Tempo de Iluminação vs Fertelização


Joel Bonifácio

Recommended Posts

Ora Viva :alberteinstein:

 

Tal e qual como diz o topico, em que é que a gente deve ter atenção/observar para relacionar o tempo de iluminação com a fertelização ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ;)

Perdoa-me mas nao estou a perceber bem a pergunta... Tas a perguntar qual a relaçao entre o tempo de iluminaçao com a fertilizaçao ? Bem não me parece que seja a relaçao a ter mais em conta porque as plantas tanto precisam da fase luminosa como da fase escura (ciclo de calvin). Normalmente tem-se 10 horas de iluminaçao ha quem tenha mais ha quem tenha menos influenciado por problemas de algas por exemplo.

A relaçao que se costuma fazer é quanto mais luz tiveres e vamos falar em W para ser mais facil, quanto mais luz e Co2 tiveres mais tens que fertilizar, porque senão para alem de inibires o crescimento tambem podes ter problemas com algas.

Não sei se era isto que querias perguntar :S será ?

 

Abraço

Rui Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção que a fase escura ;) não tem de ser ás escuras :D , é a fase escura pois não precisa de luz... :D mas esta parte do ciclo está sempre a acontecer quando existe fotossintese...

 

em resposta á tua pergunta..quanto mais energia forneces (iluminação) mais poderias fertilizar, que mais as plantas poderiam consumir, até certos limites... mas por outro lado podes fornecer muita luz e ter nutrientes a zero que as plantas não morrem...

 

o problema principal é que quanto mais luz, maior o controlo sobre os equilibrios tens de ter, porque as algas podem com mais luz aproveitar-se mais rapidamente dos desiquilibrios.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh é bem verdade. Mas falando nisso e ja que nao tenho botanica ha algum tempo, supondo que tinhamos luz no aquario 24 h por dia as plantas cresciam ao mesmo ritmo ? ou mais ? ou menos ?

 

ja agora obrigado pela ressalva

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não era bem essa a minha questao ...

vamos la ver se me consigo explicar.

 

como e que sei que as horas de iluminacao que tenho são as ideais ? posso ter a mais, posso ter a menos.

 

na relacao horas de iluminacao vs fertelizacao, que sintomas nas plantas temos que reparar para saber-mos que temos as horas de iluminacao e a fertelizacao adquadas no nosso aquario ?

 

n sei se me fiz entender :mrgreen:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh é bem verdade. Mas falando nisso e ja que nao tenho botanica ha algum tempo, supondo que tinhamos luz no aquario 24 h por dia as plantas cresciam ao mesmo ritmo ? ou mais ? ou menos ?

 

ja agora obrigado pela ressalva

 

abraço

 

Rui, se tiveres 24h de iluminação, as plantas crescem mais rápido que se tiveres 12h. No entanto sujeita-as a um stress imenso, e se por um lado isso faz algumas plantas ficarem com bonitas cores, não sei até que ponto não será prejudicial para outras e especialmente a longo prazo.

 

como e que sei que as horas de iluminacao que tenho são as ideais ? posso ter a mais, posso ter a menos.

 

na relacao horas de iluminacao vs fertelizacao, que sintomas nas plantas temos que reparar para saber-mos que temos as horas de iluminacao e a fertelizacao adquadas no nosso aquario ?

 

Bem, o número de horas de iluminação, que eu tenha verificado na minha experiência ainda curta demonstra-se em dois factores quando aumentamos o número de horas de iluminação: aparecimento de algas e stress das plantas (cor vermelha por exemplo). O primeiro pode-se prevenir com uma fertilização extremamente rigorosa, o segundo acho que ninguém quer prevenir :cry4:

O número ideal de horas varia entre 6 e 12h na minha opinião, dependendo do tipo de plantas e da maturidade do aquário. Um aquário recente deve ter poucas horas de iluminação para prevenir o aparecimento de algas, o mesmo para um aquário baseado em plantas com baixas velocidades de absorção de nutrientes (anubias, fetos...). No entanto se tivermos um holandês cheio de plantas de caule de crescimento rápido e que queremos cor vermelha, podemos abusar um pouco na iluminação (10-12h é o que uso no meu 70L).

 

Espero ter dado umas luzes :discuss_gathering:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheh é bem verdade. Mas falando nisso e ja que nao tenho botanica ha algum tempo, supondo que tinhamos luz no aquario 24 h por dia as plantas cresciam ao mesmo ritmo ? ou mais ? ou menos ?

 

ja agora obrigado pela ressalva

 

abraço

 

 

Rui, se tiveres 24h de iluminação, as plantas crescem mais rápido que se tiveres 12h. No entanto sujeita-as a um stress imenso, e se por um lado isso faz algumas plantas ficarem com bonitas cores, não sei até que ponto não será prejudicial para outras e especialmente a longo prazo.

