com as trocas de água?Algumas melhorias ou nem por isso?

Publicado: (editado)
A colónia também se agarra ás esponjas mas eu gosto mais de cerâmicas.Um caso desses é o Eheim 2217 que apenas tem esponjas.

Tens continuado com as trocas de água?Algumas melhorias ou nem por isso?

Boas,

Bastantes melhoras, o laranja já não anda na tona da agua e mexem-se bastante melhor, o apetite deles é que anda demais andam sempre a procurar comida no fundo, e destroem as plantas todas, quanto às feridas não têm aumentando, pode ter sido outro peixe que o tenha magoado, já tive no aquario uns peixes cometas que já morreram(quando tive o primeiro problema do hictio) e que andavam sempre atrás da oranda preta poderá ter sido isso, porque não me parece piolho porque faltam um pouco de cauda(tipo dentadas) e é onde está as feridas.

Vou a loja onde comprei o aquario para me tentarem dizer mais promenores sobre os filtros e a bomba

Cumprimentos,

Mário Augusto

Editado por mffsa
Publicado:

Boas,

As melhorias são bastante notorias, já nem parecem os mesmos peixes, com o apetite que andam têm me destroido as plantas, umas pequenas coloridas já foram as folhas quase todas e outras que estão mais atrás (verdes) têm dado umas dentadas no caule e elas acabam por sair.

Agora vou ter que colocar mais plantas quais as que me aconselham, quero umas 3 pequenas e 1 ou 2 altas?

Será que posso colocar uma equipa de limpesa? Qual?

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:
Planta para kinguios é salada, a única maneira de minimizar é dar sepuralina de preferência em forma de pastilha, eles são completamente malucos por sepuralina.

Ainda bem que eles estão melhores, eles são peixes resistentes desde que a agua esteja habitavél.

Cumps

Boas,

O nome da planta é salada?

E quais os peixes a comprar para equipa de limpesa? É que eles fazem muita porcaria...

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

Só o camarão amano é que come dejectos os outros não :bs_quesexclaim:

Escapa-me o motivo da insistência na equipa de limpeza mesmo sabendo que o espaço nem dá para a actual fauna.A melhor limpeza é ires sinfonando o fundo nas TPA's.

Publicado:

Boas,

Este fim de semana fui às compras para o aquario e comprei um daqueles testes rápidos da sera que indica Ph, Kh, Gh No2 e No3 e os valores foram os seguintes:

PH Algo ente 6,8 e 7,2 a cor fica no meio

Kh 6ºCl

Gh 6ºCl

No2 20

No3 250

O que quer dizer estes valores

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado:

No2 20

No3 250

Isso assusta então o NO3 (nitratos) está mesmo alto e o NO2 (nitritos) :? :? é caso para dizer que convém não falhares nenhum dia nas TPA's a ver se vais conseguindo fazer com que eles sobrevivam.

Publicado:

Boas,

Hoje cheguei a casa e fui fazer o TPA, trocar 15 lts de agua, mas antes lembrei-me de fazer o teste à agua cá de casa, e o resultado foi o seguinte:

PH- 6,4

KH- 6ºD

GH- 6ºD

NO2- 0

NO3-100

Troquei os 15 litros acrescentei TOXIVEC da sera e depois meia hora o resultado foi este:

PH- 6,8

KH- 6ºD

GH- 6ºD

NO2- 20

NO3-250

O mesmo resultado de ontem mas com menos PH, será que posso fazer mais alguma coisa para remediar a situação?

Cumprimentos,

Mário Augusto

Publicado: (editado)

Não adianta fazer testes mal se faça a TPA,tens que esperar mais tempo.Umas 6h ou de preferência no dia seguinte.Acho estranho é teres 100ppm de NO3,creio já ser fora do limite legal.Assim como tens algo que te está a fazer subir o pH no aquário.Ele vai de 6.4 para 6.8.

Editado por Jorge Oliveira
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!