Filtro Externo


Recommended Posts

Boa tarde! Tenho uma duvida, tenho um aquario com +/- 25 Litros, o filtro que actualmente tem é interno e estou um pouco farto de sujar a agua toda sempre que o quero limpar! Será um filtro externo potente de mais para o aquário? Estava a pensar no 2211, 300L/h, sera potencia a mais? Passa o racio de 10x =/

 

Qual recomendariam?

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, um EHEIM CLASSIC 2211 não é de todo fruta a mais. Podes sempre fechar um pouco das torneiras da mangueira se vires que existe uma grande corrente.

 

Caso não queiras gastar muito, um filtro de Cascata, EHEIM LIBERTY 100, também é bastante fácil de fazer a manutenção e bastante fiável e cerca de metade do preço do 2211.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tinha pensado nesses de cascata, mas a forma como o aquário e a calha são desenhados não dá para encaixar, e não queria cortar! Sendo assim acho que vou mesmo optar por um 2211 :)

 

Sabes se o da aquaristic, aqui já vem com as mangueiras e com as torneiras?

 

Tanto quanto sei as matéria filtrantes tem que ser à parte! O que não tenho a certeza é se já tem incluído as mangueiras e as flautas de entrada e saída do aquário!

 

Obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Eheim external filter classic 2211

Proven technology, balanced performance and high efficiency are the hallmarks of the entry model for external EHEIM filters.

 

- With filter insert for easy cleaning. (only 2213)- Silicone sealing ring for easy and safe locking after cleaning. - Sealing ring fixed to the pump head. - Alternative filling of filter media either with filter sponges or with combined media. - 3 years warranty. The filter contains in- and outlet and 3 m hose.

 

For aquaria up to 150 l Filtervolume: 1,3 l Pump power: 300 l/h Delivery height: 1,3 m Power consumption: 5 W Size:: 110x290 mm Hose suction side: 12 / 16 mm Hose pressure side: 9 / 12 mm" in aquaristic.net

 

O filtro contém entrada e saída e 3metros de mangueira.

 

Só não tem matérias filtrantes. :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que ao fechares as torneiras vais estar a forçar o rotor e consequentemente vai ter um tempo de vida menor.Opta antes por um filtro de cascata que é mais adequado ao teu caso,pelo menos era o que eu faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas como tinha dito não tenho mesmo ideias de cortar a calha para meter um filtro de cascata!

Visto que no meio ainda quero meter um filtro UV, o de cascata não iria resultar!

 

A torneira para regular deve vir antes ou depois do filtro?

 

Obrigado pela dicas!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ser antes ou pode ser depois...

 

Mas como queres colocar um filtro uv isso também vai reduzir o caudal, depois na flauta de saída podes alargar e abrir furos extra também, eu se fosse a ti experimentava estas soluções antes de tentar regular com as torneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se não quisesses o UV, eu diria que o melhor é mesmo um filtro de cascata que tem os mesmo l/h e já tem um bom volume para matérias filtrantes. Podes lá por uma camada de fibras sintéticas seguido de cerâmicas. Ficas com uma decente filtragem biológica e mecânica, com menos custos. Isto porque acho um 2211 demasiado caro para o que é.

 

Outra possível solução para o UV é o symec micro da jbl. És capaz de arranjar a 7€ e supostamente faz a vez do uv. Uma caixa traz um pano com 250 x 750 mm, que podes recortar e aplicar quer no cascata quer no externo.

 

Nunca usei nenhum dos produtos que indico :?, mas seria a minha linha de ideias se tivesse os teus objectivos.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das soluções que me disseram para diminuir a corrente à saída do aquário era meter um T e fazer uma nova saída noutra ponta! Seria o mesmo caudal de saída mas a dividir pela duas flautas de saída! Deve resolver o problema! Quanto à cascata de entrada, como o William disse, alargar os buracos ou fazer mais deve resolver!

 

O filtro UV ainda não sei qual será! Tinha pensado uma solução DIY, mas tive a fazer as contas e o preço que pago por um DIY, para um aquário do tamanho do meu, não rende! Um filtro DIY serviria e compensava é para W mais altos! No entanto poderia usar um de maior potencia e ter ligado menos tempo por dia, mas se tenho como poupar dinheiro e ter os mesmos resultados vou para o mais económico... lol.

 

Obrigado a todos!

Cumps

Editado por JPAM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 25L o espaço é curto,quando mais andares a inventar a meteres "T's" e não sei que mais.Para não falar que me parece excesso de gastos meteres um UV nesse aqua.Mas tu lá sabes :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho mais 2 aquários! Um de 80L e um de 60L que esta em vias de ser substituído por um maior! Ainda não sei se irei manter o de 60 ou não, o espaço começa a apertar! Mesmo estado em divisões separadas!

