Recommended Posts

Publicado:

Epa Ricardo.... tu es um bocado pro megalomano...desculpa la dizer-te isto

Em vez de comprares um escumador que custa 400 euros ou la qto custa isso pq nao compras um escumador em segunda mao que os ha ai a 100 euros ou pouco mais e de mto bom valor tb?(tipo os turboflotor 750 ou 1000, ou os prizm)

Em vez de Comprares Bombas de circulaçao cheias de engates com controladores e mais mariquices etc etc pq nao fazes como eu e mandas vir da alemanha 4xpowerheads 2000L/H por 60 euros +portes...

PQ é que Has de gastar 550 Euros em iluminaçao e nao fazes como eu e mexes-te fora das lojas de aquariofilia (por exemplo hoje ver se vou a um distribuidor de equipamentos de iluminaçao industrial ver se me safo)

Pq é que em vez de comprares um IO de principio nao te ficas por comprar agua ja feita de osmose (aki ao pe de mim vendem aos 30 litros de cada vez e barata)....

QTo ao aquario Vai ao pao de açucar ... e encomendas arranjas um aquapor 1,50x40x50(300L) por menos de 200 Euros com calhas tampas etc

(ainda ontem la vi um a este preço)

e areao 180 euros??? eu com 100 Euros ja tenho aki 40 Kg de 2 areoes diferentes... talvez gaste mais 50 euros em areia viva (10 Kg) logo se ve.. mm assim gastando menos que tu lol:

QTo a rocha viva compra-se as mijinhas e vai-se metendo tb uma pequena percentagem de rocha morta juntamente com a viva

Sei que Nao vou ter o equipamento ideal nem perto disso, mas nao sou rico pq estudo e nao trabalho e tou a tentar fazer algo com sucesso limitado as minhas possibilidades o que penso ser possivel.

O que nao resultar depois com mais calma e ja com as finanças mais estabilizadas altera-se

Boas Hugo Obg Pela Ajuda! :D

Só uma duvida

Dizes que os sistemas sao iguais mas pelo que li por exemplo o jaubert utiliza placas de fundo a DSB nao.

- UM exige no minimo 7 cm o outro exige 12( e com mat. diferente.)

- nA DSB li que o Areao mais grosso (coral moido) ficava no fundo e o areao fino por cima.... no Jaubert li exactamente o contrario...

-Tou TODO trocado! Lol

Hugo qto a nao deixar areao o meu medo é depois nao ter disnitrificaçao suficiente pq nao vou ter hipoteses de montar um sump. E ja tenho aki os 40 kg de areao que me deram em troca dos peixes que tinha de agua doce (tive mm que fazer a troca pq os peixes tavam num aquario mto pequeno mm eram malawi´s e as lojas nao compram..trocam)

;) Fico a espera de mais sugestoes e Calma Ricardo se kiseres uma maozinha diz qq coisa no msn tenho akilo sempre ligado

:arrow: e como somos os 2 newbies nisto podemos ajudar um ao outro

Podes poupar mto dinheiro no material que estás ai a falar

Publicado:
Hugo qto a nao deixar areao o meu medo é depois nao ter disnitrificaçao suficiente pq nao vou ter hipoteses de montar um sump

Eu não tenho qualquer tipo de areão no meu sistema, quer no aquário quer na sump. O fundo é mesmo só o vidro coberto com alga coralina.

Tenho aprox. 40kg de rocha viva num aquário de 200L. Julgo não ter problemas de nitratos pois apenas me aparecem as "normais" algas nos vidros. De resto tenho tudo praticamente limpo.

Não testo os nitratos mas previno a acumulação destes, e não só, com as boas práticas de manutenção, tirando as TPA's que faço poucas. Tento dar comida em quantidade suficiente de modo a que não sobrem restos, uso água de reposição ultra-pura, tenho muito movimento de água que previne a acumulação de detritos e o aparecimento de zonas mortas, 8000L/h em 200L. Em suma, tudo o que é importante para manter qualquer aquário em boas condições. ah, já me esquecia, não tenho escumador a funcionar desde Abril.

