Balastro do Aquapor Sirius 60


Recommended Posts

Boas,

 

tenho um aqua com 60*30*30 (C*L*A). Contudo, a iluminação é apenas uma lâmpada T8 fluorescente de 15 W. Eu queria fazer um upgrade à iluminação do aqua para colocar umas plantas mais vistosas, contudo, não sei que balastro está a "alimentar" aquela lâmpada. Se alguém me pudesse dizer qual é agradecia.

 

Eu queria trocar aquela lâmpada por uma com maior potência, mas tenho medo que o balastro não aguente.

 

Alguém conhece boas lâmpadas T8 com 45 cm de comprimento?

 

Fica uma foto:

 

DSC02913.jpg

 

Obrigado!

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu queria trocar aquela lâmpada por uma com maior potência, mas tenho medo que o balastro não aguente.

 

Tens de meter um balastro apropriado á potência da lâmpada...

No teu balastro provavelmente dirá 1x15W... Vai lá ver

Onde 1 é o nº de lámpadas que podes ligar, e 15W a potência dessas lãmpadas...Vai lá ver o que diz...

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para poderes por uma lampada com mais watts vais ter que tirar esse balastro e esses casquilhos, e basicamente a unica solucao viavel é optares por uma PLL de 36W.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a única coisa que pode ter a haver com isso é este autocolante que está na tampa do aquário:

 

dsc03292.jpg

 

Ou seja, não tenho hipótese de colocar uma lâmpada mais forte pois não?

 

 

 

sergiocaneca,

 

podes me dar mais informação acerca da PLL de 36W?

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquario da aquapor, com uma calha de 50cm, onde meti uma PLL de 36W e está uma maravilha...

Tu ai até tens espaço para pores talvez 2 PLL de 36W...Digo eu :flick_tongue: Terias é de abdicar da portinhola para dar comer...

Ou então mete só uma de 36W... Não ficas é com 1W\L...

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e para colocar essas lâmpadas preciso de arranjar mais balastros, se sim, de que tipo? Onde posso encontrar essas lâmpadas e os balastros? Existem em Portugal?

 

obrigado!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que existem em Portugal :flick_tongue:

Na minha construção usei um balastro ferromagnético de 1x36W(a partir de 55W tens de usar um balstro electrónico), uma lâmpada PLL de 36W, um arrancador, e um suporte 2G11(casquilho). Podes usar um balastro electrónico... É mais caro, mas consome menos... E funciona também como arrancador :thumbup3:

Precisas também de fio..

Eu usei fio de silicone, por ser mais resistente ao calor. Podes encontrar isto tudo, a bons preços, aqui --> http://www.aquaeden-shop.com

Comprei também 2 clips de fixação...

Cumps, Daniel

 

Edit: No caso de seres preguiçoso :

 

Balastro--> http://www.aquaeden-shop.com/AguaDoce/prod...ubcat=Compactos

 

Casquilho--> http://aquaeden-shop.com/AguaDoce/produto_...adas\'

 

Lâmpada--> http://www.aquaeden-shop.com/AguaDoce/prod...20&idcat=10

 

Clip de Fixação--> http://aquaeden-shop.com/AguaDoce/produto_...adas\'

 

E já agora lê este tutorial, que é excelente... http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=59602

Editado por canhake

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Do que este tópico me foi lembrar! Tenho uma tampa dessas perdida aqui por casa, e já há muito que tinha intenções de lhe mudar a iluminação. Como não sabia também o que ela tinha dentro decidi meter mãos à obra. Cá vai disto:

 

p1110389st1.jpg

- A tampa, e como é normal tem na "porta" de acesso ao aquário, os apoios partidos.

 

 

 

 

p1110390ht6.jpg

- Com a ajuda de um x-acto, fazer um pequeno corte no silicone, que está escondido.

 

 

 

 

p1110391dw2.jpg

- Com a ajuda de uma chave de fendas, levantar a tampa que estava colada.

 

 

 

 

p1110392oz4.jpg

- Dentro da "caixa está lá o balastro, suporte do arrancador e respectivos fios das ligações.

 

 

 

 

p1110395vh8.jpg

- O balastro, como seria de prever é de 15 Watts apenas. A pequena peça que se vê do lado esquerdo é um térmico de 130Cº. Caso se atinja essa temperatura, o térmico queima-se, protegendo a tampa.

 

 

 

 

p1110399aq4.jpg

p1110401ml7.jpg

p1110402px2.jpg

- Depois de tudo desmontado, ficamos com as seguintes medidas para colocar novo(s) balastro(s):

- Comprimento: 47,5cm

- Largura: 7,4 cm

- Profundidade: 4,5cm

 

 

Agora só falta mesmo começar a ver que tipo de lâmpadas vou utilizar, assim como o(s) balastro(s) adequados.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem DC, tu realmente não paras...

Fizeste isso tudo agora?

Há espaço para meter 2 PLL de 36W?

Ou mesmo 55W?

Nunca tinha ouvido isso do térmico... É interessante.. A minha calha até queima.. Mas não sei que fazer para baixar a temperatura :S

Sabes onde vi o teu avatar? Na caixa de Chocapic ;) (juro)

Cumps, Daniel

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem DC, tu realmente não paras...