 

 

Boas!

Se tivermos a iluminação durante as 24 horas vamos obrigar a planta a fazer fotossintese durante essas 24 horas, saltando o processo de respiração.... Podemos pensar que apenas a fotossintese é importante para a planta mas não, para a planta poder realizar fotossintese tem que existir respiração porque a respiração é a forma que a planta tem para adquirir energia ( ATP's) para realizar a fotossintese que é a assimilação de compostos organicos ( alimento) apartir de CO2 e H2O.

 

Na minha opinião, pode-se aguentar muito bem mas ao fim de algum tempo acaba por ir-se abaixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não era bem essa a minha questao ...

vamos la ver se me consigo explicar.

 

como e que sei que as horas de iluminacao que tenho são as ideais ? posso ter a mais, posso ter a menos.

 

na relacao horas de iluminacao vs fertelizacao, que sintomas nas plantas temos que reparar para saber-mos que temos as horas de iluminacao e a fertelizacao adquadas no nosso aquario ?

 

n sei se me fiz entender :music_singguitar:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ;)

Ora nem mais... fui ler umas coisinhas reavivar a memória, e a respiração tambem é importante processo que e realizado durante durante a noite, onde é consumido oxigenio tal qual como o resto dos seres vivos que habitam o aqua, razão pela qual alguns aquariofilistas inclusivé de topo, mantêm aeração a noite. Reparei que a ADA em muitos setups tem aeração a noite.

Daí não sei até que ponto 24h de luz seria assim tão benefico, nem sei se ja alguem experimentou :S, se calhar o stress provocado nas plantas é so o inicio do que depois levará a lise de algumas celulas e por consequencia a morte mais tarde ou mais cedo da planta.

Agora realcionar a fertilização com as horas de iluminação acho que o Diogo ja disse tudo quanto mais tiveres e mais horas mais rigoroso teras de ser com a fert senão as algas aproveitam-se disso.

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou responder quano tiver mais tempo...mas as plantas respiram 24h/dia....

 

Yep, subscrevo... Esta afirmação é verdade. Porque ambos os ciclos dependem um do outro... Contudo devido à existência de luz, a fotossíntese dá-se em muito maior escala, tornando a respiração pouco significativa. Quando deixa de haver luz, a respiração é o único ciclo que está em funcionamento.

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
eheheh é bem verdade. Mas falando nisso e ja que nao tenho botanica ha algum tempo, supondo que tinhamos luz no aquario 24 h por dia as plantas cresciam ao mesmo ritmo ? ou mais ? ou menos ?

 

ja agora obrigado pela ressalva

 

abraço

 

a luz não é a única coisa que externamente regula o funcionamento das plantas. A existência ou não de outros nutrientes, as reservas de energia provenientes da fotossintese e muitas outras hormonas da "sua vida intima", é que no final decidem se a fotossintese ocorre ou não. Se existirem condições as plantas decidem, se não existirem condições, não acontece.

 

Quanto a mais tempo de luz maior crescimento... é verdade, até certo ponto.

 

 

não era bem essa a minha questao ...

vamos la ver se me consigo explicar.

 

como e que sei que as horas de iluminacao que tenho são as ideais ? posso ter a mais, posso ter a menos.

 

na relacao horas de iluminacao vs fertelizacao, que sintomas nas plantas temos que reparar para saber-mos que temos as horas de iluminacao e a fertelizacao adquadas no nosso aquario ?

 

n sei se me fiz entender :)

 

as plantas estão a crescer bem? então tens luz suficiente e nutrientes suficientes, podes tentar aumentar ou diminuir o ritmo de crescimento, e podes faze-lo de duas maneiras no que toca a iluminação: intensidade ou duração, que não têm resultados identicos.

 

quanto a horas de iluminação vs fertilização, se dás mais luz vais ter de reajustar equilibrios...

 

Rui, se tiveres 24h de iluminação, as plantas crescem mais rápido que se tiveres 12h. No entanto sujeita-as a um stress imenso, e se por um lado isso faz algumas plantas ficarem com bonitas cores, não sei até que ponto não será prejudicial para outras e especialmente a longo prazo.

 

O stress imenso não se relaciona muito com a duração da iluminação, as plantas adaptam-se na natureza a variações quer de intensidade quer de duração do dia, com as estações do ano, que podem variar mais ou menos com a distância aos polos. E as mesmas plantas vivem a diferentes latitudes sem grandes problemas, e portanto com diferentes horas de luz.