Como vêm não preciso de areão como zona desnitrificadora, aliás não preciso de qualquer tipo de desnitrificador.

Não vale a pena complicar o que pode ser feito de forma simples.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Viva Pessoal

Tópico animado sem dúvida o que é excelente ,mas não se exaltem .

Hugo, muito obrigado pelo elogio mas eu não sou Guru de nada . Sou um apaixonado por isto e tenho a sorte de ter vários aquários ,muitos peixes e corais para ir aprendendo e estudando .

Zeka não te aborreças e volta à discussão. De facto , ter Platax como tu tiveste na altura que tiveste pode ser considerado um sucesso.

Vou deixar aqui a minha opinião para tentar sintetizar algumas das ideias deste tópico:

- Num aquário de peixes a utilização de seco-húmido ou de um filtro de areia fluidizada por exemplo ( excelente e de baixa manutenção ) é não apenas util como aconselhável . Mas não invalida que utilizemos rocha viva ,muito pelo contrário ,porque a rocha viva serve não apenas de filtro mas também como esconderijo( diminuindo o stress )e oportunidade para o peixe começar a "picar " enquanto se adapta à nova alimentação. Muitas vezes pode significar a diferença no sucesso da manutenção de anjos e borboletas no periodo de adaptação em que não aceitam comida nenhuma sobrevivendo à custa das esponjas , algas e "bicharocos " presentes na rocha

- Não concordo que uma DBS deva ter 2 granulometrias diferentes de areia ,ouseja areão de coral por cima de areia fina , porque depois acumulam-se detritos entre o areão de coral formando uma película que sufoca a DBS, dificultando a sua manutençaõ

- Os anjos anões ou Centropyges podem de facto ser mantidos em aquários cde 200 lt mas os anjos grandes jé necessitam de aquarios de pelo menos 450 lt mas idealmente 600lt ou mais .

- Quando se monta um aquário de recife o investimento não só pode mas deve ser gradual , não obrigando a dispender logo todo o dinheiro em montes de rocha . A quantidade de rocha introduzida deve ser gradual e deve preceder a introdução de mais peixes e corais . A iluminação também deve ser adquirida em função das espécies que se querem manter . O tamanho do aquário e a sua altura também deve ser escolhido em função dos peixes e corais que queremos manter . Não faz sentido ,se tivermos um orçamento reduzido e não quizermos ter peixes grandes, mas apenas corais e pequenos peixes de recife em ter um aquário superior a 200lt e com uma altura superior a 50 cm porque se não isto significa uim custo acrescido, nomeadamente em rocha e em iluminação ,proprcional ao tamanho e à altura do aquário . Mais vale fazer um mais pequeno! Agora se quizermos ter Anjos e Borboletas o caso muda de figura mas também não precisamos de uma iluminação tão potente porque não teremos corais duros.

Cump.

Rui

Publicado:
Boas Hugo Obg Pela Ajuda!  

Só uma duvida  

Dizes que os sistemas sao iguais mas pelo que li por exemplo o jaubert utiliza placas de fundo a DSB nao.

De nada, é para isso que cá estmaos todos ;)

Mas a diferença entre os dois sistema é precisamente esta e mais nenhuma. O Jaubert tem plenum, a DSB nao tem.

- UM exige no minimo 7 cm o outro exige 12( e com mat. diferente.)

Não é bem assim. ambos "exigem" o mesmo em termos de camada de areão, ou seja, quanto mais melhor. :arrow:

- nA DSB li que o Areao mais grosso (coral moido) ficava no fundo e o areao fino por cima.... no Jaubert li exactamente o contrario...  

