Recommended Posts

Publicado

Olá

Tenho um aquario estabilizado com os parametros normais há 9 meses. Introduzi alguns peixes resistentes no inicio que duram até hoje. Tenho igualmente um anjo bicolor e um zebrassoma qeu gozam de excelente saúde.

No entanto introduzi um Acanthurus japonicus que morreu passado uma semana carregado de ponto branco. Gostava de introduzir determinados peixas um pouco mais sensiveis mas não sei como combater esta doença.

As opiniões que me chegam divergem, alguns dizem que devia comprar uma lampada ultra-violeta e outros um aparelho que altere o potencial redox. Não posso adicionar quimicos á água uma vez que tenho invertebrados. Gostava que me dessem a vossa opinião.

Desde já muito obrigado

Publicado:

O aquario tem 1200 litros. Tenho 2 HQI de 250w, 4 actinicas, 3 EHEIM de 2400l/h. O escumador é demasiado pequeno para o tamanho do aquario, é de fabrico manual (foi a loja que o fabricou) o que me obriga a fazer algumas mudas de água. Não sei quantos kilos de rocha viva tenho mas penso que se tivesse mais não fazia mal nenhum:)

O aquario foi encomendado e montado por uma loja, começo a perceber agora que talvez não tenha sido a melhor opçao.

Abraço

Publicado:

Viva Telmo

Seria interessante medires o potencial redox do teu aquário ,os nitratos e a alcalinidade . De qualquer forma um escumador subdimensionado e a aparente circulação deficiente na água, contribuem para uma concentração de O2 dissolvido e potencial redox baixos o que poderá estar na origem dos pontos brancos ( Cryptocarium )e que tornaraõ a doença recorrente particularmente em peixes sensíveis como o A. japonicus . Tenta melhorar estes aspectos antes de introduzires estas espécies mais sensíveis.

Cump.

Rui