Recommended Posts

Publicado

boas,

tenho um aquario de 120x65x65 de medidas, em principio será para levar 4 discus, equipa de limpeza e bastante plantado.

qual o filtro indicado ?

ou será melhor dois filtros um de cada lado ? e se sim, quais ?

cumps, Joao

Publicado:

Boas

Isso depende muito...

Mas se queres uma coisa mais barata podes por 1 sunsun c/UV 2000l/h

Abraços

<div align='center'></div>

nada2.jpg

Cumprimentos, João Ramos

Plantado "No Side Aquarium"

Publicado:

Ao aconselhares algo convém dizeres o motivo de o aconselhares :) mas já te disse umas 5000 vezes que esse UV estar ai ou não estar é quase igual,porque 2000L/h numa lampada de 9W é sem nexo,é só mesmo para "inglês ver".

Eu falo por experiência própria.Tenho um 2026 + 2217 e estou bem servido,para os meus 7 discus em 300L que em breve irá ficar apenas com 6 discus.Tu é que podes bem optar por 8 discus.

Se tiveres possibilidades financeiras opta sempre por 2 filtros :alberteinstein:

Publicado: (editado)

Concordo perfeitamente se puderes investe em dois filtros que ficas muito mais bem servido, já que são 500lts, para discos.Em relação aos filtros sunsun não conheço, mas tambem te digo que uma UV de 9w com 2000lts hora é uma piada, quem ganha com isso é a EDP, porque estas a gastar mais na factura de eletricidade sem qualquer retorno na qualidade da agua.

Cumps

Editado por William
quote desnecessário

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Publicado:

boas, obrigado a todos pela ajuda..

tive a procurar informação sobre os filtros que me sugeriram, e estava a pensar em usar dois 2260

o unico problema que encontrei é o de excesso de corrente, coisa que os discus nao gostam

como resolver o problema ?

estava a pensar colocar saidas em chuveiro ou lilly pipes no vidro do fundo (de quem ve de frente, nao o vidro "chão" do aquario) mais afastados do centro, a apontar para a frente, enquanto que os "puxadores da agua" estariam tambem no vidro do fundo ao centro, criando dois ciclos de agua paralelos e em remoinho (pelo menos na teoria)

acho que assim suaviza a força dos filtros, mas garante na mesma a limpeza que os 2260 efectuam.

o que vos parece ? boa solução ou nem por isso ?

em relação ah fauna queria dois casais, um casal red alenquer e um casal green tefe, se bem que ainda nao sei onde e como os vou arranjar :S

cumps

Publicado:

São opções isso das saidas.Eu tenho uma flauta em cada canto "lado" do aquário e o "puxador" na esquina de trás do aquário,uma de cada lado.Se tiveres que tem demasiada corrente podes virar contra o vidro a flauta ou então para a tona da água.

Falas de ter 2 casais de discus?2 casais não é necessariamente 1 macho e 1 fêmea,podem não formar casal.Casal de discus da mesma estirpe são bem caros e em comunitário será dificil vingar as posturas :)

boas, vou ver as várias opções afim de reduzir o fluxo de água.

em relação aos dois casais procuro apenas um macho e uma femea de red alenquer e outro macho e femea de green tefe. o aquario nao será comunitário, levará apenas os 4 discus e equipe de limpeza, acho que nao é considerado comunitário, de qualquer forma será aquario de "exibição" e caso formem casais irem comprar cubos de 50 cm de aresta, se realmente se formar um casal macho e femea irei pedir aqui muita ajuda no forum, com o intuito de fazer criação destas duas estirpes, raramente se encontram e quando se encontram são quase sempre selvagens, o que dificulta muito e em muitas coisas. espero conseguir, senao conseguir a criação quero pelo menos ter dois exemplares de cada neste aquário que estou a idealizar :laugh:

em relação ao aquário em si.. tenho um aquário com sump incorporada.. na traseira, ja estou a tratar de a tirar visto que ocupa espaço e pelo que percebi nao é aconselhada para plantados que é outro dos meus objectivos.

é um aquario de 120 x 65 x 65, vou optar por comprar dois classic 2260.

em termos de iluminação tenho uma calha com duas hqi de 150, acho que chega de iluminação, queria apenas incorporar uma moonlight, tambem vou tratar disso (espero nao fazer estragos :S)

o que acham deste projecto ? eu estou a comprar as coisas aos poucos, quero ter a certeza de tudo o que compro porque tenho um aquario grande na sala que de tres em tres meses estou a alterar :S e nao queria isso para este, quero pensar num grande projecto (pelo menos para mim) que me agrade quase a 100% e que se mantenha por algum tempo. quando tiver tudo o que preciso venho aqui ao forum colocar as várias opções de hardscape, tal como a flora que tenho pensada e gostava de ter opiniões.

obrigado a todos pela ajuda :bs_quesexclaim:

cumps

Editado por William
quote desnecessário
estava a pensar colocar saidas em chuveiro ou lilly pipes no vidro do fundo (de quem ve de frente, nao o vidro "chão" do aquario) mais afastados do centro, a apontar para a frente, enquanto que os "puxadores da agua" estariam tambem no vidro do fundo ao centro, criando dois ciclos de agua paralelos e em remoinho (pelo menos na teoria)

acho que assim suaviza a força dos filtros, mas garante na mesma a limpeza que os 2260 efectuam.

Eu tenho lily pipes montados em dois eheim 2180 e posso-te garantir que os lily pipes não suavizam em nada o fluxo da água, o que eles fazem é "empurrar" a água directamente para o fundo do aquário o que além de ser bom a para a agua circular por todo o aquário também ajuda bastante na dissolução do co2 uma vez que utilizo um reactor externo

Editado por William
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!