-Tou TODO trocado! Lol

Sinceramente também já li/ouvi ser referido isso, mas eu penso exatamente oa contrário. Senão vejamos e tentemos perceber:

A ideia da camada alta de areão é para disnitrificar. Para que isso aconteça a camada mais funda deve ter total ausência de oxigénio. Com que areão consegues mais auxência de oxigénio? Com areão o mais fino possível. Quanto maior o grão, menos compacto, e mais espaço há entre cada grão, logo mais oxigenio... :arrow:

Por isso, o areão da camada de baixo deve ser o mais fino possível. Mas não vejo porque tens de usar 2 tipos de areão. Eu usaria só um e sempre esse mais fino...

Hugo qto a nao deixar areao o meu medo é depois nao ter disnitrificaçao suficiente pq nao vou ter hipoteses de montar um sump. E ja tenho aki os 40 kg de areao que me deram em troca dos peixes que tinha de agua doce (tive mm que fazer a troca pq os peixes tavam num aquario mto pequeno mm eram malawi´s e as lojas nao compram..trocam)

Lá está o que referi atrás: Os sistemas funcionam todos, agora é preciso é fazer as coisas como deve de ser.

Uma DSB funciona mas tem de ser bem montada. Não é fazer meias DSB's como alguns fazem. Quanto a mim é o seguinte:

Ou é para ser DSB e então deve ter no mínimo dos mínimos 7-8cm ou então não é DSB e eu usaria bare bottom, ou seja, sem qualquer areão.

Como disse atrás, ou se segue um sistema, ou então inventar pode dar maus resultados, porque os sistemas todos funcionam, apenas sofrem adaptações, como foi a passagem do Jaubert para a DSB retirando o plenum. Temos é de seguir o sistema à risca. Já foi "tudo" inventado :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

ok entao vou tentar trocar o grosso pelo fino ou comprar mais ... pq de qualquer maneira para executar a DSB ainda teria que adquirir mais uns qtos kilos :D

Obg pelo esclarecimento hugo

Publicado:

Baboon, vamos então nos juntar para fazer-mos o nosso reef dentro das nossas possibilidades (€€).

Envia-me por MP o teu email para te adicionar ao meu MSN...

AH! E não sou MEGALOMANO, só quero ter as coisas em condições....

Abraço

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Publicado:

Ricardo.

Penso que o Oblivion explicou bem aquilo que eu quis transmitir com as minhas palavras e está bem explicito. Não podes fazer de 500 litros, faz de 200 ou de 100 ou do que puderes.

Como o Rui diz

Mais vale fazer um mais pequeno!

Era esta a ideia que queria passar e que pensei que tinha ficado bem explicita...

Publicado:

ois...bem ,isto esta um pouco diferente da questao original, passou um dia , parece que nao venho ca ha anos...

efectivamente o valor de nitratos é real! testes da jbl e nutrafin....

fiz uma muda de 15% de agua ha uma semana quando me apercebi deste valor, de resto nao mudava a agua desde que montei o aqua, faz aproximadamente 5meses...agua do cabo raso naturalmente, a original, e agua da torneira na muda...a amonia mantense..

eu dou mta pouca comida ao centropyge, e, a caulerpa nem morre, por isso novamente nao percebo...nao ha razao, ou melhor, a unica razao é o sistema nao digerir sequer a pouca comida que dou ao centropyge...por isso reafirmoo novamente, sei que nao ha dois aquas iguais mas este so com rocha simplesmente nao funciona...e sim, a rocha é boa e esta mais que maturada...deixando o seco-humido como a derradeira hipotese.

Alexandre...eu aceito perfeitamente que tenhas os aquas estabilizados so com rocha mas nao te eskeças que 8 anos é muito ano;) por isso os meus parabens!

Hugo...eu so me pergunto:

como é possivel que a primeira intervençao, de um moderador seja logo de caracter agressivo, desconhecedor (nao so da minha responsabilidade, mas do meu aquario) e mais que dispensavel....ou seja,mais valia tares calado, porque de ajuda nao ajudaste nada!(e, deixa de parte o "amigo")

Como é possivel sequer, que moderes o que quer que seja com um comportamento tao !anormal!

uma outra questao....

o facto de ter feito uma muda com agua da torneira e sal, na agua natural, esta-me a provocar uma sobre escumaçao, ou seja uma espuma muito diluida, e que depressa me enche o copo...alguma soluçao para resolver isto?? abraços!

