Recommended Posts

Publicado

:wink:!

Lá voltei a fazer a asneira do costume. Discu novo (um azul turqueza juvenil), de aspecto perfeitamente saudável... enfiei-o no aquário principal logo no primeiro dia.

Condições do aquário (as que medi), ok:

ph -6,5

temperatura: 28 graus

Nitritos: 0

Amónia: 0

Quatro dias depois, um azul cobalto médio e um vermelho adulto (o ancião lá do tanque) começaram a exibir um conjunto de sintomas: escurecimento da pele, roçar nas plantas, apatia, posições estranhas (inclinados para o lado), chagas na pele...

Já fiz as trocas de água da praxe, voltei a medir os parâmetros que se mantém ok e estou ontem a fazer um tratamento com octozin.

Dúvidas:

1. Estou a fazer o tratamento no tanque principal, já que os outros discus também não me parecem a 100% (recomendado pelo dono da loja onde comprei o remédio). Está certo ou devo transferi-los para o aqua hospital?

2. O tratamento de três dias ( 7 comprimidos por dia) está pensado para tanques de 175 litros. O meu tem 200 litros, mas os reais devem rondar os 175/180. Remédio a menos?

3. Ao segundo dia de tratamento, os discus afectados estão longe de aparentar melhoras. As indicações do remédio dizem que, apesar de os parasitas morrerem instantaneamente, só se nota a diferença nos peixes a partir do sétimo dia. É verdade, ou devo ficar preocupado?

Obrigado

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Olá,

Parece-me costíase... :wink:

Que medicamento estás a colocar?

Não devias fazer tratamentos no aquário principal pois corres o risco de matares a colónia de bactérias do filtro.

Se tiveres hipótese achava melhor transferires os discos para outro aqua, isto se, esse aqua não for demasiado pequeno para os manteres lá uns dias.

Podes fazer uma TPA antes de colocar novamente medicamento. Aumenta a temperatura da água para os 31º/32º.

Se continuares no comunitário vai controlando os níveis de amônia e nitritos no aquário pois certamente vão subir.

Se for de facto costíase não é muito problemático, a não ser que esteja já num estado avançado. Deve passar dentro de uns dias. :?:

O aumento da temperatura para a costíase ajuda na cura. No entanto verificar se os peixes melhoram ou pioram. Por vezes são infectados com bactérias e, nestes casos, o aumento da temperatura não é muito bom.

No entanto espera por mais opiniões e vai dando notícias.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá, Nuno. Como explico na primeira mensagem, estou a fazer o tratamento com Octozin. Terminei hoje o ciclo de três dias do remédio. Os peixes (3) não denotam grandes melhorias: mantém-se o escurecimento da pele e uma espécie de poeira branca sobre ela; por vezes, sacodem-se com violência contra as plantas para aliviar a comichão :( . O vermelho adulto e o tangerina já começaram a comer, timidamente. O mais preocupante é o azul cobalto. Dois juvenis: um pigeon e o recém-comprado azul-turqueza estão perfeitamente normais.

Pelo que li num site sobre o Octozin, apesar de o remédio destruir os parasitas instantaneamente, são precisos até 7 dias para se verem melhorias nos peixes. É assim?

Quanto à mudança de aquário, acho melhor não arriscar. Eles já estão muito stressados...

Obrigado pela ajuda

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:
ate na seccao de salgados ja levamos com os discus  :(  :twisted:  :twisted:  :twisted:

Desculpa lá, Baboon, por ter conspurcado o altar dos salgados com as desprezíveis "solhas" de água doce. proponho-te que abras um fórum exclusivo para salgados para não teres que levar com estes temas menores...

Publicado:

Viva,

e uma espécie de poeira branca sobre ela
Faltava este pormenor... sendo assim já não desconfio de costíase
Dois juvenis: um pigeon e o recém-comprado azul-turqueza estão perfeitamente normais.

Aconselhava-te a separar os peixes saudáveis dos doentes.

Octozin não é para tratar só parasitas internos?

Muitas vezes os sintomas das doenças são comuns o que pode levar a um diagonóstico errado.

Apostava mais em parasitas externos ou algum tipo de infecção bacteriana na pele.

Verificar se as barbatanas estão opacas ou a querer "partir"/"desfazer". Se assim for, o mais provável é mesmo ser uma infecção bacteriana. Aconselho-te, para este caso, Bactopur Direct. Não aumentes a temperatura neste caso.

Se as barbatanas estiverem com o seu aspecto normal (meio transparente) estás perante problemas com parasitas na pele. Neste caso deves usar medicamento para tratar parasitas, por exemplo, Sera costapur ou algum equivalente.

Também podes tratar parasitas com, por exemplo, formalina. Compensa no preço mas é muito tóxica e cancerigene. Deve ser manuseada com cuidado.

No entanto deixa ver se mais alguém se manifesta... banana rock

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá,

Depois de usar o octozin (recomendado para parasitas internos mas também eficiente nos externos), estou a fazer um tratamento com Myxazin (fin rot, etc.). Parece-me que isto começou com algum problema interno que abriu caminho para fungos/parasitas externos.

Neste momento, tenho dois peixes com aspecto doente: o azul turqueza e o vermelho. O primeiro mantém-se escuro e tem precisamente as barbatanas com esse ar de "quererem desfazer". Continua bastante débil. O segundo também ainda está fraco, mas de aparência está melhor, embora mantenha essa espécie de fungo branco na pele. Pelo menos já vai comendo alguma coisa. Creio que, neste ponto, o que poderia ter acontecido aos discus saudáveis já aconteceu. Até porque desconfio que foi um deles que introduziu a doença no aquário.

Mais uma vez obrigado, Pedro

Publicado:

Mistério. Cheguei a casa e o cenário era desolador: azul cobalto, descolorido e coberto de manchas, caído, à beira da morte. Vermelho e tangerina encolhidos a um canto, meio inclinados.

Decidi (finalmente!) mudá-los para o aquário hospital de 45 litros. Juntei à agua vitaminas, Haloex (remove o cloro e ajuda a reparar a mucosa) e o Myxazin (fin rot, etc.), que já estava a usar no tanque principal (não tudo ao mesmo tempo, claro). Passado uma hora, o vermelho e o tangerina andavam a nadar como se nada se tivesse passado. Dei-lhes larva de mosquito vermelho e comeram tudo. O cobalto, não sei... Nunca vi um peixe recuperar daquele estado :wink: Mas, apesar de tudo, está mais activo e parece ter recuperado um bocado da cor.

Aparentemente, houve intoxicação do tanque principal. Mas com quê, se não detecto nada. E como se explica que os dois discus juvenis - já para não falar dos cardinais, néons, corydoras, etc. - aparentem estar de perfeita saúde? Se alguém tiver uma explicação dão-se alvíssaras!

Publicado:

O azul cobalto não resistiu :roll: Os outros parecem estar a melhorar.

Publicado:

Os dois adultos apresentam algumas melhorias. O grande (vermelho) tem a barbatana traseira "ratada" e ainda está um bocado escuro. Os olhos estão enevoados...No entanto, decidi devolvê-los ao tanque principal, até porque o hospital está com problemas de débito no filtro. Pergunto-me que raio de doença será esta? Parasitas internos, aparentemente não, ou pelo menos estão tratados. Externos já tiveram alguns sinais mas agora não vejo nada. No entanto, estão com um ar débil, sempre escondidos... Alguém tem pistas? Serão fungos que atacaram, na sequência da doença principal que os enfraqueceu?

Publicado:
azul cobalto, descolorido e coberto de manchas, caído, à beira da morte. Vermelho e tangerina encolhidos a um canto, meio inclinados
No entanto, decidi devolvê-los ao tanque principal, até porque o hospital está com problemas de débito no filtro. Pergunto-me que raio de doença será esta?

Continuo a apostar em bactérias... :?:

Os meus já passaram por isso. Na altura o que me morreu começou a ficar sem "escamas"...

Acho que não deverias ter colocado os discus no tanque principal.

Podem calhar de ter uma recaída. Se as bactérias infectarem as vias respiratórias então aí tens problemas sérios.

Eu colocava-os no aqua hospital (mesmo com o filtro fraco) com Bactopur Direct, temp 28º e trocas de água parciais de 50% e renovação de medicamento.

Na altura tinha escalares junto com os discus e os escalares andavam lá como se nada fosse, porreiros da vida. Também tive 2 discos que não tinham sofrido nada. Nem chegaram a ser separados. :shock:

Só para teres uma ideia os meus estiveram em tratamento 15 dias. Estas coisas demoram o seu tempo a curar. :twisted:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
ate na seccao de salgados ja levamos com os discus  :?  :)  :?  :P
secção de salgado?

sério onde, a secção de salgados é mais abaixo. :P:P:P

Publicado:

Olá Nuno,

Vou ver como eles estão a reagir esta noite. Em princípio sigo o teu conselho, embora tema que a má filtragem do hospital possa estar a contribuir para maleitas novas, como fungos...

O bactopur direct vende-se nas lojas de animais ou na farmácia? Tens ideia das dosagens por litro? Obrigado.

Publicado:
O bactopur direct vende-se nas lojas de animais ou na farmácia? Tens ideia das dosagens por litro?

Em lojas de aquariofilia...

A dosagem não me lembro mas tens nas instruções a quantidade a utilizar.

Não te preocupes muito com o filtro... coloca-o na mesma e coloca uma pedra difusora se for necessário. Faz TPA's diárias e coloca novamente medicamento.

Se for problemas com bactérias podes vir a ter sérios problemas. O discu pode ficar com problemas internos e nunca mais vir a recuperar a 100%. Eu tive 1 fêmea Marlboro que depois de ter tudo problemas com bactérias não cresceu como deveria. Além disso apresenta algumas sequelas da "aventura"... banana rock

Gostava que mais alguém opinasse sobre o assunto. Existem membros do fórum com mais experiência que eu nestes casos... :D

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Os dois juvenis do tanque principal morreram em dois dias, sem practicamente exibirem sintomas para além da timidez. Um deles, que ainda mudei para o hospital, tinha o abdómen muito dilatado. Os adultos, depois do regresso ao tanque principal, começaram a alimentar-se e perderam quase todos os sinais de doença (para além das barbatanas ratadas no adulto e de andarem meio assustadiços). Realmente, já não sei o que possa ser. Recordo que os parâmetros de ambos os tanques estão todos normais...