 

A ideia do de 30L, 25L úteis +/- é manter algumas espécies mais pequenas mas que gosto! A ideia do filtro externo é somente conseguir algum efeito prático, como disse estou farto de sujar o aquário todo sempre que tenho que mudar um bocado de lã de vidro! Mais tarde posso usar o filtro ou o UV noutro aquário se for o caso! O meu receio era mesmo a corrente que o filtro iria fazer! Ser forte demais para os peixes! Que poderam ir de peixes de porte pequeno, a peixes que ainda sejão muito pequenos para coabitarem nos aquarios de maior litragem! Axo que é mesmo uma questão de exprimentar e ver o resultado, procurando soluções depois! Não creio, pelo que li aqui, que seja impossivel, é uma questão de se pensar e aranjar soluções!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estava para te sugerir a compra de um aquário maior, e substituir esse de 25 Lts. Depois de ler a tua última resposta, estou a ver que não é viável.

Se realmente queres manter esse, pelas razões apontadas, sacrificas a tampa, cortas um pouco e colocas um de cascata. Eheim Liberty 100 ou mesmo o 150. Assim já ficas com filtro quando aumentares as "assoalhadas" desse aquário.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o de cascata aparenta ser a melhor opção, só não queria recorrer a isso pois este aquário foi o meu primeiro aquário e tem uma componente sentimental muito grande, por esse e por outras razões! Não o queria estar a retalhar! Dai ter pensado no externo e o 2211 ser o mais dentro dos valores mais aceitáveis! Estou a ver que vou ter que pensar muito bem no assunto! :P

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não sei se não o terás que cortar na mesma se usares um externo. porque as mangueiras para as flautas e tubo de intake têm que ser metidos por algum lado.

a minha recomendação: filtro de cascata da eheim (têm bom fluxo, volume de matérias, não te suja a água quando limpas, e fluxo regulável) com symec micro da jbl.

 

ficava brutalíssimo na mesma.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para entrar tubos tenho espaço que já vi, tem que ter até para entrar os cabos de alimentação do termostato! Para o filtro de Cascata o problema era ter que para o filtro de cascata tinha que fazer um buraco enorme para ele entrar e encaixar!

 

O problema é mesmo o fluxo poder ser elevado de mais?

 

Tenho que pensar! =/

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Compreendo... estar a fazer furo num aquário de 25 vai ficar pouco bonito, a até é bem capaz de te tirar rigidez à tampa e esta se escangalhar toda. O fluxo não sei se será mesmo um problema. Tens as mangueiras que controlam este. A tal questão de reduzir a vida útil do motor é capaz de ser verdade, mas não sei até que ponto reduzirá a eficiência do motor. Até porque supostamente os eheim têm dos melhores motores no que diz respeito a filtros. Eu diria que os filtros não deverão ser muito sensíveis porque são feitos para se meter lá o que quiser, e há certos

materiais como as turfas que reduzem muito o fluxo e se os filtros não estiverem preparados para um maior esforço.

 

Os utilizadores preferiam o de cascata porque este é metade do preço do externo e faz bem a função de limpar o aquário. Mas se optares por um externo que terá as suas vantagens poderás recorrer às mangueiras ou ao tal T para aligeirar o turbilhão dentro do aquário

 

Nunca li quem tenha falado em perca de eficiência mas também não quer dizer que assim não seja . Seria interessante criar um post para saber a opinião de quem usa filtros externos, sobre a sua eficiência ao longo do tempo e o esforço a que têm sido sujeitos quer seja causado pelas matérias filtrantes, torneiras, baixa manutenção, ou outro tipo de causas quaisquer.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a ideia era mesmo não ter que cortar, dai perguntar como poderia diminuir o turbilhão dentro do aquário! Caso opte pelas torneiras (leia-se consciente dos riscos) esta deverá ser antes ou depois do filtro?

 

Obrigado a todos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não li o topico desde o inicio, mas se o filtro tem um caudal excessivo para o aquario em questão, tens algumas hipoteses como virar a flauta do filtro contra o vidro... ou então alargar os furos da flauta... Reduzir o caudal cria muita pressão na turbina o que esforça mais os componentes da turbina e podes correr o risco dela se partir, isto a ser péssimista :mrgreen:!!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje reparei numa coisa que nunca tinha reparado, o filtro actual que tenho no aquário, um mini filtro que fica alojado no topo do aquário, funciona com uma bomba 300L/h (não é um filtro interno normal, mas sim uma caixa que fica no topo do aquário e tem uma bomba dentro do aquario a puchar a agua), o mesmo caudal que o 2211! Será que a corrente causada por ambos é a mesma?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.