PS:Domingos repara bem no avanço da escrita, a passagem de sms para palavras! :(

Publicado:
como é possivel que a primeira intervençao, de um moderador seja logo de caracter agressivo, desconhecedor (nao so da minha responsabilidade, mas do meu aquario) e mais que dispensavel....ou seja,mais valia tares calado, porque de ajuda nao ajudaste nada!(e, deixa de parte o "amigo")  
A parte do amigo é contigo, se não queres não queres. Quanto ao resto, vou fingir que nem li. E vou continuar a ajudar todos os membros como fiz até aqui. Alias, mesmo neste tópico já me agradeceram a minha ajuda. Se não a queres, basta olhares para o meu avatar e não leres as minhas mensagens. Simples. :D

Como é possivel sequer, que moderes o que quer que seja com um comportamento tao !anormal!

É verdade, também não compreendo. Devo ter saido na rifa. A equipa de moderação/aministração precisavam de um palhaço qualquer para chatear e ser moderador e então escolheram-me a mim de entre os outros milhares de membros. Sou mesmo um gajo de sorte, já viste :)

Ser moderador dum forum como estes, e ainda por cima com intervenções tão infelizes. Não compreendo. Acho mesmo que devias pedir ao João a minha exclusão de moderador. Porque como mero membro como tu, já posso dizer todas as alarvidades que quiser sem me chatearem ;)

efectivamente o valor de nitratos é real! testes da jbl e nutrafin....  

fiz uma muda de 15% de agua ha uma semana quando me apercebi deste valor, de resto nao mudava a agua desde que montei o aqua, faz aproximadamente 5meses...agua do cabo raso naturalmente, a original, e agua da torneira na muda...a amonia mantense..

Nitratos? Então o problema não era a amónia alta? É que é bem diferente. Se forem nitratos já é uma coisa mais "normal". Agora amónia alta quer dizer que não está a haver nitrificação o que parece realmente estranho. :roll:

de resto nao mudava a agua desde que montei o aqua, faz aproximadamente 5meses

banana rock

e agua da torneira
Com osmose ou directamente da torneira?

o facto de ter feito uma muda com agua da torneira

A mesma pergunta de cima, água directamente da torneira? :shock:

uma outra questao....  

o facto de ter feito uma muda com agua da torneira e sal, na agua natural, esta-me a provocar uma sobre escumaçao, ou seja uma espuma muito diluida, e que depressa me enche o copo...alguma soluçao para resolver isto?? abraços!

Se a água sai pouco suja e muito diluída o melhor a fazer é baixar o nível da rebentação no corpo do escumador.

PS:Domingos repara bem no avanço da escrita, a passagem de sms para palavras!
Muito obrigado pela parte da equipa de moderação e de todos os outros membros (digo eu). Já era para te ter enviado uma PM, mas o Domingos é aquela máquina ;)

Publicado:

correcçao !! o meu prob. é a amonia, e nao os nitratos como escrevi! de nitratos nao tenho de facto nada!

n vou gastar mais letra com esse assunto o que disse ta dito e com muita justiça!alias, basta começar a ler o topico....Hugo tu es o maior!, de resto agradeço a ajuda...

a agua é da torneira sim, tratada com bio-marol e com a correcta dosagem de sal...

Publicado:
Alexandre...eu aceito perfeitamente que tenhas os aquas estabilizados so com rocha mas nao te eskeças que 8 anos é muito ano;) por isso os meus parabens!

Zeka, de facto agora tem oito anos, quase nove, mas quando comecei, introduzi peixes poucos meses (dois no máximo) depois de ter comprado a rocha que nem curada estava. Lembro-me da minha mãe se queixar do cheiro pestilento que emanou do aquário durante 3 semanas enquanto a rocha curava e na altura não havia os escumadores que há agora.