 

 

Bem, o número de horas de iluminação, que eu tenha verificado na minha experiência ainda curta demonstra-se em dois factores quando aumentamos o número de horas de iluminação: aparecimento de algas e stress das plantas (cor vermelha por exemplo). O primeiro pode-se prevenir com uma fertilização extremamente rigorosa, o segundo acho que ninguém quer prevenir :-D

O número ideal de horas varia entre 6 e 12h na minha opinião, dependendo do tipo de plantas e da maturidade do aquário. Um aquário recente deve ter poucas horas de iluminação para prevenir o aparecimento de algas, o mesmo para um aquário baseado em plantas com baixas velocidades de absorção de nutrientes (anubias, fetos...). No entanto se tivermos um holandês cheio de plantas de caule de crescimento rápido e que queremos cor vermelha, podemos abusar um pouco na iluminação (10-12h é o que uso no meu 70L).

 

Espero ter dado umas luzes :mrgreen:

 

Por outro lado, a coloração não tem grande relação com a duração da iluminação, sendo esta mais governada por outros factores, tais como intensidade luminosa e existência relativa de nutrientes. ( pode ter impacto sim, se a duração da luminosidade for diminuida, despoletando várias hormonas que façam a planta canibalizar/abandonar as folhas, como por exemplo vemos acontecer por cá no outono e inverno.)

 

 

Boas!

Se tivermos a iluminação durante as 24 horas vamos obrigar a planta a fazer fotossintese durante essas 24 horas, saltando o processo de respiração.... Podemos pensar que apenas a fotossintese é importante para a planta mas não, para a planta poder realizar fotossintese tem que existir respiração porque a respiração é a forma que a planta tem para adquirir energia ( ATP's) para realizar a fotossintese que é a assimilação de compostos organicos ( alimento) apartir de CO2 e H2O.

 

Na minha opinião, pode-se aguentar muito bem mas ao fim de algum tempo acaba por ir-se abaixo...

 

Não obrigamos, possibilitamos, e a respiração está sempre a acontecer.

Quanto à fotossintese tens ai umas coisas confundidas, a respiração ocorre para retirar energia armazenada sobre a forma de hidratos de carbono ou outros compostos, e ocorre nas células por toda a planta.

 

No entanto a respiração é desligada da fotossintese (podendo em alguns pontos existir uma associação) e portanto a respiração não é necessária à fotossintese. A fotossintese no global divide-se em duas fases, a da conversão de energia luminosa em quimica, e a reconversão de "armazenamento a curto prazo" em "armazenamento a longo prazo", nenhuma delas requer energia da respiração. A respiração é utilizada para retirar energia quer do "armazenamento a curto prazo" quer do "armazenamento a longo prazo" para o metabolismo das células, não para a fotossintese.

 

 

 

Viva ;)

Ora nem mais... fui ler umas coisinhas reavivar a memória, e a respiração tambem é importante processo que e realizado durante durante a noite, onde é consumido oxigenio tal qual como o resto dos seres vivos que habitam o aqua, razão pela qual alguns aquariofilistas inclusivé de topo, mantêm aeração a noite. Reparei que a ADA em muitos setups tem aeração a noite.

Daí não sei até que ponto 24h de luz seria assim tão benefico, nem sei se ja alguem experimentou :S, se calhar o stress provocado nas plantas é so o inicio do que depois levará a lise de algumas celulas e por consequencia a morte mais tarde ou mais cedo da planta.

Agora realcionar a fertilização com as horas de iluminação acho que o Diogo ja disse tudo quanto mais tiveres e mais horas mais rigoroso teras de ser com a fert senão as algas aproveitam-se disso.

 

A aeração de noite é para garantir niveis de oxigenio disponivel, numa altura em que não existe libertação de oxigénio por actividade fotossintetica. Assim a planta pode utilizar a energia armazenada na fotossintese para os seus processos durante a noite, para o fazer precisa de respirar, para respirar precisa de oxigénio.

 

 

Já agora, relembrar que todas as células das plantas "respiram", utilizam O2 para retirar energia de armazenamentos, no entanto, poucas são as células responsáveis por fotossintese...

 

relembrar também que precisamos do oxigénio... para ter energia... e que a nossa digestão é o "equivalente" á fotossintese das plantas, ou seja, toscamente:

 

fotossintese e "digestão": obter energia e guarda-la

respiração: utilizar a energia guardada

 

se tivermos isto em linha de conta, percebe-se porque é que 24h de luz não faz mal às plantas (à conta de electricidade, sim), e porque precisam de respirar 24h/dia.

 

Ter 24 horas de luz disponivel é o mesmo que ter um buffet disponivel 24h/dia, não temos de estar sempre a comer.

 

não sei se me repeti muito e/ou segui/interrompi muitas linhas de pensamento, mas foi o que se arranjou.

 

Desculpem estar a reaticar o topico, mas gostava que o Just_me respondes.se quando tiver um tempinho ;)

 

já nao me lembrava do topico... passei por aqui por acaso e até tinha um tempinho....

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais