Recommended Posts

Publicado

boas

tenho uma duvida para a qual preciso da vossa ajuda ..

eu moro relativamente perto do rio mondego ai a ums 500mt e tb não moro muito longe do famoso Paúl de Arzila , que desde já convido a visitar pois para quem gosta disto dos peixes e águas não há melhor tem bstantes espécies quer seja de plantas aquáticas quer de animais etc.. bom isto para perguntar o seguinte ..

será aconcelhavel fazer a ciclagem de um áqua com água do rio ? á semelhança do que fazem os áquas marinhos ?? e as tpas tb ?

eu sou sincero ainda não medi os niveis (ph- gh- etc) da água do rio :D

Gostava que me aconcelhasem nisto .

Ps. Não me parece que a água seja poluida alem do mais ela quando chega onde eu moro passa por vários rápidos e desniveis o que faz com que esteja bstante oxigenada . e pelo que pude verificar não encontro detritos nas recolhas que já fiz..

Publicado:

Penso que o problema sejam os parasitas que pode vir a colocar no aquário.

O aquário é um sistema fechado enquando um rio é um sistem aberto. Qualquer parasita inserido no aquário ira-se multiplicar rápidamente causando estragos.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

Bem pensado .. :D tens razão .. mas e se eu ligar o filtro UV durante ums dias ??

eles serão eliminados correcto ?!?!?

Publicado:

Não sei nunca o fiz. :o

Gosto de experiências, mas nunca o faria no aquário principal. :D

Talvez num aquário secundário. :D

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Publicado:

O facto de não se verem residuos a olho nu, não quer dizer que eles não existam.

Como o aquaxxi diz o rio é um sistema aberto e qualquer poluente é dessiminado facilmente.

Não te esqueças que existem muitos arrozais no mondego e mesmo até na zona de coimbra e estes são tratados e fertilizados regularmente.

Podes estar a levar para um sistema fechado uma água sem poluentes mas carregada de fosfatos por exemplo, que te vão causar um boom de algas.

O melhor, se queres realmente testar é experimentares mesmo num aquário secundário que não seja complicado de limpar se der asneira.

Eu a ti testava a água do rio não só para ph, dureza e alcalinidade (kh) mas também para amonia, nitritos, nitratos e fosfatos, não te esqueças que não é uma agua tratada como a que temos na torneira.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Ok percebi a ideia ..não tinha pensado nisso :D

Acho que tem razão é melhor esquecer isso da água, e ficar só mesmo pelas pedras e troncos :o

Desde já muito obrigado ..

Publicado:

Agora vamos aos troncos recolhidos na natureza.

Utiliza a ferramenta de pequisa e lê o que se passa e como fizeram os membros que apanharam troncos na natureza.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!