Lembro-me perfeitamente de medir religiosamente a amónia, nitritos e nitratos e foi a única altura da minha curta experiência de aquariofilia que detectei amónia nos meus aquários. E só tinha rocha e escumador.

Muito tempo depois disso, andei para trás e persuadi uma paciênte namorada a oferecer-me um seco-humido nos anos, que esteve ligado pouquíssimo tempo. Só serviu mesmo para acumular porcaria nas materias filtrantes pois raramente o limpava. Se esteve ligado dois meses já foi muito. Mais umas dezenas deitadas para a rua.

Nunca tive problemas de amónia com este esquema de rocha+escumador que actualmente é só rocha. Nem agora nem depois da rocha viva curar, ou seja ao fim de 3 semanas como referi anteriormente.

Uma caracteristica do meu aquário é a forte circulação de água, que a meu ver ajuda em muito a acelerar o processo de maturação da rocha pois promove mais eficazmente a oxigenação de toda a estrutura ajudando ao desenvolvimento das tais bactérias nossas amigas.

A maioria dos aquários que vejo, são lagos comparados com o meu. A maior parte das pessoas aplica mal, a meu ver, o conceito de "n x" (lê-se éne vezes) o volume de água do aquário quando abordam a questão da circulação. Podes ter duas bombas com caudal suficiente para proporcionar as famosas 20 vezes, mas se o fluxo estiver mal orientado, leia-se distribuído, acabas por não ter a circulação correcta, correndo o risco de surgimento de zonas de acumulação de detritos, o que aliado a um DSB não maturado é suficiente para provocar acumulação de nutrientes.

Não digo que este seja o teu caso mas há-de haver alguma coisa de anormal no teu sistema que provoque o aparecimento da amónia. Não é normal isso te garanto eu, e também te garanto que não é normal precisares de um seco-húmido para estabilizar o sistema. O que um seco-húmido faz no teu sistema é o mesmo que um balde faz debaixo de um tecto rôto: apara a água prevenindo uma inundação, mas não acaba com a rotura.

Estás completamente errado quando dizes que o sistema cá do fórum não resulta. Este sistema que "nós" preconizamos e popularizá-mos (talvez) aqui no fórum, não é nosso nem é o sistema "cá do fórum". Foi inventado há muitos anos pelos alemães, pelo menos é a eles que é atribuido e foi copiado no mundo inteiro por milhões, sim milhões, de aquariófilos com o sucesso que no fim de contas nos permite estar aqui neste momento a discutir estes assuntos.

Estas errado ao não admitir que possas ter feito algo de incorrectamente na montagem ou manutenção e partires simplesmente para a suposição ou melhor, certeza, de que o problema é mesmo a falta de um seco-húmido.

O meu conselho é que revejas bem aquilo que fazes em termos de manutenção, a montagem do aquário, etc. Não tens por acaso nenhum material "fora" do comum dentro do aquário? Elásticos (muitos) por exemplo? Não haverá por aí uma mão mais marota que gosta de ver o centropyge comer 10 vezes ao dia? A água de reposição é pura?

Boa sorte!

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

na minha modesta e naba opiniao o problema da amónia pode ser causado pela agua da torneira... mm com os tratamentos do cloro etc a gua contem mtos metais pesados e talvez amonia banana rock

O que te aconselhava a fazer é aquando da preparaçao da agua da torneira que fazes é de facto testares a amonia nessa preparaçao.. nao custa nada ver se é ai o problema...

Como ja disse o alexandre e mto bem o seco humido nao te vai resolver o problema pq o fonte do problema vai continuar a existir...

convem eliminares o problema de raiz e nao tentares arranjar soluçoes que "remendem" o problema e mtas vezes ate o podem agravar.

Espero ter ajudado alguma coisa.

Publicado:

Eu diria que auxência de trocas de água em 5 meses, aliado a utilização de água da torneira, sobretudo esta última, chegariam para perceber o problema.

Ainda assim, o facto de não haver nitrificação continua a parecer-me extremamente estranho. Diria que não existem bacterias a nitrificar o que se usas rocha viva é duplamente estranho... banana rock