DMFV Publicado Fevereiro 21, 2009 Publicado Fevereiro 21, 2009 Boas, sempre tive duvidas sobre a iluminação, e acaba por ser 1factor importante em um plantado, visto o custo e a beleza que proporciona. Gostaria que alguem que perceba do assunto me esclarece-se em algumas questões. Tenho; 1aquario de 240l com HQI de 150W(4800k) e 1 calha T8 de 30w. e no 2aqurio de 120l tenho 2 T5 de 54w (14000K), a questão é quando mudo algumas plantas elas não se adaptam, e visto ambos terem quase 1W por l, penso que o problema é dos kelvins. Agora as questões; -Que solução adptariam, se junta-se tudo num aqua de 500l, para ter o melhor rendimento de todas as plantas(para uma altura de 50cm)? -Exite alguma possibilidade de tirar algum bom rendimento de lampadas e calhas nas grandes superficies, visto o $$ ser importante para o meu bolso e visto muitas vezes ver aqui membros que vao buscar lampadas as grandes superficies. -HQI a melhor solução? pois no aqua de 240l basta ela para ter 1bom plantado. As questões são para um projecto que tenho em mente para o bom plantado, mas só na parte de iluminação, pois Co2 e substratacto são outras conversas. Obrigado e quem saiba que ilucide mesmo que tenha de fazer um DIY mas que fique bonito para uma sala. Citar
William Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 (editado) 1aquario de 240l com HQI de 150W(4800k) e 1 calha T8 de 30w. Na minha opinião seria preferivel uma lâmpada de 6500k 2aqurio de 120l tenho 2 T5 de 54w (14000K) Com uma temperatura de cor tão elevada poucas plantas se vão adaptar, neste caso como tens duas lâmpadas poderás colocar uma de 6500k e outra de 10.000k ou de 8000k -Que solução adptariam, se junta-se tudo num aqua de 500l, para ter o melhor rendimento de todas as plantas(para uma altura de 50cm)?-Exite alguma possibilidade de tirar algum bom rendimento de lampadas e calhas nas grandes superficies, visto o $$ ser importante para o meu bolso e visto muitas vezes ver aqui membros que vao buscar lampadas as grandes superficies. -HQI a melhor solução? pois no aqua de 240l basta ela para ter 1bom plantado. As hqi são mais utilizadas em aquários de 60cm ou mais de altura e convém que fiquem a cerca de 30cm de distância da coluna de água, mas mesmo que juntes as hqi com as duas t5 seria conveniente que mudasses a temperatura das lâmpadas. Editado Fevereiro 21, 2009 por William Citar
DMFV Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 Ola rapaz, ainda esta aqui o teu artigo , olha vou-te mandar fotos dos 2 aquas que tenho, pq tambem tenho alguma dificuldade em perceber os kelvins pq apesar de ter 14000k(mais para salgados), tenho la algumas plantas que estao mesmo muito boas, as vezes n percebo isto sinceramente.abraço Citar
William Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 pq apesar de ter 14000k(mais para salgados), tenho la algumas plantas que estao mesmo muito boas, as vezes n percebo isto sinceramente É a fantástica capacidade que a Natureza tem de se adaptar às condições do meio. Citar
Recommended Posts