Não gosto de estar parado. Nem quando durmo! Pelo menos é o que a Maria diz ;)

 

 

 

Fizeste isso tudo agora?

Uns minutos antes de colocar a minha resposta. Basta copiares uma das imagens para o teu PC e veres a data e hora que foram tiradas.

 

 

 

Há espaço para meter 2 PLL de 36W?

Ou mesmo 55W?

As PLL de 36Watts têm 41,5cm e as de 56 Watts 53,5cm. Duas de 36Watts cabem à vontade. As de 55 só mesmo experimentando. A parte de cima da tampa é ligeiramente mais curta. Duas de 36Watts já dá para bronzear os peixes.

 

 

 

Nunca tinha ouvido isso do térmico... É interessante.. A minha calha até queima.. Mas não sei que fazer para baixar a temperatura :S

Esse térmico deveria ser obrigatório em todas as calhas que utilizam balastros ferromagnéticos! O meu gato deve ter uns escaldões jeitosos, porque vou dar com ele a dormir em cima da tampa de um dos aquários cá de casa. Gato preto em tampa preta passa despercebido.

 

 

 

Sabes onde vi o teu avatar? Na caixa de Chocapic :P (juro)

É possível, mas com uma pequena diferença: falta a parede de tijolos por trás! A Chocapics utiliza muito os bonecos da Digital Comics. Prontos, já sabem onde fui buscar o meu avatar!

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David Cabete,

 

nem de propósito... Ora então já tenho que fazer durante uns dias... Se tiver problemas posso perguntar aqui certo?

 

Outra cena, posso depois colocar o balastro da PLL dentro do compartimento onde está o balastro da lâmpada que vinha com o aqua certo?

 

 

Cumps!

Editado por z3r0_
groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estás à vontade para qualquer dúvida que tenhas. Logo que eu possa/saiba responder, estás à vontade.

 

O novo balastro pode e deve ir para o sítio onde está o ferromagnético. É para isso que serve esse espaço.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as imagens que faltam

 

Com uma PLL 36W ja instalada

 

img1682ul2.jpg

 

img1679ti1.jpg

 

Depois de pronta (nem se nota nada por fora)

 

img1683lp0.jpg

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prontos, está a calha alterada! A isto chama-se interactividade! O z3ro_ faz a bomba, eu preparo o rastilho e o Sérgio puxa fogo ;) .

 

E podes manter a lâmpada actual, desde que tenhas duas condições:

 

  • Tenhas espaço para colocar mais um balastro.
  • Consigas engendrar uma maneira de ter as duas lâmpadas, lado a lado.

 

Acho que vou modificar a minha e aplicar-lhe umas 4 T5 de 13Watts! É o material que tenho aqui à mão e assim sempre posso acender uma a uma, escolhendo assim o tipo de iluminação mais adequado. Ainda tenho de estudar bem a coisa antes de começar a "retalhar" a tampa.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquario brutos tem 54L, com tudo o que la vais por dentro e o areao ou substrato talvez passe a 45L, 36W julgo ja ser muito bom.

Nao sera muito facil instalar a PLL mantendo a T8, no entanto nada é impossivel, mas fazendo isso como ja foi dito vais perder o aceeso ao aqua pela tampinha que abre.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo...

 

Então logo que haja orçamento mando vir os produtos, é que um estudante universitário tem o orçamento apertado, e agora com a crise... biggrin

 

Quando proceder à alteração talvez faça um DIY com o David Cabete e o sergiocaneca, assim fica a bomba preparada para todos verem como se faz, isto é se voces não se importarem... ;)

 

Cumps e obrigado pela ajuda...

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas David

 

Nada mais facil que a entre ajuda, apenas quis partilhar um dos meus trabalhos de bricolage.

 

Quanto as tuas 4xT5.... acho que vais ter que acabar com a cx que tem o balastro e polo fora da tampa.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto as tuas 4xT5.... acho que vais ter que acabar com a cx que tem o balastro e polo fora da tampa.

Talvez não ;) ... E pelas minhas contas ainda me vai sobrar espaço para colocar ventilação e respectiva fonte de alimentação!

Já ando aqui a magicar a coisa biggrin

 

 

E para nos ajudar-mos uns aos outros é que servem os Fóruns! help

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao é assim David

 

O topo da tampa tem 24,5cm, a cx do balastro(s) ocupa 10,5cm, cada casquilho T5 estanque ocupa 4cm (e ja nao é muito facil desenroscalos) e alem do mais ficas com muita luz na frente do aqua ja que a cx do balastro vai cortar muita luz a parte detras... mas isto sou eu a ver as coisas...

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se colocares duas das lâmpadas por baixo da caixa do balastro? Ficas com mais espaço disponível à frente e com a distribuição de luz mais homogénea, leia-se em quase todo o aquário. Posso também estar a ver mal as coisas, mas a esta hora, e depois de estar desde as 11 da manhã no Fórum, já não digo nada ;) ...

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso quando encheres o aquario nao podes passar os 24cm de agua em altura e as lampadas vao ficar a vista.... desculpa eu sou a favor da estectica e a tua solucao nao me parece a melhor.

 

Cumps

Sergio

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.